| 
   
MATRIZ DE
  REFERÊNCIA - VERSÃO PRELIMINAR 
EDUCAÇÃO FÍSICA
  – 9º ANO ENSINO FUNDAMENTAL 
TÓPICOS/TEMAS E
  SEUS DESCRITORES 
 | 
 |
| 
   
I – ESPORTE 
 | 
 |
| 
   
D1 
 | 
  
   
Identificar as regras básicas de cada modalidade
  esportiva. 
 | 
 
| 
   
D2 
 | 
  
   
Identificar as regras de cada modalidade esportiva
  em situações pré-definidas. 
 | 
 
| 
   
D3 
 | 
  
   
Identificar os elementos técnicos (fundamentos) de
  cada modalidade esportiva. 
 | 
 
| 
   
D4 
 | 
  
   
Identificar as formações táticas de cada
  modalidade esportiva. 
 | 
 
| 
   
D5 
 | 
  
   
Identificar os riscos de cada modalidade
  esportiva. 
 | 
 
| 
   
D6 
 | 
  
   
Identificar os benefícios da prática esportiva. 
 | 
 
| 
   
D7 
 | 
  
   
Identificar esporte educacional, de participação e
  de rendimento. 
 | 
 
| 
   
D8 
 | 
  
   
Diferenciar esporte educacional, de participação e
  de rendimento. 
 | 
 
| 
   
D9 
 | 
  
   
Reconhecer a importância da hidratação antes,
  durante e após a prática esportiva. 
 | 
 
| 
   
D10 
 | 
  
   
Reconhecer a importância do vestuário adequado
  durante a prática esportiva. 
 | 
 
| 
   
D11 
 | 
  
   
Identificar as modalidades esportivas presentes no
  país, na região e na comunidade local. 
 | 
 
| 
   
II – JOGOS POPULARES, JOGOS
  ESPORTIVOS, JOGOS DE SALÃO, JOGOS DE RAQUETE E CAPOEIRA 
 | 
 |
| 
   
D12 
 | 
  
   
Identificar os jogos regionais, locais e de outras
  culturas. 
 | 
 
| 
   
D13 
 | 
  
   
Identificar os elementos técnicos básicos da
  capoeira. 
 | 
 
| 
   
D14 
 | 
  
   
Diferenciar os estilos de capoeira. 
 | 
 
| 
   
III
  – GINÁSTICA GERAL, GINÁSTICA DE SOLO, MOVIMENTOS ACROBÁTICOS 
 | 
 |
| 
   
D15 
 | 
  
   
Identificar as características de cada modalidade
  da ginástica. 
 | 
 
| 
   
D16 
 | 
  
   
Identificar os elementos técnicos de cada
  modalidade da ginástica. 
 | 
 
| 
   
D17 
 | 
  
   
Reconhecer os riscos da prática da atividade
  física não orientada. 
 | 
 
| 
   
D18 
 | 
  
   
Identificar as causas da dor e da fadiga muscular
  na prática da atividade física. 
 | 
 
| 
   
D19 
 | 
  
   
Reconhecer os benefícios da atividade física na
  promoção da qualidade de vida. 
 | 
 
| 
   
D20 
 | 
  
   
Reconhecer os benefícios da atividade física na
  melhoria da postura e desenvolvimento corporal. 
 | 
 
| 
   
D21 
 | 
  
   
Reconhecer a relação entre alimentação e atividade
  física na prevenção e tratamento da obesidade. 
 | 
 
| 
   
D22 
 | 
  
   
Reconhecer a influência da alimentação na prática
  da atividade física. 
 | 
 
| 
   
IV – DANÇA CRIATIVA,
  DRAMATIZAÇÃO, PANTOMIMA 
 | 
 |
| 
   
D23 
 | 
  
   
Identificar os elementos técnicos da dança. 
 | 
 
| 
   
D24 
 | 
  
   
Identificar as diferentes manifestações culturais
  na dança. 
 | 
 
| 
   
D25 
 | 
  
   
Identificar as características das modalidades e
  estilos de dança. 
 | 
 
| 
   
D26 
 | 
  
   
Identificar os estereótipos da dança na sociedade. 
 | 
 
Atividades, avaliações e conteúdos educativos para alunos e professores do Ensino Fundamental e Médio. Matemática, Português, Ciências, Inglês e mais!
Matriz de referência de Educação física PIP II Descritores
Assinar:
Postar comentários (Atom)
- 
SUSTENTABILIDADE É o desenvolvimento econômico e material sem agredir o meio ambiente, usando os recursos naturais de forma ...
 - 
Crie 8 maneiras de melhorar a autoestima, escreva nos vagões, recorte, cole no seu caderno. ...
 
Boa tarde onde consigo Matriz de Referencia?
ResponderExcluir