Matriz de Referência de Língua Inglesa para o Ensino Fundamental (Anos Finais)
Tópico I . Compreensão das condições de produção do texto escrito de gêneros textuais diferentes.
D1- Identificar o tema geral do texto.D2- Reconhecer as funções sociocomunicativas em um texto.
D3- Identificar o gênero a que pertence o texto.
D4- Identificar as relações linguísticas e não-linguísticas para constituição do gênero.
Tópico II . Localização de informação específica no texto escrito de gêneros textuais diferentes
D5- Identificar características básicas de cada gênero. D6- Localizar informações específicas no texto.
D7- Identificar características lexicais e sintáticas de alguns dos tipos textuais.
Tópico III . Coesão no processamento do texto escrito de gêneros diferentes
D8- Estabelecer elos coesivos em gêneros textuais diferentes
Tópico IV . Coerência e construção de inferências no processamento do texto escrito de gêneros diferentes
D9- Identificar os vários significados expressos na constituição léxico-gramatical de um texto.
D10- Inferir o significado de palavras e expressões de uso cotidiano em diferentes textos.
D11- Inferir as características lexicais de um texto em diferentes gêneros textuais.
D12- Inferir as características sintáticas de um texto em diferentes gêneros textuais.
Tópico V . Funções sociocomunicativas de estruturas léxico-sintáticas
D13- Identificar o uso adequado do Presente Simples e do Presente Contínuo em textos diversos.
D14- Identificar o uso adequado do Passado Simples em textos diversos.
D15- Reconhecer o uso adequado do imperativo em textos diversos.
D16- Identificar o uso adequado do Futuro Simples em textos diversos.
D17- Reconhecer o uso adequado das wh-words em textos diversos.
D18- Reconhecer o uso adequado dos advérbios em textos diversos.
D19- Reconhecer o uso adequado dos adjetivos em textos diversos.
D20- Reconhecer a forma escrita de valores e numerais, datas e número de telefone em textos diversos.
D21- Reconhecer o uso adequado das preposições em textos diversos.
D22- Identificar os marcadores do discurso em textos diversos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário