ATIVIDADES DIVERSAS CLÁUDIA: Atividades sobre tipos de energia

7 de nov. de 2012

Atividades sobre tipos de energia

TIPOS DE ENERGIA
ENERGIA RENOVÁVEL  É originária de fontes naturais que se regeneram , não se esgotam: energia solar, energia eólica (dos ventos), energia hidráulica (dos rios), biomassa (matéria orgânica), geotérmica (calor interno da Terra, gêiseres) e maremotriz (das ondas de mares e oceanos).
Ao contrário das não-renováveis (fóssil), as fontes de energias renováveis causam  menos poluição ao meio ambiente. Portanto, são alternativas ao sistema energético tradicional, principalmente numa situação de luta contra a poluição atmosférica e o aquecimento global.
PRINCIPAIS FONTES DE ENERGIA 
Energia hidráulica – é a mais utilizada no Brasil. A água possui grande potencial energético e quando represada ele aumenta. Numa usina hidrelétrica existem turbinas que, na queda d`água, fazem funcionar um gerador elétrico, produzindo energia. Embora a construção da usina provoque impactos ambientais, esta é uma fonte considerada limpa.
 Energia fóssil – formada há milhões de anos a partir do acúmulo de materiais orgânicos no subsolo são petróleo,  carvão mineral e gás natural.
Energia solar – pouco explorada, em função do custo elevado de implantação, é uma fonte limpa, ou seja, não gera poluição nem impactos ambientais. A radiação solar é captada e transformada para gerar calor ou eletricidade.
 Energia de biomassa –  gerada a partir da decomposição de materiais orgânicos (esterco, restos de alimentos, resíduos agrícolas). O gás metano produzido é usado para gerar energia.
Pode ser uma boa opção energética, pois é renovável e gera poucos  poluentes. Numa usina de álcool, os resíduos de cana-de-açúcar (bagaço) podem ser utilizados para produzir biomassa e energia. A geração de energia através da biomassa pode contribuir para a diminuição do efeito estufa e do aquecimento global.
 Energia eólica – gerada a partir do vento. Grandes hélices são instaladas em áreas abertas e o movimento delas gera energia elétrica. È uma fonte limpa e inesgotável, porém, ainda pouco utilizada.
 Energia nuclear – o urânio é um minério que possui muita energia.  As usinas nucleares aproveitam esta energia para gerar eletricidade. Embora não produza poluentes, a quantidade de lixo nuclear é um ponto negativo. Os acidentes em usinas nucleares, embora raros, representam um grande perigo.
 Energia geotérmica – nas camadas profundas da crosta terrestre existe um alto nível de calor. Em algumas regiões, a temperatura pode superar 5.000°C. As usinas podem utilizar este calor para acionar turbinas elétricas e gerar energia. Ainda é pouco utilizada.
 Energia gravitacional – gerada a partir do movimento das águas oceânicas nas marés. Possui um custo elevado de implantação e, por isso, é pouco utilizada. Especialistas em energia afirmam que, no futuro, esta, será uma das principais fontes de energia do planeta.
COMBUSTÍVEIS são materiais que liberaram energia. São usados para gerar energia e movimentar automóveis, aviões, máquinas industriais, etc. Alguns combustíveis são utilizados também para gerar energia elétrica.
combustíveis fósseis--: gasolina, querosene, diesel, gás natural e carvão mineral. geram altas quantidades de poluentes que prejudicam a qualidade do ar e contribuem para o aumento do efeito estufa.
Hidrogênio--As células de hidrogênio vem sendo testadas como combustível pela indústria automobilística. Pode se tornar uma excelente opção, pois sua queima  não gera gases poluentes.
Álcool (Etanol) é pouco poluente e sua fonte de energia (cana-de-açúcar) é renovável.
Biogás é um biocombustível, renovável, produzido da mistura gasosa de dióxido de carbono com metano, ocorrer naturalmente com a ação de bactérias em materiais orgânicos (lixo doméstico orgânico, resíduos industriais de origem vegetal, esterco de animal). Para ser produzido utiliza-se o biodigestor anaeróbico. O biogás pode substituir o GLP (gás de cozinha) e o gás natural. O biogás pode também ser utilizado para a produção de energia elétrica.
Biodiesel é um combustível renovável, pois é produzido a partir de fontes vegetais (soja, mamona, dendê, girassol, entre outros), misturado com etanol (proveniente da cana-de-açúcar) ou metanol (pode ser obtido a partir da biomassa de madeiras). É  limpo, orgânico e renovável.
Vantagens do biodiesel:
- A queima do biodiesel gera baixos índices de poluição, colaborando menos para o aquecimento global.
- Gera emprego e renda no campo, diminuindo o êxodo rural.
- Trata-se de uma fonte de energia renovável. Já que se planta sempre.
- Deixa as economias dos países menos dependentes do petróleo.
- Produzido em larga escala e com uso de tecnologias, o custo de produção pode ser mais baixo do que os derivados de petróleo.
Desvantagens do biodiesel
- Se o consumo mundial for em larga escala, serão necessárias plantações em grandes áreas agrícolas. Em países que não fiscalizam adequadamente seus recursos florestais, pode aumentar o desmatamento por causa da plantação dos grãos.
- Com o uso de grãos para a produção do biodiesel, pode aumentar o preço dos produtos derivados deste tipo de matéria-prima. Exemplos: leite de soja, óleos, carne, rações para animais, ovos entre outros.


Responda de acordo com o texto:
1- Quais são os exemplos de energia renovável apresentados no texto?
2- Porque  as fontes de energias renováveis são alternativas ao sistema energético tradicional?
3- Quais são os tipos de energia apresentadas no texto?
4-  Quais são os combustíveis fósseis?
5- O que é fonte de energia limpa?
6- O que é usado para produzir a biomassa?
7- Porque o uso da energia de biomassa é bom ara o meio ambiente?
8- Quais são os combustíveis que mais contribuem para o aumento do efeito estufa, consequêntemente aquecimento global?
9- O que é o biodisel e como é produzido?
10- Complete as lacunas e preencha a cruzadinha
1- As energias renováveis são fontes naturais que não se ____________
2-  A energia eólica é retirada dos _____________
3- A energia hidráulica é regirada dos ___________
4- A energia geotérmica é retirada dos  _________ 
5- A energia maremotriz  é retirada das __________ dos mares.
6-  As fontes de energias ___________causam  menos poluição ao meio ambiente e contribuem menos para o aquecimento.
7-  Energia mais utilizada no Brasil _____________.
 8- As usinas de energia hidráulica não geram poluição do ar mas a sua construção  provoca _____________ambientais
9- Os combustíveis fosseis não são renováveis porque demoram ______de anos para se formar do acúmulo de materiais orgânicos no subsolo
 10- Energia pouco usada, cara, fonte limpa, gera calor  e eletricidade.
11- Energia gerada a partir da decomposição de materiais orgânicos como esterco, restos de alimentos, resíduos agrícolas
12-  Gás produzido pela decomposição de materiais orgânicos_________
13- A energia eólica  é uma fonte de energia limpa e _______________.
14-  A fonte da energia nuclear é o __________________
15-  Energia gerada pelo movimento das  marés. Custo elevado. Pode ser , no futuro, uma das principais fontes de energia do planeta.__________
16- _____são usados para gerar energia e movimentar automóveis, aviões, máquinas industriais e alguns são  usados na geração de energia elétrica
17-____________geram altas quantidades de poluentes que prejudicam a qualidade do ar e contribuem para o aumento do efeito estufa..
18- Combustível pouco poluente, tem como fonte de energia a cana-de-açúcar, é renovável_______________.
19- É  um biocombustível, renovável, produzido naturalmente por meio da ação de bactérias em materiais orgânicos lixo doméstico orgânico, resíduos vegetais, esterco de animal ______________
20- O biogás pode substituir o GLP (____________) e o gás natural e pode ser usado para a produção de energia elétrica.
1








O










10








S










18



















2








T










7








I










8








P










5








O










13








S










19



















11








D










6








E










20



















9








E










14








N










16








E










3








R










4








G










17








I










12








A










15



















5 comentários:

Fale comigo - Cláudia

Nome

E-mail *

Mensagem *