ATIVIDADES DIVERSAS CLÁUDIA: Atividade de Língua Portuguesa - Interpretação de texto

10 de out. de 2011

Atividade de Língua Portuguesa - Interpretação de texto


A COLHEITA DO CAFÉ SERÁ DE 43,5 MILHÕES DE SACAS EM TODO PAÍS.
            Estudo da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) indica que o Brasil deve colher em 2011, 43,5 milhões de sacas de 60 kg de café arábica e conilon. A segunda estimativa da safra mostra que a produção do grão será 9,5 inferior a registrada na temporada 2010, quando atingiu 9,5% inferior a registrada na temporada 2010, quando atingiu 48,09 milhões de sacas. O motivo da redução é a bienalidade do produto, que está no ciclo de baixa produtividade. A produção deste ano será, no entanto, cerca de 10% superior à verificada em 2009, último ano e ciclo baixo da cultura. Isso deve ocorrer por causa das chuvas registradas a partir da última semana de setembro nas principais regiões produtoras, sobretudo no sul da Zona da Mata de Minas Gerais e na maioria das áreas cafeeiras de São Paulo e Paraná. As chuvas possibilitaram a elevação e precipitação da umidade do solo, estimulando o florescimento. Nas demais regiões, houve mais freqüência e intensidade de precipitações em outubro, favorecendo o desenvolvimento das plantas, a indução e o pegamento da florada.
A área total plantada com café no país, estimada em 2.282,1 mil hectares, é 0,31% ou 6 138 hectares inferior à cultivada na safra passada, que somou 2,28 milhões de hectares.
A maior redução se dará na produção de café arábica, com queda de 12,6% (4,64 milhões de sacas). Para a produção do robusta (conilon), a previsão aponta um crescimento de 0,8%, ou seja, 90,7 mil sacas, e o maior produtor é o estado de Minas Gerais, com 67,9% do total (21,85 milhões de sacas).
Já o robusta participa com 26,1% (11,36 milhões de sacas), com destaque da variedade para o Espírito Santo, com 71,2% (8,1 milhões de sacas) da produção.
O levantamento foi realizado por técnicos da Conabe de instituições parceiras, no período de3 a 29 de abril de 2011. Eles visitaram as áreas de maior produção dos estados de Minas Gerais, Espírito Santo, São Paulo, Bahia, Paraná e Rondônia. Fonte: Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

Questões sobre o texto.Assinale a alternativa correta.
A palavra bienalidade, que se encontra no primeiro parágrafo do texto, tem o significado de:
(  ) novidade.
(  ) biênio (período de dois em dois anos)
(  ) banalidade.
As palavras: conilon e arábica referem-se:
(  ) a novas técnicas agrícolas implantada pela Conab
(  ) a diferentes formas de plantio do café
(  ) a qualidades (tipos) de café
A palavra “precipitações”, que aparece no primeiro parágrafo refere-se a que tipo de fenômeno meteorológico?
(  ) chuvas
(  ) ventos
(  ) neve.
Na frase: “A área total plantada com café no país, estimada em 2.282,1 mil hectares, é 0,31% ou 6 138 hectares inferior  à cultivada na safra passada, que somou 2,28 milhões de hectares”. O vocábulo sublinhado refere-se a qual destas palavras:
(  ) área
(  ) estimada
(  ) café


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fale comigo - Cláudia

Nome

E-mail *

Mensagem *