ATIVIDADES DIVERSAS CLÁUDIA

25 de jul. de 2012

Atividade de Língua Portuguesa6

Trabalho de Língua Portuguesa
I- LEITURA
Texto I  -  A FLORESTA DO CONTRÁRIO
Todas as florestas existem antes dos homens. Elas estão lá e então o homem chega, vai destruindo, derruba as árvores, começa a construir prédios, casas, tudo com muito tijolo e concreto.E poluição também. Mas esta floresta aconteceu o contrário. O que havia antes era uma cidade dos homens, dessas bem poluídas, feia, suja, meio neurótica. Então as árvores foram chegando, ocupando novamente o espaço, conseguiram explusar toda aquela sujeira e se instalaram no lugar. É o que poderia se chamar de vingança da natureza- foi assim que terminou o seu relato o amigo beija-flor. Por isso ele estava tão feliz, beijocando todas as flores- aliás, um colibri bem assanhado, passava flor por ali, ele já sapecava um beijão. Agora o Nan havia entendido por que uma ou outra árvore tinha parede por dentro, e ele achou bem melhor assim. Algumas árvores chegaram a engolir casas inteiras. Era um lugar muito bonito, gostoso de se ficar. Só que o Nan não podia, precisava partir sem demora. Foi se despedir do colibri, mas ele já estava namorando apertado uma outra florzinha, era melhor não atrapalhar.                         (Fragmento do livro “Em busca do tesouro de Magritte.)
Texto II CIMENTO ARMADO
Batem estacas no terreno morto.
No terreno morto surge vida nova.
As goiabeiras do velho parque
E os roseirais, abandonados,
Serão cortados
E derrubados.
Um prédio novo de dez andares,
Frio e cinzento,
Terá seu corpo de cimento armado
Enraizado no velho parque
De goiabeiras
De roseirais.
Batem estacas no terreno morto.
Século vinte...
Vida de aço...
Cimento armado!
Batem estacas
No prédio novo de dez andares,
Terraços tristes
Pássaros presos,
Rosas suspensas
Flores da vida,
Rosas de dor
INTERPRETAÇÃO DO TEXTO
1) Assinale a opção correta.
a) Os autores dos dois textos falam sobre o mesmo assunto. O assunto abordado nos dois textos é:
(  ) A devastação e destruição da natureza causada pelo homem.
(  ) A preservação dos recursos naturais.
(  ) Nenhuma das alternativas anteriores.

b) Apesar de abordarem o mesmo assunto, os resultados são diferentes em cada texto, porque:
(  ) no primeiro texto a natureza saiu vitoriosa ao recuperar seu espaço outrora perdido, enquanto no segundo texto os pássaros e as rosas sofrem a consequência da construção de mais um prédio de dez andares.
(  ) no segundo texto a natureza saiu vitoriosa ao recuperar seu espaço outrora perdido, enquanto no primeiro texto os pássaros e as rosas sofrem a consequência da construção de mais um prédio de dez andares.
c) Para “expulsar toda aquela sujeira” e se instalarem no seu lugar, as árvores tiveram que lutar. A parte do texto que confirma o fato de certas árvores conservarem os sinais de sua luta é :
(  ) “ Todas as florestas existem antes dos homens.”
(  ) “ Algumas árvores chegaram a engolir casas inteiras, por isso uma ou outra árvore tinha parede por dentro.”
d) No texto II o poeta fala do prédio como se ele fosse uma pessoa em :
(  ) ” Um prédio de dez andares.”
(  ) “ Terá seu corpo de cimento armado.”

e) O poeta se refere a pássaros presos, terraços tristes, porque :
(  ) os terraços são pintados de preto e cinza.
(  ) os terraços ocuparam o espaço da vegetação, a alegria dos animais e com o agravante de que nas cidades, as pessoas costumam prender os pássaros em gaiolas.
2) Escreva certo ou errado de acordo com os textos:
a) No texto II o autor utiliza a palavra “enraizado” como se o prédio fosse uma árvore. (-------------)
b) As goiabeiras e os roseiras foram conservadas após a construção do novo prédio. (------------)
c) No texto I a história é fato real, enquanto que no texto II é imaginário, pois jamais destruiriam a natureza para construir um prédio. (-----------)
d) No texto I, ao tomar a cidade e devolver a vida aos seres da floresta, as árvores consideraram uma vingança da natureza. (-----)
e)Os pássaros do Texto II eram tão felizes quanto os pássaros do texto I.(-------)
3. Em que conjunto a letra x representa o mesmo fonema?
a) tóxico - taxativo
b) enxame - inexaurível
c) intoxicado - exceto
d) têxtil – êxtase




4.Não são paroxítonas as palavras:
a) salada - varanda - tarde
b) amanhã - última - perdão 
c) leite - escada - senhora
d) verdade - presença - janela
e) violetas - brigas – mesa




5.Aponte o único conjunto onde há erro de divisão silábica:
a) flui-do, sa-guão, dig-no
b) cir-cuns-cre-ver, trans-cen-den-tal, trans-pa-ren-te
c) con-vic-ção, subma-ri-no, rit-mo 
d) ins-tru-ir, an-te-pas-sa-do, se-cre-ta-ri-a
e) co-o-pe-rar, dis-tân-cia, bi-sa-vô



6.Assinalar a alternativa em que todas as palavras estão separadas corretamente:

a) mas-sa, i-gu-al, miú-da
b) cons-truir, igual, cri-ei
c) cri-ei, as-pec-to, mi-ú-da 
d) me-da-lhões, pás-sa-ros, es-ta-çõ-es
7.De acordo com a separação silábica, qual o grupo de palavras abaixo está totalmente correto?
a) as-si-na-da, chei-ro, ma-de-i-ra
b) ex-ces-so, cac-to, des-cer 
c) avi-so, per-spi-caz, em-pa-pa-da, pa-i-nei-ra
d) extra-or-di-ná-rio, ve-lha, fel-ds-pa-tomi-nha, in-fân-cia
8.Classificou-se, corretamente, o grupo vocálico da palavra dada em:
a) caótico - ditongo nasal
b) série - ditongo decrescente
c) estóico - ditongo crescente
d) viúva – hiato
e) pequei - tritongo
9.Devem ser acentuadas todas as palavras da opção:
a) taxi - juri - gas 
b) ritmo - amor - lapis
c) chines - ruim - jovem
d) juriti - gratis - traz
e) açucar - abacaxi – molestia

10.A única alternativa em que nenhuma palavra deve ser acentuada graficamente é
a)preto - orgão - seres
b)atras - medo - garoa
c)item - nuvem - erro 
d)juri - governo -odio
e)tatu - cores – carater
11.Em que conjunto todas as palavras são oxítonas?
a)exame- xale- exceção
b)chapa- cachecol - próximo
c)nariz- bombom – urubu – 
d)caju- caderno- lápis
e)trouxe- texto- léxico
12. Assinale a alternativa em que há erro de acentuação gráfica de acordo com a nova ortografia:
a)café – baú – ônibus
b)Coréia - idéia - enjôo 
c)relâmpago - egoísta - contêm
d)órgão - lápis - saúva
e)concluí - além-túmulo – médium
13) São todos considerados epicenos os substantivos:
a)cobra- jacaré- pernilongo 
b)leão- onça- girafa
c)gato- coelho- cachorro
d)avestruz- cavalo- boi
e)sabiá- coruja- bode
14) Assinale o conjunto em que todas as palavras não são substantivos comuns de dois gêneros:
a)estudante, dentista, motorista
b)cadáver, mulher, sabiá 
c)indígena, colega, pianista
d)jornalista, estudante, artista
15) São sobrecomuns apenas os substantivos:
a)dentista-colega-jornalista
b)testemunha-indivíduo-vítima 
c)cliente-artista-aranha
d)estudante-indígena-professor

14) Assinale a sentença verdadeira:
a)Todas as proparoxítonas são acentuadas. 
b)As oxítonas terminadas em i ou u que não sejam acompanhadas de hiato são acentuadas.
c)As paroxítonas terminadas em a , e ou o são acentuadas.
d)As oxítonas terminadas em i,u, is, iz ou us são acentuadas .
e)Nem todas as proparoxítonas são acentuadas.
15) Complete as frases com por quê, por que, porque ou porquê:
___ ____________ não foi à faculdade? 
Não fui à faculdade ________________ não quis. 
Eu queria saber o _______________de você faltar tanto às aulas. 
 Você está gritando _________________? 
Eu me preocupo com você. ___________________, não posso? 
 Não se preocupe tanto, ____________________ já sou um homem capaz e responsável.

IV-ORTOGRAFIA
1) Escreva no quadro as mudanças feitas em nosso vocabulário conforme o acordo ortográfico:

Norma atual
anti-religioso
fim-de-semana
dêem
vêem
pára (verbo parar)
apóio
 jóia
Acordo ortográfico

2) Complete as palavras com esa ou eza :
a) chin..............
b) limp............
c) nobr...........

3) Complete com izar ou isar :
a) civil..........
b) al..........
c) revi..........
d) valor.............
4)Complete com ex ou es :
a)t.....to
b) ............cola
c) ........periência
d) ..........plosão

5)Apenas uma entre as demais palavras de cada grupo está escrita de forma incorreta. Identifique-a e escreva da forma correta:
a)estádio- escola- estração -------------------------------
b)péssimo-vasoura- assunto-----------------------------
c)desca-cresça-aparesça---------------------------------
d)excelente-excepcional-excência------------------------

Atividade de LP. Interpretação de texto: QUERO VOLTAR A CONFIAR!

TRABALHO DE LÍNGUA PORTUGUESA

QUERO VOLTAR A CONFIAR!  Arnaldo Jabor

 Fui criado com princípios morais comuns: Quando eu era pequeno, mães, pais, professores, avós, tios, vizinhos, eram autoridades dignas de respeito e consideração. Quanto mais próximos ou mais velhos, mais afeto. Inimaginável responder de forma mal educada aos mais velhos, professores ou autoridades…
Confiávamos nos adultos porque todos eram pais, mães ou familiares das crianças da nossa rua, do bairro, ou da cidade… Tínhamos medo apenas do escuro, dos sapos, dos filmes de terror…  Hoje me deu uma tristeza infinita por tudo aquilo que perdemos. Por tudo o que meus netos um dia enfrentarão. Pelo medo no olhar das crianças, dos jovens, dos velhos e dos adultos. Direitos humanos para criminosos, deveres ilimitados para cidadãos honestos. Não levar vantagem em tudo significa ser idiota.
Pagar dívidas em dia é ser tonto… Anistia para corruptos e sonegadores…  O que aconteceu conosco? Professores maltratados nas salas de aula, comerciantes ameaçados por traficantes, grades em nossas janelas e portas. Que valores são esses? Automóveis que valem mais que abraços, filhas querendo uma cirurgia como presente por passar de ano. Celulares nas mochilas de crianças. O que vais querer em troca de um abraço? A diversão vale mais que um diploma. Uma tela gigante vale mais que uma boa conversa. Mais vale uma maquiagem que um sorvete. Mais vale parecer do que ser… Quando foi que tudo desapareceu ou se tornou ridículo? Quero arrancar as grades da minha janela para poder tocar as flores! Quero me sentar na varanda e dormir com a porta aberta nas noites de verão! Quero a honestidade
como motivo de orgulho. Quero a vergonha na cara e a solidariedade. Quero a retidão de caráter, a cara limpa e o olhar olho-no-olho. Quero a esperança, a alegria, a confiança! Quero calar a boca de quem diz: “temos que estar ao nível de…”, ao falar de uma pessoa. Abaixo o “TER”, viva o “SER”. E viva o retorno da verdadeira vida, simples como a chuva, limpa como um céu de primavera, leve como a brisa da manhã! E definitivamente bela, como cada amanhecer. Quero ter de volta o meu mundo simples e comum. Onde existam amor, solidariedade e fraternidade como bases.
 Vamos voltar a ser “gente”. Construir um mundo melhor, mais justo, mais humano, onde as pessoas respeitem as pessoas. Utopia? Quem sabe?... Precisamos tentar… Quem sabe comecemos a caminhar transmitindo essa mensagem… Nossos filhos merecem e nossos netos certamente nos agradecerão!
ATIVIDADES SOBRE O TEXTO

 1. Qual é o gênero do texto?

2. Qual é a função sócio-comunicativa?

3. Qual é o assunto?

4. De acordo com o autor quais são os princípios morais comuns?

5. O autor começa o texto expondo uma realidade antiga. Que palavras no primeiro parágrafo podem expressar tempo?

6. Percebemos uma enorme preocupação do autor com o futuro. Em sua opinião, o que as futuras gerações podem enfrentar?

7. Na frase: “Tínhamos medo apenas medo do escuro...” a palavra sublinhada pode ser substituída, sem alteração de sentido, por:
a) Pelo menos.
b) Somente.
c) Também.
d) Ainda.

8. “Abaixo o 'TER', viva o 'SER'.”O que podemos entender a partir da oposição dos verbos em destaque?

9. O autor ao se referir à verdadeira vida, utiliza quatro frases com a mesma estrutura. “Simples como a chuva”, a palavra em destaque aparece em todas as frases e introduz uma:
a) Explicação.
b) Sugestão.
c) Comparação.
d) Igualdade.

10. A primeira palavra do segundo parágrafo muda toda a estrutura de passado do parágrafo anterior. Qual ideia ela expressa que permite essa mudança?

11. Ao utilizar a expressão “olhar olho-no-olho” o autor sugere quais valores que estão sendo deixados de lado?

12. O autor faz a seguinte indagação: “Quando foi que tudo desapareceu ou se tornou ridículo?” Você saberia responder essa pergunta? Apresente hipóteses e discuta com seus colegas.

13. No quarto parágrafo, o autor apresenta diversos “quereres” que se fossem realizados, mudariam o mundo. Faça você também a sua lista de desejos para mudar nossa realidade, junte com as dos seus colegas e faça uma belo mural!

14. Procure no dicionário o significado das palavras abaixo e de outras que você não conheça o significado:
a) Anistia. (Linha 10)
b) Sonegadores. (Linha 10)
c) Utopia. (Linha 26)

1. Segundo o texto, o que significa ética e cidadania?
2. A Constituição, que é a lei máxima no Brasil, tem sido cumprida? Justifique sua posição.
3. “... Construir um mundo melhor, mais justo, mais humano, onde as pessoas respeitem as pessoas.” Diante desse trecho, o autor refere-se à que?
4. Conceitue o termo democracia.
5. Em sua opinião, qual foi a intenção do autor ao escrever o texto?
6. Selecione cinco palavras ou expressões que, segundo o autor, descrevem o Brasil.
7. Como ocorreu o processo eleitoral no Brasil? Pesquise em livros, internet e depois façam um debate entre a turma.
8. Relacione o texto com a democracia no Brasil atual.
9. Segundo o autor, o brasileiro tem noção clara dos comportamentos éticos e morais adequados, mas vive sob o mundo da corrupção? Justifique.
10. Pesquise e elabore um texto que retrate a história da formação da cidadania no Brasil.
11. Procure expressar o que você entendeu da relação entre moral e liberdade, usando os seguintes conceitos: consciência moral, juízo, escolha e liberdade.
12. Embora os termos ética e moral usados no texto sejam usados como sinônimos, faça uma distinção entre eles.
13. Baseado no texto, crie uma música, paródias ou poesia mostrando a importância de ter os direitos assegurados.
14. Pesquise historicamente como aconteceu e se desenvolveu ao longo do tempo a democracia no Brasil.
15. Votar é uma forma de lutar pelos direitos humanos? Relacione o direito à liberdade de expressão e opinião com a consciência política.

Atividades de língua Portuguesa

E.E.”Dr JOAQUIM VILELA”
TRABALHO DE LÍNGUA PORTUGUESA / 2012                               
ALUNO (A):______________________________Nº___               SÉRIE:
 NOTA:   _______                           BOA SORTE!!!
RESPONDA NO CADERNO
1. Leia com atenção:
 A DESPEDIDA 
              Zeca entendeu tudo na hora. Deu um grande abraço no irmão. Trocaram um olhar, e meio que combinaram tudo, sem dizer nenhuma palavra. Foram detrás do prédio. Não acharam nenhum lugar de que gostassem. Caminharam um pouco mais e chegaram num terreno baldio. Pararam perto duma árvore, cavaram a terra com as pazinhas que tinham trazido. Enterraram o hamster no maior silêncio.
              Cobriram a cova com a terra. Com tristeza, com dor, Zeca fez uma cruz com dois paus de madeira que encontrou pelo caminho e amarrou com elástico. Com uma caneta escreveram: “Olhos vermelhos. Dez meses de idade. Saudades de Edu e Zeca.”
              Voltaram para casa chorando. Edu se apoiava em Zeca, que caminhava devagarinho, sentindo que a ocasião não era pra nenhuma estanabação. Deu o tempo que o Edu precisava. Não disse nada, nem ouviu nada. Só silêncio e lágrimas rolando.
              Em casa, Edu se trancou no quarto. Não quis saber de mais nada. Nem de jantar, muito menos de conversar ou ver tevê. Zeca até emprestou o seu videogame, mas nem isso animou o Edu. Deitado na cama, olhos fechados, coberto até o pescoço, porque estava sentindo frio, só pensava na falta que Olhos Vermelhos ia fazer. Chorou até dormir. Dormiu de cansaço.
              Edu sofria, Zeca chamava o irmão pra ler suas revistinhas, mas Edu nem se interessava... A mãe insistia pra que ele fosse dar umas voltas, brincar com os amigos, jogar futebol, apostar corrida, pedalar na bicicleta. Ele só queria ficar em casa. Pensando.
              Resolveu desenhar num caderno grosso tudo o que lembrava as aprontações e da carinha marota de OlhosVermelhos. Ficava horas nisso... Tinha perdido alguém que adorava! E quem perde alguém tão querido não sai dando voltas por aí, procurando um jogo de futebol ou tomando sorvete na esquina. Os pais tinham que entender que perder o melhor amigo era duro. Muito duro. Talvez mais tarde encontrasse alguma coisa que o consolasse. Agora, por enquanto, nesse momento, não tinha nada, nadinha! Só um coração vazio.
(ABRAMOVICH, FANNY.IN: OLHOS VERMELHOS .SÃO PAULO: MODERNA ,1995.)
 2. RESPONDA:

a)   Qual a relação entre o título do texto “Saudades” e o texto? Explique.
b) O título do texto poderia ser saudades? Por quê? Justifique.
b)   Quem eram Edu e Zeca ? Comprove com palavras ou expressões do texto.

3. Dê sua opinião de acordo com o texto: 
a)   Qual dos dois personagens revela-se mais triste pela perda? Qual seria o motivo?
b)   O que significa a palavra “tudo” do (1º parágrafo)?O que representa?  Explique:
 c)    Zeca gostava de Edu? Escreva duas ações que estão no texto comprovando sua resposta.
d) Que palavra no texto indica que Zeca não costumava emprestar seu videogame para seu irmão? Por quê? (4º  parágrafo) .
e) Você concorda com a idéia expressa no último parágrafo? Por quê? Explique. “E quem perde alguém tão querido assim não sai dando voltas por aí, procurando um jogo de futebol ou tomando sorvete na esquina.”

4. Vivenciando o texto: 
a)   Você já perdeu algo ou alguém que amava muito? Relate sua experiência, se desejar.
b)   Por que existe o hábito de representar a morte com uma cruz e o nascimento com uma estrela?
c)    Você já foi consolado por alguém? O que sentiu na ocasião? Relate sua experiência.
d)   Você já consolou alguém? Você gosta de animar alguém triste? Por quê?
e) Você já consolou alguém? Você gosta de animar alguém triste? Por quê?
f) Como você reage, quando fica triste? 


5. Reescreva as seguintes expressões, dando-lhes sentido contrário.
a)   Os pais tinham que entender que perder o melhor amigo era duro. 
b)   Voltaram para casa chorando e caminhavam de vagarinho.
c)    Zeca enxergava bem.
d ) Esquecer seu amiguinho era fácil.

7.   Retire do texto 4 adjetivos do texto:

 8. Observe as seguintes palavras, circule a sílaba tônica e coloque no quadro correto quanto a sua classificação:

CORAÇÃO -    SÓ -  ELÁSTICO- NÃO -  VERMELHO-  ÁRVORE-   SILÊNCIO-      IRMÃO
Oxítonas                
Paroxítonas           
Proparoxítonas     
Monossílabos átonos
7. Passe as seguintes frases para o plural: 
a)   Ele voltou para casa chorando e caminhava devagarzinho.
b)   Ele tinha perdido alguém que adorava.
c) Parou perto de uma árvore, e cavou a terra com a pá que tinha trazido.
d) O aluno estudou para a prova e depois foi brincar.

8. Escreva um final bem criativo para o texto: A despedida.
              O tempo foi passando. Zeca...


 2.Leia com atenção:
 COM VONTADE DE VOAR

              A menina brincou tudo que tinha direito e aí... “rrrrróóóóíiiimmmm”- era a fome feito bicho reclamando na barriga
              Foi logo pulando o portão da sua casa e ouviu a vizinha - de –cá:
              -Eta menina,livre como passarinho!
              Catou uma goiaba e subiu na mangueira. Chegou perto do galho onde pendurada, ficava a goiaba do amigo Chico Passarinho.
              A menina dividiu a metade da fruta com ele:
              -Come tudo viu filhote!
              Aí ela foi achando o Chico demais de aflito, dum poleiro pro outro batendo as asas de tão forte, perdendo penas no chão. Nem deu trela pra gaiola.
              De repente feito eco a frase se repetia: “Livre como um passarinho!” Livre como?!
              Ficou assim pensativa... “Ai que ruim que deve ser morar dentro da gaiola o dia todo, todo dia! Não quis saber de mais nada, uma vontade foicrescendo... Abriu a portinhola, pegou o Chico e o ergueu pelo ar:
              Se manda, amigo, se manda que o mundo é teu!Livra-se da gataria e de tudo que “pirigar”!
              Ele voou por abacateiro, achou sem grade pra amiga, cantando descarrilhado, e voou.
              Depois a menina sentiu uma coisa esquisita ao ver a gaiola vazia - eagora? Lembrou-se que o passarinho não era seu e sim de sue pai. A saudade embolada no medo de apanhar.
              Começou a chorar baixinho e depois bem alto toda aquela confusão que sentia que sentia.
              Quando seu pai chegou, ela falou que ia contar uma coisa, mas se ele prometesse não ficar nem bravo nem triste.
              O pai foi ouvindo em vez de ficar triste, agradou a cabeça dela esorriu.
              -Ah que coisa mais bonita! O Chico a estas alturas já deve estar nomato. Não faz muito tempo que o compadre Bizu trouxe o Chico, que caçou lá pras bandas -de Uiui –Dá dez minutos de carro .O nosso amigo voando ,a estas alturas já deve estar lá, falou o pai olhando no relógio.
              -O compadre é nosso amigo, mas ele tem um defeito de querer que o passarinho cante só pra ele- era a mãe chegando com o leite quentinho. Disse também que para curar essa saudade do passarinho só o tempo dava jeito.
              Ficaram ali os três até a menina dormir.
              Veio a manhã seguinte, outras e outras mais, deixando a saudade sarar.
Sabiás – laranjeiras, pardais, bem-te-vis e tiés soltos na galharia foram deixando, de novo aquele quintal feliz
                                                                                          (Passe,Cláudia F:In:Com vontade de voar.São Paulo:Moderna,1991.)
 APÓS LER COM ATENÇÃO RESPONDA: 
1.Corresponda a 2ª coluna de acordo com a primeira Coluna,de acordo com a significado:
( 1) “vizinha-de-cá.”
( 2) “o dia todo,todo dia !”
( 3 )  “pirigar”.
( 4 )  “olhou sem grade”.
( 5 ) “Cantando descarrilhado”.
(  6)  “saudade embolada no medo de apanhar”.
(  7 ) “agradou a cabeça dela”.
( 8 ) “Lá pelas bandas”.
(   ) Para a direção.
(   ) Posição da residência da vizinha em relação a casa da menina.
(   ) Tudo o que trouxesse perigo a liberdade do Chico.
(   ) Fez-lhe um carinho.
(   ) Olhou  já livre  das grades da gaiola.
(   ) Sempre ;noite e dia ,dia após dia.
(   ) Canto que saiu com vontade,livre.
(   )  Sentimento de tristeza pela ausência da ave, o que lhe poderia acarretar uma punição.
 2.Responda:
a)Quem é o narrador do texto?Justifique.
b)Quais são os personagens?Quem é o principal? Justifique:
c) Onde a história acontece?Justifique com palavras do texto.
d) Quais os dois inimigos do Chico citados no texto?Justifique.
e)Qual foi a crítica da mãe?
f) Qual foi a opinião expressa pela mãe?Ela aconteceu?Justifique:

3.Vivenciando o texto:
a)No lugar da menina Você soltaria o pássaro?
b)Você acha que a garota fez bem em soltar o passarinho? Explique:
c)Você se considera livre como um passarinho? Por quê?

4. Retire do texto :
a)uma frase imperativa.
b)uma interrogativa.
c)uma frase negativa:
d)uma declarativa:
5.Veja as frases que foram retiradas do texto e transcreva as mesmas passado para o plural:
 a.Depois a menina sentiu uma coisa esquisita ao ver a gaiola vazia:
 b.O compadre é nosso amigo, e tem o defeito de querer que o passarinho cante só pra ele.

6.Complete as frases corretamente.e coloque o verbo corretamente de modo que a frase fique correta:
a. Eu..................qualquer coisa se tivesse certeza de que me ouviriam.( fazer)
b......................muitas flores na escola ,se tivéssemos permissão de plantar.(plantar)
c. As pessoas .........................de fumar ,caso tomassem consciência .( deixar)
d. Se o lixo se acumulasse em nossas casa não........................do resultado. 

7.Observe os seguintes grupos de palavras,retirados do texto .Escreva se o grupo é um exemplo de oxítonas,paroxítonas e proparoxítonas:
a. menina,gaiola e barriga,são exemplos de palavras .......................................
b. portão,chorar e feliz ,são exemplos de palavras...............................................
c. relógio é um exemplo de uma palavra ..............................................................

 8..Escreva uma narrativa sobre o assunto:Por que preservar o meio ambiente.O texto deverá ter introdução, desenvolvimento e conclusão e deverá ter no mínimo 15 linhas.

9.Ditado de texto:
              






                           
CASO DOS CANÁRIOS           Carlos Drummont de Andrade
               Casara-se havia duas semanas. E por isso, em casa dos sogros , a família resolveu que ele que daria cabo no canário:
              - Você compreende. Nenhum de nós teria coragem de sacrificar o pobrezinho que nos deu tanta alegria.Todos somos muito ligados a ele, seria uma barbaridade. Você é diferente, ainda não teve tempo de afeiçoar-se ao bichinho. Vai ver que nem reparou nele durante o noivado.
             
              - Mas eu também tenho coração, ora essa. Como é que vou matar um pássaro só porque conheço há menos tempo do que vocês?
              - Porque não em cura, o médico já disse. Pensa que não tentamos de tudo? È para ele não sofrer mais e não aumentar o nosso sofrimento . Seja bom; vá.
              O sogro e a sogra, apelaram no mesmo tom. Os olhos claros de sua mulher lhe pediram-lhe com doçura:
              - Vai , meu bem.
              Com repugnância pela obra de misericórdia que ia praticar, ele aproximou-se da gaiola. O canário nem sequer abriu o olho. Jazia a um canto todo arrepiado, morto- vivo. É , esse está na última lona, e dói ver a lenta agonia de um ser tão gracioso, que viveu para cantar.
              Primeiro me tragam um vidro de éter, e algodão. Assim ele não sentirá o horror da coisa.
              Embebeu de éter a bolinha de algodão no bico. Sempre sem olhar para a vítima, deu-lhe uma torcida rápida e leve, com dois dedos no pescoço.
              E saiu para a rua , pequenininho por dentro , angustiado, achando a condição humana uma droga. As pessoas da casa não quiseram aproximar-se do cadáver.
              Coube à cozinheira recolher a gaiola, para que sua vista não despertasse saudade e remorso em ninguém. Não havendo jardim para sepultar o corpo, depositou-o na lata de lixo.
              Chegou a hora do jantar, mas quem é que tinha fome naquela casa enlutada? O sacrificador , esse, ficara rodando por aí, e seu desejo seria não voltar para casa nem para dentro de si mesmo .
              No dia seguinte, pela manhã, a cozinheira foi ajeitar a lata de lixo para o caminhão, e recebeu uma bicada voraz no dedo.
              - Ui!
              Não é que o canário tinha ressuscitado, perdão, reluzia vivinho da silva, com uma fome danada?
              - Ele estava precisando mesmo era de éter- concluiu o estrangulador, que se sentiu ressuscitar, por sua vez.
                                                                       Cadeira de balanço, Rio de Janeiro, José Olympio, 1979.
O texto e você 
1. Leia o trecho do texto :
 “Casara-se havia duas semanas. E por isso, em casa de sogros, a família resolveu que ele é que daria cabo do canário.”
De acordo com o texto, o personagem recebera a tarefa porque :
 (   ) Não gostava de canários
(   ) Ainda não sabiam se ele gostava ou não de canários.
(   ) Como era novo na família, ainda não tinha amor pelo bichinho.
2. Por que de acordo com a família , o canário precisava ser sacrificado?
3. Por que o rapaz solicitou éter e algodão?
4. Como se sentiu o rapaz depois de ter  “ matado o canário”?Copie trechos do texto que comprovem sua resposta.
5. Por que o canário foi parar na lata do lixo?

6. De acordo com o texto, a casa estava enlutada.
a) Como você  acha que estava o clima na casa?
b) O que aconteceu para mudar o clima  que havia na casa?

7. Por que em sua opinião, o  “estrangulador” se sentiu ressuscitar junto com o canário?
8. Leia novamente o texto e escreva um parágrafo, dando um final a história . Seja criativo...
9. Reescreva as seguintes frases, passando para o plural as palavras destacadas. Não esqueça de fazer as mudanças necessárias:
 a) O uivo do cachorro parece triste.
b) O vizinho reclama toda vez que Uno uiva.
c) O canário estava muito doente.
d) A cozinheira teve que recolher a gaiola.

10. Escreva se a ação está no: Presente, Pretérito ou Futuro:
 a. Todos queriam brincar com ela.       .................................................
 b. Terezinha tem um vestido com rendinha. .........................................
 c. Elas serão grandes amigas................................................................

 11.Coloque a acentuação de forma correta, utilizando o acento agudo ou circunflexo: 
Tambem                agua                 trico          infancia           ambulancia      cerebro     experiencia         musica

12. Relacione a 2ª coluna de acordo com a  1ª coluna  com adjetivos que combinam:
13. Classifique   as seguintes palavras quanto a sua  sílaba tônica:

bichinho                            médico                                          também                           
na
É                                         Algodão                                         Só                                      
país
vítima                                 De                                                   enlutada                                             

* Monossílabos tônicos ____________              ________
* Monossílabos átonos ___________               ________
* oxítonas                     ___________           __________
* proparoxítonas             _________           _____________
* paroxítonas                 __________              ________
( 1 ) fumaça
( 2 )  cabelos
( 3 ) boné
( 4  ) oceano
(  5 )  terras
( 6  ) melancia
( 7  ) casarão
(  8 )  histórias
( 9  ) maçãs
( 10 ) navio                      
 ( 11 ) manhã                    
 (12) bolinhas    
(  ) brancas
(   ) lindas
(   ) gelada
(   )  distantes
(   ) azul
(   ) xadrez
(    ) escura
(    ) brancos
(    )  fria
(   ) grande
(   ) assadas
(   )  antigo
 14. Complete com :, Porque , Por quê? Por que e Porquê.
a ) ) Quero saber _____________ você gosta de fazer bolo de chocolate, vovó?
b) Eu não sei o ________________.
c) Você gosta da Itália vovó , __________?
d) _____________estou com saudades de minha terra.
e) ______________você está triste vovó?

Escreva um texto com o tema :    Férias tempo de....


Fale comigo - Cláudia

Nome

E-mail *

Mensagem *