A CASA SONOLENTA (AUDREY WOOD)
(...) NESSA CASA
TINHA UMA CAMA,
UMA CAMA ACONCHCHEGANTE,
NUMA CASA SONOLENTA,
ONDE TODOS VIVIAM DORMINDO.
NESSA CAMA
TINHA UMA AVÓ,
UMA AVÓ RONCANDO,
NUMA CAMA ACONCHEGANTE,
NUMA CASA SONOLENTA,
ONDE TODOS VIVIAM DORMINDO.
EM CIMA DESSA AVÓ
TINHA UM MENINO,
UM MENINO SONHANDO,
EM CIMA DE UMA AVÓ RONCANDO, NUMA CAMA
ACONCHEGANTE,
|
NUMA CAMA SONOLENTA,
ONDE TODOS VIVIAM DORMINDO.
EM CIMA DESSE MENINO
TINHA UM CACHORRO,
UM CACHORRO COCHILANDO,
EM CIMA DE UM MENINO SONHANDO,
EM CIMA DE UMA AVÓ RONCANDO,
NUMA CAMA ACONCHEGANTE,
NUMA CAMA SONOLENTA,
ONDE VIVIAM DORMINDO.
EM CIMA DESSE CACHORRO,
TINHA UM GATO,
UM GATO RESSONANDO,
EM CIMA DE UM CACHORRO COCHILANDO,
EM CIMA DE UM MENINO SONHANDO,
|
EM CIMA DA AVÓ RONCANDO,
NUMA CAMA ACONCHEGANTE,
NUMA CASA SONOLENTA,
ONDE TODOS VIVIAM DORMINDO.
EM CIMA DESSE GATO,
TINHA UM RATO,
UM RATO DORMITANDO,
EM CIMA DE UM GATO RESSONANDO,
EM CIMA DE UM CACHORRO COCHILANDO,
EM CIMA DE UM MENINO SONHANDO,
EM CIMA DE UMA AVÓ RONCANDO,
NUMA CAMA ACONCHEGANTE,
NUMA CASA SONOLENTA,
ONDE TODOS VIVIAM DORMINDO.
E EM CIMA DESSE RATO
TINHA UMA PULGA... (...)
|
|
1) ILUSTRE A PARTE DO TEXTO QUE VOCÊ MAIS
GOSTOU:
2) VOCÊ GOSTOU DO TEXTO ?
POR QUÊ ?
3) VOCÊ CONHECE UMA CASA ASSIM ?
4) DORMIR É MUITO GOSTOSO, DESCANSA NOSSA MENTE E
NOSSO CORPO. QUANDO DORMIMOS COSTUMAMOS SONHAR. VOCÊ SE LEMBRA DE SEUS SONHOS
? COMO SÃO ?
5) ESCREVA COMO VOCÊ IMAGINA QUE É A CASA DO
TEXTO LIDO:
6) INVENTE OUTRAS CARACTERÍSTICAS PARA AS
PERSONAGENS DA HISTÓRIA LIDA.
AVÓ QUE RONCA É __________________
MENINOSONHADOR É _______________
CACHORRO COCHILADOR É __________
GATO QUE ROSNA É _________________
RATO QUE DORMITA É _______________
PULGA QUE __________E_____________
7)RESPONDA:
a) SE VOCÊ ENTRASSE NUMA CASA COMO ESSA, O QUE
FARIA?
b) COMO VOCÊ ACHA QUE TERMINOU ESSA HISTÓRIA?
|
8) RESPONDA
a)FAÇA UMA LISTA DAS PERSONAGENS DESSA HISTÓRIA
PELA ORDEM EM QUE APARECEM:
b)AGORA, FAÇA A MESMA LISTA EM ORDEM ALFABÉTICA:
10) EM QUE LUGAR DA CASA SE PASSA ESSA HISTÓRIA?
COMO ERA ESSE LUGAR ?
11) COPIE DO TEXTO ALGUMAS PALAVRAS QUE RIMAM
ENTRE SI:
12) IMAGINE QUE O DONO DA CASA ESTIVESSE QUERENDO
VENDÊ-LA E TE CONTRATOU PARA FAZER UM ANÚNCIO
13) ESCREVA ESSE
ANÚNCIO NO QUADRO ABAIXO:
VENDO
|
||
14) ESCREVA OS NOMES DO OBJETOS, MATERIAIS E
MÁQUINAS USADOS NA CONSTRUÇÃO CIVIL:
ESCOLHA 3 DESSA FIGURAS E FORME FRASES
13) ESCREVA O NOME DOS OBJETOS QUE TEM EM CASA.
|
A LINGUAGEM DO TEXTO:
1. Informal é a linguagem
descontraída, em que aparecem palavras e expressões populares. Ela é muito
usada na conversa do dia-a-dia entre amigos e familiares. Veja um exemplo
tirado do texto:
“[…] sua saúde não era lá para que se diga”.
Usando uma linguagem mais formal, esse trecho
ficaria assim:
[…] sua saúde não era muito boa.
Indique a expressão formal que substitui
adequadamente a informal destacada nos seguintes trechos:
a) “[…] seu Irineu conhecia de sobra Altamirando[…]”
( ) pouco ( ) muito bem ( ) de vista
b) “Titio, se o senhor puser o bloco na rua,
pra quem é que fica o seu dinheiro, hem?”
( ) bater
as botas ( ) ficar irritado ( )
falecer
3. “[…] não apareceu
ninguém com peitopara desrespeitar a vontade do falecido.”
( ) com medo (
) com coragem ( )
desonesto
4. “A parentada chorava às
pampas […]”
( ) feito
louca ( ) fingidamente ( ) muito
5. “[…] Altamirando imaginava um
jeito depassar o morto pra trás.”
( ) enganar o morto ( )
desrespeitar o morto ( )
temer o morto
2. A
expressão pé-na-cova é usada na linguagem popular para dizer que uma
pessoa está doente, próxima da morte.
Nas frases que seguem, aparecem outras expressões
com a palavra pé. Procure explicar o significado delas.
1. Ele trabalhou muito, fez
um pé-de-meiae teve uma velhice tranqüila.
2. Nosso time estreou com o
pé direitono campeonato: venceu os três jogos que disputou.
3. Um bom pedreiro faria esse
trabalhocom um pé nas costas.
4. Para não acordar o bebê, a
mulher entrou no quarto pé ante pé.
MARCA DE AMOR
Um menino tinha uma cicatriz no rosto, as pessoas
de seu colégio não falavam com ele e nem sentavam ao seu lado, na realidade quando
os colegas de seu colégio o viam franziam a testa devido à cicatriz ser muito
feia.
Então a turma se reuniu com o professor e foi
sugerido que aquele menino da cicatriz não freqüentasse mais o colégio, o
professor levou o caso à diretoria do colégio.
A diretoria ouviu e chegou à seguinte conclusão:
Que não poderia tirar o menino do colégio, e que
conversaria com o menino e ele seria o ultimo a entrar em sala de aula, e o
primeiro a sair, desta
forma nenhum aluno via o rosto do menino, a não ser que olhassem para trás.
O professor achou magnífica a idéia da diretoria,
sabia que os alunos não olhariam mais para trás. Levado ao conhecimento do
menino da decisão ele
prontamente aceitou a imposição do colégio, com uma condição:
Que ele compareceria na frente dos alunos em sala
de aula, para dizer o por quê daquela CICATRIZ.
A turma concordou, e no dia o menino entrou em
sala dirigiu-se a frente da sala de aula e começou a relatar:
- Sabe turma eu entendo vocês, na realidade esta
cicatriz é muito feia, mas foi assim que eu a adquiri:
- Minha mãe era muito pobre e para ajudar na
alimentação de casa minha mãe passava roupa para fora, eu tinha por volta de
7 a 8 anos de idade...
A turma estava em silencio atenta a tudo .
O menino continuou: além de mim, haviam mais 3
irmãozinhos, um de 4 anos, outro de 2 anos e uma irmãzinha com apenas alguns
dias de vida.
Silêncio total em sala.
-... Foi aí que não sei como, a nossa casa que
era muito simples, feita de madeira começou a pegar fogo, minha mãe correu
até o quarto em que estávamos pegou meu irmãozinho de 2 anos no colo, eu e
meu outro irmão pelas mãos e nos levou para fora, havia muita fumaça, as
paredes que eram de madeira, pegavam fogo e estava muito quente... Minha mãe
colocou-me
sentado no chão do lado de fora e disse-me para ficar com eles até ela voltar, pois minha mãe tinha que voltar para pegar minha irmãzinha que continuava lá dentro da casa em chama. Só que quando minha mãe tentou entrar na casa em chamas as pessoas que estavam ali, não deixaram minha mãe buscar minha irmãzinha, eu via minha mãe gritar:
- "Minha filhinha está lá dentro!" Vi
no rosto de minha mãe o desespero, o horror e ela gritava, mas aquelas
pessoas não deixaram minha mãe buscar minha irmãzinha...
Foi aí que decidi. Peguei meu irmão de 2 anos que
estava em meu colo e o coloquei no colo do meu irmãozinho de 4 anos e
disse-lhe que não saísse dali até eu voltar. Saí de entre as pessoas, sem ser
notado e
quando perceberam eu já tinha entrado na casa. Havia muita fumaça, estava muito quente, mas eu tinha que pegar minha irmãzinha. Eu sabia o quarto em que ela estava. Quando cheguei lá ela estava enrolada em um lençol e chorava muito... Neste momento vi caindo alguma coisa, então me joguei em cima dela para protegê-la, e aquela coisa quente encostou-se em meu rosto...
A turma estava quieta atenta ao menino e
envergonhada, então o menino continuou: Vocês podem achar esta CICATRIZ feia,
mas tem alguém lá em casa que acha linda e todo dia quando chego em casa,
ela, a minha irmãzinha me beija porque sabe que é marca de AMOR.
Vários alunos choravam, sem saberem o que dizerem
ou fazerem, mas o menino foi para o fundo da classe e imovelmente sentou-se.
Para você que leu esta história, queria dizer que
o mundo está cheio de
CICATRIZ. Não falo da CICATRIZ visível mas das cicatrizes que não se vêem, estamos sempre prontos a abrir cicatrizes nas pessoas, seja com palavras ou nossas ações.
Há aproximadamente 2000 anos JESUS CRISTO,
adquiriu algumas CICATRIZES em
suas mãos, seus pés e sua cabeça.
Essas cicatrizes eram nossas, mas Ele, pulou em
cima da gente, protegeu-nos e ficou
com todas as nossas CICATRIZES..
Essas também são marcas de AMOR.
Jesus te ama, não por quem você é, mas sim pelo
que você é, e para Jesus você é a pessoa
mais importante deste mundo.
Nunca se esqueça disso!
|
A OUTRA NOITE
(Rubem Braga)
Outro
dia fui a São Paulo e resolvi voltar à noite, uma noite de vento sul e chuva,
tanto lá como aqui. Quando vinha para a casa de táxi, encontrei um amigo e o
trouxe até Copacabana; e comentei a ele que lá em cima, além de nuvens feias
que cobriam a cidade eram vistas de cima, enluaradas, colchões de sonhos,
alvas, uma paisagem irreal.
Depois
que o meu amigo desceu do carro o chofer aproveitou um sinal fechado para
voltar-se para mim:
___O
senhor vai me desculpar, é que eu estava aqui a ouvir a sua conversa. Mas,
tem mesmo luar lá em cima?
Confirmei:
sim, acima de nossa noite preta e enlamaçada havia uma outra___pura, perfeita
e linda.
___Mas
que coisa...
Ele
chegou a por a cabeça fora do carro para olhar o céu fechado de chuva. Depois
continuou guiando mais lentamente. Não sei se sonhava em ser aviador ou
pensava em outra coisa.
___Ora,
sim senhor...
E,
quando saltei e paguei a corrida, ele me disse uma “boa noite” e um “muito
obrigado ao senhor” tão sincero, tão veemente, como se eu lhe tivesse feito
um presente de rei.
|
|||
|
|
||
A DISPUTA
Paulo Nunes de Almeida
A
Escola Municipal Francisco Ribeiro dos Santos, da cidade de Dona Euzébia,
estava movimentada. As crianças espalhadas pela quadra faziam uma algazarra
infernal, enquanto esperavam a entrada do Galera Fera, time da escola. O time
ia disputar o campeonato feminino de futebol de salão entre escolas das
cidades vizinhas.
Centenas
de vozes explodiram na hora em que o time entrou em campo.
___
Galera
Fera! ___
Galera Fera!
As
meninas entraram correndo na quadra. AValéria, a
Roberta, a Mariana, a Gabriela, a Fabrícia e a Leila; por
final, veio o técnico, o professor Rodrigo. O jogo
começou nervoso e, a cada gol que Galera Fera fazia, o coro e a torcida
gritavam:
___
Galera Fera! Galera Fera!
O
time disputou muito, mas não ganhou a partida. Aceitou a derrota e reconheceu
que o adversário jogara muito melhor. A derrota uniu ainda mais o Galera
Fera, que prometeu mais treinamento e mais empenho nas próximas partidas.
|
|||
TRABALHANDO COM AS IDÉIAS DO TEXTO
1- Você notou que o narrador do texto não
participa da história. Quem você acha que é o narrador da história?
2- A escola a que se refere o texto é pública ou
particular? Em que trecho do texto aparece essa informação?
3- Qual o nome do time que participou da disputa?
4- Que campeonato esse time disputou?
5- Quantas personagens do time Galera Fera
jogaram?
6- O time perdeu. Como você acha que as jogadoras
se sentiram?
|
7- Este texto procura mostrar que é importante
ter espírito esportivo, saber perder. Você concorda com isso? Copie o trecho
do texto que exprime o espírito esportivo do time Galera Fera.
8- Grife no texto a frase que permite observar
que a derrota não fez com que o time perdesse a esperança de um futuro
de vitórias.
9- Numere os parágrafos no texto e escreva
quantos são.
10- Reescreva as palavras do 2º parágrafo em
ordem alfabética.
Retire do texto:
* 1 substantivo comum
* 1 substantivo coletivo
* 1 substantivo próprio
11- Retire do último parágrafo:
1
palavra monossílaba
1
palavra dissílaba
1
trissílaba e 1 polissílaba
|
||
Nenhum comentário:
Postar um comentário