MATRIZ DE
REFERÊNCIA - VERSÃO PRELIMINAR
EDUCAÇÃO FÍSICA
– 9º ANO ENSINO FUNDAMENTAL
TÓPICOS/TEMAS E
SEUS DESCRITORES
|
|
I – ESPORTE
|
|
D1
|
Identificar as regras básicas de cada modalidade
esportiva.
|
D2
|
Identificar as regras de cada modalidade esportiva
em situações pré-definidas.
|
D3
|
Identificar os elementos técnicos (fundamentos) de
cada modalidade esportiva.
|
D4
|
Identificar as formações táticas de cada
modalidade esportiva.
|
D5
|
Identificar os riscos de cada modalidade
esportiva.
|
D6
|
Identificar os benefícios da prática esportiva.
|
D7
|
Identificar esporte educacional, de participação e
de rendimento.
|
D8
|
Diferenciar esporte educacional, de participação e
de rendimento.
|
D9
|
Reconhecer a importância da hidratação antes,
durante e após a prática esportiva.
|
D10
|
Reconhecer a importância do vestuário adequado
durante a prática esportiva.
|
D11
|
Identificar as modalidades esportivas presentes no
país, na região e na comunidade local.
|
II – JOGOS POPULARES, JOGOS
ESPORTIVOS, JOGOS DE SALÃO, JOGOS DE RAQUETE E CAPOEIRA
|
|
D12
|
Identificar os jogos regionais, locais e de outras
culturas.
|
D13
|
Identificar os elementos técnicos básicos da
capoeira.
|
D14
|
Diferenciar os estilos de capoeira.
|
III
– GINÁSTICA GERAL, GINÁSTICA DE SOLO, MOVIMENTOS ACROBÁTICOS
|
|
D15
|
Identificar as características de cada modalidade
da ginástica.
|
D16
|
Identificar os elementos técnicos de cada
modalidade da ginástica.
|
D17
|
Reconhecer os riscos da prática da atividade
física não orientada.
|
D18
|
Identificar as causas da dor e da fadiga muscular
na prática da atividade física.
|
D19
|
Reconhecer os benefícios da atividade física na
promoção da qualidade de vida.
|
D20
|
Reconhecer os benefícios da atividade física na
melhoria da postura e desenvolvimento corporal.
|
D21
|
Reconhecer a relação entre alimentação e atividade
física na prevenção e tratamento da obesidade.
|
D22
|
Reconhecer a influência da alimentação na prática
da atividade física.
|
IV – DANÇA CRIATIVA,
DRAMATIZAÇÃO, PANTOMIMA
|
|
D23
|
Identificar os elementos técnicos da dança.
|
D24
|
Identificar as diferentes manifestações culturais
na dança.
|
D25
|
Identificar as características das modalidades e
estilos de dança.
|
D26
|
Identificar os estereótipos da dança na sociedade.
|
9 de mai. de 2012
Matriz de referência de Educação física PIP II Descritores
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Boa tarde onde consigo Matriz de Referencia?
ResponderExcluir