Atividades copiadas do blog da Dora
http://aprendaportugueson.blogspot.com.br/
Leia.
“As crianças corriam velozmente por aquela imensa
floresta, onde o cantar dos pássaros e o rugir dos outros seres as tornavam
temerosas”.
(...)
|
a) Quais os
substantivos presentes no texto lido acima?
b) No texto há
algumas palavras substantivadas. Quais são elas?
c) Que
característica é dada ao substantivo “floresta”?
d) Como as crianças ficaram na
floresta imensa?
e) A que classe gramatical pertence a palavra
“temerosas”?.
|
Leia.
“(...) O noivo viera só. Era um moço baixo,
quieto, de grossos bigodes negros e olhos mansos. Os pais tinham nascido na
Ilha dos Açores e possuíam nos arredores de Porto Alegre uma quinta onde
cultivavam parreiras e hortaliças.”
|
a) Transcreva
do 1º período um substantivo comum.
b) No 3º
período há dois substantivos próprios. Quais são eles?
c) As palavras GROSSOS, NEGROS e
MANSOS estão caracterizando alguns substantivos. Informe quais são esses
substantivos.
|
Leia o Texto:
Ventania
(Cecília Meireles)
Aqui a ventania não dorme,
Com suas mãos crepitantes,
Seus guizos,
Seus adereços de campainha eólias.
Dia e noite vagueia pelos
parques e pelas ruas,
A ventania
Sacode as alvas roupas que os
lavadeiros estendem,
Inclina as flores,
Levantas folhas secas
Alise a poeira amarela
Açula gatos
e cães (...)
|
a) De que o
autor fala no texto?
b) Observe que
no texto há algumas palavras em destaque. Pesquise o significado no
dicionário de cada uma delas.
c) Os termos “crepitantes,
eólias e alvas” pertencem a qual classe de palavras?
Assinale a alternativa correta.
( ) substantivos
( ) adjetivos
( ) verbos
d) Transcreva três
palavras que indicam ação no texto.
e) De qual
substantivo a palavra VENTANIA é derivada?
|
Leia o texto.
Voo
Alheias e nossas
As palavras voam.
Bando de borboletas multicolores,
As palavras voam.
Bando azul de andorinhas,
Bando de gaivotas brancas,
As palavras voam. (Cecília Meireles)
|
a) Retire o
substantivo coletivo presente na estrofe acima.
b) Os
substantivos “palavras, borboletas, andorinhas e gaivotas”
classificam-se em:
( ) comum
( ) próprio
c) Quais os
substantivos que estão sendo caracterizados pelas palavras “multicolores,
azul e brancas”?
Verificação da
Aprendizagem
|
Leia:
Eu,
o livro
Sou muito especial. Minha
tecnologia é insuperável. Funciono sem fios, bateria, pilhas ou circuitos
eletrônicos. Sou útil até mesmo onde não há energia elétrica. E posso ser
usado mesmo por uma criança: basta abrir-me.
Nunca falho, não necessito
de manual de instruções nem de técnicos que me consertem. Dispenso oficinas e
ferramentas. Sou imune a vírus, embora figure no cardápio das traças. Se algo
em mim o leitor não entende, há um similar que explica todos os meus
vocábulos.
Através de mim as pessoas
viajam sem sair do lugar. Não é fantástico? Basta abrir-me e posso levá-las à
Roma dos Césares ou à Índia dos brâmanes, aos estúdios de Hollywood ou ao
Egito dos faraós, ao modo como as baleias cuidam de seus filhos e aos
paradoxos dos buracos negros. (...) (Frei Betto)
|
Responda às questões de acordo com o texto.
a) Nesse texto, existe um personagem que se apresenta e descreve a si mesmo.
Quem é esse personagem?
b) Como
se sabe que ele está falando de si próprio?
c) Quem é o autor do texto?
d) No
primeiro parágrafo do texto o autor utiliza algumas palavras para
caracterizar o personagem. Retire-as do 1º e 2º períodos.
e) O texto é narrado em qual pessoa gramatical?
f) Qual o tipo de narrador? Personagem ou observador?
|
Leia:
O menino quer um burrinho
para passear. Um burrinho manso, que não corra nem pule, mas que saiba conversar.
O menino quer um burrinho
que saiba dizer o nome dos rios, das montanhas, das flores, — de tudo o que aparecer. |
a) Informe
quantas letras e quantos fonemas há nas palavras do texto:
LETRAS
FONEMAS
* menino:
.................................
..................................
* burrinho:
.................................
..................................
* manso:
.................................
..................................
b) Classifique
as palavras a seguir quanto ao número de sílabas:
conversar:
.............................................
flores:
...................................................
aparecer:
..............................................
não:
......................................................
|
Leia.
Fabrico a caixa com vento,
palavras e desequilíbrio, e para fechá-la com tudo o que leva dentro, basta uma gota de tempo. |
a) Observe
que na estrofe acima há algumas palavras em destaque.
Classifique-as quanto à posição da sílaba tônica.
..........................................................................................................................
b) Transcreva
ainda da estrofe uma palavra polissílaba.
...........................................................................................................................
c) Quais
os dígrafos presentes nas palavras DESEQUILÍBRIO e FECHAR.
..............................................................................................................................
|
Leia
Em:
Um pião se equilibra
na palma da mão, no chão, na calçada, e alado vai rodando por cima dos telhados,
(...)
dá três cambalhotas, se pendura numa estrela cadente e, sem graça, volta para a palma da mão. |
a) Transcreva
do 2º, 3º e 6º versos do poema acima três monossílabos tônicos.
.................................................................................
b) Separe
as sílabas das palavras PIÃO, EQUILIBRA, ALADO, PALMA.
......................................................
..........................................................
......................................................
..........................................................
|
Leia o fragmento
a seguir e classifique os ditongos das palavras em destaque em CRESCENTE ou
DECRESCENTE.
Fabrico
uma caixa mágica
para guardar o que não cabe em nenhum lugar: a minha sombra em dias de muito sol. (...) |
Encontre a vogal e a semivogal nas palavras
destacadas no texto a seguir.
Eu1 queria ser a rosa
lá-lá-rá-lá-lá-lá-lá, E, vivendo num jardim,
Ter besouros2, borboletas,
lá-lá-rá-lá-lá-lá-lá, Cirandando ao pé de mim ! ...
Eu queria
ser a praia3,
Ló-ló-ró-ló-ló-ló-ló. Onde as ondas vão4 brincar.
1. .............................................. 2. ..............................................
3. ..............................................4. ..............................................
|
Leia a anedota:
Um médico, um
arquiteto, um advogado e um político jantavam juntos, numa noite, quando
surgiu uma discussão sobre qual das profissões seria a mais antiga da terra.
- É a medicina,
claro – disse o médico. – Tirando Eva da costela de Adão, Deus não fez mais
do que uma operação cirúrgica. Puro trabalho de medicina.
- Absurdo! –
exclamou o arquiteto. – Antes de Adão e Eva chegarem à Terra, foi preciso que
lhes construíssem o Paraíso... Trabalho de arquitetura.
- Pode ser –
disse o advogado. – Mas antes que surgisse o Paraíso havia o caos, e essa
passagem da desordem para a lei foi puro trabalho de advocacia.
- Ah! – concluiu
o político. – E quem criou o caos?
(Donald Buchweite)
|
Responda às
questões a seguir de acordo com o texto.
1. Observe
que o texto é uma narrativa dialogada. Que elemento presente confirma essa
afirmativa?
2. Qual
tipo de discurso aparece no texto?
3. Qual
o foco narrativo do texto? E o tipo de narrador?
|
Leia o período a
seguir e mude o foco narrativo.
Chutei a bola,
Roubei laranja,
banana,
Goiaba e uva,
Xinguei a
professora,
Apanhei dos mais
velhos,
Bati nos mais
novos,
Quebrei uma
dúzia de ovos,
Rachei a cabeça,
Cortei o dedo,
Tremi de medo,
(...)
Libertei um
passarinho,
Fui uma história
em quadrinho.
(Lalau –
Infância)
|
1. No
período “Um médico, um arquiteto,
um advogado e um político jantavam juntos”, encontram-se alguns
substantivos. Transcreva-os.
2. Qual
a função sintática dos termos citados na questão anterior?
a) adjunto
adnominal b) sujeito c) objeto
direto
3. Retire
ainda do mesmo período um verbo intransitivo.
4. Transcreva
do período da questão 5 um adjunto adnominal.
5. Em
“Antes de Adão e Eva chegarem à Terra” há um termo em destaque. Qual a
função morfológica desse termo?
a) substantivo b) locução adverbial c) adjetivo
6. Em “Mas antes que surgisse o Paraíso” há uma
forma verbal destacada. Podemos classificá-la em:
a) verbo
transitivo direto b) verbo
transitivo indireto c) verbo
intransitivo
7. A
que classe gramatical pertence a expressão “- Ah!” presente no último
parágrafo do texto?
|
Leia:
Uma1 viúva econômica2 e zelosa3 tinha duas4 empregadas.
As empregadas da viúva trabalhavam, trabalhavam e trabalhavam. De manhã bem
cedo tinham que pular da cama, pois sua velha patroa queria que começassem a
trabalhar assim que o galo cantasse. (...) (Esopo)
|
a) Identifique o sujeito e o
predicado da oração “Uma viúva
econômica e zelosa tinha duas empregadas”.
SUJEITO: ..
PREDICADO:
b) A que
classes gramaticais as palavras destacadas no texto pertencem?
c) Retire do
texto dois verbos
intransitivos.
d) Qual a
função sintática do termo destacado em “De manhã bem cedo tinham que
pular da cama”?
9. Na
oração “assim que o galo cantasse”
há uma locução conjuntiva. Transcreva-a.
10. Que
circunstância essa locução conjuntiva exprime na oração?
|
As fábulas são
pequenas histórias que geralmente têm animais como personagens que falam e se
comportam como seres humanos, e quase sempre terminam com uma moral, isto é,
um ensinamento.
O LOBO E O
CORDEIRO
Um cordeiro a
sede matava nas águas limpas de um regato. Eis que se avista um
lobo que por lá passava em forçado jejum, aventureiro inato, e lhe
diz irritado:
- "Que
ousadia a tua, de turvar, em pleno dia, a água que bebo! Hei de
castigar-te!"
- "Majestade, permiti-me um aparte" - diz o cordeiro.
-
"Vede que estou matando a sede água a jusante, bem uns
vinte passos adiante de onde vos encontrais. Assim, por
conseguinte, para mim seria impossível cometer tão grosseiro
acinte."
- "Mas turvas, e ainda mais horrível foi que falaste mal de mim no ano passado. - "Mas como poderia" - pergunta assustado o cordeiro -, "se eu não era nascido?" - "Ah, não? Então deve ter sido teu irmão."
- "Peço-vos
perdão mais uma vez, mas deve ser engano, pois eu não tenho mano."
- "Então, algum parente: teus tios, teus pais... Cordeiros, cães, pastores, vós não me poupais; por isso, hei de vingar-me" - e o leva até o recesso da mata, onde o esquarteja e come sem processo.
A razão do mais forte é a que vence no final (nem
sempre o Bem derrota o Mal).
La Fontaine
|
1. Responda às questões de acordo com o texto.
a) Quem são as
personagens?
b) O que o
texto fala sobre elas?
c) O que o
lobo diz ao cordeiro quando o vê bebendo a água?
d) O que o cordeiro
respondeu ao lobo diante o que ele falou?
e) Que fez o
lobo com o cordeiro?
2. Releia o primeiro parágrafo do texto e
localize as palavras que permitem caracterizar o LOBO e a ÁGUA.
3. Essa caracterização é importante para a
história?
4. A forma como o lobo se dirige ao cordeiro
é a mesma a ele? O que demonstra essa forma de tratamento?
5. A linguagem utilizada no texto é formal ou informal? Retire um fragmento que
comprove sua resposta.
6. Reescreva as frases a seguir com outras
palavras.
a) “Um cordeiro matava a sede nas águas limpas de
um regato”.
b) “Seria impossível cometer tão grosseiro
acinte”.
7. Uma fábula é narrada em 3ª pessoa, isto é, o
narrador não participa da história, sendo portanto, um narrador-observador.
Observe as falas a seguir e informe de quem é cada uma delas.
a) Um cordeiro a sede matava nas águas
limpas de um regato.
b) - "Mas turvas, e ainda mais
horrível foi que falaste mal de mim no ano passado”.
c) - "Peço-vos perdão mais uma
vez, mas deve ser engano, pois eu não tenho mano."
d) - "Mas como poderia" - pergunta
assustado o cordeiro -, "se eu não era nascido?"
8. Que elemento o narrador usa para mostrar o
diálogo entre as personagens?
|
1. Leia o
texto a seguir:
O LENHADOR E A RAPOSA
Um
lenhador acordava todos os dias às 6 horas da manhã e trabalhava o dia
inteiro cortando lenha, só parando tarde da noite. Ele tinha um filho lindo
de poucos meses e uma raposa, sua amiga, tratada como bichano de estimação e
de sua total confiança. Todos os dias, o lenhador — que era viúvo — ia
trabalhar e deixava a raposa cuidando do bebê. Ao anoitecer, a raposa ficava
feliz com a sua chegada.
Sistematicamente, os vizinhos do lenhador alertavam que a raposa era um animal selvagem, e, portanto, não era confiável. Quando sentisse fome comeria a criança. O lenhador dizia que isso era uma grande bobagem, pois a raposa era sua amiga e jamais faria isso. Os vizinhos insistiam: Lenhador, abra os olhos! A raposa vai comer seu filho. Quando ela sentir fome vai devorar seu filho! Um dia, o lenhador, exausto do trabalho e cansado desses comentários, chegou à casa e viu a raposa sorrindo como sempre, com a boca totalmente ensanguentada. O lenhador suou frio e, sem pensar duas vezes, deu uma machadada na cabeça da raposa. A raposinha morreu instantaneamente. Desesperado, entrou correndo no quarto. Encontrou seu filho no berço, dormindo tranquilamente, e, ao lado do berço, uma enorme cobra morta. |
a) Assinale a alternativa correta:
( ) O texto é uma narrativa em
que o narrador participa da história.
( ) O melhor amigo do lenhador
era o vizinho que tomava conta do seu filho.
( ) Os vizinhos tinham
confiança na raposa.
( ) A inveja dos vizinhos
fizeram com que o lenhador atentasse contra a raposa.
b) Como a raposa se sentia ao ver o lenhador
chegando em casa?
c) O que os vizinhos diziam sempre ao lenhador?
Responda com elementos do texto.
d) Nessa
narrativa, os fatos são reais ou fictícios?
e) Qual
é o enredo na narrativa em estudo?
2. Retire
de “O lenhador viu a raposa com a boca ensanguentada” o sujeito da forma
verbal VIU:
3. Qual
é o tipo de predicado da oração acima?
4. Destaque
o predicativo do sujeito na oração da questão 2.
5. Classifique
o predicado das orações a seguir:
a) Um
lenhador acordava todos os dias às 6 horas da manhã.
b) A
raposa ficava feliz com a chegada do lenhador.
c) A
raposa era um animal selvagem.
d) O
lenhador chegou exausto do trabalho.
6. Separe
o sujeito do predicado e classifique-os.
a) Dois
filas correm ferozmente em minha direção.
b) Xisto
e Bruzo encontraram uma hospedaria à margem do caminho.
c) Mirtofredo
era orgulhoso e insolente.
d) Os
guerreiros saíram apavorados em direção aos gigantes.
|
Texto e interpretação
UMA DAS MARIAS
Um dia, Maria chegou em casa da escola, muito
triste.
— O que foi? — perguntou a mãe de Maria.
Mas Maria nem quis conversa. Foi direto para o
seu quarto, pegou o seu Snoopy e se atirou na cama, onde ficou deitada,
emburrada.
A mãe de Maria foi ver se Maria estava com febre.
Não estava. Perguntou se estava sentindo alguma coisa. Não estava. Perguntou
se estava com fome. Não estava. Perguntou o que era, então.
— Nada — disse Maria.
A mãe resolveu não insistir. Deixou Maria
deitada na cama, abraçada com o seu Snoopy, emburrada. Quando o pai de Maria
chegou em casa do trabalho a mãe de Maria avisou:
— Melhor nem falar com ela...
Maria estava com
cara de poucos amigos. Pior. Estava com cara de amigo nenhum. Na mesa do
jantar, Maria de repente falou:
— Eu não valo nada.
O pai de Maria disse:
— Em primeiro lugar, não se diz “eu não
valo nada”. É “eu não valho nada”. Em segundo lugar, não é verdade.Você
valhe muito. Quer dizer, vale muito.
— Não valho.
— Mas o que é isso? — disse a mãe de Maria.
— Você é a nossa querida. Todos gostam de você. A mamãe, o papai, a vovó, os
tios, as tias. Para nós, você é uma preciosidade.
Mas Maria não se convenceu. Disse que era igual a
mil outras pessoas. A milhões de outras pessoas.
— Só na minha aula tem sete Marias!
— Querida... — começou a dizer a mãe. Mas o pai
interrompeu.
— Maria — disse o pai — você sabe por
que um diamante vale tanto dinheiro?
— Porque é raro. Um pedaço de vidro também é
bonito. Mas o vidro se encontra em toda parte. Um diamante é difícil de
encontrar. Quanto mais rara é uma coisa mais ela vale. Você sabe por
que o ouro vale tanto?
— Por quê?
— Porque tem
pouquíssimo ouro no mundo. Se o ouro fosse como areia, a gente ia caminhar no
ouro, ia rolar no ouro, depois ia chegar em casa e lavar o ouro do corpo para
não ficar suja. Agora, imagina se em todo o mundo só existisse uma pepita de
ouro.
— Ia ser a coisa mais valiosa do mundo.
— Pois é. E em todo o mundo só existe uma Maria.
— Só na minha aula são sete.
— Mas são outras Marias.
— São iguais a mim. Dois olhos, um nariz...
—Mas esta pintinha aqui nenhuma delas tem.
— É...
— Você já se deu conta que em todo mundo só
existe uma você?
— Mas pai...
— Só uma. Você é uma raridade. Podem existir
outras parecidas. Mas você, você mesmo, só existe uma. Se algum dia aparecer
outra você na sua frente, você pode dizer: é falsa.
— Então eu sou a coisa mais valiosa do mundo.
— Olha, você deve estar valendo aí uns três
trilhões...
Naquela noite a mãe de Maria passou perto do
quarto dela e ouviu Maria falando com o Snoopy:
— Sabe um diamante?
Luís Fernando Veríssimo, Folha de S. Paulo, Folhinha
|
a) Segundo
o texto, Maria chegou triste da escola. Que motivo teria levado Maria a ficar
tão triste?
...................................................
b) Ao
chegar em casa, a mãe de Maria tentou ajudá-la em vão, e informou ao pai da menina.
Mesmo assim, ele insistiu e procurou ajudá-la de que forma?
.................................................
c) Quais
as duas palavras
utilizadas pelo pai de Maria para tentar convencê-la de que era muito especial?
............................................
d) O texto
Uma das Marias é uma narrativa dialogada. Que elementos são utilizados para
mostrar tal afirmação?............................
e) Qual o
foco narrativo do texto?
..........................................
GRAMÁTICA
a) Informe quantos períodos e quantas orações há em “Maria nem quis conversa. Foi direto para o
seu quarto, pegou o seu Snoopy e se atirou na cama, onde ficou deitada,
emburrada.”
....................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................
b) Qual a conjunção coordenativa aditiva presente no 2º período
do fragmento da alternativa anterior?
..................................................................................................................................................................
Leia:
(...)
Mas o doutor nem
examina
Chamando o pai do lado Lhe diz logo em surdina Que o mal é da idade E que pra tal menina Não há um só remédio Em toda medicina Ela só quer Ela só pensa em namorar (...) |
a) Qual a oração
coordenada sindética adversativa presente na primeira estrofe do texto?
b) Transcreva
uma oração coordenada sindética explicativa:
Transforme as
frases a seguir no discurso indireto. Muita atenção em relação às formas
verbais e SE necessário faça algumas adaptações.
a) O
professor disse aos seus alunos: -
Leiam o texto sobre a mitologia grega.
b) O
trocador esfregou as mãos no rosto, em gesto de enfado e murmurou:
- Estes caras
são de morte.
c) O
gerente do banco arrisca um ato de corajosa ousadia e grita:
- Seu
assaltante, essa nossa funcionaria está de quatro meses.
|
Complete as
palavras do texto com G ou J:
Certa
vez, Carlinhos deu um ....eito para fazer seu pai gostar de andar
de .....ipe porque seu tio ....ino era um homem muito
.....entil que toda criança gostava. Num belo ....esto,
convidou-os para um .....iro ao redor da cidade.Carlinhos foi muito
inteli.....ente para convencer seu pai - se fez de an.....inho e
encheu-o de muitos bei....inhos, prometendo que não mexeria na
.....eléia de graviola, que sua mãe havia colocado na geladeira. A
ansiedade pelo passeio foi tão grande, que não percebeu que havia saído de
casa em .....ejum - mas não ligou - comeria algumas sementes de
.....irassóis, que seu pai levara para atrair a atenção dos papagaios,
que ficavam sobre as árvores da estrada.
Ao longo de todo tr......jeto, o menino fazia muita ......inástica para se manter sentado, e isso lhe fazia sentir um pouco en......oado. Quem não estava gostando muito do passeio era seu pai, que não disfarçava, e volta e meia se queixava dizendo que aquele tipo de veículo não fazia seu .....ênero. |
Separe o sujeito do predicado e classifique-os.
a) Os meninos e as meninas foram à festa de
aniversário.
Sujeito:
Classificação:
Predicado:
Classificação:
b) Aquele rapaz viajou para João Pessoa.
Sujeito:
Classificação:
Predicado:
Classificação:
c) Eles não gostaram da prova de Biologia.
Sujeito:
Classificação:
Predicado:
Classificação:
d) O advogado defendeu o réu.
Sujeito:
Classificação:
Predicado:
Classificação:
e) Os políticos participam da sessão na
Assembleia Legislativa.
Sujeito:
Classificação:
Predicado:
Classificação:
f) Polícia Rodoviária Federal confirma 87
acidentes na Paraíba.
Sujeito:
Classificação:
Predicado:
Classificação:
g) Beija-Flor é a campeã do carnaval do
Rio de Janeiro em 2011.
Sujeito:
Classificação:
Predicado:
Classificação:
h) UFCG realiza concurso de redação e
artigo científico.
Sujeito:
Classificação:
Predicado:
Classificação:
i) Estudei bastante para aquela avaliação.
Sujeito:
Classificação:
Predicado:
Classificação:
j) O bebê e seus pais viajaram ontem.
Sujeito:
Classificação:
Predicado:
Classificação:
k) Tocaram a campainha daquela mansão.
Sujeito:
Classificação:
Predicado:
|
Classificação:
Substitua o verbo HAVER
pelo verbo EXISTIR:
a) Houve muita gente no baile de fantasias.
b) Havia uma multidão no Galo da Madrugada.
c) Há grande massa de ar quente na região sudeste.
d) Houve
muitas notas baixas nas provas.
e) Houve um tempo em que os idosos eram mais respeitados.
f) Haverá dias muito quentes no verão.
Classifique o predicado das orações em
VERBAL, NOMINAL e VERBO-NOMINAL:
a) O aluno estava preocupado com a prova.
b) Eu vi João parado no pátio.
c) O garoto queria encontrar a família pronta para viajar.
d) O
convidado achou a comida gostosa.
e) Fomos ao Shopping Center Recife.
Destaque o predicativo
das orações a seguir:
a) Acordaram deprimidas com a situação.
b) O meu vizinho estava abatido.
c) Querem construir uma belíssima praça naquela localidade.
d) Os meninos sorriram satisfeitos com o
resultado do teste.
|
Leia.
AS PALAVRAS
(Vanessa da Mata)
As palavras saem quase
sem querer
Rezam por nós dois Tome conta do que vai dizer Elas estão dentro dos meus olhos Da minha boca, dos meus ombros. Se quiser ouvir É fácil perceber Não me acerte Não me cerque Me dê absolvição Faça luz onde há involução Escolha os versos para ser meu bem E não ser meu mal Reabilite o meu coração (...) |
a) Qual é o sujeito da oração “as palavras saem
quase sem querer”?
b) Nos versos “Elas estão dentro dos meus olhos/Da minha boca,
dos meus ombros” os pronomes em destaque têm a função sintática
de:
( ) pronome possessivo
( ) adjunto adnominal
( )pronome substantivo
c) Qual a função sintática do pronome “ME” presente na segunda estrofe do texto (2º e 3º versos)?
2. Informe se os termos em destaque são
complemento nominal ou adjunto adnominal
a) A
compra do animal foi feita ilegalmente.
b) A
crítica do partido entrou em choque com seus integrantes.
c) A
notícia do acidente foi dada pelos principais sites.
d) Os
grevistas protestaram contra o aumento do governo.
e) Minha filha
tem loucura por rock.
|
|
3. Leia.
Se me quer como amiga
Se não quer mais me ver Você vai me esquecer Você vai me fazer padecer
(Vanessa da Mata)
Observe que o pronome oblíquo ME aparece algumas no fragmento lido. Assinale a alternativa que indique a sua função sintática.
a) Adjunto
adnominal
b) Pronome
oblíquo átono
c) Objeto
direto
d) Objeto
indireto
|
4. Informe
se os pronomes oblíquos são átonos ou tônicos.
a) Contaram-me que te viram
na praia.
b) Maria
viajará comigo no próximo sábado.
c) Não me diga
que você não vem à formatura.
d) Disseram a
ti do que aconteceu?
|
|
Espumas
ao Vento (Fagner)
Sei que ai
dentro ainda mora um pedacinho de mim
Um grande amor não se acaba assim Feito espumas ao vento
Não é coisa de
momento, raiva passageira
Mania que dá e passa, feito brincadeira O amor deixa marcas que não dá pra apagar
Sei que errei tô
aqui pra te pedir perdão
Cabeça doida, coração na mão Desejo pegando fogo (...) |
5. Leia
o texto e responda
a)Transcreva do fragmento acima dois pronomes
oblíquos e informe se são átonos ou tônicos.
b) Na oração “Um grande amor não se acaba
assim” há dois adjuntos adnominais. Transcreva-os.
c) As palavras cabeça, coração e desejo pertencem a qual classe
gramatical?
6. Informe
se os termos em destaque a seguir são complementos nominais, adjuntos
adnominais ou objetos indiretos.
a) O aluno
está apto à universidade.
b) Alguns
alunos foram acostumados ao estudo.
c) O ser
humano necessita de amor.
d) A
comunidade aguarda a implantação de placas sinalizadoras.
e) As
estradas da BR serão refeitas pelo governo.
|
||
7. Leia.
Qual o complemento nominal presente na oração
acima?
|
8. Leia
as orações a seguir e complete com as palavras entre parênteses, fazendo a
concordância adequada.
a) A lista de
convidados segue ............................ ao documento. (anexo)
b) É
......................................... organização nos diários de classe.
(necessário)
c) A
entrada é ......................................... somente aos funcionários.
(permitido)
d) Thiago e
Gabriel acharam a prova ....................... difícil. (meio)
e) Ela
....................... fará parte do conselho. (mesmo)
|
||
1. Leia o
texto a seguir:
A CIGARRA E A FORMIGA
Num belo dia de inverno as formigas estavam tendo
o maior trabalho para secar suas reservas de comida. Depois de uma chuvarada,
os grãos tinham ficado molhados. De repente aparece uma cigarra:
- Por favor, formiguinhas, me dêem um pouco de comida! As formigas pararam de trabalhar, coisa que era contra seus princípios, e perguntaram: -Mas por que? O que você fez durante o verão? Por acaso não se lembrou de guardar comida para o inverno? Falou a cigarra: -Para falar a verdade, não tive tempo, Passei o verão todo cantando! Falaram as formigas: -Bom... Se você passou o verão todo cantando, que tal passar o inverno dançando? E voltaram para o trabalho dando risadas. Fábula de ESOPO
Moral da história: Os
preguiçosos colhem o que merecem.
|
Responda
1) Retire o
sujeito da oração “Num belo dia de inverno as formigas estavam tendo o maior
trabalho”:
2) Ainda na
mesma oração, retire o predicado.
3) Como
se classifica o sujeito da oração?
4) O predicado
da oração é classificado em:
( ) verbal
( ) nominal
( ) verbo-nominal
|
2. Leia:
A RAPOSA
E AS UVAS
Fábula de Esopo
Morta de fome,
uma raposa foi até um vinhedo sabendo que ia encontrar muita uva. A safra
tinha sido excelente. Ao ver a parreira carregada de cachos enormes, a raposa
lambeu os beiços. Só que sua alegria durou pouco: por mais que tentasse, não
conseguia alcançar as uvas. Por fim, cansada de tantos esforços inúteis,
resolveu ir embora, dizendo:
- Por mim, quem
quiser essas uvas pode levar. Estão verdes, estão azedas, não me servem. Se
alguém me desse essas uvas eu não comeria.
Moral da história:
Desprezar o que não se consegue conquistar é fácil.
|
a) Qual
é o sujeito da oração “Uma raposa foi até um vinhedo”?
b) Que
tipo de sujeito aparece em “Lambeu os beiços”?
c) Retire
o predicado da oração “As uvas estão verdes e azedas” e classifique-o.
3. Leia
as orações a seguir, retire o sujeito e classifique-o.
a) Uma cigarra
apareceu.
b) A safra
estava excelente.
c) O
monstro e Bela eram amigos.
d) Retornou ao
palácio e encontrou Bela no chão.
e) Levaram
vários dias para que voltassem.
4. Assinale
a alternativa cujo predicado é verbo-nominal.
a) Uma
viúva econômica e zelosa tinha duas empregadas.
b) O
espetáculo é fashion.
c)Achei o espetáculo clean.
d) O menino
caminhava pelas ruas. e)Os alunos
caminhavam apressados.
5. Qual
das orações a seguir não existe sujeito?
a) Há
vários estudantes no show de calouros.
b) Existiam
vários alunos no show.
c) João
e Maria corriam pelo parque.
d) Tocaram
a campainha de sua casa.
e) José
tocou flauta no concerto.
6. Complete
as frases a seguir com o predicado indicado entre parênteses.
a) João
.................................................................... (pred.
verbal)
b) Os
alunos ...........................................................
(pred.verbo-nominal)
c) Os
funcionários ..................................................(pred.
nominal)
d) Os
professores ....................................................(pred.
verbal)
e) A
escola ...............................................................(pred.
verbo-nominal)
|
1. Nas
frases seguintes, ocorre ambiguidade (duplo sentido), decorrente do emprego
de pronomes pessoais. Comente essas ambiguidades e elimine-as.
a) É
preciso que aja de forma coerente.
b) João
disse a Pedro que ele não iria à festa de sábado.
c) José
disse a Sandra que resolveria o seu problema.
d) Ele me
garantiu que conseguiria a foto.
e) Sílvia
disse a Maria que ela não receberia o prêmio do concurso de redação.
|
2. Reescreva
cada uma das frases a seguir, substituindo o termo destacado por
um pronome pessoal oblíquo átono.
a) Entregue os documentos ao diretor.
b) Entregue
os documentos ao diretor.
c) Envie as avaliações à professora.
d) Envie
as avaliações à professora.
e) Indiquei o melhor livro aos alunos.
f) Indiquei
o melhor livro aos alunos.
g) Apresentei as atividades na escola.
h) Quitei os meus débitos.
|
|
3. As
orações a seguir estão escritas de forma coloquial. Reescreva-as de acordo
com a norma padrão culto da língua.
a) Vi
ela ontem.
b) Encontrei
ele na avenida principal.
c) A
aluna deixou alguns livros pra mim ler.
d) Está
tudo acabado entre eu e você.
e) Mandaram
eu sair da reunião.
f) Fizeram
ele desistir do concurso.
g) Trouxe
eles aqui pra dar uma palestra pros alunos.
|
4. Reescreva
as frases de acordo com o modelo.
Trouxeram alguns
livros. Vou lê-los.
Trouxeram alguns
livros para eu ler.
a) Apresentaram
alguns modelos. Vou vê-los.
b) Enviaram
exemplares de revistas. Vou analisá-las.
c) Deixaram
vários vídeos sobre textos. Vou assisti-los.
d) Mandaram
diversos documentos. Vou entregá-los ao diretor.
e) Trouxeram
alguns presentes. Vou deixá-los na portaria do prédio.
|
|
5. Complete
as frases seguintes com a forma apropriada do pronome pessoal da primeira
pessoa do singular, reescrevendo-as.
a) Este
caderno é para _________fazer minhas atividades.
b) Não
discutimos mais sobre a relação. Concluímos que não há mais nada entre ____________ e
ele.
c) É
triste para ______________ aceitar tal problema.
d) Não vá à
festa sem_____________.
e) Para _____está
claro que houve desvio de informações.
f) Quem
trouxe estes doces para ______________?
|
6. Complete
as orações com os pronomes demonstrativos adequados.
a) _____ bilhete
que tenho em minhas mãos, foi você quem o enviou.
b) Por que
você nunca lava _________ sapato?
c) Você
conseguiu ver ________ meninos que estavam na praça?
d) Por favor,
traga-me ___ livro que está do seu lado.
e) Por favor,
ajude-me a carregar ______ pacotes ali.
f) Traga-me ____ sacola
que está _______canto da sala.
|
|
7. Informe
a função sintática dos pronomes destacados nas orações a seguir.
a) Aquele paciente chegou muito
mal no hospital.
b) Poucas pessoas têm capacidade
de acreditar no bem.
c) Coloquem
os móveis no lugar. O sol está queimando-os.
d) Ele me cobre de glórias.
e) Minha cabeça dói muito.
|
f) Trouxeram
os livros para eu ler.
g) Escolheram-me para representar a turma.
h) Não me pertencem os seus sonhos.
i) Informei-lhes os preços dos produtos.
j) Dei-lhe várias sugestões sobre o
tema.
|
|
1. Leia.
A RAPOSA E O TAMBOR
Conta-se que uma raposa esfomeada chegou a um bosque onde, ao lado de uma árvore, havia um tambor, que soava furiosamente cada vez que, ao sopro do vento, os ramos da árvore se moviam e batiam nele. Ao ouvir tal ruído, a raposa dele se aproximou e, já em frente ao tambor, pensou: "Este deve conter muita carne e muita gordura." Lançou-se sobre ele e, esforçando-se, conseguiu rompê-lo. Ao ver que era oco, disse: "Talvez as coisas mais desprezíveis sejam aquelas de maior tamanho e de voz mais forte.
AL-MUKAFA, Ibn. Calila e
Dimna. trad. Mansour Chalita. Rio de Janeiro: Associação Cultural
Internacional Gibran, s.d. p. 13.
|
a) Qual o tema do texto?
b) O que a raposa pensava todas as vezes que
escutava o som do tambor?
c) O que a raposa observou quando conseguiu
romper o tambor?
d) Qual foi a frase que a raposa disse
quando viu que não era o que ela imaginava?
e) Marque de azul as formas verbais encontradas no texto.
f) Em que tempo verbal passa a
história A raposa e o Tambor?
g) Como ficaria o período “Uma raposa
esfomeada chegou a um bosque” pondo no tempo pretérito imperfeito?
h) Passe a oração “Os ramos da árvore
se moviam e batiam nele” para o futuro do presente.
|
2. LEIA.
A AVÓ DO
MENINO
Cecília Meireles
A avó
vive só. Na casa da avó o galo liró faz "cocorocó!" A avó bate pão-de-ló E anda um vento-t-o-tó Na cortina de filó. (...) |
a) Sublinhe os
verbos.
b) Em que
tempo verbal o texto está escrito?
c) Reescreva
o texto, passando os verbos encontrados para o pretérito perfeito.
3. Leia
o texto a seguir, destaque os verbos e informe a que conjugação pertencem.
(1ª, 2ª ou 3ª).
|
MOTIVO
Cecília Meireles Eu canto1 porque o instante existe2 e a minha vida está3 completa. Não sou4 alegre nem sou5 triste: sou poeta. Irmão das coisas fugidias, não sinto6 gozo nem tormento. Atravesso7 noites e dias no vento.
(...)
|
4. Coloque a pessoa e o verbo que aparece no
texto
1. .........................
5. .........................
2. .........................
6. .........................
3. .........................
7. .........................
4. .........................
5. Dê o
infinitivo das formas verbais a seguir, e informe se indica ação, estado ou fenômeno
da natureza.
a) Espero que
muitos pais venham à reunião.
b) Pense
antes, aja depois.
c) É
importante que encontremos saída para os problemas.
d) Ventou
muito hoje.
|
6. Indique
os tempos das formas verbais destacados no texto.
A menina era(.............................) só alegria.
Era a primeira vez que iria(................................) à cidade, vender o leite de sua querida vaquinha. Colocou (........................................)sua melhor roupa, um belo vestido azul,epartiu (..................................)pela estrada com a lata de leite na cabeça. Ao caminhar, o leite chacoalhava(........................................) dentro da lata. A menina também, não conseguia(......................................) parar de pensar. "Vou vender o leite e comprar ovos, uma dúzia." "Depois, choco(..............................) os ovos e ganho (..........................)uma dúzia de pintinhos." |
7- Leia esta tira,
de Angeli:
a) Na tira,
alguns amigos estão conversando. No 1º balão, há uma palavra que explica
outra mencionada anteriormente.
b) Quais os
adjetivos que estão acompanhando os substantivos COMIDA e TAPETE, presentes
no 3º e 4º quadrinhos?
|
|||
. Leia.
a) Quem é o
locutor do primeiro quadrinho? E o interlocutor?
b) Qual é a
função dos termos “CASCÃO” e “MÃE”?
|
9. Qual das orações a
seguir o termo em destaque não é um aposto.
a) Bem-vindo a
Monteiro, a cidade do forró.
b) Monteiro, interior
da Paraíba, é vasta em ecoturismo.
c) Estejam
presentes, professores, na reunião de sábado.
d) Gente
miúda, as crianças têm uma energia contagiante.
|
|||
10. Assinale a alternativa cujo termo
destacado possui a função de aposto.
a) Bradesco – o Banco que tem
soluções para estar lado a lado com você.
b) “Significa que é aqui que nós
moramos agora, Bruno”.
c) Neymar é o jogador mais
completo da seleção.
d) Vampiros, sanguessugas e mensaleiros surrupiaram
dos cofres públicos de 41 bilhões a 69 bilhões de reais por ano
|
11. Destaque o vocativo na tira a seguir.
|
|||
12. Complete o fragmento a seguir com as
palavras entre parênteses fazendo a concordância nominal adequada.
O poeta vai tirando da vida os seus poemas como pássaros..........................
(desobediente) e ................(amestrado)
|
13.Destaque o complemento nominal das orações
abaixo.
a) A
habilitação de motoristas é fundamental para um trânsito seguro.
b) A educação
busca a formação de jovens advogados.
c) Há
pessoas que não têm uma compreensão do mundo atual.
d) As crianças
têm necessidade de uma boa alimentação.
|
|||
9. Leia.
Lagoa (Carlos Drummond de Andrade)
Eu não vi o mar.
Não sei se o mar é bonito,
não sei se ele é bravo.
O mar não me importa.
Eu vi a lagoa.
A lagoa, sim.
A lagoa é grande
e calma também. (...)
|
a) Transcreva
do poema acima os adjetivos.
b) Qual a
função sintática das palavras “BONITO, BRAVO, GRANDE e CALMA”?
c) Indique
a que termos estão se referindo no texto.
|
|
10. Leia este poema de Pedro Bandeira.
Bete tem três gatinhos.
Um foi ao cinema, ficaram dois.
Bete tem dois gatinhos.
Um foi tomar banho, ficou só um.
|
a) Transcreva
da estrofe acima os numerais.
b) Qual a
função sintática das palavras que foram destacadas?
c) A que
termo da oração essas palavras estão se referindo?
|
|
1. Leia:
Cotidiano
Chico Buarque
Todo dia ela faz
Tudo sempre igual
Me sacode
Às seis horas da manhã
Me sorri um sorriso pontual
E me beija com boca
De hortelã(...)
|
No fragmento acima, a colocação do pronome
oblíquo não está de acordo com a língua padrão da língua. Corrija.
2. Marque
as orações corretas e corrija aquelas cujos pronomes oblíquos não estão de
acordo com a língua culta.
a) Há tempo
que não vejo-o.
b) Naquele
momento disse-me que não viria a Monteiro.
c) Quem
lhe contou a história?
d) Me diga o
porquê do silêncio.
|
3. No
fragmento a seguir observe a colocação do pronome oblíquo e informe se é uma
próclise, ênclise ou mesóclise.
|
4. Leia
as frases a seguir e coloque a crase onde for necessário.
|
5. Preencha
as lacunas das frases abaixo e assinale a alternativa CORRETA.
a) a – a – à –
à
b) à – à – a –
a
c) a – a
– à –a
d) à – a – à –
a
|
6. Leia:
A galinha-d'Angola. / Vinícius de Moraes
Coitada
Da galinha D'angola Não anda Regulando Da bola |
a) Na poesia lida há um verbo que se encontra no gerúndio. Retire-o.
b) Qual a
classificação da forma verbal “VIVE” presente no texto?
|
7. Leia.
As abelhas
A aaaaaaabelha mestra
E aaaaaaas abelhinhas Estão toooooooodas prontinhas Pra iiiiiiir para a festa. Num zune que zune Lá vão pro jardim Brincar com a cravina Valsar com o jasmim. |
a) Transcreva
da segunda estrofe um verbo regular.
b) A que verbo
pertence a forma verbal VÃO presente
na 2ª estrofe?
c) O
verbo IR presente na primeira estrofe é:
( )
regular ( )
irregular ( )
anômalo ( ) defectivo ( )
abundante
8. Reescreva
as frases, empregando a flexão apropriada dos verbos indicados:
a) .........................
a atitude de vocês em relação ao estudo. (Rever – imperativo)
b) Esses
objetos não ............................ dentro da caixa. (caber – presente
indicativo)
c) Quando
.......................... do resultado ficará feliz. (saber – futuro
subjuntivo)
d) Se
............................ a verdade, seria compreendido por todos. (dizer
– pret.imperfeito subjuntivo)
9. Observe
as formas verbais e classifique-os em RIZOTÔNICAS ou ARRIZOTÔNICAS.
A) encontro
.........................
B) pensarei ..........................
C) lavar
................................
D) diga .................................
E) falaria
..............................
|
Leia.
Que barulho estranho,
vem lá de fora, vem lá de dentro?!
Que barulho medonho
no forro, no porão,
na cozinha, ou na despensa!... |
a) Na primeira estrofe do poema, há um adjetivo.
Transcreva-o.
b) Qual o adjetivo presente na segunda estrofe e a qual substantivo está se referindo? c) Retire os substantivos presentes na segunda estrofe. 1. Na oração “A mãe olhou para o filho com amor” há uma locução adjetiva. Transcreva-a. |
||
2. Leia o poema de Gonçalves Dias. “Minha terra tem palmeiras, Onde canta o Sabiá; As aves que aqui gorjeiam, Não gorjeiam como lá. Nosso céu tem mais estrelas, Nossas várzeas têm mais flores, Nossas vidas têm mais vida, Nossa vida mais amores.” |
a) Quais os pronomes que estão presentes no poema
aolado? Classifique-os.
b) A que pessoas gramaticais pertencem esses pronomes? |
3. Informe se as palavras em destaque são
pronomes ou artigos.
a) Emprestei o livro àquela aluna. b) Eu não o encontrei. c) Convidei-o para uma grande festa. d) A mãe pediu para o filho ter paciência. e) O menino convidou-a para assistir ao filme. |
|
4. Observe as orações abaixo com atenção e diga
se os pronomes oblíquos são átonos ou tônicos.
a) Os alunos enviaram uma carta para mim.
b) Não me disseram o que tinha acontecido.
c) Gosto muito de ti.
d) Trago-te uma rosa.
e) Eles viajarão contigo.
|
5. Diga qual o tipo de pronome que aparece nas
orações a seguir.
a) Ninguém foi à festa de aniversário.
b) Estas flores são para as diretoras.
c) Aquela conversa dos alunos é impertinente.
6. Relacione as colunas corretamente.
a) Século ( ) período de cinco anos b) Década ( ) período de cem anos c) Milênio ( ) período de dez anos d) Qüinqüênio ( ) período de quatro anos e) Quadriênio ( )período de mil anos |
1. Leia:
Uma Palmada Bem Dada
É a menina manhosa Que não gosta da rosa, Que não quer a borboleta Porque é amarela e preta, Que não quer maçã nem pera Porque tem gosto de cera, Porque não toma leite Porque lhe parece azeite (...) |
a) No texto ao lado há alguns adjetivos.
Retire-os.
b) Informe a quais substantivos estão se referindo no texto. 2. Leia as orações e retire os complementos nominais. a) Os pais estavam à espera dos filhos. b) As crianças têm curiosidade por objetos desconhecidos. c) Estamos contentes com os testes. d) O povo tem amor à cidade. e) O público é ávido por informações. |
3. Leia:
A avó
A avó, que tem oitenta anos, Está tão fraca e velhinha! . . . Teve tantos desenganos! Ficou branquinha, branquinha, Com os desgostos humanos. Hoje, na sua cadeira, Repousa, pálida e fria, Depois de tanta canseira: E cochila todo o dia, E cochila a noite inteira. |
a) No primeiro verso há dois adjuntos adnominais.
Transcreva-os.
b) Quais os predicativos presentes no 2º, 4º e 7º
versos.
c) A que palavra esses termos estão se referindo no texto? 4. Retire das orações que se seguem os adjuntos adnominais e os substantivos que se relacionam: a) A amiga enviou duas cartas durante o ano. b) Os bons alunos saíram de férias. c) A secretária comprou dois quilos de carne de boi. d) O prefeito não conseguiu a aprovação do projeto. |
5. Assinale a alternativa em que o termo
destacado não é um predicativo.
a) Os alunos estavam alegres quando o professor chegou. b) A voz do cantor era poderosa. c) As grandes cidades têm problemas imensos. d) O rapaz encontrou o casaco molhado. |
6. Circule o aposto das orações abaixo.
a) Gilberto Gil, músico e compositor, continua criativo e iluminado. b) O músico e compositor, Gilberto Gil, continua criativo e iluminado. c) Tudo pode ser resumido numa única palavra: incompetência. d) A cidadania, essa ilustre desconhecida, ainda passa ao largo de muitas mentes brasileiras. e) Pintor paulista, Portinari é mundialmente conhecido. |
|
7. Informe se o predicativo das orações é do
sujeito ou do objeto.
a) Noel Rosa deixou uma obra riquíssima. b) Os alunos voltaram exaustos do musical. c) A vida é muito delicada. |
d) Os pais compraram um livro amassado.
e) O salvador da pátria acabou cansado. |
|
1. Leia:
A Bicharada
Olha o rouxinol rimando outra vez Mudando as palavrinhas de lugar A ovelhinha Lana é tão quietinha É só olhar para ela Que dá vontade de ninar O Jubaldo cara de leão Não fique com medo desse jubão Ele e o Maquito tem um grande coração A língua que eles falam Ninguém sabe ler Só sei que eu entendo O que eles querem me dizer. |
a) Quais os substantivos próprios presentes no
texto?
b) Em “O Jubaldo cara de leão” há uma locução adjetiva. Retire-a.
c) Qual o adjetivo presente em “A ovelhinha Lana
é tão pequenina”?
|
2. Leia:
Teresinha de Jesus
Terezinha de Jesus deu uma queda Foi ao chão Acudiram três cavalheiros. Todos de chapéu na mão O primeiro foi seu pai O segundo seu irmão O terceiro foi aquele Que a Tereza deu a mão Quanta laranja madura Quanto limão pelo chão Quanto sangue derramado Dentro do meu coração Terezinha levantou-se Levantou-se lá do chão E sorrindo disse ao noivo Eu te dou meu coração Da laranja quero um gomo Do limão quero um pedaço Da morena mais bonita Quero um beijo e um abraço |
a) Quais os numerais presentes no texto lido?
b) Como se classificam esses numerais? 3. Dê o adjetivo correspondente a cada locução adjetiva. a) de pai ......................................................... b) de guerra..................................................... c) de irmão...................................................... d) de anjo........................................................ e) de águia....................................................... 4. Observe as frases a seguir: 1. O mundo é tão esquisito: tem mosquito. 2. A foca alegre salta nas águas do parque aquático. 3. Era uma casa muito engraçada. 4. O salto do tigre é rápido. Observando a sequência das palavras destacadas nas frases, temos: a) substantivo – substantivo b) adjetivo – adjetivo c) adjetivo – substantivo d) substantivo - adjetivo 5. Escreva por extenso os numerais a seguir: a) 65 ............................................................................. b) 150 ........................................................................... c) 78 ............................................................................. d) 260 ............................................................................ e) 345 ............................................................................ 6. Quais as palavras substantivadas presentes na oração “Você não responde nem um sim nem um não”? 7. Retire os artigos e dê a classificação nas orações abaixo: a) Uma criança vagava pelas ruas.
b) Os meninos corriam na estação de trem.
|
8. Leia.
Hoje um anjo pousou
em meus olhos: eu caminhava, e de repente, tudo ficou tão leve e alado, havia em todos, |
nas ruas e nas casas,
um desejo de querer bem, de repartir o pão, de inventar jardins e gestos delicados. Todos amavam todos numa ciranda infinita, que dava a volta no mundo fazendo um anel de luz. |
· Quais as preposições e contrações presentes no
texto lido?
|
1. Indique
as frases em que o pronome está colocado em desacordo com a variedade padrão.
Em seguida, reescreva-as, adequando a colocação pronominal a essa variedade.
a) Deveríamos
saber quem enganava-nos.
b) Muito
se sabe sobre determinado assunto.
c) Que
Deus ilumine-o!
d) Agora,
se deite e durma tranquilamente.
e) Me
acordei assim que o despertador tocou.
f) É
verdade que ele te contou a história?
|
2. Reescreva
as frases a seguir, fazendo as alterações indicadas entre parênteses e
observando a colocação pronominal própria da variedade padrão.
a) Emprestei-lhe
todos os livros de gramática. (emprestarei)
b) Chamá-lo-ei
para fazer a atividade de português. (coloque a frase na forma negativa)
c) Conversei
com o rapaz. O rapaz falou-me que não aceitava desculpas pelo ocorrido.
(junte as frases e empregue o pronome relativo QUE)
d) Bruna
enviou-lhe esse bilhete de recados. (troque Bruna por QUEM e coloque a frase
na forma interrogativa)
|
|
3. Identifique
a colocação pronominal, indicando se é um caso de próclise, ênclise ou
mesóclise.
a) Quando os
alunos chegarem, mande-os entrar.
b) Quem nos
enviou essas fotos?
c) Ninguém
me falou do que tinha acontecido com você.
d) Perguntar-lhe-ei
se irá à praia amanhã.
e) Mande-a
entrar.
f) Irei
encontrá-los depois da festa.
g) Se João
quisesse, levar-te-ia ao shopping.
h) Não me
deixes sozinha.
|
4. Reescreva
as frases empregando os pronomes oblíquos entre parênteses.
a) Pedirei o
seu endereço. (lhe)
b) Diga o seu
nome e direi o meu. (me) (lhe)
c) Tenho
certeza de que conhecia. (o)
d) Nunca
falaram mal de você. (nos)
e) Encontrarei
na escola à noite. (te)
|
|
5. Reescreva
as frases a seguir, substituindo as palavras em destaque por pronomes
pessoais do caso oblíquo. Faça a colocação adequada.
a) Encontraram os pais preocupados.
b) O namorado
recebeu a menina com
entusiasmo.
c) Devolva
o dinheiro ao seu colega.
d) Quem
convidou o diretor?
e) Colocarei as revistas na estante amanhã.
|
6. Destaque o
predicativo nas orações e informe se é do sujeito ou objeto:
a) O rapaz
está apaixonado.
b) Aquela
menina provou a maçã estragada.
c) As crianças
acham Patati e Patatá engraçados.
d) O controle
remoto está sujo.
e) Os pais
estão felizes.
|
|
2. Leia:
TEMPESTADE
O vento ventão Com voz de trovão Acende uma luz de medo No meu coração. Será que já vem tempestade? Será que vai inundar a cidade? Que bom que só caiu Uma chuva fininha E o vento grosso Se transformou em brisa pequenininha. O vento ventinho Com voz de sininho Faz um carinho Nas minhas mãos.
Roseana Murray
|
a) Qual
é o sujeito da oração “caiu só uma chuva fininha”?
b) Quais
as palavras que acompanham o sujeito?
c) A
que classe gramatical pertencem as palavras que acompanham o núcleo do
sujeito? Qual a função sintática de cada uma?
3. Transforme
o verbo em substantivo, reescreva as frases e identifique os complementos
nominais.
a) A
criança necessita de diversão. b) Ela
sempre gostou de filmes.
c) O
mundo necessita de pessoas honestas. d) Os filhos
necessitam de diálogos.
4. Transforme
o verbo transitivo em substantivo.
a) Formar
turma habilitadas.
b) Aprovar
o projeto ambiental.
c) Compreender
as dificuldades do ser humano.
d) Divertir as crianças.
e) Destruir
a natureza.
f) Amar a pátria.
5. Retire
os adjuntos adnominais das orações seguintes.
a) Esta
pequena loja vende belíssimas jóias.
b) Aquela
sandália branca é muito confortável.
c) Estas
flores são lindas.
d) Essas
plantas de água criam pernilongos.
e) O
sol da manhã é mais saudável.
|
1. Identifique
os complementos nominais das frases a seguir. Depois reescreva-as,
transformando o substantivo destacado em verbo, e identifique os complementos
verbais.
EX: As pessoas
fizeram críticas aos
comentários. (C.N: aos colegas)
As pessoas criticaram os comentários.
(O.D: os comentários)
a) Todos nós
temos necessidade de amigos.
b) Os
pacientes sempre mantêm a esperança de cura.
c) A
secretária fez comentários de agravo.
d) A mãe fez
um pedido de transferência.
e) Podemos ter
confiança em vocês?
f) Aquele
filme é interessante para as crianças.
g) Augusto têm
interesse na leitura.
h) Toda
criança tem direito à alimentação.
|
1. Separe o predicado do sujeito e classifique
o verbo em transitivo ou intransitivo.
a) O aluno
levou um estilete para a sala.
b) O
adolescente bateu a porta.
c) Não
irei a João Pessoa.
d) Os bandidos
fugiram da cidade.
e) Casais
sempre discutem.
f) A
esperança mora em cada brasileiro.
g) O aluno
entendeu o assunto.
h) O Brasil
participará da Copa 2014?
i) Os
brasileiros confiam na Seleção.
j) Os
meninos gostam muito de futebol.
k) O padre
reforma a Igreja.
l) Viajaram
logo cedo.
|
2. Retire das orações o objeto direto.
a) Minha filha
comprou uma blusa azul.
b) Os
caçadores armaram a rede sob as árvores.
c) Josefa
trocou a água das plantas.
d) Mariana
guardou o celular.
e) No fim de
ano, rasguei muitos papéis inúteis.
f) Quebrei
a taça nova.
g) Roubaram a
pulseira de brilhantes.
h) Os alunos
sujaram a toalha da mesa.
i) Construí
uma estante no lavabo.
j) Laura
ganhou um presente.
k) Marina
perdeu a inscrição do vestibular.
l) A
menina vestiu o uniforme novo.
m) O aluno perdeu o livro
de Ciências.
|
3. Leia as orações a seguir,
retire o verbo e seu complemento, classificando-os em objeto direto, indireto ou direto e
indireto.
a) Comprei uma
resma de papel.
b) Os
caminhões transportam gado nobre.
c) Eles
bateram no colega.
d) Os idosos
necessitam de carinho.
e) O professor
corrigiu as atividades.
f) A
direção puniu os alunos.
g) Assistimos
ao filme de terror.
h) Os
brasileiros gostam muito de novelas.
i) A
mãe deu muitos beijos em seus filhos.
|
1. Complete
as frases com a ou à.
a) Vou
........ escola e ........ feira.
b) Devolva
........ ficha ......... atendente.
c) Mostre-nos
.......... calça que você ganhou.
d) Peça
desculpas ....... supervisora e vá .......... sala de aula
e) Você irá
......... reunião de pais?
f) Entregue
............. prova ............ professora.
g) O rapaz
disse .............. namorada que voltaria tarde.
h) .............
turma deu uma rosa .............. diretora.
|
2. Complete
as frases com aquele, àquele, àquela, àquelas, àqueles,aquelas.
a) Entregou
essa carta ................ moça.
b) Refiro-me
.............. meninas e não a essas.
c) Pegue
................. envelopes e guarde-os na gaveta.
d) Devolva as
avaliações .................... candidatos.
e) Você vai
........................ shopping?
f) Chame
.................... pessoas que estão aguardando na fila.
g) Mostre
..................... senhora onde fica a loja de informática
|
3. Complete
os espaços em branco com a ou à.
a) Meus parentes
foram ....... Europa.
b) Iremos
................ Recife no próximo feriadão.
c) Gostaria
de ir .............. Campina Grande e ............ João Pessoa.
d) Não fui
.............. festa de inauguração da loja.
e) Os jovens
querem ir ........ São Paulo.
f) Há
anos não vou .............. Floresta em Pernambuco.
g) As famílias
vão ................. missas dominicais.
|
Predicativo do sujeito é o termo que indica qualidade ou estado do sujeito por
intermédio de um verbo de ligação.
1. Identifique
os predicativos do sujeito que aparecem nas orações abaixo.
a) O aluno
entrou feliz na escola.
b) Ele ficou
triste com o resultado da avaliação.
c) O rio
Paraíba está muito poluído.
d) A menina
estava sorridente.
e) A atividade
estava fácil.
f) Os professores não
ficaram satisfeitos com o movimento
|
Predicativo do objeto é o termo que indica qualidade ou estado do objeto por
intermédio de um verbo transitivo.
2. Identifique
os predicativos do sujeito que aparecem nas orações abaixo.
a) A comissão considerou o candidato
inapto para a profissão
b) A direção
achou interessante o texto do aluno.
c) Os
alunos acharam o teste difícil.
d) A corrida
deixou os atletas cansados.
e) A aprovação
deixou o menino satisfeito.
f) O
juiz considerou aquele réu culpado pelo crime.
|
Adjunto adnominal é o termo que modifica um substantivo, qualquer que seja a
função exercida por ele na oração.
3. Indique
os adjuntos adnominais presentes nas orações.
a) Percorro
uma longa estrada de terra.
b) Muitos
alunos compareceram à escola.
c) Dois
jogadores foram expulsos do jogo.
d) Nossos
alunos são inteligentes.
e) O tempo
chuvoso não atrapalhou minha viagem.
f) Os
jovens brasileiros participam de muitos campeonatos mundiais.
|
4. Classifique
os termos destacados em (PS) predicativo do sujeito, (PO)predicativo do
objeto e (AA) adjunto adnominal.
( ) Aquela situação foi constrangedora.
( ) No primeiro dia de aula, os
alunos voltaram animados.
( ) Nosso time
foi campeão brasileiro.
( ) O casal amparou a
criança abandonada.
( ) Alguns pais
faltaram à reunião.
( ) A menina ficou emocionada com
a surpresa.
( ) O diretor encontrou os
funcionários atarefados.
|
1. Leia:
Adeus ano velho
Cento e doze mil balões amarelos, verdes, azuis e
brancos no Pátio do Colégio, Centro da Capital, para festejar o fim de 2006.
No chão, eles formavam o desenho da bandeira do Brasil. (Diário de São Paulo, 2006)
|
a) Dê a classe
gramatical que pertence a palavra destacada no texto.
.
b) Quais as
características dadas à palavra balões?
.
c) Qual
a classe de palavras que pertencem estas características?
.
d) Qual a
locução adjetiva presente no último período do texto?
|
2. Escreva
o adjetivo que corresponde a cada locução adjetiva.
a) de
aluno................................................
b) de anjo
.................................................
c) de
bispo................................................
d) de
boca.................................................
e) de
cabelo..............................................
f) de
cidade..............................................
g) de coração...........................................
h) de
dia...................................................
i) de
estômago........................................
j) de
gato ................................................
|
3. Adjetivo pátrio indica a
nacionalidade, a pátria, o lugar, a procedência dos seres em geral.
Indique-os.
a) África................................................
b) Europa..............................................
c) Alemanha.........................................
d) Bélgica..............................................
e) China................................................
f) Portugal............................................
g) Brasil................................................
h) Suécia...............................................
i) Suíça................................................
j) Alagoas............................................
k) Brasília.............................................
l) Ceará...............................................
m) João Pessoa
....................................
n) Boa
Esperança ........................................
|
4. Informe
se os adjetivos a seguir são UNIFORMES ou BIFORMES.
a) Inteligente ...............................................
b) verde ...............................................
c) esperto ...............................................
d) francês ...............................................
e) feliz ...............................................
f) cearense ...............................................
g) perverso ...............................................
h) bom ...............................................
i) chorão ............................................
|
Transcreva a alternativa que apresenta análise
ERRADA do termo em destaque.
Dona Francisca deu à sua irmã cinco
cachorrinhos; mas só dois deles se salvaram – os três foram raptados ainda
pequeninos. A outra irmã de Dona Francisca, Joaquina,
morreu subitamente com a notícia.
a) à sua irmã
– objeto indireto
b) cinco
cachorros – objeto direto
c) subitamente
– objeto indireto
d) com a
notícia – adjunto adverbial
e) Joaquina –
aposto
|
Assinale a alternativa que contém uma oração sem
sujeito.
a) No momento,
dói-me muito a cabeça.
b) Ainda há esperança
para muitas pessoas.
c) A noite
chegava lentamente.
d) Naquele
departamento, existiam documentos sigilosos.
e) Governo
dará proteção aos ambientalistas.
|
O sujeito é simples determinado em:
a) Havia
vários candidatos àquela vaga de motorista.
b) Vive-se
melhor no interior.
c) Que frio
insuportável!
d) No período
eleitoral, veem-se muitas pessoas indecisas.
e) Google abre
inscrições para estágio no Brasil.
|
“Virei
soldado naquele ano”; “Saí
do cavalo de pau”. Pela ordem, os predicados das orações acima
classificam-se como:
a) nominal e
verbal
b) verbal e
nominal
c) nominal e
verbo-nominal
d) verbo-nominal
e verbal
e) verbal e
verbo-nominal
|
Observe a oração: “...E João deitou cedo...” Assinale a alternativa em que a
oração tenha verbo intransitivo.
a) HU para
centro-cirúrgico.
b) Rio abre
licitação para concessão de terminais rodoviários.
c) Neurociência
ajuda terapia de pacientes.
d) Professores
desocupam o Palácio.
e) Bancário
sequestrado em Pernambuco é abandonado em Cabedelo.
|
Leia o Texto
Assaltos insólitos
Assalto não tem graça nenhuma,
mas alguns contados depois, até que são engraçados. É igual
a certos incidentes de viagem, que quando acontecem deixam a gente
aborrecidíssimo, mas depois, narrados aos amigos numa jantar, passam a ter um
sabor de anedota.
Uma vez me contaram de um
cidadão que foi assaltado em sua casa.Tem gente que é assaltada
na rua, no ônibus, no escritório, até dentro das igrejas e hospitais. O
desconforto é o mesmo.
(Affonso Romano Sant’Anna)
|
Considere as afirmações a seguir:
I. Em sua 1ª ocorrência no texto, o
verbo ter apresenta sujeito simples: assalto.
II. O sujeito de são é
implícito.
III. A 3ª pessoa do plural sem sujeito
expresso em contaram caracteriza o sujeito indeterminado.
IV. Em sua 2ª ocorrência, o verbo ter possui
o sentido de “HAVER” e, na norma culta, pode ser substituído por HÁ.
Das análises citadas, estão corretas:
a) I, II e IV
b) I, III e IV
c) II, III e
IV
d) I, II e III
e) Todas as
alternativas estão corretas.
|
Nas orações a seguir:
I. A Polícia Rodoviária Federal
prendeu em João Pessoa um homem acusado de aplicar golpes no
comércio.
II. Tu e ele foram vítimas de assalto
em Monteiro.
III. Mantém-se a greve na Paraíba.
O sujeito é, respectivamente:
a) simples – simples – indeterminado
b) simples – composto – simples
c) composto – simples – indeterminado
d) composto – composto – simples
e) simples – indeterminado – simples
|
Assinale a alternativa que completa corretamente
as lacunas com o uso dos porquês.
I. ....... vocês não viajaram
com seus pais?
II. Não fui à escola .... estou
doente.
III. Não fazem nada contra tanta
violência, ....?
IV. Nem mesmo nós sabemos o ..... de
tanta desordem nas ruas.
a) porquê –
porque – por que – por quê
b) porque –
por que – por quê – porquê
c) porque –
porquê – porque – por quê
d) por que –
por que – porquê – por quê
e) por que –
porque – por quê – porquê
|
Na oração “ esperancenses andam assustados
com o calor”, o verbo destacado classifica-se como:
a) Verbo
transitivo direto
b) Verbo
transitivo indireto
c) Verbo de
ligação
d) Verbo
intransitivo
e) Verbo
transitivo direto e indireto
|
Nas orações a seguir:
I. Governo concede bolsa
aos profissionais da educação.
II. Mar avança no
litoral de São Paulo.
III. Orla vira academia
a céu aberto.
O predicado é respectivamente:
a) verbal – nominal – verbo-nominal
b) nominal – verbo-nominal – verbo-nominal
c) nominal – verbal – verbal
d) verbal – nominal – verbal
e) verbal – verbal – nominal
|
Assinale a alternativa que contém uma oração sem
sujeito.
a) No momento,
dói-me muito a cabeça.
b) Ainda há
esperança para muitas pessoas.
c) A noite
chegava lentamente.
d) Naquele
departamento, existiam documentos sigilosos.
e) Governo
dará proteção aos ambientalistas.
|
O sujeito é simples determinado em:
a) Havia
vários candidatos àquela vaga de motorista.
b) Vive-se
melhor no interior.
c) Que frio
insuportável!
d) No período
eleitoral, veem-se muitas pessoas indecisas.
e) Google abre
inscrições para estágio no Brasil.
|
“Virei
soldado naquele ano”; “Saí
do cavalo de pau”. Pela ordem, os predicados das orações acima
classificam-se como:
a) nominal e
verbal
b) verbal e
nominal
c) nominal e
verbo-nominal
d) verbo-nominal
e verbal
e) verbal e
verbo-nominal
|
Observe a oração: “...E João deitou cedo...” Assinale a alternativa em que a
oração tenha verbo intransitivo.
a) HU para
centro-cirúrgico.
b) Rio abre
licitação para concessão de terminais rodoviários.
c) Neurociência
ajuda terapia de pacientes.
d) Professores
desocupam o Palácio.
e) Bancário
sequestrado em Pernambuco é abandonado em Boa Esperança.
|
1. Leia.
- Amanhã você vai para a EMBRAPA com os alunos.
- De foram alguma! É melhor explicar o novo
assunto do que levá-los sozinha.
Substituindo “é melhor” por “é preferível” e
adequando a frase à norma culta, obtém-se:
a) É
preferível explicar o novo assunto a levá-los sozinha.
b) É
preferível explicar o novo assunto do que levá-los sozinha.
c) É
preferível explicar o novo assunto que levá-los sozinha.
d) É
preferível explicar o novo assunto de que levá-los sozinha.
e) É
preferível explicar o novo assunto a que levá-los sozinha.
|
2. Escolha a alternativa que completa
corretamente, em observância ao regime dos verbos:
1) O governo deve assistir * trabalhadores.
2) O filme musical é o * mais gosto.
3) Os candidatos aspiram * poder.
4) Os adolescentes teimam em desobedecer * pais.
5) Visou * alvo e acertou.
a) os – que –
ao – aos – o
b) os – de que
– ao – aos – o
c) aos – que –
pela – de que – o
d) os – do que
– o – pela – a que
e) os – que –
ao – os – ao
|
3. Rosana fica apavorada, pois é péssima aluna de Português e redige mal.
Isabel nota seu desespero. Faz um sinal de calma para a amiga e põe-se a
redigir furiosamente. Passa disfarçadamente a folha escrita para Rosana.
Entre as frases “Isabel põe-se a redigir furiosamente” e “Passa disfarçadamente a folha escrita para Rosana”
estabelece-se um vínculo que pode ser corretamente mostrado com o emprego de:
a) mas
b) desde que
c) à proporção
que
d) logo
e) assim que
|
4. O termo destacado em “Conforme foi dito na última
reunião” é usado para interligar ideias. Que termo a seguir, pode
substituí-lo sem alteração no sentido?
a) e
b) quando
c) segundo
d) porém
e) desde
|
5. “(...) Seríamos, então, grandes tolos por
acreditarmos em falsas promessas governamentais.”
É correto que o termo destacado, ENTÃO, no
enunciado acima:
a) Estabelece
uma relação de oposição entre o que foi utilizado pelo autor.
b) Estabelece
uma relação de adição entre esse enunciado e o precedente.
c) Introduz
uma ideia de conclusão na argumentação ora desenvolvida.
d) Introduz
uma ideia de finalidade entre os argumentos utilizados pelo autor.
e) Estabelece
uma relação de condição entre o que foi dito pelo autor.
|
6. Transpondo para a voz passiva a oração “A
direção da escola admirava aqueles alunos” obtém-se a forma verbal:
a) foram admirados
b) eram admirados
c) fora admirado
d) tinham admirado
e) é admirado
|
7. Considere o conjunto de frases para responder
à questão abaixo:
I. Naquela padaria vendem-se dezenas de pães
diariamente.
II. Doam-se mais alimentos para as vítimas.
III. Todos os dias destroem-se grandes variedades
de plantas nativas.
IV. Em algumas regiões brasileiras, trabalha-se
muito e ganha-se pouco.
V. Vive-se feliz naquela cidade.
|
Uma das funções da expressão SE é funcionar como
partícula apassivadora. Em quais frases ela exerce essa função?
a) I – II –
III
b) II
– IV – V
c) III
– IV – V
d) I – III – V
e) I – IV – V
|
8. Assinale a alternativa em que o termo
destacado não está corretamente classificado.
a) Vinícius de Moraes
nasceu compositor. (predicativo
do sujeito)
b) Não
duvides da sabedoria popular. (objeto indireto)
c) Parte da cidade foi destruída pela
enchente. (agente da passiva)
d) A neve caiu
nas cidades do Sul. (objeto indireto)
e) A cidade
cresce rapidamente. (adjunto
adverbial)
|
9. “Surgiram velas
e lampiões na escuridão.” Indique a alternativa que
classifica corretamente a função sintática e a classe gramatical dos termos
destacados.
a) objeto direto
– adjetivo
b) objeto
indireto – substantivo
c) sujeito –
substantivo
d) sujeito –
adjetivo
e) adjunto
adverbial – substantivo
|
10. Leia a entrevista para responder à questão
seguinte.
Em discurso indireto, os dois primeiros versos assumem a
seguinte forma:
a) Um homem me
perguntou o que pensaria do mar.
b) Um homem me
perguntou o que eu pensava do mar.
c) Um homem me
perguntou o que você pensa do mar.
d) Um homem me
perguntou o que eu penso do mar.
e) Um homem me
perguntou o que você pensava do mar.
|
As orações a seguir não foram escritas de acordo
com a língua padrão. Todas contêm erro de regência. Corrija-as.
a) Ele assistia aos enfermos.
b) Não quero assistir esse espetáculo. c) Carlos sempre assistia o show de Cazuza. d) Não deixe de assistir o jogo.
e) Aspirou profundamente ao forte cheiro que
vinha do canal da avenida Agamenon Magalhães.
f) O fiscal não pode visar ao passaporte. g) Todos visam uma vida tranquila. h) O patrão pagou o seu funcionário no final do mês de maio. i) Aquele menino prefere jogar futebol do que estudar. j) Todos nós devemos obedecer o regulamento da escola. |
Das orações a seguir há erro de regência na
seguinte opção:
a) Todos
daquela empresa aspiravam ao cargo de chefia.
b) O banco não
pagou corretamente aos funcionários públicos.
c) Aquela
aluna não obedeceu o diretor.
d) Geovanne
namora Marisa.
e) O advogado
assiste naquela cidade há anos.
|
As orações a
seguir estão na voz ativa. Passe-as para a voz passiva analítica.
a) O advogado
defendeu o réu.
.
b) A moça
escreveu o bilhete.
c) A mãe da
menina encomendaria um bolo delicioso.
d) Aquele
jardineiro estava regando as plantas.
e) Os filhos
herdarão toda a fortuna da família.
f) Tribunal de contas está
julgando contas daquele município.
|
|
Passe as orações a seguir para a voz passiva
sintética.
a) A geada queima
as plantas.
b) Sua prima
foi encontrada por ele.
c) O ourives
derreteu aquelas joias.
d) A mulher
foi traída por seu olhar.
e) A mãe
acalentou seu bebê nos braços.
f) A
mansão foi assaltada pelos homens.
g) O torcedor
insultava o juiz.
|
Na voz passiva analítica encontramos o agente da
passiva. Destaque-o nas orações que seguem.
a) A criança
foi violentada pelos pais.
b) As árvores
foram arrancadas pelo homem.
c) As
atividades de Português serão respondidas pelos alunos.
d) A
solicitação será entregue por nós.
e) As avenidas
foram lavadas por grandes chuvas.
f) Joana
foi convidada pela aniversariante.
|
|
Relacione corretamente.
(a) O aluno chegou atrasado, mas ainda conseguiu
fazer a prova.
(b) Não
fiz a tarefa; logo, o professor não me deu a nota.
(c) Estudo,
trabalho e cuido da família.
(d) Ou
você estuda, ou tirará nota baixa na avaliação.
(e) Não
vim à reunião porque estava chovendo.
( ) coordenada sindética aditiva
( ) coordenada sindética explicativa
( ) coordenada sindética conclusiva
( ) coordenada sindética adversativa
( ) coordenada sindética alternativa
|
Divida as orações e classifique-as em sindéticas
ou assindéticas.
a) A prova
elaborada pelo professor estava simples, mas os alunos ainda confundiram as
questões.
1ª:
2ª: .
b) O menino
não fez a prova porque estava doente.
1ª:
2ª:
c) O aluno não
fez a atividade; logo, sua nota será abaixo da média.
1ª:
2ª:
d) As senhoras
queriam caminhar muito; contudo, o cansaço era maior.
1ª:
2ª:
e) Estude
bastante, pois amanhã será o vestibulinho.
1ª:
2ª:
|
Qual das orações a seguir está na voz passiva
sintética?
a) Precisa-se
de faxineira.
b) O rapaz se
feriu com o canivete.
c) Escreveu-se
o poema.
d) O político
derrotou seu adversário.
e) Os cabelos
da boneca foram arrancados pela menina.
|
Na oração “Os ratos faziam a festa na
casa abandonada” a função sintática do termo em destaque é:
a) objeto
direto
b) objeto
indireto
c) agente da
passiva
d) adjunto
adverbial
|
Em “A galinha pôs um ovo de
ouro” a função morfológica do termo destacado é:
a) artigo
b) adjetivo
c) substantivo
d) pronome
|
Leia o Texto
João e Maria (Chico Buarque / Sivuca)
Agora eu
era o herói
E o meu cavalo só falava inglês A noiva do cowboy Era você além das outras três Eu enfrentava os batalhões Os alemães e seus canhões Guardava o meu bodoque E ensaiava o rock para as matinês.
Agora eu
era o rei
Era o bedel e era também juiz E pela minha lei A gente era obrigado a ser feliz E você era a princesa que eu fiz coroar E era tão linda de se admirar Que andava nua pelo meu país. (...) |
1- Responda
a) Qual
o foco narrativo do texto lido?
b) Transcreva
um trecho que confirme a sua resposta.
c) Mude
o foco narrativo da oração “Agora eu era um rei”.
2- A forma verbal ERA presente em diversos
trechos do texto pertence a que verbo?
3- A que conjugação pertence o verbo citado na
questão anterior?
4- Observe que no texto há várias formas verbais
destacadas. Dê o infinitivo de cada uma delas.
5- De acordo com a resposta da questão anterior conclui-se que esses verbos pertencem à qual
conjugação?
|
Leia o fragmento a seguir.
(...)a
vaidade excessiva na infância contribui para que as crianças deixem de viver
etapas fundamentais de seu crescimento e comprometem as áreas social e
escolar. “Um dos maiores prejuízos é a criança deixar de brincar com
atividades que explorem seu desenvolvimento psicomotor – correr, pular, subir
em árvores, andar de bicicleta, mexer com tinta, etc – por conta de não se
sujar, amassar a roupa ou suar”, aponta Fabiana. Isso é péssimo para sua
formação, pois, mais tarde, ela pode se tornar um adulto infantilizado.
Fonte:
Mídia Saúde
|
a) Qual
o tema abordado no texto?
b) Transcreva
um pequeno trecho confirmando a sua resposta.
c) Por
que a autora afirma que, futuramente, as crianças podem se tornar adultos
infantilizados?
d) No
texto há alguns verbos que estão no infinitivo. Transcreve três desses verbos, sendo:
um verbo de 1ª conjugação:
..................................................
um verbo de 2ª conjugação:
..................................................
um verbo de 3ª conjugação:
..................................................
e) Informe
qual é o radical e a vogal temática de alguns verbos do texto:
RADICAL VOGAL TEMÁTICA
contribuir ....................... ..............
deixar ....................... ...............
comprometer ...................... ...............
|
Leia o Texto.
COLAR DE CAROLINA (Cecília Meireles)
Com seu
colar de coral,
Carolina corre por entre as colunas da colina. O colar de Carolina colore o colo de cal, torna corada a menina. E o sol, vendo aquela cor do colar de Carolina, põe coroas de coral nas colunas da colina. |
a) Transcreva
do poema acima UM verbo regular.
b) Dê
o infinitivo da forma verbal PÕE e informe a que conjugação pertence.
INFINITIVO:
...........................................
CONJUGAÇÃO: .....................................
c) A
forma verbal COLORE presente na 2ª estrofe do poema, pode ser classificado
como:
( ) regular
( ) irregular
( ) abundante
( ) defectivo
( ) anômalo
d) A
que forma nominal pertence a forma verbal VENDO presente na 3ª estrofe do
poema?
|
Retire a vogal tônica e a seguir informe se os
verbos a seguir são rizotônicos ou arrizotônicos.
a) Contribuir
.........................................................
b) Falava
..............................................................
c) Corre
...............................................................
|
Complete as orações abaixo com o uso dos PORQUÊS.
a) Houve
vários motivos................................... não compareci à reunião.
b) Não
fui à festa ............................... estava meio febril.
c) Os
alunos não responderam às atividades, ...........................?
|
Texto:
A CAÇADA
Já era
noite quando aquele homem e o seu fiel cão saíram para a mata. Buscavam
alimentos para sobreviver, já que naquela região a comida estava escassa
devido à ação predatória do ser humano contra a natureza. A magreza daqueles
dois seres solitários denotavam como levavam uma vida difícil, mas felizmente,
nem tudo estava perdido.
O que
encontravam e servisse de alimento, levavam. Até que, sem esperar, se
depararam com um estranho animal. Assustaram-se muito quando aquele
brutamonte abriu sua boca que apareciam os dentes molhados de tanta saliva
que escorria pelos cantos, mostrando que a fome era imensa. O homem e o seu
cão ficaram encurralados diante aquela fera.
A mata
era fechada por grandes árvores que traziam ruídos das plantas e de outros
seres que fazia com que o medo aumentasse, mesmo assim, arranjaram forças
para lutar contra o animal. A fera foi atingida pela lança que atravessou seu
peito, deixando-a imobilizada. Seu grito de dor ecoou por toda a mata e,
finalmente, se livraram daquele monstro sanguinário.
Os dois
conseguiram arrastar o animal floresta à dentro, transformando-o num belo
churrasco, e passaram ainda vários dias se alimentando dele. (MDSNMayer)
|
1. Quais
os personagens do texto?
2. Qual
o foco narrativo do texto?
3. Em
que lugar se passou a narrativa?
4. Quando
tudo aconteceu?
5. Qual
é o assunto exposto na narrativa?
6. Na
oração “A fera foi atingida pela
lança” qual é o agente da passiva?
7. Transcreva
do 3º parágrafo uma
oração que esteja na voz passiva analítica.
8. Em que voz se encontra a oração “O
homem e o seu cão ficaram encurralados”?
|
|
9. Assinale a alternativa que aparece o agente
da passiva na oração.
a) Milhares
de pessoas foram atingidas pela violência urbana.
b) O
canto das sereias ecoa do fundo do mar.
c) Destrói-se
grande parte da floresta amazônica.
d) As
ruas foram invadidas na manhã de ontem.
|
10. As orações a seguir estão na voz ativa.
Passe-as para a voz passiva analítica.
a) Professor
estadual mantém greve.
b) Chuvas
fortes desabrigam 5 mil em 17 municípios da Paraíba.
c) Juiz
libertou ex-diretor do FMI.
d) Seita
prevê fim do mundo.
|
|
11. Passe as orações
abaixo para a voz passiva sintética.
a) Os homens
cortaram as árvores.
b) A natureza
é destruída pelo ser humano.
c) Deslizamentos
de terra são provocados por fortes chuvas em todo o país.
d) Adolescentes
causam tumulto em show internacional.
e) Diplomatas
foram resgatados no Iêmen por helicóptero.
|
12. Qual das orações a
seguir contém erro de regência verbal?
a) Prefiro
músicas românticas a rock.
b) O fiscal
não visou o passaporte do passageiro.
c) Há onze
anos assisto em Monteiro.
d) Os rapazes
não assistiram o jogo do Vasco.
|
13. Qual das orações a
seguir não contém erro de regência verbal?
a) Ontem assistimos a um grande clássico do
futebol
b) Todos nós
devemos obedecer o regulamento da escola.
c) Meus alunos
aspiram um bom cargo no futuro.
d) Esqueceu-se
o seu boné na lanchonete.
|
14. As orações a
seguir foram escritas com erros de regência verbal. Corrija-as.
a) O médico
assistia aos pacientes no Hospital Santa Filomena.
b) Os alunos
não assistiram o espetáculo no Teatro Jansen Filho.
c) O
funcionário daquela empresa aspirou ao ar contaminado.
d) A empresa
não pagou o funcionário.
e) Prefiro
ensinar Português do que Inglês.
|
15. Observe os verbos das orações a
seguir e informe se eles são TRANSITIVOS DIRETOS, TRANSITIVOS INDIRETOS ou
INTRANSITIVOS.
a) Não lembrei
o nome do aluno.
b) Os
professores simpatizaram com aquele projeto pedagógico.
c) O grupo de
estudantes não pôde viajar hoje porque o fiscal não visou os passaportes.
d) Chegamos ao
sítio às 12 horas.
e) Renata
namora Carlos.
|
Leia o texto
Pra Você Guardei O Amor /
Nando Reis
Pra você guardei
o amor
Que nunca soube dar O amor que tive e vi sem me deixar Sentir sem conseguir provar Sem entregar E repartir
Pra você guardei
o amor
Que sempre quis mostrar O amor que vive em mim vem visitar Sorrir, vem colorir solar Vem esquentar. E permitir
Quem acolher o
que ele tem e traz
Quem entender o que ele diz No giz do gesto o jeito pronto Do piscar dos cílios Que o convite do silêncio Exibe em cada olhar
Guardei. Sem ter
porque
Nem por razão Ou coisa outra qualquer Além de não saber como fazer Pra ter um jeito meu de me mostrar
Achei. Vendo em
você
E explicação. Nenhuma isso requer Se o coração bater forte e arder No fogo o gelo vai queimar (...) |
Responda às questões a
seguir:
Retire do texto quatro formas verbais e informe
em que tempo e modo se encontram.
No primeiro verso do texto há um verbo transitivo
direto. Transcreva-o.
A que verbos pertencem as formas verbais TIVE e
VI?
Retire do texto três verbos de 2ª e 3ª
conjugações.
O verbo COLORIR, presente no 10º verso do texto,
é classificado em:
a) regular
b) defectivo
c) abundante
d) anômalo
Qual o radical e a vogal temática dos verbos
abaixo?
a) guardar
b) conseguir
c) acolher
d) piscar
e) bater
f) queimar
g) permitir
A que conjugações pertencem os verbos citados na
questão anterior?
Transcreva do penúltimo verso dois verbos
intransitivos.
|
Leia o texto:
Comeu
(Caetano Veloso)
Ela
comeu meu coração
Trincou
Mordeu
Mastigou
Engoliu
Comeu
O meu
Ela comeu
meu coração
Mascou
Moeu
Triturou
Deglutiu
Comeu
O meu (...)
|
Responda.
a) Quantos e
quais são os verbos que aparecem no texto?
b) Informe o
tempo e o modo em que esses verbos se encontram.
c) Separe os
verbos de acordo com a conjugação.
1ª
CONJUGAÇÃO 2ª
CONJUGAÇÃO 3ª
CONJUGAÇÃO
.............................. ............................... ...............................
.............................. ............................... ...............................
.............................. ............................... ...............................
.............................. ............................... ...............................
|
Leia este poema:
Passarinho
Eu vi um
passarinho
Entre a
folhagem do meu jardim,
Pequeno e
gorduchinho
Brincando
entre as folhas de cetim.
Voa, voa,
passarinho,
Numa
alegria sem fim
Por entre
as folhas de arminho
Brancas
como jasmim. (Vera Beatriz)
|
a) Transcreva
do poema todas as formas verbais presentes.
b) Qual o infinitivo dos verbos transcritos na
alternativa anterior?
c) A que forma
nominal pertence o verbo “brincando”?
d) Qual o radical
dos verbos:
brincar:
voar:
partir:
passar:
|
Leia o poema:
Naquele bairro afastado
onde em crianças vivias,
a remoer melodias
de uma ternura sem par...
passava todas as tardes
um realejo tristonho
passava como num sonho
um realejo a tocar.
Depois tu partiste
ficou triste
a rua deserta...
Na tarde fria
e calma
ouço ainda o realejo
a tocar.
(Custódio
Mesquita)
|
a) Transcreva
do texto os verbos que pertencem à 2ª conjugação.
b) Qual o
radical desses verbos?
c) No texto há
um verbo que pertence à 1ª conjugação. Qual é esse verbo?
d) A que conjugação
pertence a forma verbal “PARTISTE”?
e) A que tempo
e modo pertencem as formas verbais VIVIAS e PASSAVA?
f) Qual
o radical do verbo OUVIR?
|
Classifique os verbos a seguir em REGULAR ou IRREGULAR.
a) beber
b) entender
c) dar
d) querer
e) cantar
f) caber
g) trazer
h) lavar
i) partir
|
Informe se os verbos a seguir são RIZOTÔNICOS ou ARRIZOTÔNICOS.
a) vivia
b) disse
c) telefonei
d) estive
e) correria
|