ATENÇÃO



Querido companheiro de profissão, se você se interessar por alguma postagem e não conseguir uma boa impressão envie-me e-mail que ficarei feliz em compartilhar. Abraço.
profclaugeo@yahoo.com.br

Atividades de Historia e Geografia

Nos sites abaixo você encontra todos os meus arquivos em doc word.

Visite


Entre para o grupo

Curriculo Básico Comum(CBC)

Encontre aqui o CBC, Orientações pedagógicas para suas aulas e Roteiros de atividades.
Clique no link abaixo:
http://crv.educacao.mg.gov.br/sistema_crv/index2.aspx??id_objeto=23967

10/10/2011

DESCRITORES DE CIÊNCIAS 9º anoE DO ENSINO FUNDAMENTAL


DESCRITORES DE CIÊNCIAS 9º anoE DO ENSINO FUNDAMENTAL
1. UNIVERSO: NOÇÕES DE ASTRONOMIA
1.1 Sistema solar
D1 - Discriminar estrelas, planetas e satélites. (B)
D2 - Relacionar os períodos de translação dos planetas com suas distâncias ao Sol, compreendendo que planetas mais distantes possuem período de translação maior. (O)
D3 - Comparar, a partir de dados fornecidos em tabelas, ilustrações figurativas ou textos descritivos, as características da Terra (tamanho, temperatura, períodos de rotação e translação, presença de atmosfera, de vida, etc.) com as dos demais planetas. (O)
D4 - Comparar movimentos dos corpos celestes: estrelas das constelações parecem se mover conjuntamente no céu durante uma noite, enquanto os planetas parecem se mover contra o fundo fixo de estrelas. ( O)
D5 - Reconhecer o Sol como estrela de tamanho médio localizada na periferia de uma galáxia chamada via-láctea. (B)
1.2 Movimentos da Terra, tempo, ano, calendário e estações do ano
D6 - Avaliar informações sobre a duração do período iluminado de um dia, em diferentes lugares e épocas do ano. (G)
D7 - Julgar proposições e/ou representações figurativas sobre as estações do ano, sabendo associá-las à inclinação do eixo da Terra em relação ao plano de sua órbita e não à maior ou menor proximidade do planeta em relação ao Sol. (G)
D8 - Relacionar conhecimentos astronômicos e calendários de povos antigos e de outras
culturas com suas aplicações em diferentes atividades humanas (navegação, agricultura, etc.) a partir de informações oferecidas. (O)
1.3 Universo, céu e instrumentos de observação*
D9 - Aplicar, em situação-problema, a noção de que quanto mais distante da Terra se encontra uma estrela, mais tempo sua luz demora para chegar até nós, utilizando medidas de ano-luz. (G)
D10 - Fazer antecipações para fases da Lua, considerando suas formas no hemisfério sul e a duração de cada uma das quatro fases principais. (O)
D11 - Reconhecer o eclipse lunar como resultado da projeção da sombra da Terra sobre a Lua cheia, estando a Terra entre o Sol e a Lua. (B)
D12 - Reconhecer o eclipse solar como resultado da ocultação total ou parcial do Sol pela Lua, estando a Lua entre a Terra e o Sol. (B)
D13 - Associar os principais instrumentos de observação astronômica (telescópios, lunetas, satélites ou sondas) aos tipos de informação ou dados coletados com seu uso. (O)
D14 - Analisar descrições dos movimentos dos astros no céu vistos da Terra segundo os modelos geocêntrico e heliocêntrico.
1.4 Gravitação
D15 - Identificar a força de atração gravitacional como aquela que nos mantém presos ao solo, faz os objetos caírem, causa as marés e mantém um astro em órbita de outro. (B)
* Anteriormente abrangendo dois tópicos:
1.4 O céu, fases da Lua, eclipses do Sol e da Lua;
1.5 Estrelas e galáxias, telescópios, satélites de observação e sondas.
D16 - Avaliar forças de atração gravitacional entre corpos conhecendo suas massas e as distâncias entre eles em situações reais (sem a necessidade de conhecer “fórmulas”). (G)
2. TERRA E AMBIENTE
2.1 Planeta: história, estrutura e transformações no tempo e no espaço
D17 - Discriminar elementos da estrutura da Terra (núcleo, manto, litosfera, hidrosfera e/ou atmosfera) quanto à composição, tamanho e localização. (B)
D18 - Ordenar uma lista de acontecimentos contendo fatos relacionados à origem e evolução do planeta, tais como: em sua origem o planeta era muito quente; o resfriamento do planeta até hoje só ocorreu em sua superfície; o aparecimento dos
primeiros seres vivos se deu provavelmente na água; a formação da atmosfera oxigenada é condição para o surgimento dos seres vivos terrestres e/ou a extinção dos dinossauros precede o surgimento dos seres humanos. (O)
D19 - Analisar em mapas a ocorrência de maremotos, vulcões e terremotos, associando-os aos movimentos das placas tectônicas. (G)
D20 - Relacionar, em situações-problema, a ação dos agentes de intemperismo à formação dos solos e sua erosão em ambientes naturais ou transformados pela ação do ser humano. (O)
D21 - Relacionar informações obtidas através do estudo dos fósseis a características da Terra no passado, seus habitantes e ambientes. (O)
D22 - Explicar processos de seleção natural, associando-os ao fenômeno da evolução dos seres vivos, a partir de descrições de situações reais. (G)
2.2 Ambiente: constituição, dinâmica e equilíbrio
D23 - Nomear as mudanças de estado da água em situações reais, próximas ou distantes no espaço ou no tempo, ou experimentais. (B)
D24 - Reconhecer, em textos e representações figurativas fixas, a natureza cíclica das transformações da água na natureza.
D25 - Identificar o ar como uma mistura de gases, contendo principalmente nitrogênio e oxigênio em sua composição. (B)
D26 - Apontar comportamentos ou estruturas adaptativas dos seres vivos aos ambientes que habitam (aquático ou terrestre), em suas formas de locomoção (animais) ou fixação (plantas), hábitos alimentares (tipo de boca, bico, etc.), hábitos diurno ou
noturno ou outros. (B)
D27 - Identificar alguns ambientes brasileiros (aquáticos ou terrestres) a partir de representações figurais acompanhadas de legendas, em que estejam presentes animais e vegetais característicos desses ambientes. (B)
D28 - Relacionar aumento de altitude com diminuição da pressão atmosférica, em situações-problema. (O)
D29 - Associar, em situações-problema, a presença dos vegetais no início das cadeias e teias alimentares, em ambientes iluminados, ao processo de produção de matéria orgânica através da fotossíntese. (O)
D30 - Reconhecer que na fotossíntese a planta usa energia solar, gás carbônico e água para produzir açúcares que podem ser utilizados imediatamente ou estocados. (B)
D31 - Relacionar a existência de seres vivos - animais, plantas, bactérias ou fungos – à presença de condições de vida específicas: determinadas disponibilidade de água, de alimentos, de oxigênio, de temperaturas adequadas e de iluminação, conforme o caso. (O)
D32 - Associar alterações na composição do ar atmosférico de um determinado ambiente com a emissão de substâncias e partículas produzidas por agentes poluidores ou pela respiração dos seres vivos. (O)
D33 - Explicar características do solo, como permeabilidade ou fertilidade, e suas alterações em situações experimentais ou do cotidiano, em ambientes naturais ou transformados pelo ser humano. (G)
D34 - Estabelecer distinções entre diferentes tipos de solo - argiloso, arenoso ou humoso - quanto às proporções de areia, argila, húmus, ar e água, a partir de resultados experimentais ou relatos de observação. (O)
D35 - Identificar problemas ambientais e hipóteses relacionadas às suas causas, em descrições de situações reais. (B)
D36 - Compreender, em exemplos reais, algumas relações existentes entre a ação humana sobre os ambientes e a diminuição da diversidade da vida. (G)
D37 - Interpretar situações de desequilíbrio nas teias alimentares em função das mudanças no ambiente: introdução ou extinção de espécies, aumento ou diminuição excessiva de água, redução do espaço disponível, presença de poluição. (O)
D38 - Explicar situações naturais ou experimentais de apodrecimento de alimentos ou restos de seres vivos, aplicando o conceito de decomposição pela atividade trófica de bactérias e fungos, visíveis ou invisíveis a olho nu. (G)
D39 - Analisar fluxo de energia e transferência de matéria em cadeia alimentar, interpretando pirâmide de energia. (G)
2.3 Seres vivos: organização funcional e utilização como recurso natural
D40 - Reconhecer etapas do ciclo vital de vegetais com sementes: germinação, crescimento, florescência, polinização e frutificação. (B)
D41 - Comparar características de seres humanos e animais vertebrados em diferentes fases do desenvolvimento, tais como as formas de alimentação, a dependência dos indivíduos jovens com relação aos adultos e as diferenças do corpo de acordo com a idade. (O)
D42 - Identificar bactérias, fungos, protozoários e/ou vírus a partir de descrições de suas características e atividades. (B)
D43 - Reconhecer as funções de raiz, caule, folha e flor dos vegetais. (B)
D44 - Comparar ciclos vitais de anfíbios, insetos e mamíferos. (O)
D45 - Agrupar, a partir de representações figurativas, organismos invertebrados ou vertebrados de acordo com características dadas e que estejam denotadas nessas representações acompanhadas de legendas. (O)
D46 - Comparar exemplos de vegetais diversos, relativamente ao tipo de folha, estruturas de reprodução ou outras características observáveis, sem necessidade de utilização de nomenclatura específica. (O)
D47 - Associar diferentes seres vivos - plantas, animais e microrganismos - com a sua utilização pelo ser humano, como, por exemplo: ervas utilizadas em remédios, árvores das quais se extraem madeira, carvão e fibras para o papel, cana-de-açúcar
para a produção de álcool e diferentes fontes de alimentos, microrganismos para produção de antibióticos e alimentos, etc. (O)
D48 - Estabelecer distinções entre padrões morfológicos ou fisiológicos de grandes reinos - animais, vegetais e fungos - a partir de representações figurativas acompanhados de textos. (B)
2.4 Matéria, energia e recursos naturais
D49 - Analisar situações-problema sobre impacto ambiental ou criticar exemplos reais de exploração predatória do meio, tais como construção de barragens, retirada intensiva de madeira e exploração de minérios de ferro a céu aberto. (G)
D50 - Seqüenciar algumas transformações de energia que ocorrem em equipamentos ou máquinas, tais como nos veículos, na iluminação, em um rádio ou, ainda, em usinas hidrelétricas, termelétricas, nucleares, etc. (O)
D51 - Relacionar, em situações do cotidiano ou experimentais, mudanças de estado físico com processos de troca de calor entre um dado sistema e o ambiente. (O)
D52 - Identificar origem dos principais combustíveis (gasolina, querosene, diesel, álcool, carvão mineral e vegetal e gás natural). (B)
D53 - Seqüenciar etapas de processos de purificação da água ou produção da água destilada. (O)
D54 - Reconhecer, na interação entre dois ímãs, que pólos de mesmo nome se repelem e pólos de nomes diferentes se atraem. (B)
D55 - Representar o som como uma onda que se propaga no ar a partir de uma fonte e provoca a vibração do tímpano dos mamíferos. (B)
D56 - Reconhecer o petróleo como fonte de várias substâncias e materiais muito utilizados: plásticos, fibras têxteis, combustíveis (gasolina, diesel, querosene), etc. (B)
D57 - Reconhecer fórmulas de moléculas de algumas substâncias comuns no meio ambiente e no cotidiano, tais como: água, gás carbônico, oxigênio, cloreto de sódio, glicose, metano, ácido sulfúrico e ácido clorídrico. (B)
D58 - Identificar reações químicas de combustão como as reações em que os reagentes são sempre um combustível e oxigênio, os produtos incluem o gás carbônico, sempre com liberação de calor para o ambiente. (B)
D59 - Relacionar a influência da pressão atmosférica na determinação da temperatura na ebulição da água. (O)
D60 - Relacionar exemplos do cotidiano à utilização adequada de materiais condutores ou isolantes de calor ou eletricidade.
D61 - Relacionar as cores do arco-íris com a decomposição da luz solar ocorrida nas gotículas de água em suspensão na atmosfera ou por meio de um prisma. (O)
D62 - Relacionar a cor dos objetos ou uso de roupas claras (no verão) e escuras (no inverno) com fenômeno resultante da absorção e da reflexão da luz. (O)
D63 - Resolver problemas simples utilizando o conceito de velocidade média (v = distância percorrida dividida pelo intervalo de tempo transcorrido no percurso), sem necessidade de mudanças de unidade e envolvendo situações reais. (O)
D64 - Explicar, em situações-problema, as máquinas simples (abridor de latas, alavancas, tesoura, pinça, carrinho de mão, braços e pernas humanos) como dispositivos mecânicos que facilitam a realização de um trabalho. (G)
D65 - Reconhecer evidências de reações químicas (mudança de cor, formação de gás, etc.) em processos do cotidiano ou experimentais, como a digestão, a queima de combustíveis, a formação de ferrugem, a oxidação de superfícies, etc. (B)
D66 - Diferenciar misturas de reações químicas em situações do cotidiano, por exemplo: água do mar, água com açúcar e água com sal-de-fruta; preparação de alimentos crus e de alimentos cozidos ou fritos; filtragem da água e eletrólise da água, etc. (O)
D67 - Interpretar efeitos da poluição na atmosfera, como a produção de chuva ácida e intensificação do efeito estufa. (G)
D68 - Comparar a densidade de diferentes líquidos colocados em um mesmo recipiente. (O)
3. SER HUMANO: DESENVOLVIMENTO E SAÚDE
3.1 Reprodução e sexualidade
D69 - Seqüenciar etapas da reprodução humana: ato sexual, fecundação, gestação e parto. (O)
D70 - Distinguir características sexuais primárias das características sexuais secundárias no homem e na mulher. (B)
D71 - Localizar e nomear as partes do aparelho reprodutor feminino ou masculino a partir de representações figurativas. (B)
D72 - Caracterizar o ciclo menstrual regular, conhecendo sua duração média e os principais eventos durante a ovulação e a menstruação. (B)
D73 - Diferenciar parto normal de cesariano. (B)
D74 - Associar mudanças hormonais ao amadurecimento sexual durante a puberdade, surgimento de características sexuais secundárias e possibilidade de gravidez. (O)
D75 - Comparar os principais métodos anticoncepcionais (camisinha e pílula anticoncepcional) segundo suas formas de uso e atuações, inclusive na prevenção das DST-Aids. (O)
D76 - Interpretar fenômeno de herança genética na possibilidade de manifestação de certos caracteres em gerações alternadas. (O)
D77 - Analisar incoerência entre o conhecimento das formas de prevenção de doenças sexualmente transmissíveis e atitudes reais, a partir de relatos reais ou ficcionais. (G)
3.2 Organismo humano
D78 - Localizar alguns sistemas ou órgãos do organismo humano em representações figurativas. (B)
D79 - Estabelecer relações de inclusão entre as estruturas do organismo humano: sistemas, órgãos, tecidos e células. (O)
D80 - Identificar as partes do tubo digestório e órgãos anexos em representações figurativas. (B)
D81 - Avaliar complementaridade entre os processos químicos e mecânicos da digestão dos alimentos. (O)
D82 - Relacionar os processo da passagem de nutrientes e água do tubo digestório para os capilares sangüíneos, seu transporte pelo sistema circulatório e absorção pelos tecidos na compreensão da nutrição humana. (O)
D83 - Reconhecer os componentes figurados do sangue (hemácias, leucócitos e plaquetas) e suas respectivas funções. (B)
D84 - Reconhecer que o sangue é composto em grande parte por água, onde se encontram dissolvidas substâncias nutritivas e restos do metabolismo que serão eliminados. (B)
D85 - Distinguir os papéis fisiológicos de veias, artérias e capilares com relação à distribuição de materiais pelo corpo. (O)
D86 - Estabelecer relações entre os sistema nervoso, órgãos dos sentidos e aparelho locomotor ao interpretar situações cotidianas ou situações de risco (acidentes, uso indevido de medicamentos ou drogas, etc.). (O)
D87 - Associar a manutenção das condições internas do corpo com a eliminação de resíduos através da urina e do suor. (O)
D88 - Comparar células de diferentes tecidos do corpo humano, reconhecendo que comportam características comuns (presença de membrana, citoplasma e núcleo - com algumas exceções) e diferenciadas (formas e funções que desempenham no organismo), conforme o tecido de que são parte. (O)
D89 - Analisar situação-problema relativa ao cotidiano ou a situações de risco (acidente, uso indevido de medicamentos ou drogas, exposição a agente etiológico, etc.), considerando o sistema imune, nervoso ou endócrino como sistema de relação entre os elementos internos do corpo e entre o corpo como um todo e o meio ambiente. (G)
D90 - Identificar as principais funções da pele humana: revestimento dos órgãos internos, proteção contra organismos e corpos estranhos, sensibilidade à pressão, dor, ao calor e ao frio. (B)
D91 - Verificar que as diferenças de cor nos seres humanos são devidas tão-somente a propriedades diferentes do pigmento melanina na pele das diferentes etnias. (B)
3.3 Saúde, ambiente e convívio
D92 - Distinguir os hábitos para manutenção e melhoria da saúde - alimentação, repouso e laser (esporte e atividades culturais) adequados - daqueles que prejudicam o indivíduo. (B)
D93 - Selecionar entre diferentes alimentos um conjunto que represente alimentação equilibrada para consumo em um dia, em que estejam presentes fibras, vitaminas, sais minerais, proteínas e alimentos energéticos, a partir de listas de alimentos comuns na cultura brasileira. (O)
D94 - Identificar as doenças humanas comuns causadas por microrganismos - gripes, resfriados, micoses, diarréias e outras.
D95 - Relacionar o aumento de disseminação das doenças humanas infecto-contagiosas ao incremento da aglomeração humana e ao descuido da higiene ambiental em situação-problema. (O)
D96 - Reconhecer formas adequadas (aterro sanitário, usina de compostagem, reutilização ou reciclagem de materiais) ou inadequadas (lixo a céu aberto) de tratamento de lixo. (B)
D97 - Interpretar dados estatísticos que mostrem a redução da incidência de doenças comuns no passado, como a poliomielite e a varíola, devida à vacinação de grandes contingentes populacionais. (G)
D98 - Justificar benefícios econômicos, ambientais e relativos à saúde humana devidos a tratamentos adequados do lixo. (O)
D99 - Analisar causas e conseqüências de carências nutricionais protéicas ou energéticas em situações reais de fome endêmica. (G)
D100 - Avaliar a saúde como bem-estar físico, psíquico e social do indivíduo, e não apenas
como ausência de doenças, ao analisar situações reais ou ficcionais. (G)