TIPOS DE POLUIÇÃO
A poluição sonora ocorre quando o som
altera a condição normal de audição. Ela não se acumula no meio ambiente,como
as outras poluições,mas
causa danos ao corpo e à qualidade de vida. Ela é provocada pelo som das indústrias, canteiros de
obras, transporte,etc. Estes ruídos
provocam ,além de alterações comportamentais e orgânicas,como: Insônia;· Estresse· Depressão· Perda de
audição· Agressividade· Perda de atenção e concentração· Perda de memória·
Dores de Cabeça· Aumento da pressão arterial· Cansaço· Gastrite e úlcera·
Queda de rendimento escolar e no trabalho· Surdez . A OMS (Organização
Mundial de Saúde) considera que um som deve ficar em até 50 db (decibéis –
unidade de medida do som).Nível de ruído:- torneira gotejando (20 db)- música
baixa (40 db)- conversa tranqüila (40-50 db)- restaurante com movimento (70
db)- secador de cabelo (90 db)- caminhão (100 db)- show musical, próximo as
caixas de som (acima de 130 db)- tiro de arma de fogo próximo (140 db). 7 de
maio o Dia do Silêncio.- Para medir o nível de ruído usa-se o
decibelímetro.
Poluição das águas –As principais causas são poluição e contaminação por poluentes e
esgotos. através dos lixos, esgotos, dejetos químicos industriais
e mineração sem controle.Por isso, os governos, tem incentivado a exploração
de aqüíferos (grandes reservas de água doce subterrâneas). Na América do Sul,
temos o Aqüífero Guarani cuja maior parte fica no
Brasil.Problemas gerados pela poluição das águas :cerca de 3 bilhões de
habitantes vivem sem condições sanitárias.Um milhão não tem acesso à água potável,por isso espalham-se
diversas doenças como diarréia, esquistossomose, hepatite e febre tifóide, que
matam mais de 5 milhões por ano, Como solução para os problemas dos recursos
hídricos , foi realizado no Japão,2003, o III Fórum Mundial de Água.Foram
aprovadas medidas de preservação dos recursos hídricos.Estes
documentos reafirmam a importância da água doce para a vida e saúde das
pessoas e defende que, para que ela não falte , alguns desafios devem
ser superados: o atendimento das necessidades básicas da
população,a proteção dos ecossistemas e mananciais,a valorização da água, a
divisão dos recursos hídricos e a eficiente administração dos recursos
hídricos.
Poluição do ar: Começou
com a Revolução
Industrial..As grandes cidades sofrem os efeitos dessa poluição
São Paulo, Tóquio, Nova Iorque e Cidade do México estão na lista das mais
poluídas do mundo.A poluição é resultado da queima de combustíveis fósseis como, carvão
mineral e derivados do petróleo(gasolina
e diesel) A queima destes produtos
lança monóxido de carbono e dióxido de carbono (gás carbônico) na
atmosfera. Estes dois combustíveis geram a energia que
alimenta os setores industrial, elétrico e de transportes de grande parte das
economias do mundo. Por isso, deixá-los atualmente é difícil.Esta poluição
tem gerado doenças respiratórias(a bronquite, rinite alérgica, alergias e asma) .E tem prejudicado os ecossistemas
e o patrimônio histórico e cultural em geral.
Fruto desta poluição, a chuva ácida mata plantas, animais e vai corroendo, monumentos
históricos. O clima também é afetado ,está aumentando a
temperatura do planeta
|
|
1- Complete as lacunas abaixo e preencha a
cruzadinha
1-Principal conseqüência da poluição do
ar___________
2-Destroi plantas e
até corroi monumentos___________
3-Problema de saúde causado pela poluição
doar______
4-a poluição do ar só começou a partir da____________
5-poluição que não se acumula no ambiente__________
6 -Uma das cidades mais poluídas do mundo_________
7-A queima dos poluentes é importante
porque________
8-A poluição se dá pela queima de
combustíveis_______
9-Os principais poluidores do ar são petróleo
e_______
10-A queima de combustíveis fosseis joga no ar_______
11-Aparelho que mede o som ___________________
12-Uma das formas de contaminação da água________
13-----são grandes reservas de água
subterrânea______
14-A poluição da água causa a falta de_____________
15-O fórum Mundial das águas aprovou
medidas de preservação dos_______________________
16-Aguífero da América do Sul___________________
17-O acordo Japonês p/preservação da água
aconteceu no______________
|
2- Marque
(1) para problemas da poluição sonora
(2) para problemas da poluição das
águas
(3) para problemas da poluição do ar
|
( ) Dores de Cabeça
(
)Pessoas não têm acesso à água potável
( ) doenças
respiratórias
( ) diarréia
( )aquecimento global
|
( ) Estresse
( ) Perda de atenção e concentração
( ) hepatite e
febre tifóide
( )
Cansaço
( ) chuva ácida
|
3- Segundo o
Forum Mundial da Água,que desafios devem ser superados para que a água
não falte?
O ISO 14000 é um conjunto de
normas que definem parâmetros e diretrizes de a gestão ambiental para as
empresas (privadas e públicas). Estas normas foram definidas pela
International Organization for Standardization - ISO ( Organização
Internacional para Padronização) e
criadas para diminuir o impacto provocado pelas empresas ao meio
ambiente. Quando uma empresa segue as normas e implanta os processos
indicados, ela pode obter o Certificado ISO 14000. Este certificado é
importante, pois atesta que a organização possui responsabilidade ambiental,
valorizando assim seus produtos e marca. Para conseguir e manter o
certificado ISO 14000, a empresa precisa seguir a legislação ambiental do
país, treinar e qualificar os funcionários para seguirem as normas, diagnosticar
os impactos ambientais que está causando e aplicar procedimentos para
diminuir os danos ao meio ambiente.
|
Atividades:
1)O que é ISO 14000?
2) O que significa a sigla ISO?
3) Para que foi criada a ISO14000?
4)O que uma empresa tem que fazer para receber o
certificado ISO?
5)Por que esse certificado é importante?
6)Na sua opinião por que uma empresa com
certificado ISO ganha a concorrência com produtos de uma empresa que não
tenha o certificado?
|
Extinção de animais - Com a redução das florestas e
o tráfico de animais silvestres,muitas espécies de animais estão entrando em
extinção.Milhares de espécies
animais foram extintas nos últimos cem anos e, muitas delas, poderiam revelar
ao homem informações importantes sobre o meio ambiente e até mesmo a cura para
doenças.O relatório Planeta Vivo
aponta uma grande diminuição de espécies entre 1970 a 1995. 35% dos animais
de água doce e 44% das espécies marinhas foram extintos.Um quarto das
espécies conhecidas ,hoje,estão ameaçadas de extinção. Entre este:o panda gigante ,o elefante, o cervo-da-tailândia, o cavalo
selvagem da Europa, o bisão da França,
a baleia-azul, o leopardo, o lobo-vermelho, o orangotango,
etc.Entre os vegetais, podem desaparecer as orquídeas,do México,
e as bromélias da Am. e Áf.No Brasil: ararinha,
arara-azul,Cachorro-vinagre,Cervo-do-Pantanal,jaguatirica,lobo-guará,mono-carvoeiro, mico-leão-dourado, onça-pintada, tamanduá-bandeira,
tatu-canastra, veado-campeiro, etc.As regiões que concentram o maior nºde
animais em vias de extinção:são:as florestas africanas, Cordilheira dos
Andes, Mata Atlântica e Cerrado Brasileiro.
|
Atividades:
1)Quais as principais causas da extinção de
animais?
2)Em que região estão a maioria dos animais
ameaçados de extinção?
3)Quais são os animais brasileiros que estão
ameaçados de extinção?
4)Porque você acha que 35% dos animais de água
doce e 40% dos animais marinhos foram extintos justamente no período de 1970
até 1995?
|
A água - O uso irracional e a
poluição de fontes importantes (rios e lagos),
podem ocasionar a falta de água doce muito em breve, caso nenhuma providência
seja tomada. Aproximadamente 2 bilhões de habitantes enfrentam a falta de
água no mundo. Em breve poderá faltar água para irrigação em diversos países,
principalmente nos mais pobres. Os continentes mais atingidos pela falta de
água são: África,
Ásia Central e o Oriente Médio. Entre os anos de 1990 e 1995, a necessidade
por água doce aumentou cerca de duas vezes mais que a população mundial. Isso
ocorreu provocado pelo alto consumo de água em atividades industriais e zonas
agrícolas. Infelizmente, apenas 2,5% da água do planeta Terra são de água
doce, sendo que apenas 0,08% está em regiões acessíveis ao ser humano.
|
ATIVIDADES:
1-O que
pode causar a escassez de água potável?
2- De
acordo com o texto, quem mais sofre com a escassez de água potável?
3- Que
lugares do globo mais sofrem com a falta de água potável?4- Porque o consumo
de água aumentou entre os anos de 1990 e 1995?
5-Quanto
% da água do planeta é doce?
6- A
que lugares o texto se refere quando
diz que a água doce é acessível.
7- Que
lugares inacessíveis a água doce também pode ser encontrada?
|
Biodiersidade (bio=vida) e diversidade
(grande variedade). Ela significa a diversidade do mundo vivo na natureza, ou
seja a grande quantidade de espécies em nosso planeta.
A biodiversidade pode ser subdividida em
três níveis:
1º diversidade genética: que corresponde a diversidade dos genes numa espécie (diversidade intra-específica); 2º diversidade específica: é a diversidade das espécies animais e vegetais; 3º diversidade ecossistêmica: que corresponde à diversidade dos ecossistemas presentes em nosso planeta.
- Em 2010 foi comomorado o Ano
Internacional da Biodiversidade?
|
Atividades:
1-O que significa biodiversidade?
2- O que é a biodiversidade na genética?
3- O que é a biodiversidade específica?
4- O que é a Biodiversidade ecIossistémica?
|
Encontre no diagrama palavrRas referentes a destruição da Biodiversidade
( 9 PALAVRAS)
M
|
P
|
I
|
O
|
P
|
Q
|
W
|
E
|
R
|
D
|
Y
|
U
|
A
|
A
|
O
|
P
|
Q
|
U
|
U
|
´Q
|
O
|
W
|
E
|
R
|
T
|
Y
|
U
|
E
|
O
|
P
|
Q
|
I
|
I
|
O
|
U
|
R
|
D
|
Q
|
W
|
L
|
E
|
R
|
T
|
Y
|
U
|
S
|
U
|
I
|
U
|
R
|
U
|
I
|
U
|
B
|
A
|
Q
|
E
|
Z
|
U
|
K
|
J
|
G
|
D
|
M
|
S
|
X
|
E
|
A
|
Q
|
Q
|
O
|
A
|
N
|
U
|
R
|
X
|
N
|
I
|
K
|
H
|
F
|
A
|
D
|
C
|
C
|
T
|
W
|
W
|
I
|
N
|
Ç
|
E
|
E
|
Z
|
M
|
K
|
Ç
|
G
|
D
|
T
|
S
|
X
|
I
|
A
|
E
|
E
|
O
|
I
|
A
|
I
|
R
|
X
|
N
|
L
|
J
|
Ã
|
F
|
A
|
D
|
C
|
M
|
R
|
R
|
R
|
L
|
Z
|
S
|
M
|
E
|
Z
|
M
|
K
|
K
|
G
|
O
|
M
|
S
|
X
|
E
|
I
|
T
|
T
|
K
|
A
|
C
|
A
|
R
|
X
|
N
|
L
|
J
|
H
|
D
|
E
|
D
|
C
|
N
|
P
|
Y
|
Y
|
J
|
Ç
|
L
|
D
|
C
|
A
|
O
|
A
|
J
|
G
|
F
|
N
|
S
|
X
|
T
|
O
|
H
|
U
|
H
|
Ã
|
I
|
A
|
E
|
Z
|
N
|
K
|
K
|
H
|
D
|
T
|
D
|
C
|
O
|
I
|
G
|
I
|
G
|
O
|
M
|
S
|
R
|
X
|
M
|
L
|
J
|
G
|
F
|
O
|
S
|
X
|
G
|
B
|
D
|
O
|
A
|
A
|
Á
|
C
|
A
|
Ç
|
A
|
I
|
L
|
E
|
G
|
A
|
L
|
C
|
L
|
X
|
A
|
P
|
S
|
S
|
T
|
W
|
E
|
Z
|
N
|
K
|
J
|
G
|
D
|
A
|
S
|
X
|
O
|
C
|
S
|
O
|
D
|
D
|
I
|
E
|
R
|
X
|
M
|
L
|
K
|
H
|
F
|
S
|
D
|
C
|
B
|
X
|
Z
|
I
|
F
|
A
|
C
|
W
|
E
|
Z
|
N
|
K
|
J
|
G
|
D
|
A
|
S
|
X
|
A
|
C
|
X
|
Y
|
G
|
S
|
A
|
E
|
E
|
X
|
M
|
L
|
K
|
H
|
F
|
S
|
D
|
C
|
L
|
X
|
C
|
T
|
H
|
D
|
S
|
D
|
E
|
R
|
R
|
E
|
T
|
I
|
M
|
E
|
N
|
T
|
O
|
P
|
O
|
L
|
A
|
R
|
Desequilíbrio
Ecológico --
A natureza demorou milhões de anos para equilibrar os ecossistemas. Porém, uma pequena mudança pode provocar o desequilíbrio ecológico. O desequilíbrio ecológico ocorre quando algum elemento (animal ou vegetal) de um ecossistema é reduzido em quantidade, adicionado ou subtraído. Esta mudança pode originar reações em cadeia e repercutir diretamente no funcionamento do ecossistema. Causas--A ação do homem é a principal causa de desequilíbrio ecológico na atualidade. Entre estas ações, podemos citar o desmatamento, a caça e a pesca sem controle e a urbanização em áreas de matas e florestas. Ex:Homens começam a caçar cobras numa determinada área ecologicamente equilibrada. Com a diminuição no número de cobras aumenta consideravelmente o número de sapos (alimento destas cobras). Com isso, a quantidade de insetos começa a reduzir significativamente, podendo faltar para outras espécies que também se alimentam de insetos. Isso pode até provocar a extinção de certas espécies.
ATIVIDADES:
1- Quando acontece o desequilíbrio ecológico?
2- Quem
provoca o desequilíbrio ecológico?
3- Que ações provocam o desequilíbrio ecológico?
Sabemos que o desequilíbrio ecológico provoca
reação em cadeia então, observe o exemplo de desequilíbrio ecológico dado no
texto pesquise outro e copie aqui.
|
gabarito
ResponderExcluirHhhxhx
ExcluirAlg sabe a 1?
ResponderExcluirOlá professora Claudia por gentileza me envie essa atividade por email: empam.marlucyfaria@gmail.com
ResponderExcluir