ATIVIDADES DIVERSAS CLÁUDIA: 02/13

28 de fev. de 2013

MATRIZ DE REFERÊNCIA - SIMAVE / PROEB LÍNGUA PORTUGUESA - 9o ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL TÓPICOS E SEUS DESCRITORES

D1 Identificar o tema ou o sentido global de um texto.
D2 Localizar informações explícitas em um texto.
D3 Inferir informações implícitas em um texto.
D5 Inferir o sentido de uma palavra ou expressão.
D10 Distinguir um fato da opinião relativa a esse fato.
II – IMPLICAÇÕES DO SUPORTE, DO GÊNERO E/OU DO ENUNCIADOR NA COMPREENSÃO DO TEXTO
D6 Identificar o gênero de um texto.
D7 Identificar a função de textos de diferentes gêneros.
D8 Interpretar texto que conjuga linguagem verbal e não-verbal.
III – RELAÇÃO ENTRE TEXTOS
D18 Reconhecer posições distintas entre duas ou mais opiniões relativas ao mesmo fato ou ao mesmo tema.
D20 Reconhecer diferentes formas de abordar uma informação ao comparar textos que tratam do mesmo tema.
IV – COERÊNCIA E COESÃO NO PROCESSAMENTO DO TEXTO
D11 Reconhecer relações lógico-discursivas presentes no texto, marcadas por conjunções, advérbios, etc.
D12 Estabelecer a relação causa/consequência entre partes e elementos do texto.
D15 Estabelecer relações entre partes de um texto, identificando repetições ou substituições que contribuem para
sua continuidade.
D16 Estabelecer relações entre partes de um texto a partir de mecanismos de concordância verbal e nominal.
D19 Identificar o conflito gerador do enredo e os elementos que compõem a narrativa.
D14 Identificar a tese de um texto.
D26 Estabelecer relação entre a tese e os argumentos oferecidos para sustentá-la.
D27 Diferenciar as partes principais das secundárias em um texto.
V – RELAÇÕES ENTRE RECURSOS EXPRESSIVOS E EFEITOS DE SENTIDO
D23 Identificar efeitos de ironia e humor em textos.
D28 Reconhecer o efeito de sentido decorrente da escolha de uma determinada palavra ou expressão.
D21 Reconhecer o efeito de sentido decorrente do uso de pontuação e de outras notações.
D25 Reconhecer o efeito de sentido decorrente do uso de recursos ortográficos e morfossintáticos.
VI – VARIAÇÃO LINGUÍSTICA
D13 Identificar marcas linguísticas que evidenciam o locutor e o interlocutor de um texto 


Pessoal, Para quem eu enviei o planejamento de língua portuguesa e pedi para atualizar os descritores...enexei os descritores do Fundamental I. Desculpem-me esse é o correto.

18 de fev. de 2013

Atividades 8 Maneiras de mudar o Mundo


Em Grupo de 3 alunos, Crie em um cartaz suas 8 maneiras para melhorar o mundo, elustre, apresente para a turma e exponha no mural da escola

Atividade de Produção de um jornal




Em grupos de 3, os alunos criarão seu próprio jornal "O SONHO" Onde colocarão seus sonhos para um país melhor. Os trabalhos serão apresentados para a turma e expostos no mural da escola. (O jornal acima serve de exemplo)

Atividade de Língua Portuguesa



Avaliação Língua Portuguesa EM



Atividades Historia da Arte

Atividades de lingua Portuguesa. Imagens para produção de texto

Atividades de interpretação de texto

Os dez mandamentos para colorir

Avaliação de Ciências

14 de fev. de 2013

Atividades de Português

Atividades Independência do Brasil

Atividades matemática

Atividades português





















Atividades Português

atividades Português

AVALIAÇÃO DE LINGUA PORTUGUESA






Avaliação de matemática





Avaliação de matemática

Avaliação de matemática






Fale comigo - Cláudia

Nome

E-mail *

Mensagem *