ATENÇÃO



Querido companheiro de profissão, se você se interessar por alguma postagem e não conseguir uma boa impressão envie-me e-mail que ficarei feliz em compartilhar. Abraço.
profclaugeo@yahoo.com.br

Atividades de Historia e Geografia

Nos sites abaixo você encontra todos os meus arquivos em doc word.

Visite


Entre para o grupo

Curriculo Básico Comum(CBC)

Encontre aqui o CBC, Orientações pedagógicas para suas aulas e Roteiros de atividades.
Clique no link abaixo:
http://crv.educacao.mg.gov.br/sistema_crv/index2.aspx??id_objeto=23967

3 de nov de 2012

Atividades sobre meio ambiente2

Mudanças climáticas são alterações que ocorrem no clima geral do planeta . Podem ocorrer: nas temperaturas máximas e mínimas, índices pluviométricos (chuvas), temperaturas dos oceanos, nebulosidade, umidade relativa do ar, etc.São provocadas por fenômenos naturais ou por ações dos seres humanos. Neste último caso, as mudanças climáticas têm sido provocadas a partir da Revolução Industrial (século XVIII), momento em que aumentou significativamente a poluição do ar.
As Mudanças climáticas  ocorrem rapidamente e com efeitos devastadores, nos últimos anos foram ondas de calor de até 40 graus em regiões de temperaturas amenas, o número de desertos aumentou, o aumento da temperatura fez com que ocorra maior evaporação das águas dos oceanos e com isso ocorrem fortes furacões  tufões e ciclones e as calotas polares estão derretendo (fator que pode ocasionar o avanço dos oceanos sobre cidades litorâneas).O aquecimento global está relacionado a todos estes acontecimentos. O Crescimento e surgimento de desertos se intensifica com o aumento da temperatura e provoca a morte de várias espécies animais e vegetais, desequilibrando vários ecossistemas. Somado ao desmatamento que vem ocorrendo, principalmente em florestas de países tropicais (Brasil, países africanos), a tendência é aumentar cada vez mais as regiões desérticas do planeta Terra.
Atividades:
1-O que são mudanças climáticas?
2-Como são provocadas as mudanças climáticas?
3- A partir de qual acontecimento começaram as mudanças climáticas no mundo? Porque?
4- Como se manifestam as mudanças climáticas?
5- O que pode acontecer se as calotas polares continuarem derretendo?
6- Qual é a principal conseqüência das mudanças climáticas?
7-Como as regiões desérticas estão sendo aumentadas?


Principais leis de proteção ambiental no Brasil
 - Código Florestal Brasileiro -  promulgada durante o segundo ano do governo militar, estabeleceu que as florestas existentes no território nacional e as demais formas de vegetação, são bens de interesse comum a todos os habitantes do País.
- Política Nacional do Meio Ambiente -- tornou obrigatório o licenciamento ambiental para atividades que possam degradar o meio ambiente. Aumentou a fiscalização e criou regras mais rígidas para atividades de mineração, construção de rodovias, exploração de madeira e construção de hidrelétricas.
- Lei de Crimes Ambientais - instituiu punições administrativas e penais para pessoas ou empresas que agem de forma a degradar a natureza. Atos como poluição da água, corte ilegal de árvores, morte de animais silvestres tornaram-se crimes ambientais.
- Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza (SUNC) - - definiu critérios e normas para a criação e funcionamento das Unidades de Conservação Ambiental.
- Lei de Biossegurança -- fiscalização sobre as atividades que envolvem organismos modificados geneticamente em laboratório. Abrange o uso de transgênicos e outras modificações genéticas.
Numere:
(1)- Código Florestal Brasileiro

(2)- Política Nacional do Meio Ambiente

(3)- Lei de Crimes Ambientais

(4)- Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza (SUNC)

(5)- Lei de Biossegurança

(   )  definiu critérios e normas para a criação e funcionamento das Unidades de Conservação Ambiental.
(   )  fiscaliza atividades que envolvem organismos modificados geneticamente.
(   )  tornou obrigatório o licenciamento ambiental para atividades que possam degradar o meio ambiente.
(   ) Aumentou a fiscalização e criou regras mais rígidas para atividades de mineração, construção de rodovias, exploração de madeira e construção de hidrelétricas.
(   ) Depois dessa política, atos como poluição da água, corte ilegal de árvores, morte de animais silvestres tornaram-se crimes ambientais.
 (   ) estabeleceu que as florestas e demais vegetações desse território, são bens de interesse comum a todos os brasileiros.
(   ) instituiu punições administrativas e penais para pessoas ou empresas que agem de forma a degradar a natureza.

Ilhas de calor -- fenômeno climático que ocorre principalmente nas cidades com elevado grau de urbanização, a temperatura média costuma ser mais elevada do que nas regiões rurais próximas.
Uma das causas é a grande concentração de asfalto (ruas, avenidas) e concreto (prédios, casas e outras construções), ela concentra mais calor, fazendo com que a temperatura fique acima da média dos municípios da região. A umidade relativa do ar também fica baixa nestas áreas,outro fator é a pouca quantidade de verde (árvores e plantas) e alto índice de poluição atmosférica, que favorece a elevação da temperatura.
A formação e presença de ilhas de calor no mundo são negativas para o meio ambiente, pois favorecem a intensificação do fenômeno do aquecimento global.
Medidas para evitar a formação das ilhas de calor urbanas:
- Plantio de árvores em grande quantidade nas grandes cidades. Criação de parques e preservação de áreas verdes.- diminuição e controle da emissão de gases poluentes pelos veículos e controle de poluentes emitidos por indústrias.
Exemplos de ilhas de calor:- São Paulo (Brasil)- Rio de Janeiro (Brasil)- Nova Iorque (Estados Unidos da América)- Cidade do México (México)- Pequim (China)- Nova Deli (Índia)
O que são ilhas de calor?
O que causa o fenômeno ilha de calor?
O que o fenômeno ilha de calor é prejudicial para o mundo?
O que pode evitar a formação de ilhas de calor?
Onde acontece as principais formações de ilhas de calor?