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25 de jul de 2012

Avaliação língua portuguesa24

AVALIAÇÃO DE LÍNGUA PORTUGUESA

Eixo Temático:            Compreensão e produção de textos 
Tópico:                          Contexto de produção, circulação e recepção de textos 
Habilidade:                  Considerar os contextos de produção, circulação e recepção de textos, na compreensão e na produção textual, produtiva e autonomamente. 
Palavras-chave:         Gênero crônica, informação explícita e implícita, seleção lexical e efeito de sentido, produção de texto 
               

COISAS ANTIGAS

       Depois de cumprir meus afazeres voltei para casa, pendurei o guarda-chuva a um canto e me pus a contemplá-lo. Senti então uma certa simpatia por ele; meu velho rancor contra os guarda-chuvas cedeu lugar a um estranho carinho, e eu mesmo fiquei curioso de saber qual a origem desse carinho.
      Pensando bem, ele talvez derive do fato, creio que já notado por outras pessoas, de ser o guarda-chuva o objeto do mundo moderno mais infenso a mudanças. Sou apenas um quarentão, e praticamente nenhum objeto de minha infância existe mais em sua forma primitiva. De máquinas como telefone, automóvel, etc., nem é bom falar. Mil pequenos objetos de uso mudaram de forma, de cor, de material; em alguns casos, é verdade, para melhor; mas mudaram.
       O guarda-chuva tem resistido. Suas irmãs, as sombrinhas, já se entregaram aos piores desregramentos futuristas e tanto abusaram que até caíram de moda. Ele permaneceu austero, negro, com seu cabo e suas invariáveis varetas. De junco fino ou pinho vulgar, de algodão ou de seda animal, pobre ou rico, ele se tem mantido digno.
      Reparem que é um dos engenhos mais curiosos que o homem já inventou; tem ao mesmo tempo algo de ridículo e algo de fúnebre, essa pequena barraca ambulante. 
      Já na minha infância era um objeto de ares antiquados, que parecia vindo de épocas remotas, e uma de suas características era ser muito usado em enterros. Por outro lado, esse grande acompanhador de defuntos sempre teve, apesar de seu feitio grave, o costume leviano de se perder, de sumir, de mudar de dono. Ele na verdade só é fiel a seus amigos cem por cento, que com ele saem todo dia, faça chuva ou sol, apesar dos motejos alheios; a estes, respeita.  O freguês vulgar e ocasional, este o irrita, e ele se aproveita da primeira distração para sumir   
       Nada disso, entretanto, lhe tira o ar honrado. Ali está ele, meio aberto, ainda molhado, choroso; descansa com uma espécie de humildade ou paciência humana; se tivesse liberdade de movimentos não duvido que iria para cima do telhado quentar sol, como fazem os urubus.
       Entrou calmamente pela era atômica, e olha com ironia a arquitetura e os móveis chamados funcionais: ele já era funcional muito antes de se usar esse adjetivo; e tanto que a fantasia, a inquietação e a ânsia de variedade do homem não conseguiram modificá-lo em coisa alguma.
                                                  BRAGA, Rubem. Ai de ti, Copacabana. Rio de Janeiro: Record, 1993.

 1- A análise dos elementos constitutivos desse texto demonstra que ele é:
A) um artigo de opinião
B) um artigo científico
C) uma crônica
D) uma reportagem
2- Considerando as idéias desenvolvidas pelo autor, o texto tem a finalidade de :
A) vender um produto anunciado
B) informar as funções do objeto descrito
C) relatar, através de linguagem literária, o sentimento despertado por um objeto do cotidiano
D) comparar objetos antigos que subsistiram ao tempo e objetos modernos

3- O assunto principal do texto é:
A) o guarda-chuva, independente de seu material, é sempre útil.
B) a permanência de um objeto, resistindo às mudanças, devido à sua funcionalidade original.
C) a mudança de sentimento do autor pelo objeto descrito.
D) o guarda-chuva, em qualquer época, tem o costume de se perder e de se mudar de dono.

4- A mudança de sentimento do autor em relação ao guarda-chuva está contida em:
A) “... pendurei o guarda-chuva e me pus a contemplá-lo”
B) “... meu velho rancor contra os guarda-chuvas cedeu lugar a um estranho carinho...”
C) “... de ser o guarda-chuva o objeto do mundo moderno mais infenso a mudanças.”
 D)” ...  e eu fiquei curioso de saber qual a origem desse carinho”.

5- O enunciado que expressa a origem do carinho do autor pelo guarda-chuva é:
A) sua fidelidade aos amigos
B) sua humildade e paciência
C) sua resistência à mudança
D) sua funcionalidade

6- “... e olha com ironia a arquitetura e os móveis chamados funcionais...”. Por que olha com ironia?
A) porque ele já era funcional antes dos atuais chamados funcionais
B) porque ele só é fiel aos seus amigos cem por cento
C) porque é um dos engenhos mais curiosos que o homem já inventou
D) porque não importa o material de que é feito, ele se mantém digno.






7- No enunciado: “  as sombrinhas tanto abusaram das mudanças que até caíram de moda. Os termos sublinhados  expressam ideia de :
A) causa
B) consequência
C) concessão
D) tempo

8- Observe o emprego da conjunção ao final do 2º parágrafo: “... em alguns casos, é verdade, para melhor; mas mudaram. A idéia expressa é de :
A) adversidade
B) conformidade
C) concessão
D) conclusão

9- Observe o período do 2º parágrafo:  “ Pensando bem, ele talvez derive do fato... “ o recurso anafórico de substituição sublinhado refere-se a :
A) guarda-chuva
B) lugar
C) fato
D) carinho

10- “  Sou apenas um quarentão e praticamente nenhum objeto de minha infância existe mais em sua forma primitiva”. Os articuladores sublinhados contribuem para que o pensamento do autor seja melhor  explicado em:
A) quarenta anos é muito tempo para que os objetos permaneçam os mesmos
B) quarenta anos é pouco tempo para que os objetos mudem
C) na infância, os objetos parecem diferentes  do que realmente são
D) é natural que os objetos mudem muito em 40 anos

11- Marque o enumerado que expressa a opinião do autor sobre a mudança dos objetos:
A) as mudanças são sempre para melhor
B) as mudanças algumas vezes são para melhor
C) as mudanças nunca são para melhor
D) as mudanças são sempre para pior

12- O autor atribui vida ao guarda-chuva, dá-lhe características humanas ou lhe atribui ações. A alternativa que contempla ações atribuídas ao guarda-chuva que são próprias do ser humano  é:
A)” fiel aos amigos” e “ar honrado”
B) “ choroso” e  “ humildade”
C) “austero” e  “digno e grave”
D) “descrença” e “respeito”
13- O autor emprega aspectos denotativos  e conotativos para caracterizar o guarda-chuva. A alternativa que apresenta aspecto conotativo é:
A) negro
B) cabo e invisíveis varetas
C) tem algo de fúnebre
D) de algodão

14- Observe o termo sublinhado e assinale a alternativa que apresenta outro com o mesmo sentido: “... de ser o guarda-chuva o objeto do mundo moderno mais infenso a mudanças.
A) propício
B) promissor
C) contrário
D) favorável
15) No fragmento: “Mil pequenos objetos de uso mudaram de forma...”, o  emprego do numeral indica:
A)um número absoluto
B)uma quantidade qualquer
C)um número que não se pode precisar
D)uma pequena quantidade

16) Agora é a vez de expressar suas ideias. Com base no texto motivador “Coisas antigas”, e nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija um texto, em norma culta, relatando, de forma literária, um acontecimento do cotidiano que lhe tenha despertado a atenção e sensibilidade. Dê um título ao seu texto.













                                                           















Descritor
Questão
Gabarito
Identificar gêneros textuais, considerando sua função social, seu circuito comunicativo e suas características lingüístico-discursivas.                          
01
02
C
C
Compreender globalmente os textos lidos, identificando o tema central e articulando informações explícitas e implícitas pela produção de inferências.
03
04
05 
         B
         B
         D
Reconhecer as relações que organizam o conteúdo dos textos: causa, consequência, concessão, adversidade, entre outras.
06
07
08
        A
        B
        A
Estabelecer relações de continuidade temática a partir da recuperação de elementos da cadeia referencial.
09
        D
Reconhecer relações lógico-discursivas presentes no texto, marcadas por conjunções, advérbios, etc.
     10 
        B
 Distinguir uma  opinião relativa a um fato
11
        B
 Relações entre recursos expressivos e efeitos de sentido. Reconhecer o efeito de sentido decorrente da escolha de uma determinada palavra ou expressão.
12
13
14
15
        D
        C
        C
        C
Produzir textos como forma de interlocução, de acordo com as condições de produção, circulação e recepção.
16
PRODUÇÃO DE TEXTO