ATIVIDADES DIVERSAS CLÁUDIA

9 de mai. de 2012

Matriz de referência de ciências...PIP II Descritores


MATRIZ DE REFERÊNCIA - VERSÃO PRELIMINAR
CIÊNCIAS – 9º ANO ENSINO FUNDAMENTAL
TÓPICOS/TEMAS E SEUS DESCRITORES
I - DIVERSIDADE DA VIDA NOS AMBIENTES
D1
Identificar, a partir de características de animais e vegetais, ambientes brasileiros aquáticos e terrestres.
D2
Reconhecer as características dos grandes Reinos – Monera, Protista, Fungi, Planta, Animal e Vírus.
D3
Identificar padrões de adaptação dos grandes grupos de animais.
D4
Estabelecer relação entre extinção de espécies e transformações nos ambientes provocadas pela ação humana.
D5
Reconhecer a importância do meio abiótico no ambiente para os seres vivos.
II - DIVERSIDADE DOS MATERIAIS
D6
Reconhecer as propriedades específicas dos materiais: densidade, solubilidade, temperatura de fusão e ebulição, no reconhecimento de materiais e de processos, separação de misturas e diferenciação entre misturas e substâncias, com atividades do cotidiano
D7
Reconhecer a conservação da massa nas reações químicas.
D8
Relacionar a mistura de gases na composição do ar atmosférico.
D9
Reconhecer a presença de componentes do ar atmosférico em reações químicas como combustão, fermentação, fotossíntese e respiração celular.
D10
Estabelecer relação entre reciclagem dos materiais e a preservação ambiental.
III - FORMAÇÃO E MANEJO DOS SOLOS
D11
Estabelecer relação das queimadas com a morte dos seres vivos e a perda da fertilidade do solo.
D12
Relacionar as ações humanas e dos efeitos de intemperismo com a erosão do solo.
D13
Reconhecer técnicas de conservação dos solos, como plantação em curva de nível, rotação de culturas e de pastagens, correção do solo, adubação verde e outras como técnicas de conservação do solo, intemperismo.
D14
Identificar a presença de húmus com agente de fertilidade dos solos.
IV - DECOMPOSIÇÃO DOS MATERIAIS
D15
Relacionar fatores como presença de ar, luz, calor e umidade com o desenvolvimento de microorganismos.
D16
Identificar aspectos relacionados com consumo, embalagem e estocagem de alimentos.
D17
Reconhecer o problema do lixo na sociedade
V- QUALIDADE DA ÁGUA E QUALIDADE DE VIDA
D18
Identificar as mudanças de estado físico da água em situações reais e cíclicas das transformações da mesma natureza.
D19
Identificar as propriedades especificas da água em seus estados físicos, temperatura e como solvente.
D20
Reconhecer a importância da água para os seres vivos.

VI - ENERGIA NOS AMBIENTES
D21
Reconhecer a energia armazenada em sistemas (energia potencial, gravitacional, energia potencial elástica, energia potencial química).
D22
Reconhecer o Sol como fonte básica de energia na Terra.
D23
Analisar os fenômenos e processos em termos de transformações e transferência de energia.
D24
Identificar o alimento como fonte de energia.
VII - EVOLUÇÃO DOS SERES VIVOS
D25
Reconhecer o papel da reprodução sexuada e assexuada na evolução e diversidade das espécies.
VIII - A DINÂMICA DO CORPO
D26
Identificar e analisar alguns sistemas ou órgãos humanos em representações figurativas
IX - SEXUALIDADE
D27
Localizar, nomear e dar a função das partes do aparelho reprodutivo feminino ou masculino a partir de representações figurativas.
D28
Identificar os principais métodos anticoncepcionais segundo suas formas de uso e atuações, inclusive na preservação das DSTs – AIDS
D29
Compreender e discutir as mudanças físicas e psicológicas na adolescência.
X - INTERAÇÃO DO CORPO COM ESTÍMULOS DO AMBIENTE
D30
Estabelecer relações entre sistema nervoso, órgãos dos sentidos e aparelho locomotor em situações cotidianas ou situações de risco (acidentes, uso indevido de medicamentos, drogas,etc).
XI - O MUNDO MUITO GRANDE
D31
Reconhecer que vivemos na superfície da Terra.
D32
Identificar força enquanto ação externa, capaz de modificar o estado de repouso ou movimento dos corpos (inércia).
XII - O MUNDO MUITO PEQUENO
D33
Identificar características das partículas constituintes dos átomos e sua organização
D34
Reconhecer elementos químicos como constituintes básicos dos materiais.
XIII - MECANISMOS DE HERANÇA
D35
Reconhecer que o meio ambiente pode alterar o fenótipo de um individuo.
D36
Reconhecer o trabalho de Mendel, sobre a transmissão dos caracteres hereditários.
XIV- PROCESSOS DE TRANSFERÊNCIA DE ENERGIA
D37
Reconhecer os impactos ambientais de usinas geradoras de energia.
D38
Distinguir calor de temperatura.
D39
Reconhecer os circuitos elétricos e identificar o que é necessário para que a corrente elétrica se estabeleça num circuito.

Matriz de referência de Arte PIP II Descritores


MATRIZ DE REFERÊNCIA - VERSÃO PRELIMINAR
ARTE – 9º ANO ENSINO FUNDAMENTAL
TÓPICOS E SEUS DESCRITORES
I_ CONHECIMENTO E EXPRESSÃO EM ARTES VISUAIS
D1
Identificar e reconhecer os elementos de composição em artes visuais
D2
Reconhecer vocabulário apropriado de análise de obras de artes visuais
D3
Reconhecer e contextualizar e contextualizar as características fundamentais das obras de artes visuais.
II- CONHECIMENTO E EXPRESSÃO EM DANÇA
D4
Estabelecer relações entre dança , contextualização e identidade cultural.
D5
Identificar os termos específicos da dança.
III_CONHECIMENTO E EXPRESSÃO EM MUSICA
D6
Reconhecer os instrumentos musicais e suas funções.
D7
Identificar diferentes funções da musica.
D8
Identificar termos técnicos específicos da música.
D9
Reconhecer as relações culturais da música ao longo da historia e suas diferentes manifestações.
D10
Identificar diferentes modalidades e funções da música.
IV_CONHECIMENTO E EXPRESSÃO EM TEATRO
D11
Identificar espaços cênicos para apresentações teatrais
D12
Reconhecer ações dramáticas em diferentes manifestações artísticas e no cotidiano.
D13
Identificar e contextualizar produções teatrais em suas diferentes manifestações.
D14
Identificar os gêneros de peças e diversos estilos de produção teatral.
D15
Identificar termos específicos utilizados em teatro.

Matriz de Referência de Língua Inglesa para o Ensino Fundamental (Anos Finais) PIP II Descrit


Matriz de Referência de Língua Inglesa para o Ensino Fundamental (Anos Finais) 


Tópico I . Compreensão das condições de produção do texto escrito de gêneros textuais diferentes.
D1- Identificar o tema geral do texto.
D2- Reconhecer as funções sociocomunicativas em um texto.
D3- Identificar o gênero a que pertence o texto.
D4- Identificar as relações linguísticas e não-linguísticas para constituição do gênero.

Tópico II . Localização de informação específica no texto escrito de gêneros textuais diferentes
D5- Identificar características básicas de cada gênero. D6- Localizar informações específicas no texto.
D7- Identificar características lexicais e sintáticas de alguns dos tipos textuais.

 Tópico III . Coesão no processamento do texto escrito de gêneros diferentes
D8- Estabelecer elos coesivos em gêneros textuais diferentes

 Tópico IV . Coerência e construção de inferências no processamento do texto escrito de gêneros diferentes
D9- Identificar os vários significados expressos na constituição léxico-gramatical de um texto.
D10- Inferir o significado de palavras e expressões de uso cotidiano em diferentes textos.
D11- Inferir as características lexicais de um texto em diferentes gêneros textuais.
D12- Inferir as características sintáticas de um texto em diferentes gêneros textuais.

Tópico V . Funções sociocomunicativas de estruturas léxico-sintáticas
D13- Identificar o uso adequado do Presente Simples e do Presente Contínuo em textos diversos.
D14- Identificar o uso adequado do Passado Simples em textos diversos.
D15- Reconhecer o uso adequado do imperativo em textos diversos.
D16- Identificar o uso adequado do Futuro Simples em textos diversos.
D17- Reconhecer o uso adequado das wh-words em textos diversos.
D18- Reconhecer o uso adequado dos advérbios em textos diversos.
D19- Reconhecer o uso adequado dos adjetivos em textos diversos.
D20- Reconhecer a forma escrita de valores e numerais, datas e número de telefone em textos diversos.
D21- Reconhecer o uso adequado das preposições em textos diversos.
D22- Identificar os marcadores do discurso em textos diversos.

Fale comigo - Cláudia

Nome

E-mail *

Mensagem *