Atividades, avaliações e conteúdos educativos para alunos e professores do Ensino Fundamental e Médio. Matemática, Português, Ciências, Inglês e mais!
25 de jul. de 2012
19 de jul. de 2012
Atividade de português interpretação de texto4

I- LEITURA
Texto
I -
A FLORESTA DO CONTRÁRIO
Todas as florestas existem antes dos homens. Elas estão lá e então o homem chega, vai destruindo, derruba as árvores, começa a construir prédios, casas, tudo com muito tijolo e concreto.E poluição também. Mas esta floresta aconteceu o contrário. O que havia antes era uma cidade dos homens, dessas bem poluídas, feia, suja, meio neurótica. Então as árvores foram chegando, ocupando novamente o espaço, conseguiram explusar toda aquela sujeira e se instalaram no lugar. É o que poderia se chamar de vingança da natureza- foi assim que terminou o seu relato o amigo beija-flor. Por isso ele estava tão feliz, beijocando todas as flores- aliás, um colibri bem assanhado, passava flor por ali, ele já sapecava um beijão. Agora o Nan havia entendido por que uma ou outra árvore tinha parede por dentro, e ele achou bem melhor assim. Algumas árvores chegaram a engolir casas inteiras. Era um lugar muito bonito, gostoso de se ficar. Só que o Nan não podia, precisava partir sem demora. Foi se despedir do colibri, mas ele já estava namorando apertado uma outra florzinha, era melhor não atrapalhar. (Fragmento do livro “Em busca do tesouro de Magritte.) |
|
Texto II
CIMENTO ARMADO
Batem estacas no terreno morto. No terreno morto surge vida nova. As goiabeiras do velho parque E os roseirais, abandonados, Serão cortados E derrubados. Um prédio novo de dez andares, Frio e cinzento, Terá seu corpo de cimento armado Enraizado no velho parque De goiabeiras De roseirais. |
Batem
estacas no terreno morto.
Século vinte... Vida de aço... Cimento armado! Batem estacas No prédio novo de dez andares, Terraços tristes Pássaros presos, Rosas suspensas Flores da vida, Rosas de dor |
INTERPRETAÇÃO
DO TEXTO
1)
Assinale a opção correta.
a) Os autores dos dois textos falam sobre o
mesmo assunto. O assunto abordado nos dois textos é:
( ) A devastação e destruição da natureza causada pelo homem. ( ) A preservação dos recursos naturais. ( ) Nenhuma das alternativas anteriores. |
b) Apesar de abordarem o mesmo assunto, os
resultados são diferentes em cada texto, porque:
( ) no primeiro texto a natureza saiu vitoriosa ao recuperar seu espaço outrora perdido, enquanto no segundo texto os pássaros e as rosas sofrem a consequência da construção de mais um prédio de dez andares. ( ) no segundo texto a natureza saiu vitoriosa ao recuperar seu espaço outrora perdido, enquanto no primeiro texto os pássaros e as rosas sofrem a consequência da construção de mais um prédio de dez andares. |
||||||
c) Para “expulsar toda aquela sujeira” e se
instalarem no seu lugar, as árvores tiveram que lutar. A parte do texto que
confirma o fato de certas árvores conservarem os sinais de sua luta é :
( ) “ Todas as florestas existem antes dos homens.” ( ) “ Algumas árvores chegaram a engolir casas inteiras, por isso uma ou outra árvore tinha parede por dentro.” |
d) No texto II o poeta fala do prédio como
se ele fosse uma pessoa em :
( ) ” Um prédio de dez andares.” ( ) “ Terá seu corpo de cimento armado.” |
||||||
e) O poeta se refere a pássaros presos,
terraços tristes, porque :
( ) os terraços são pintados de preto e cinza. ( ) os terraços ocuparam o espaço da vegetação, a alegria dos animais e com o agravante de que nas cidades, as pessoas costumam prender os pássaros em gaiolas. |
|||||||
2) Escreva certo ou errado de acordo com os
textos:
a) No texto II o autor utiliza a palavra “enraizado” como se o prédio fosse uma árvore. (-------------) b) As goiabeiras e os roseiras foram conservadas após a construção do novo prédio. (------------) c) No texto I a história é fato real, enquanto que no texto II é imaginário, pois jamais destruiriam a natureza para construir um prédio. (-----------) d) No texto I, ao tomar a cidade e devolver a vida aos seres da floresta, as árvores consideraram uma vingança da natureza. (-----) e)Os pássaros do Texto II eram tão felizes quanto os pássaros do texto I.(-------) |
3. Em que conjunto a letra x representa o
mesmo fonema?
a) tóxico - taxativo b) enxame - inexaurível c) intoxicado - exceto d) têxtil – êxtase |
||||||
4.Não são paroxítonas as palavras:
a) salada - varanda - tarde
b) amanhã - última - perdão
c) leite - escada - senhora
d) verdade - presença - janela
e) violetas - brigas – mesa |
5.Aponte o único conjunto onde há erro de
divisão silábica:
a) flui-do, sa-guão, dig-no b) cir-cuns-cre-ver, trans-cen-den-tal, trans-pa-ren-te c) con-vic-ção, subma-ri-no, rit-mo
d) ins-tru-ir, an-te-pas-sa-do,
se-cre-ta-ri-a
e) co-o-pe-rar, dis-tân-cia, bi-sa-vô |
6.Assinalar a alternativa em que todas as
palavras estão separadas corretamente:
a) mas-sa, i-gu-al, miú-da b) cons-truir, igual, cri-ei c) cri-ei, as-pec-to, mi-ú-da
d) me-da-lhões, pás-sa-ros, es-ta-çõ-es
|
|||||
7.De acordo com a separação silábica, qual
o grupo de palavras abaixo está totalmente correto?
a) as-si-na-da, chei-ro, ma-de-i-ra b) ex-ces-so, cac-to, des-cer
c) avi-so, per-spi-caz, em-pa-pa-da,
pa-i-nei-ra
d) extra-or-di-ná-rio, ve-lha, fel-ds-pa-tomi-nha, in-fân-cia |
8.Classificou-se, corretamente, o grupo
vocálico da palavra dada em:
a) caótico - ditongo nasal b) série - ditongo decrescente c) estóico - ditongo crescente d) viúva – hiato
e) pequei - tritongo
|
9.Devem ser acentuadas todas as palavras da
opção:
a) taxi - juri - gas
b) ritmo - amor - lapis
c) chines - ruim - jovem d) juriti - gratis - traz e) açucar - abacaxi – molestia |
|||||
10.A única alternativa em que nenhuma
palavra deve ser acentuada graficamente é
a)preto - orgão - seres b)atras - medo - garoa c)item - nuvem - erro
d)juri - governo -odio
e)tatu - cores – carater |
11.Em que conjunto todas as palavras são
oxítonas?
a)exame- xale- exceção b)chapa- cachecol - próximo c)nariz- bombom – urubu –
d)caju- caderno- lápis
e)trouxe- texto- léxico |
12. Assinale a alternativa em que há erro
de acentuação gráfica de acordo com a nova ortografia:
a)café – baú – ônibus b)Coréia - idéia - enjôo
c)relâmpago - egoísta - contêm
d)órgão - lápis - saúva e)concluí - além-túmulo – médium |
|||||
13) São todos considerados epicenos os
substantivos:
a)cobra- jacaré- pernilongo
b)leão- onça- girafa
c)gato- coelho- cachorro d)avestruz- cavalo- boi e)sabiá- coruja- bode |
14) Assinale o conjunto em que todas as
palavras não são substantivos comuns de dois gêneros:
a)estudante, dentista, motorista b)cadáver, mulher, sabiá
c)indígena, colega, pianista
d)jornalista, estudante, artista |
15) São sobrecomuns apenas os substantivos:
a)dentista-colega-jornalista b)testemunha-indivíduo-vítima
c)cliente-artista-aranha
d)estudante-indígena-professor |
|||||
14) Assinale a sentença verdadeira:
a)Todas as proparoxítonas são acentuadas.
b)As oxítonas terminadas em i ou u que não
sejam acompanhadas de hiato são acentuadas.
c)As paroxítonas terminadas em a , e ou o são acentuadas. d)As oxítonas terminadas em i,u, is, iz ou us são acentuadas . e)Nem todas as proparoxítonas são acentuadas. |
|||||||
15) Complete as frases com por quê, por que,
porque ou porquê:
___ ____________ não foi à faculdade?
___ ____________ não foi à faculdade?
Não fui à faculdade ________________ não
quis.
Eu queria saber o _______________de você
faltar tanto às aulas.
Você
está gritando _________________?
Eu me preocupo com você. ___________________,
não posso?
Não se
preocupe tanto, ____________________ já sou um homem capaz e responsável.
IV-ORTOGRAFIA
1) Escreva no quadro as mudanças feitas em nosso vocabulário conforme o acordo ortográfico:
IV-ORTOGRAFIA
1) Escreva no quadro as mudanças feitas em nosso vocabulário conforme o acordo ortográfico:
Norma atual
anti-religioso
fim-de-semana
dêem
vêem pára (verbo parar)
apóio
jóia
|
Acordo ortográfico
|
||
2) Complete as palavras com esa ou eza :
a) chin..............
b) limp............
c) nobr...........
|
3) Complete com izar ou isar :
a) civil..........
b) al..........
c) revi..........
d) valor.............
|
4)Complete com ex ou es :
a)t.....to
b) ............cola
c) ........periência
d) ..........plosão
|
|
5)Apenas uma entre as demais palavras de cada
grupo está escrita de forma incorreta. Identifique-a e escreva da forma
correta:
a)estádio- escola- estração -------------------------------
a)estádio- escola- estração -------------------------------
b)péssimo-vasoura-
assunto-----------------------------
c)desca-cresça-aparesça---------------------------------
d)excelente-excepcional-excência------------------------
Atividades de Língua Portuguesa Interpretação de texto3

QUERO VOLTAR A CONFIAR! Arnaldo Jabor
Fui
criado com princípios morais comuns: Quando eu era pequeno, mães, pais,
professores, avós, tios, vizinhos, eram autoridades dignas de respeito e
consideração. Quanto mais próximos ou mais velhos, mais afeto. Inimaginável
responder de forma mal educada aos mais velhos, professores ou autoridades…
Confiávamos nos adultos porque todos eram
pais, mães ou familiares das crianças da nossa rua, do bairro, ou da cidade…
Tínhamos medo apenas do escuro, dos sapos, dos filmes de terror… Hoje me deu uma tristeza infinita por tudo
aquilo que perdemos. Por tudo o que meus netos um dia enfrentarão. Pelo medo
no olhar das crianças, dos jovens, dos velhos e dos adultos. Direitos humanos
para criminosos, deveres ilimitados para cidadãos honestos. Não levar
vantagem em tudo significa ser idiota.
Pagar dívidas em dia é ser tonto… Anistia
para corruptos e sonegadores… O que
aconteceu conosco? Professores maltratados nas salas de aula, comerciantes
ameaçados por traficantes, grades em nossas janelas e portas. Que valores são
esses? Automóveis que valem mais que abraços, filhas querendo uma cirurgia
como presente por passar de ano. Celulares nas mochilas de crianças. O que
vais querer em troca de um abraço? A diversão vale mais que um diploma. Uma
tela gigante vale mais que uma boa conversa. Mais vale uma maquiagem que um
sorvete. Mais vale parecer do que ser… Quando foi que tudo desapareceu ou se
tornou ridículo? Quero arrancar as grades da minha janela para poder tocar as
flores! Quero me sentar na varanda e dormir com a porta aberta nas noites de
verão! Quero a honestidade
como motivo de orgulho. Quero a vergonha na
cara e a solidariedade. Quero a retidão de caráter, a cara limpa e o olhar
olho-no-olho. Quero a esperança, a alegria, a confiança! Quero calar a boca
de quem diz: “temos que estar ao nível de…”, ao falar de uma pessoa. Abaixo o
“TER”, viva o “SER”. E viva o retorno da verdadeira vida, simples como a
chuva, limpa como um céu de primavera, leve como a brisa da manhã! E
definitivamente bela, como cada amanhecer. Quero ter de volta o meu mundo
simples e comum. Onde existam amor, solidariedade e fraternidade como bases.
Vamos
voltar a ser “gente”. Construir um mundo melhor, mais justo, mais humano,
onde as pessoas respeitem as pessoas. Utopia? Quem sabe?... Precisamos
tentar… Quem sabe comecemos a caminhar transmitindo essa mensagem… Nossos
filhos merecem e nossos netos certamente nos agradecerão!
|
ATIVIDADES SOBRE O TEXTO
1. Qual é o
gênero do texto?
2. Qual é a função sócio-comunicativa?
3. Qual é o assunto?
4. De acordo com o autor quais são os
princípios morais comuns?
5. O autor começa o texto expondo uma realidade
antiga. Que palavras no primeiro parágrafo podem expressar tempo?
6. Percebemos uma enorme preocupação do autor
com o futuro. Em sua opinião, o que as futuras gerações podem enfrentar?
7.
Na frase: “Tínhamos medo apenas medo do escuro...” a palavra sublinhada
pode ser substituída, sem alteração de sentido, por:
a)
Pelo menos.
b)
Somente.
c)
Também.
d)
Ainda.
8.
“Abaixo o 'TER', viva o 'SER'.”O que podemos entender a partir da
oposição dos verbos em destaque?
9.
O autor ao se referir à verdadeira vida, utiliza quatro frases com a mesma
estrutura. “Simples como a chuva”, a palavra em destaque aparece em
todas as frases e introduz uma:
a)
Explicação.
b)
Sugestão.
c)
Comparação.
d)
Igualdade.
10.
A primeira palavra do segundo parágrafo muda toda a estrutura de passado do
parágrafo anterior. Qual ideia ela expressa que permite essa mudança?
11.
Ao utilizar a expressão “olhar olho-no-olho” o autor sugere quais valores que
estão sendo deixados de lado?
12.
O autor faz a seguinte indagação: “Quando foi que tudo desapareceu ou se tornou
ridículo?” Você saberia responder essa pergunta? Apresente hipóteses e discuta
com seus colegas.
13.
No quarto parágrafo, o autor apresenta diversos “quereres” que se fossem
realizados, mudariam o mundo. Faça você também a sua lista de desejos para
mudar nossa realidade, junte com as dos seus colegas e faça uma belo mural!
14.
Procure no dicionário o significado das palavras abaixo e de outras que você
não conheça o significado:
a)
Anistia. (Linha 10)
b)
Sonegadores. (Linha 10)
c)
Utopia. (Linha 26)
1.
Segundo
o texto, o que significa ética e cidadania?
2.
A
Constituição, que é a lei máxima no Brasil, tem sido cumprida? Justifique sua
posição.
3.
“...
Construir um mundo melhor, mais justo, mais humano, onde as pessoas respeitem
as pessoas.” Diante desse trecho, o autor refere-se à que?
4.
Conceitue
o termo democracia.
5.
Em
sua opinião, qual foi a intenção do autor ao escrever o texto?
6.
Selecione
cinco palavras ou expressões que, segundo o autor, descrevem o Brasil.
7.
Como
ocorreu o processo eleitoral no Brasil? Pesquise em livros, internet e depois
façam um debate entre a turma.
8.
Relacione
o texto com a democracia no Brasil atual.
9.
Segundo
o autor, o brasileiro tem noção clara dos comportamentos éticos e morais
adequados, mas vive sob o mundo da corrupção? Justifique.
10.
Pesquise
e elabore um texto que retrate a história da formação da cidadania no Brasil.
11.
Procure
expressar o que você entendeu da relação entre moral e liberdade, usando os
seguintes conceitos: consciência moral, juízo, escolha e liberdade.
12.
Embora
os termos ética e moral usados no texto sejam usados como sinônimos, faça uma
distinção entre eles.
13.
Baseado
no texto, crie uma música, paródias ou poesia mostrando a importância de ter os
direitos assegurados.
14.
Pesquise
historicamente como aconteceu e se desenvolveu ao longo do tempo a democracia
no Brasil.
15.
Votar
é uma forma de lutar pelos direitos humanos? Relacione o direito à liberdade de
expressão e opinião com a consciência política.
Assinar:
Postagens (Atom)