ATIVIDADES DIVERSAS CLÁUDIA

7 de jun. de 2012

Tópico 19- Agenda 21


CNUMAD
A Eco 92 foi realizada de 3 de junho a 14 de junho de 1992, na cidade do Rio de Janeiro. Oficialmente era referida como Conferência das Nações Unidas para o Meio Ambiente e o Desenvolvimento (CNUMAD), e, popularmente, como Rio 92.
O objetivo da conferência era a busca de  meios que permitisse o desenvolvimento socioeconômico aliado à conservação da natureza. Ficou amadurecido o conceito de desenvolvimento sustentável, a Eco 92 ajudou a popularizar as questões ambientais no Brasil e em diversos países, conscientizando as nações ricas a ajudarem os países em desenvolvimento na implementação de uma economia sustentável.
A Eco 92 foi responsável por estruturar uma responsabilidade comum sobre o planeta, principalmente por parte das nações desenvolvidas, gerando uma mudança de percepção perante a complexidade das questões ambientais por parte dos governos e da opinião pública.
Na época da Eco 92, líderes de quase todos os países do mundo reuniram-se para discutir condições e medidas para mitigar a degradação do meio ambiental em nível global para as futuras gerações, sobretudo, por meio do desenvolvimento sustentável.
Ficou nítida a necessidade de se planejar para as sociedades a possibilidade da gestão de uma economia sustentável através de um modelo econômico menos consumista e equilibrado com as necessidades ambientais.
A Eco 92 gerou importantes documentos como a “Carta da Terra”; “Declaração do Rio sobre Ambiente e Desenvolvimento”, “Agenda 21”, “Declaração de Princípios sobre florestas” e as convenções da biodiversidade, desertificação e mudanças climáticas.
O principal documento produzido na RIO-92, o Agenda 21 é um programa de ação que viabiliza o novo padrão de desenvolvimento ambientalmente racional. Ele concilia métodos de proteção ambiental, justiça social e eficiência econômica. Este documento está estruturado em quatro seções
Dimensões Econômicas e Sociais- enfoca as políticas internacionais de ajuda ao desenvolvimento sustentável nos países em desenvolvimento (combate à pobreza e à miséria,  mudanças  nos padrões de consumo, interrelação entre sustentabilidade e dinâmica demográfica, saúde pública e  melhoria da qualidade dos assentamentos humanos
Conservação e questão dos recursos para o desenvolvimento – enfoca a proteção da atmosfera e  transição energética,  manejo do solo,  proteção dos recursos do mar e da gestão  da água doce;  combate ao desmatamento, a desertificação e a proteção aos ecossistemas de montanhas;
Revisão dos instrumentos necessários para a execução das ações propostas - mecanismos financeiros e mecanismos jurídicos internacionais;  produção e oferta de tecnologias enquanto suportes essenciais à gestão da sustentabilidade;  educação para construção de uma consciência ambiental;
A aceitação do formato e conteúdo da Agenda - aprovada por todos os países a CNUMAD - propiciou a criação da Comissão de Desenvolvimento Sustentável (CDS) que tem por objetivo acompanhar e cooperar com os países na elaboração e implementação das agendas nacionais.
O Brasil criou a Agenda 21 Nacional no objetivo de selecionar as áreas ambientais mais urgentes no trato ambiental. Foram seis áreas selecionadas: Infra-estrutura e Integração Regional; Cidades Sustentáveis; Agricultura Sustentável; Gestão de Recursos Naturais; Redução das Desigualdades Sociais;  e Desenvolvimento Sustentável.Fontes:http://www.comciencia.br/reportagens/biodiversidade/06.htm.Info escola
RESPONDA:
1-O que é a CNUMAD?
2-Qual  o objetivo dessa conferência?
3-Que consciência a Eco 92 despertou nos países desenvolvidos?
4-Por que os líderes de muitos países se reuniram na Eco 92?
5-Que importantes documentos foram gerados a partir da Eco 92?
6-O que é a agenda 21?
7-Quais são as dimensões econômicas da Agenda 21?
8-Que recursos a Agenda 21 promove para que o desenvolvimento seja sustentável?
9-Qual o objetivo da CDS?
10- Qual o objetivo da agenda 21 do Brasil?

Tópico 19 Agenda 21



Tópico 19. Agenda 21
A Agenda 21 é um acordo que tenta promover, em nível planetário, um padrão de desenvolvimento que considere ao mesmo tempo mecanismos de proteção ambiental, eqüidade social e eficiência econômica. O enfoque da Agenda leva em conta estratégias para a geração de emprego e de renda, a diminuição de disparidades regionais, as mudanças nos padrões de consumo e produção, a construção de cidades sustentáveis e a adoção de novos modelos de gestão.
a) Cidades Sustentáveis: gestão urbana (normas de respeito ao meio ambiente e à comunidade, ordenamento do solo urbano, controle da violência, segurança e cidadania, qualidade ambiental); planejamento e orçamento participativos; habitação, saneamento e transporte urbano; migração campo/cidade controlados; impactos da industrialização amenizados, e  serviços como o turismo, lazer, cultura e educação de qualidade.
b) Agricultura Sustentável: impactos da passagem de um modelo agrícola químico-mecânico para um modelo baseado agroecologia e ecosilvicultura; agricultura familiar; reforma agrária e extensão rural.
c) Infra-estrutura e Integração Regional: transporte, telecomunicações e energia/energia renovável;
d) Gestão dos Recursos Naturais: solos; águas; florestas (manejo sustentável e conservação); biodiversidade (bioproteção, biotecnologia, conservação), fauna (controle da caça e comércio ilegal); recuperação e proteção de ecossistemas degradados; controle da poluição ambiental e do extrativismo.
e) Redução das Desigualdades Sociais: combate à pobreza; geração; redução das disparidades na distribuição de renda; direitos respeitados para indígenas, crianças e adolescentes, negros e deficientes; universalização da cidadania;
f) Desenvolvimento Científico e Tecnológico: desenvolvimento de tecnologias apropriadas ao desenvolvimento sustentável em suas diferentes escalas; ecoeficiência dos sistemas produtivos; gestão sustentável na indústria, agricultura e serviços (o papel das normas ISO 14.000 e ISO 9.000 para uma economia sustentável e competitiva); a pesquisa aplicada às necessidades das comunidades;
A Agenda 21, por traduzir em ações o conceito de desenvolvimento sustentável, é um conceito-chave no trato de questões importantes relacionadas ao espaço de vivência e instrumento fundamental para a construção de uma 
ecocidadania referenciada na participação da elaboração e implementação de políticas públicas sustentáveis em nível local.
1-     O que é agenda 21?
2-     Qual o enfoque da agenda 21?
3-     Para a  Agenda XXI o que uma cidade precisa para ser chamada de sustentável?
4-     Para a  Agenda XXI como é uma agricultura sustentável?
5-     Para a  Agenda XXI que infraestruturas são necessárias para que haja uma integração regional?
6-     Para a  Agenda XXI como deve se a gestão dos recursos naturais para que haja sustentabilidade?
7-     Para a  Agenda XXI o que deve ser feito para  diminuir as desigualdades sociais?
8-     O que é ecocidadania?

9 de mai. de 2012

Matriz de referência de Educação física PIP II Descritores


MATRIZ DE REFERÊNCIA - VERSÃO PRELIMINAR
EDUCAÇÃO FÍSICA – 9º ANO ENSINO FUNDAMENTAL
TÓPICOS/TEMAS E SEUS DESCRITORES
I – ESPORTE
D1
Identificar as regras básicas de cada modalidade esportiva.
D2
Identificar as regras de cada modalidade esportiva em situações pré-definidas.
D3
Identificar os elementos técnicos (fundamentos) de cada modalidade esportiva.
D4
Identificar as formações táticas de cada modalidade esportiva.
D5
Identificar os riscos de cada modalidade esportiva.
D6
Identificar os benefícios da prática esportiva.
D7
Identificar esporte educacional, de participação e de rendimento.
D8
Diferenciar esporte educacional, de participação e de rendimento.
D9
Reconhecer a importância da hidratação antes, durante e após a prática esportiva.
D10
Reconhecer a importância do vestuário adequado durante a prática esportiva.
D11
Identificar as modalidades esportivas presentes no país, na região e na comunidade local.
II – JOGOS POPULARES, JOGOS ESPORTIVOS, JOGOS DE SALÃO, JOGOS DE RAQUETE E CAPOEIRA
D12
Identificar os jogos regionais, locais e de outras culturas.
D13
Identificar os elementos técnicos básicos da capoeira.
D14

Diferenciar os estilos de capoeira.
III – GINÁSTICA GERAL, GINÁSTICA DE SOLO, MOVIMENTOS ACROBÁTICOS
D15
Identificar as características de cada modalidade da ginástica.
D16
Identificar os elementos técnicos de cada modalidade da ginástica.
D17
Reconhecer os riscos da prática da atividade física não orientada.
D18
Identificar as causas da dor e da fadiga muscular na prática da atividade física.
D19
Reconhecer os benefícios da atividade física na promoção da qualidade de vida.
D20
Reconhecer os benefícios da atividade física na melhoria da postura e desenvolvimento corporal.
D21
Reconhecer a relação entre alimentação e atividade física na prevenção e tratamento da obesidade.
D22
Reconhecer a influência da alimentação na prática da atividade física.
IV – DANÇA CRIATIVA, DRAMATIZAÇÃO, PANTOMIMA
D23
Identificar os elementos técnicos da dança.
D24
Identificar as diferentes manifestações culturais na dança.
D25
Identificar as características das modalidades e estilos de dança.
D26
Identificar os estereótipos da dança na sociedade.

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