ATIVIDADES DIVERSAS CLÁUDIA

19 de jul. de 2012

Atividade de português interpretação de texto4

Trabalho de Língua Portuguesa
I- LEITURA
Texto I  -  A FLORESTA DO CONTRÁRIO
Todas as florestas existem antes dos homens. Elas estão lá e então o homem chega, vai destruindo, derruba as árvores, começa a construir prédios, casas, tudo com muito tijolo e concreto.E poluição também. Mas esta floresta aconteceu o contrário. O que havia antes era uma cidade dos homens, dessas bem poluídas, feia, suja, meio neurótica. Então as árvores foram chegando, ocupando novamente o espaço, conseguiram explusar toda aquela sujeira e se instalaram no lugar. É o que poderia se chamar de vingança da natureza- foi assim que terminou o seu relato o amigo beija-flor. Por isso ele estava tão feliz, beijocando todas as flores- aliás, um colibri bem assanhado, passava flor por ali, ele já sapecava um beijão. Agora o Nan havia entendido por que uma ou outra árvore tinha parede por dentro, e ele achou bem melhor assim. Algumas árvores chegaram a engolir casas inteiras. Era um lugar muito bonito, gostoso de se ficar. Só que o Nan não podia, precisava partir sem demora. Foi se despedir do colibri, mas ele já estava namorando apertado uma outra florzinha, era melhor não atrapalhar.                         (Fragmento do livro “Em busca do tesouro de Magritte.)
Texto II CIMENTO ARMADO
Batem estacas no terreno morto.
No terreno morto surge vida nova.
As goiabeiras do velho parque
E os roseirais, abandonados,
Serão cortados
E derrubados.
Um prédio novo de dez andares,
Frio e cinzento,
Terá seu corpo de cimento armado
Enraizado no velho parque
De goiabeiras
De roseirais.
Batem estacas no terreno morto.
Século vinte...
Vida de aço...
Cimento armado!
Batem estacas
No prédio novo de dez andares,
Terraços tristes
Pássaros presos,
Rosas suspensas
Flores da vida,
Rosas de dor
INTERPRETAÇÃO DO TEXTO
1) Assinale a opção correta.
a) Os autores dos dois textos falam sobre o mesmo assunto. O assunto abordado nos dois textos é:
(  ) A devastação e destruição da natureza causada pelo homem.
(  ) A preservação dos recursos naturais.
(  ) Nenhuma das alternativas anteriores.

b) Apesar de abordarem o mesmo assunto, os resultados são diferentes em cada texto, porque:
(  ) no primeiro texto a natureza saiu vitoriosa ao recuperar seu espaço outrora perdido, enquanto no segundo texto os pássaros e as rosas sofrem a consequência da construção de mais um prédio de dez andares.
(  ) no segundo texto a natureza saiu vitoriosa ao recuperar seu espaço outrora perdido, enquanto no primeiro texto os pássaros e as rosas sofrem a consequência da construção de mais um prédio de dez andares.
c) Para “expulsar toda aquela sujeira” e se instalarem no seu lugar, as árvores tiveram que lutar. A parte do texto que confirma o fato de certas árvores conservarem os sinais de sua luta é :
(  ) “ Todas as florestas existem antes dos homens.”
(  ) “ Algumas árvores chegaram a engolir casas inteiras, por isso uma ou outra árvore tinha parede por dentro.”
d) No texto II o poeta fala do prédio como se ele fosse uma pessoa em :
(  ) ” Um prédio de dez andares.”
(  ) “ Terá seu corpo de cimento armado.”

e) O poeta se refere a pássaros presos, terraços tristes, porque :
(  ) os terraços são pintados de preto e cinza.
(  ) os terraços ocuparam o espaço da vegetação, a alegria dos animais e com o agravante de que nas cidades, as pessoas costumam prender os pássaros em gaiolas.
2) Escreva certo ou errado de acordo com os textos:
a) No texto II o autor utiliza a palavra “enraizado” como se o prédio fosse uma árvore. (-------------)
b) As goiabeiras e os roseiras foram conservadas após a construção do novo prédio. (------------)
c) No texto I a história é fato real, enquanto que no texto II é imaginário, pois jamais destruiriam a natureza para construir um prédio. (-----------)
d) No texto I, ao tomar a cidade e devolver a vida aos seres da floresta, as árvores consideraram uma vingança da natureza. (-----)
e)Os pássaros do Texto II eram tão felizes quanto os pássaros do texto I.(-------)
3. Em que conjunto a letra x representa o mesmo fonema?
a) tóxico - taxativo
b) enxame - inexaurível
c) intoxicado - exceto
d) têxtil – êxtase




4.Não são paroxítonas as palavras:
a) salada - varanda - tarde
b) amanhã - última - perdão 
c) leite - escada - senhora
d) verdade - presença - janela
e) violetas - brigas – mesa




5.Aponte o único conjunto onde há erro de divisão silábica:
a) flui-do, sa-guão, dig-no
b) cir-cuns-cre-ver, trans-cen-den-tal, trans-pa-ren-te
c) con-vic-ção, subma-ri-no, rit-mo 
d) ins-tru-ir, an-te-pas-sa-do, se-cre-ta-ri-a
e) co-o-pe-rar, dis-tân-cia, bi-sa-vô



6.Assinalar a alternativa em que todas as palavras estão separadas corretamente:

a) mas-sa, i-gu-al, miú-da
b) cons-truir, igual, cri-ei
c) cri-ei, as-pec-to, mi-ú-da 
d) me-da-lhões, pás-sa-ros, es-ta-çõ-es
7.De acordo com a separação silábica, qual o grupo de palavras abaixo está totalmente correto?
a) as-si-na-da, chei-ro, ma-de-i-ra
b) ex-ces-so, cac-to, des-cer 
c) avi-so, per-spi-caz, em-pa-pa-da, pa-i-nei-ra
d) extra-or-di-ná-rio, ve-lha, fel-ds-pa-tomi-nha, in-fân-cia
8.Classificou-se, corretamente, o grupo vocálico da palavra dada em:
a) caótico - ditongo nasal
b) série - ditongo decrescente
c) estóico - ditongo crescente
d) viúva – hiato
e) pequei - tritongo
9.Devem ser acentuadas todas as palavras da opção:
a) taxi - juri - gas 
b) ritmo - amor - lapis
c) chines - ruim - jovem
d) juriti - gratis - traz
e) açucar - abacaxi – molestia

10.A única alternativa em que nenhuma palavra deve ser acentuada graficamente é
a)preto - orgão - seres
b)atras - medo - garoa
c)item - nuvem - erro 
d)juri - governo -odio
e)tatu - cores – carater
11.Em que conjunto todas as palavras são oxítonas?
a)exame- xale- exceção
b)chapa- cachecol - próximo
c)nariz- bombom – urubu – 
d)caju- caderno- lápis
e)trouxe- texto- léxico
12. Assinale a alternativa em que há erro de acentuação gráfica de acordo com a nova ortografia:
a)café – baú – ônibus
b)Coréia - idéia - enjôo 
c)relâmpago - egoísta - contêm
d)órgão - lápis - saúva
e)concluí - além-túmulo – médium
13) São todos considerados epicenos os substantivos:
a)cobra- jacaré- pernilongo 
b)leão- onça- girafa
c)gato- coelho- cachorro
d)avestruz- cavalo- boi
e)sabiá- coruja- bode
14) Assinale o conjunto em que todas as palavras não são substantivos comuns de dois gêneros:
a)estudante, dentista, motorista
b)cadáver, mulher, sabiá 
c)indígena, colega, pianista
d)jornalista, estudante, artista
15) São sobrecomuns apenas os substantivos:
a)dentista-colega-jornalista
b)testemunha-indivíduo-vítima 
c)cliente-artista-aranha
d)estudante-indígena-professor

14) Assinale a sentença verdadeira:
a)Todas as proparoxítonas são acentuadas. 
b)As oxítonas terminadas em i ou u que não sejam acompanhadas de hiato são acentuadas.
c)As paroxítonas terminadas em a , e ou o são acentuadas.
d)As oxítonas terminadas em i,u, is, iz ou us são acentuadas .
e)Nem todas as proparoxítonas são acentuadas.
15) Complete as frases com por quê, por que, porque ou porquê:
___ ____________ não foi à faculdade? 
Não fui à faculdade ________________ não quis. 
Eu queria saber o _______________de você faltar tanto às aulas. 
 Você está gritando _________________? 
Eu me preocupo com você. ___________________, não posso? 
 Não se preocupe tanto, ____________________ já sou um homem capaz e responsável.

IV-ORTOGRAFIA
1) Escreva no quadro as mudanças feitas em nosso vocabulário conforme o acordo ortográfico:

Norma atual
anti-religioso
fim-de-semana
dêem
vêem
pára (verbo parar)
apóio
 jóia
Acordo ortográfico

2) Complete as palavras com esa ou eza :
a) chin..............
b) limp............
c) nobr...........

3) Complete com izar ou isar :
a) civil..........
b) al..........
c) revi..........
d) valor.............
4)Complete com ex ou es :
a)t.....to
b) ............cola
c) ........periência
d) ..........plosão

5)Apenas uma entre as demais palavras de cada grupo está escrita de forma incorreta. Identifique-a e escreva da forma correta:
a)estádio- escola- estração -------------------------------
b)péssimo-vasoura- assunto-----------------------------
c)desca-cresça-aparesça---------------------------------
d)excelente-excepcional-excência------------------------

Atividades de Língua Portuguesa Interpretação de texto3

TRABALHO DE LÍNGUA PORTUGUESA

QUERO VOLTAR A CONFIAR!  Arnaldo Jabor

 Fui criado com princípios morais comuns: Quando eu era pequeno, mães, pais, professores, avós, tios, vizinhos, eram autoridades dignas de respeito e consideração. Quanto mais próximos ou mais velhos, mais afeto. Inimaginável responder de forma mal educada aos mais velhos, professores ou autoridades…
Confiávamos nos adultos porque todos eram pais, mães ou familiares das crianças da nossa rua, do bairro, ou da cidade… Tínhamos medo apenas do escuro, dos sapos, dos filmes de terror…  Hoje me deu uma tristeza infinita por tudo aquilo que perdemos. Por tudo o que meus netos um dia enfrentarão. Pelo medo no olhar das crianças, dos jovens, dos velhos e dos adultos. Direitos humanos para criminosos, deveres ilimitados para cidadãos honestos. Não levar vantagem em tudo significa ser idiota.
Pagar dívidas em dia é ser tonto… Anistia para corruptos e sonegadores…  O que aconteceu conosco? Professores maltratados nas salas de aula, comerciantes ameaçados por traficantes, grades em nossas janelas e portas. Que valores são esses? Automóveis que valem mais que abraços, filhas querendo uma cirurgia como presente por passar de ano. Celulares nas mochilas de crianças. O que vais querer em troca de um abraço? A diversão vale mais que um diploma. Uma tela gigante vale mais que uma boa conversa. Mais vale uma maquiagem que um sorvete. Mais vale parecer do que ser… Quando foi que tudo desapareceu ou se tornou ridículo? Quero arrancar as grades da minha janela para poder tocar as flores! Quero me sentar na varanda e dormir com a porta aberta nas noites de verão! Quero a honestidade
como motivo de orgulho. Quero a vergonha na cara e a solidariedade. Quero a retidão de caráter, a cara limpa e o olhar olho-no-olho. Quero a esperança, a alegria, a confiança! Quero calar a boca de quem diz: “temos que estar ao nível de…”, ao falar de uma pessoa. Abaixo o “TER”, viva o “SER”. E viva o retorno da verdadeira vida, simples como a chuva, limpa como um céu de primavera, leve como a brisa da manhã! E definitivamente bela, como cada amanhecer. Quero ter de volta o meu mundo simples e comum. Onde existam amor, solidariedade e fraternidade como bases.
 Vamos voltar a ser “gente”. Construir um mundo melhor, mais justo, mais humano, onde as pessoas respeitem as pessoas. Utopia? Quem sabe?... Precisamos tentar… Quem sabe comecemos a caminhar transmitindo essa mensagem… Nossos filhos merecem e nossos netos certamente nos agradecerão!
ATIVIDADES SOBRE O TEXTO

 1. Qual é o gênero do texto?

2. Qual é a função sócio-comunicativa?

3. Qual é o assunto?

4. De acordo com o autor quais são os princípios morais comuns?

5. O autor começa o texto expondo uma realidade antiga. Que palavras no primeiro parágrafo podem expressar tempo?

6. Percebemos uma enorme preocupação do autor com o futuro. Em sua opinião, o que as futuras gerações podem enfrentar?

7. Na frase: “Tínhamos medo apenas medo do escuro...” a palavra sublinhada pode ser substituída, sem alteração de sentido, por:
a) Pelo menos.
b) Somente.
c) Também.
d) Ainda.

8. “Abaixo o 'TER', viva o 'SER'.”O que podemos entender a partir da oposição dos verbos em destaque?

9. O autor ao se referir à verdadeira vida, utiliza quatro frases com a mesma estrutura. “Simples como a chuva”, a palavra em destaque aparece em todas as frases e introduz uma:
a) Explicação.
b) Sugestão.
c) Comparação.
d) Igualdade.

10. A primeira palavra do segundo parágrafo muda toda a estrutura de passado do parágrafo anterior. Qual ideia ela expressa que permite essa mudança?

11. Ao utilizar a expressão “olhar olho-no-olho” o autor sugere quais valores que estão sendo deixados de lado?

12. O autor faz a seguinte indagação: “Quando foi que tudo desapareceu ou se tornou ridículo?” Você saberia responder essa pergunta? Apresente hipóteses e discuta com seus colegas.

13. No quarto parágrafo, o autor apresenta diversos “quereres” que se fossem realizados, mudariam o mundo. Faça você também a sua lista de desejos para mudar nossa realidade, junte com as dos seus colegas e faça uma belo mural!

14. Procure no dicionário o significado das palavras abaixo e de outras que você não conheça o significado:
a) Anistia. (Linha 10)
b) Sonegadores. (Linha 10)
c) Utopia. (Linha 26)

1. Segundo o texto, o que significa ética e cidadania?
2. A Constituição, que é a lei máxima no Brasil, tem sido cumprida? Justifique sua posição.
3. “... Construir um mundo melhor, mais justo, mais humano, onde as pessoas respeitem as pessoas.” Diante desse trecho, o autor refere-se à que?
4. Conceitue o termo democracia.
5. Em sua opinião, qual foi a intenção do autor ao escrever o texto?
6. Selecione cinco palavras ou expressões que, segundo o autor, descrevem o Brasil.
7. Como ocorreu o processo eleitoral no Brasil? Pesquise em livros, internet e depois façam um debate entre a turma.
8. Relacione o texto com a democracia no Brasil atual.
9. Segundo o autor, o brasileiro tem noção clara dos comportamentos éticos e morais adequados, mas vive sob o mundo da corrupção? Justifique.
10. Pesquise e elabore um texto que retrate a história da formação da cidadania no Brasil.
11. Procure expressar o que você entendeu da relação entre moral e liberdade, usando os seguintes conceitos: consciência moral, juízo, escolha e liberdade.
12. Embora os termos ética e moral usados no texto sejam usados como sinônimos, faça uma distinção entre eles.
13. Baseado no texto, crie uma música, paródias ou poesia mostrando a importância de ter os direitos assegurados.
14. Pesquise historicamente como aconteceu e se desenvolveu ao longo do tempo a democracia no Brasil.
15. Votar é uma forma de lutar pelos direitos humanos? Relacione o direito à liberdade de expressão e opinião com a consciência política.

Fale comigo - Cláudia

Nome

E-mail *

Mensagem *