ATENÇÃO



Querido companheiro de profissão, se você se interessar por alguma postagem e não conseguir uma boa impressão envie-me e-mail que ficarei feliz em compartilhar. Abraço.
profclaugeo@yahoo.com.br

Atividades de Historia e Geografia

Nos sites abaixo você encontra todos os meus arquivos em doc word.

Visite


Entre para o grupo

Curriculo Básico Comum(CBC)

Encontre aqui o CBC, Orientações pedagógicas para suas aulas e Roteiros de atividades.
Clique no link abaixo:
http://crv.educacao.mg.gov.br/sistema_crv/index2.aspx??id_objeto=23967

7 de jun de 2012

Tópico 19- Agenda 21


CNUMAD
A Eco 92 foi realizada de 3 de junho a 14 de junho de 1992, na cidade do Rio de Janeiro. Oficialmente era referida como Conferência das Nações Unidas para o Meio Ambiente e o Desenvolvimento (CNUMAD), e, popularmente, como Rio 92.
O objetivo da conferência era a busca de  meios que permitisse o desenvolvimento socioeconômico aliado à conservação da natureza. Ficou amadurecido o conceito de desenvolvimento sustentável, a Eco 92 ajudou a popularizar as questões ambientais no Brasil e em diversos países, conscientizando as nações ricas a ajudarem os países em desenvolvimento na implementação de uma economia sustentável.
A Eco 92 foi responsável por estruturar uma responsabilidade comum sobre o planeta, principalmente por parte das nações desenvolvidas, gerando uma mudança de percepção perante a complexidade das questões ambientais por parte dos governos e da opinião pública.
Na época da Eco 92, líderes de quase todos os países do mundo reuniram-se para discutir condições e medidas para mitigar a degradação do meio ambiental em nível global para as futuras gerações, sobretudo, por meio do desenvolvimento sustentável.
Ficou nítida a necessidade de se planejar para as sociedades a possibilidade da gestão de uma economia sustentável através de um modelo econômico menos consumista e equilibrado com as necessidades ambientais.
A Eco 92 gerou importantes documentos como a “Carta da Terra”; “Declaração do Rio sobre Ambiente e Desenvolvimento”, “Agenda 21”, “Declaração de Princípios sobre florestas” e as convenções da biodiversidade, desertificação e mudanças climáticas.
O principal documento produzido na RIO-92, o Agenda 21 é um programa de ação que viabiliza o novo padrão de desenvolvimento ambientalmente racional. Ele concilia métodos de proteção ambiental, justiça social e eficiência econômica. Este documento está estruturado em quatro seções
Dimensões Econômicas e Sociais- enfoca as políticas internacionais de ajuda ao desenvolvimento sustentável nos países em desenvolvimento (combate à pobreza e à miséria,  mudanças  nos padrões de consumo, interrelação entre sustentabilidade e dinâmica demográfica, saúde pública e  melhoria da qualidade dos assentamentos humanos
Conservação e questão dos recursos para o desenvolvimento – enfoca a proteção da atmosfera e  transição energética,  manejo do solo,  proteção dos recursos do mar e da gestão  da água doce;  combate ao desmatamento, a desertificação e a proteção aos ecossistemas de montanhas;
Revisão dos instrumentos necessários para a execução das ações propostas - mecanismos financeiros e mecanismos jurídicos internacionais;  produção e oferta de tecnologias enquanto suportes essenciais à gestão da sustentabilidade;  educação para construção de uma consciência ambiental;
A aceitação do formato e conteúdo da Agenda - aprovada por todos os países a CNUMAD - propiciou a criação da Comissão de Desenvolvimento Sustentável (CDS) que tem por objetivo acompanhar e cooperar com os países na elaboração e implementação das agendas nacionais.
O Brasil criou a Agenda 21 Nacional no objetivo de selecionar as áreas ambientais mais urgentes no trato ambiental. Foram seis áreas selecionadas: Infra-estrutura e Integração Regional; Cidades Sustentáveis; Agricultura Sustentável; Gestão de Recursos Naturais; Redução das Desigualdades Sociais;  e Desenvolvimento Sustentável.Fontes:http://www.comciencia.br/reportagens/biodiversidade/06.htm.Info escola
RESPONDA:
1-O que é a CNUMAD?
2-Qual  o objetivo dessa conferência?
3-Que consciência a Eco 92 despertou nos países desenvolvidos?
4-Por que os líderes de muitos países se reuniram na Eco 92?
5-Que importantes documentos foram gerados a partir da Eco 92?
6-O que é a agenda 21?
7-Quais são as dimensões econômicas da Agenda 21?
8-Que recursos a Agenda 21 promove para que o desenvolvimento seja sustentável?
9-Qual o objetivo da CDS?
10- Qual o objetivo da agenda 21 do Brasil?