I- LEITURA
Texto
I -
A FLORESTA DO CONTRÁRIO
Todas as florestas existem antes dos homens. Elas estão lá e então o homem chega, vai destruindo, derruba as árvores, começa a construir prédios, casas, tudo com muito tijolo e concreto.E poluição também. Mas esta floresta aconteceu o contrário. O que havia antes era uma cidade dos homens, dessas bem poluídas, feia, suja, meio neurótica. Então as árvores foram chegando, ocupando novamente o espaço, conseguiram explusar toda aquela sujeira e se instalaram no lugar. É o que poderia se chamar de vingança da natureza- foi assim que terminou o seu relato o amigo beija-flor. Por isso ele estava tão feliz, beijocando todas as flores- aliás, um colibri bem assanhado, passava flor por ali, ele já sapecava um beijão. Agora o Nan havia entendido por que uma ou outra árvore tinha parede por dentro, e ele achou bem melhor assim. Algumas árvores chegaram a engolir casas inteiras. Era um lugar muito bonito, gostoso de se ficar. Só que o Nan não podia, precisava partir sem demora. Foi se despedir do colibri, mas ele já estava namorando apertado uma outra florzinha, era melhor não atrapalhar. (Fragmento do livro “Em busca do tesouro de Magritte.) |
|
Texto II
CIMENTO ARMADO
Batem estacas no terreno morto. No terreno morto surge vida nova. As goiabeiras do velho parque E os roseirais, abandonados, Serão cortados E derrubados. Um prédio novo de dez andares, Frio e cinzento, Terá seu corpo de cimento armado Enraizado no velho parque De goiabeiras De roseirais. |
Batem
estacas no terreno morto.
Século vinte... Vida de aço... Cimento armado! Batem estacas No prédio novo de dez andares, Terraços tristes Pássaros presos, Rosas suspensas Flores da vida, Rosas de dor |
INTERPRETAÇÃO
DO TEXTO
1)
Assinale a opção correta.
a) Os autores dos dois textos falam sobre o
mesmo assunto. O assunto abordado nos dois textos é:
( ) A devastação e destruição da natureza causada pelo homem. ( ) A preservação dos recursos naturais. ( ) Nenhuma das alternativas anteriores. |
b) Apesar de abordarem o mesmo assunto, os
resultados são diferentes em cada texto, porque:
( ) no primeiro texto a natureza saiu vitoriosa ao recuperar seu espaço outrora perdido, enquanto no segundo texto os pássaros e as rosas sofrem a consequência da construção de mais um prédio de dez andares. ( ) no segundo texto a natureza saiu vitoriosa ao recuperar seu espaço outrora perdido, enquanto no primeiro texto os pássaros e as rosas sofrem a consequência da construção de mais um prédio de dez andares. |
||||||
c) Para “expulsar toda aquela sujeira” e se
instalarem no seu lugar, as árvores tiveram que lutar. A parte do texto que
confirma o fato de certas árvores conservarem os sinais de sua luta é :
( ) “ Todas as florestas existem antes dos homens.” ( ) “ Algumas árvores chegaram a engolir casas inteiras, por isso uma ou outra árvore tinha parede por dentro.” |
d) No texto II o poeta fala do prédio como
se ele fosse uma pessoa em :
( ) ” Um prédio de dez andares.” ( ) “ Terá seu corpo de cimento armado.” |
||||||
e) O poeta se refere a pássaros presos,
terraços tristes, porque :
( ) os terraços são pintados de preto e cinza. ( ) os terraços ocuparam o espaço da vegetação, a alegria dos animais e com o agravante de que nas cidades, as pessoas costumam prender os pássaros em gaiolas. |
|||||||
2) Escreva certo ou errado de acordo com os
textos:
a) No texto II o autor utiliza a palavra “enraizado” como se o prédio fosse uma árvore. (-------------) b) As goiabeiras e os roseiras foram conservadas após a construção do novo prédio. (------------) c) No texto I a história é fato real, enquanto que no texto II é imaginário, pois jamais destruiriam a natureza para construir um prédio. (-----------) d) No texto I, ao tomar a cidade e devolver a vida aos seres da floresta, as árvores consideraram uma vingança da natureza. (-----) e)Os pássaros do Texto II eram tão felizes quanto os pássaros do texto I.(-------) |
3. Em que conjunto a letra x representa o
mesmo fonema?
a) tóxico - taxativo b) enxame - inexaurível c) intoxicado - exceto d) têxtil – êxtase |
||||||
4.Não são paroxítonas as palavras:
a) salada - varanda - tarde
b) amanhã - última - perdão
c) leite - escada - senhora
d) verdade - presença - janela
e) violetas - brigas – mesa |
5.Aponte o único conjunto onde há erro de
divisão silábica:
a) flui-do, sa-guão, dig-no b) cir-cuns-cre-ver, trans-cen-den-tal, trans-pa-ren-te c) con-vic-ção, subma-ri-no, rit-mo
d) ins-tru-ir, an-te-pas-sa-do,
se-cre-ta-ri-a
e) co-o-pe-rar, dis-tân-cia, bi-sa-vô |
6.Assinalar a alternativa em que todas as
palavras estão separadas corretamente:
a) mas-sa, i-gu-al, miú-da b) cons-truir, igual, cri-ei c) cri-ei, as-pec-to, mi-ú-da
d) me-da-lhões, pás-sa-ros, es-ta-çõ-es
|
|||||
7.De acordo com a separação silábica, qual
o grupo de palavras abaixo está totalmente correto?
a) as-si-na-da, chei-ro, ma-de-i-ra b) ex-ces-so, cac-to, des-cer
c) avi-so, per-spi-caz, em-pa-pa-da,
pa-i-nei-ra
d) extra-or-di-ná-rio, ve-lha, fel-ds-pa-tomi-nha, in-fân-cia |
8.Classificou-se, corretamente, o grupo
vocálico da palavra dada em:
a) caótico - ditongo nasal b) série - ditongo decrescente c) estóico - ditongo crescente d) viúva – hiato
e) pequei - tritongo
|
9.Devem ser acentuadas todas as palavras da
opção:
a) taxi - juri - gas
b) ritmo - amor - lapis
c) chines - ruim - jovem d) juriti - gratis - traz e) açucar - abacaxi – molestia |
|||||
10.A única alternativa em que nenhuma
palavra deve ser acentuada graficamente é
a)preto - orgão - seres b)atras - medo - garoa c)item - nuvem - erro
d)juri - governo -odio
e)tatu - cores – carater |
11.Em que conjunto todas as palavras são
oxítonas?
a)exame- xale- exceção b)chapa- cachecol - próximo c)nariz- bombom – urubu –
d)caju- caderno- lápis
e)trouxe- texto- léxico |
12. Assinale a alternativa em que há erro
de acentuação gráfica de acordo com a nova ortografia:
a)café – baú – ônibus b)Coréia - idéia - enjôo
c)relâmpago - egoísta - contêm
d)órgão - lápis - saúva e)concluí - além-túmulo – médium |
|||||
13) São todos considerados epicenos os
substantivos:
a)cobra- jacaré- pernilongo
b)leão- onça- girafa
c)gato- coelho- cachorro d)avestruz- cavalo- boi e)sabiá- coruja- bode |
14) Assinale o conjunto em que todas as
palavras não são substantivos comuns de dois gêneros:
a)estudante, dentista, motorista b)cadáver, mulher, sabiá
c)indígena, colega, pianista
d)jornalista, estudante, artista |
15) São sobrecomuns apenas os substantivos:
a)dentista-colega-jornalista b)testemunha-indivíduo-vítima
c)cliente-artista-aranha
d)estudante-indígena-professor |
|||||
14) Assinale a sentença verdadeira:
a)Todas as proparoxítonas são acentuadas.
b)As oxítonas terminadas em i ou u que não
sejam acompanhadas de hiato são acentuadas.
c)As paroxítonas terminadas em a , e ou o são acentuadas. d)As oxítonas terminadas em i,u, is, iz ou us são acentuadas . e)Nem todas as proparoxítonas são acentuadas. |
|||||||
15) Complete as frases com por quê, por que,
porque ou porquê:
___ ____________ não foi à faculdade?
___ ____________ não foi à faculdade?
Não fui à faculdade ________________ não
quis.
Eu queria saber o _______________de você
faltar tanto às aulas.
Você
está gritando _________________?
Eu me preocupo com você. ___________________,
não posso?
Não se
preocupe tanto, ____________________ já sou um homem capaz e responsável.
IV-ORTOGRAFIA
1) Escreva no quadro as mudanças feitas em nosso vocabulário conforme o acordo ortográfico:
IV-ORTOGRAFIA
1) Escreva no quadro as mudanças feitas em nosso vocabulário conforme o acordo ortográfico:
Norma atual
anti-religioso
fim-de-semana
dêem
vêem pára (verbo parar)
apóio
jóia
|
Acordo ortográfico
|
||
2) Complete as palavras com esa ou eza :
a) chin..............
b) limp............
c) nobr...........
|
3) Complete com izar ou isar :
a) civil..........
b) al..........
c) revi..........
d) valor.............
|
4)Complete com ex ou es :
a)t.....to
b) ............cola
c) ........periência
d) ..........plosão
|
|
5)Apenas uma entre as demais palavras de cada
grupo está escrita de forma incorreta. Identifique-a e escreva da forma
correta:
a)estádio- escola- estração -------------------------------
a)estádio- escola- estração -------------------------------
b)péssimo-vasoura-
assunto-----------------------------
c)desca-cresça-aparesça---------------------------------
d)excelente-excepcional-excência------------------------
Nenhum comentário:
Postar um comentário