ATIVIDADES DIVERSAS CLÁUDIA: MATRIZ DE REFERÊNCIA - SIMAVE / PROEB LÍNGUA PORTUGUESA - 9o ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL TÓPICOS E SEUS DESCRITORES

28 de fev. de 2013

MATRIZ DE REFERÊNCIA - SIMAVE / PROEB LÍNGUA PORTUGUESA - 9o ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL TÓPICOS E SEUS DESCRITORES

D1 Identificar o tema ou o sentido global de um texto.
D2 Localizar informações explícitas em um texto.
D3 Inferir informações implícitas em um texto.
D5 Inferir o sentido de uma palavra ou expressão.
D10 Distinguir um fato da opinião relativa a esse fato.
II – IMPLICAÇÕES DO SUPORTE, DO GÊNERO E/OU DO ENUNCIADOR NA COMPREENSÃO DO TEXTO
D6 Identificar o gênero de um texto.
D7 Identificar a função de textos de diferentes gêneros.
D8 Interpretar texto que conjuga linguagem verbal e não-verbal.
III – RELAÇÃO ENTRE TEXTOS
D18 Reconhecer posições distintas entre duas ou mais opiniões relativas ao mesmo fato ou ao mesmo tema.
D20 Reconhecer diferentes formas de abordar uma informação ao comparar textos que tratam do mesmo tema.
IV – COERÊNCIA E COESÃO NO PROCESSAMENTO DO TEXTO
D11 Reconhecer relações lógico-discursivas presentes no texto, marcadas por conjunções, advérbios, etc.
D12 Estabelecer a relação causa/consequência entre partes e elementos do texto.
D15 Estabelecer relações entre partes de um texto, identificando repetições ou substituições que contribuem para
sua continuidade.
D16 Estabelecer relações entre partes de um texto a partir de mecanismos de concordância verbal e nominal.
D19 Identificar o conflito gerador do enredo e os elementos que compõem a narrativa.
D14 Identificar a tese de um texto.
D26 Estabelecer relação entre a tese e os argumentos oferecidos para sustentá-la.
D27 Diferenciar as partes principais das secundárias em um texto.
V – RELAÇÕES ENTRE RECURSOS EXPRESSIVOS E EFEITOS DE SENTIDO
D23 Identificar efeitos de ironia e humor em textos.
D28 Reconhecer o efeito de sentido decorrente da escolha de uma determinada palavra ou expressão.
D21 Reconhecer o efeito de sentido decorrente do uso de pontuação e de outras notações.
D25 Reconhecer o efeito de sentido decorrente do uso de recursos ortográficos e morfossintáticos.
VI – VARIAÇÃO LINGUÍSTICA
D13 Identificar marcas linguísticas que evidenciam o locutor e o interlocutor de um texto 


Pessoal, Para quem eu enviei o planejamento de língua portuguesa e pedi para atualizar os descritores...enexei os descritores do Fundamental I. Desculpem-me esse é o correto.

3 comentários:

  1. Gostaria que vc postasse os descritores do 6º ao 9º do ensino Fundamental de ciências,pois não consigo encontrar,barabéns pelo blogue

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    1. Ja está no blog...se vc não encontrar deixe e-mail que te envio.

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  2. Olá, Claudia, tenho alguma dificuldade de formular questões com os descritores já identificados.
    Agora a orientação da Superintendência Regional de Ensino é que coloquemos tudo isto no papel, registrado.
    Assim provamos que estamos trabalhando dentro do CBC e da Matriz de Referência. Além disto, temos que formular atividades de Intervenção Pedagógica. Leciono para os anos finais do Ensino Fundamental e tenho dois cargos. Apesar ter cumprir módulo II e horas de planejamento, o cansaço é muito e o tempo acaba sendo pouco. Espaços como este que você criou nos ajuda muito. Parabéns pela iniciativa e solidariedade com nossa classe. Gostaria, se possível, receber sugestões de atividades por email, principalmente com descritores assinalados.
    Meu email: aso.lopes@hotmail.com
    Obrigada,
    Deus abençoe sua vida!
    ANDRESA - VERMELHO NOVO/MG

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