CNUMAD
A Eco
92 foi realizada de 3 de junho a 14 de junho de 1992, na cidade do Rio
de Janeiro. Oficialmente era referida como Conferência das Nações Unidas
para o Meio Ambiente e o
Desenvolvimento (CNUMAD), e, popularmente, como Rio 92.
O
objetivo da conferência era a busca de meios que permitisse o
desenvolvimento socioeconômico aliado à conservação da natureza. Ficou
amadurecido o conceito de desenvolvimento sustentável,
a Eco 92 ajudou a popularizar as questões ambientais no Brasil e em diversos
países, conscientizando as nações ricas a ajudarem os países em
desenvolvimento na implementação de uma economia sustentável.
A
Eco 92 foi responsável por estruturar uma responsabilidade comum sobre o planeta,
principalmente por parte das nações desenvolvidas, gerando uma mudança de
percepção perante a complexidade das questões ambientais por parte dos
governos e da opinião pública.
Na
época da Eco 92, líderes de quase todos os países do mundo reuniram-se para
discutir condições e medidas para mitigar a degradação do meio ambiental em
nível global para as futuras gerações, sobretudo, por meio do desenvolvimento
sustentável.
Ficou
nítida a necessidade de se planejar para as sociedades a possibilidade da
gestão de uma economia sustentável através de um modelo econômico menos
consumista e equilibrado com as necessidades ambientais.
A
Eco 92 gerou importantes documentos como a “Carta da Terra”; “Declaração do
Rio sobre Ambiente e Desenvolvimento”, “Agenda 21”, “Declaração de Princípios sobre florestas” e as
convenções da biodiversidade, desertificação e mudanças
climáticas.
O
principal documento produzido na RIO-92, o Agenda 21 é um programa de ação que
viabiliza o novo padrão de desenvolvimento ambientalmente racional. Ele
concilia métodos de proteção ambiental, justiça social e eficiência
econômica. Este documento está estruturado em quatro seções
Dimensões Econômicas e
Sociais- enfoca as políticas
internacionais de ajuda ao desenvolvimento sustentável nos países em
desenvolvimento (combate à pobreza e à miséria, mudanças
nos padrões de consumo, interrelação entre sustentabilidade e dinâmica
demográfica, saúde pública e melhoria
da qualidade dos assentamentos humanos
Conservação e questão dos
recursos para o desenvolvimento – enfoca a proteção da
atmosfera e transição energética, manejo do solo, proteção dos recursos do mar e da
gestão da água doce; combate ao desmatamento, a desertificação e
a proteção aos ecossistemas de montanhas;
Revisão dos instrumentos
necessários para a execução das ações propostas - mecanismos financeiros e mecanismos jurídicos
internacionais; produção e oferta de
tecnologias enquanto suportes essenciais à gestão da sustentabilidade; educação
para construção de uma consciência ambiental;
A aceitação do formato e
conteúdo da Agenda - aprovada por todos os
países a CNUMAD - propiciou a criação da Comissão de Desenvolvimento
Sustentável (CDS) que tem por objetivo acompanhar e cooperar com os países na
elaboração e implementação das agendas nacionais.
O
Brasil criou a Agenda 21 Nacional no objetivo de selecionar as áreas
ambientais mais urgentes no trato ambiental. Foram seis áreas selecionadas:
Infra-estrutura e Integração Regional; Cidades Sustentáveis; Agricultura
Sustentável; Gestão de Recursos Naturais; Redução das Desigualdades Sociais; e Desenvolvimento
Sustentável.Fontes:http://www.comciencia.br/reportagens/biodiversidade/06.htm.Info
escola
|
||
RESPONDA:
1-O que é a CNUMAD?
2-Qual o objetivo dessa
conferência?
3-Que consciência a Eco 92 despertou nos países desenvolvidos?
|
4-Por que os líderes de muitos países se reuniram na Eco 92?
5-Que importantes documentos foram gerados a partir da Eco 92?
6-O que é a agenda 21?
7-Quais são as dimensões econômicas da Agenda 21?
|
8-Que recursos a Agenda 21 promove para que o desenvolvimento
seja sustentável?
9-Qual o objetivo da CDS?
10- Qual o objetivo da agenda 21 do Brasil?
|
Atividades, avaliações e conteúdos educativos para alunos e professores do Ensino Fundamental e Médio. Matemática, Português, Ciências, Inglês e mais!
7 de jun. de 2012
Tópico 19- Agenda 21
Tópico 19 Agenda 21
Tópico 19.
Agenda 21
A
Agenda 21 é um acordo que tenta promover, em nível planetário, um padrão de
desenvolvimento que considere ao mesmo tempo mecanismos de proteção
ambiental, eqüidade social e eficiência econômica. O enfoque da Agenda leva
em conta estratégias para a geração de emprego e de renda, a diminuição de
disparidades regionais, as mudanças nos padrões de consumo e produção, a
construção de cidades sustentáveis e a adoção de novos modelos de gestão.
a) Cidades Sustentáveis: gestão
urbana (normas de respeito ao meio ambiente e à comunidade, ordenamento do
solo urbano, controle da violência, segurança e cidadania, qualidade
ambiental); planejamento e orçamento participativos; habitação, saneamento e
transporte urbano; migração campo/cidade controlados; impactos da
industrialização amenizados, e
serviços como o turismo, lazer, cultura e educação de qualidade.
b) Agricultura
Sustentável: impactos da passagem de um modelo
agrícola químico-mecânico para um modelo baseado agroecologia e
ecosilvicultura; agricultura familiar; reforma agrária e extensão rural.
c) Infra-estrutura e
Integração Regional: transporte, telecomunicações e
energia/energia renovável;
d) Gestão dos Recursos
Naturais: solos; águas; florestas (manejo
sustentável e conservação); biodiversidade (bioproteção, biotecnologia,
conservação), fauna (controle da caça e comércio ilegal); recuperação e
proteção de ecossistemas degradados; controle da poluição ambiental e do
extrativismo.
e) Redução das
Desigualdades Sociais: combate à pobreza; geração; redução
das disparidades na distribuição de renda; direitos respeitados para indígenas,
crianças e adolescentes, negros e deficientes; universalização da cidadania;
f) Desenvolvimento
Científico e Tecnológico: desenvolvimento de tecnologias
apropriadas ao desenvolvimento sustentável em suas diferentes escalas;
ecoeficiência dos sistemas produtivos; gestão sustentável na indústria,
agricultura e serviços (o papel das normas ISO 14.000 e ISO 9.000 para uma
economia sustentável e competitiva); a pesquisa aplicada às necessidades das
comunidades;
A
Agenda 21, por traduzir em ações o conceito de desenvolvimento sustentável, é
um conceito-chave no trato de questões importantes relacionadas ao espaço de
vivência e instrumento fundamental para a construção de uma
ecocidadania referenciada na participação da elaboração
e implementação de políticas públicas sustentáveis em nível local.
|
1- O que é agenda 21?
2- Qual o enfoque da
agenda 21?
3- Para a Agenda XXI o que uma cidade precisa para ser
chamada de sustentável?
4- Para a Agenda XXI como é uma agricultura
sustentável?
5- Para a Agenda XXI que infraestruturas são
necessárias para que haja uma integração regional?
6- Para a Agenda XXI como deve se a gestão dos recursos
naturais para que haja sustentabilidade?
7- Para a Agenda XXI o que deve ser feito para diminuir as desigualdades sociais?
8- O que é ecocidadania?
20 de mai. de 2012
12 de mai. de 2012
9 de mai. de 2012
Matriz de referência de Educação física PIP II Descritores
MATRIZ DE
REFERÊNCIA - VERSÃO PRELIMINAR
EDUCAÇÃO FÍSICA
– 9º ANO ENSINO FUNDAMENTAL
TÓPICOS/TEMAS E
SEUS DESCRITORES
|
|
I – ESPORTE
|
|
D1
|
Identificar as regras básicas de cada modalidade
esportiva.
|
D2
|
Identificar as regras de cada modalidade esportiva
em situações pré-definidas.
|
D3
|
Identificar os elementos técnicos (fundamentos) de
cada modalidade esportiva.
|
D4
|
Identificar as formações táticas de cada
modalidade esportiva.
|
D5
|
Identificar os riscos de cada modalidade
esportiva.
|
D6
|
Identificar os benefícios da prática esportiva.
|
D7
|
Identificar esporte educacional, de participação e
de rendimento.
|
D8
|
Diferenciar esporte educacional, de participação e
de rendimento.
|
D9
|
Reconhecer a importância da hidratação antes,
durante e após a prática esportiva.
|
D10
|
Reconhecer a importância do vestuário adequado
durante a prática esportiva.
|
D11
|
Identificar as modalidades esportivas presentes no
país, na região e na comunidade local.
|
II – JOGOS POPULARES, JOGOS
ESPORTIVOS, JOGOS DE SALÃO, JOGOS DE RAQUETE E CAPOEIRA
|
|
D12
|
Identificar os jogos regionais, locais e de outras
culturas.
|
D13
|
Identificar os elementos técnicos básicos da
capoeira.
|
D14
|
Diferenciar os estilos de capoeira.
|
III
– GINÁSTICA GERAL, GINÁSTICA DE SOLO, MOVIMENTOS ACROBÁTICOS
|
|
D15
|
Identificar as características de cada modalidade
da ginástica.
|
D16
|
Identificar os elementos técnicos de cada
modalidade da ginástica.
|
D17
|
Reconhecer os riscos da prática da atividade
física não orientada.
|
D18
|
Identificar as causas da dor e da fadiga muscular
na prática da atividade física.
|
D19
|
Reconhecer os benefícios da atividade física na
promoção da qualidade de vida.
|
D20
|
Reconhecer os benefícios da atividade física na
melhoria da postura e desenvolvimento corporal.
|
D21
|
Reconhecer a relação entre alimentação e atividade
física na prevenção e tratamento da obesidade.
|
D22
|
Reconhecer a influência da alimentação na prática
da atividade física.
|
IV – DANÇA CRIATIVA,
DRAMATIZAÇÃO, PANTOMIMA
|
|
D23
|
Identificar os elementos técnicos da dança.
|
D24
|
Identificar as diferentes manifestações culturais
na dança.
|
D25
|
Identificar as características das modalidades e
estilos de dança.
|
D26
|
Identificar os estereótipos da dança na sociedade.
|
Assinar:
Postagens (Atom)