|
E.E.”Dr JOAQUIM VILELA”
AVALIAÇÂO DE PORTUGUÊS / 2012
ALUNO (A):________________Nº___ SÉRIE:
PROFESSOR:
____________
VALOR: _____
NOTA: _______
BOA SORTE!!!
|
Leia
o conto abaixo com muita atenção:
O
MENDIGO E A RAINHA
Era
uma vez, um mendigo muito sujo e desanimado, que estava deitado no meio da
rua. Ele, de longe, viu passar à rainha com o sua coroa e capa, toda linda e
bem vestida. Ele disse:
-Vou-lhe
pedir, ela é boa, certamente me dará alguma coisa.
Quando
a rainha passou perto, o mendigo disse:
-
Majestade, poderia, por favor, dar-me uma moeda? - Embora no seu interior
pensasse que lhe ia dar muito mais.
A
rainha olhou-o e respondeu-lhe:
-
Por que não me dás tu alguma coisa? Acaso não sou eu a tua rainha?
O
mendigo não sabia que responder e só se arriscou a falar:
-Mas...mas..., majestade...eu não tenho
nada!
A
rainha respondeu:
-
Algo deves ter... procura!
Entre
assombro e irritação, o mendigo procurou entre as suas coisas e viu que tinha
uma laranja, um pão e uns grãos de arroz. Pensou que o pão e a laranja era
muito para lhe dar, assim, em meio de sua irritação, agarrou 5 grãos de arroz
e deu-os à rainha. Agradada, ela disse:
-
Vês como tinhas!
A
rainha então lhe deu 5 moedas de ouro: uma por cada grão de arroz que tinha
recebido.
O
mendigo então lhe disse:
-
Majestade, é...é... eu julgo que tenho outras coisas.
Mas
a rainha olhou-o fixamente nos olhos e, com doçura, comentou-lhe:
- Somente o que tu me deste de
coração, eu posso te retribuir.
|
01-
Se você tivesse que explicar para alguém o que é o conto, o que diria?
_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
02-
Por ser um texto ficcional, uma das características do conto é não relatar o
dia, nem o ano em que ocorreu a história, justamente para levar o leitor a
entrar no mundo da fantasia, da imaginação. Que expressão foi usada nesse conto
para sugerir que o acontecimento pode ter ocorrido há meses, anos ou até mesmo
décadas?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
03-
Qual é a diferença entre a linguagem formal e a linguagem informal?
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
04-
No conto lido, existem alguns traços da linguagem informal. Aponte-os no texto.
(Você poderá sublinhar no texto ou copiar novamente os trechos).
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
05-
O texto transmite algum ensinamento ou “moral da história”. Em que parte isso
acontece? Qual a moral dessa história para você?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
06-
Para que serve o substantivo? Retire cinco exemplos do texto.
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
07-
Escreva os adjetivos que poderiam substituir as locuções adjetivas nas
expressões seguintes:
Siga
o modelo: brilho da lua = brilho lunar
a)
força do homem:
________________________________________________________________________________
b)
água da chuva: _________________________________________________________________________________
c)
corpos do céu:
__________________________________________________________________________________
d)
água do rio:
____________________________________________________________________________________
e)
material da escola:
_______________________________________________________________________________
f)
amor de mãe:
___________________________________________________________________________________
g)
lanche da manhã: _______________________________________________________________________________
08-
Reescreva o trecho abaixo, eliminando a repetição:
Recentemente
foi produzido um filme sobre Pelé. Nesse filme é feito um relato da vida
pessoal e profissional de Pelé. Pelé atuou muitas vezes na seleção brasileira.
Os gols de Pelé causam admiração até hoje. Embora já esteja afastados dos
campos, Pelé é ainda um ídolo em várias partes do mundo.
_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
09-
Leia o trecho abaixo e identifique no quadro os adjetivos e as locuções
adjetivas que delimitam o significado da comida japonesa Tofu frito.
“Tofu
frito- bolsas finas e fritas de tofu, douradas, com uma textura áspera.”
|
10-
Imagine que você e sua amiga fará uma viagem. Você então resolveu escrever uma
carta para ela, descrevendo parte de sua bagagem para que ela possa preparar
melhor a própria bagagem.
Reescreva
o trecho abaixo, detalhando com adjetivos e locução adjetivas os substantivos
sublinhados, para que sua amiga tenha uma ideia mais precisa do que levar.
Laura,
Trouxe
na minha bagagem apenas o que considerei essencial:
2
meias, 3 calças, 2 pares de tênis, 5 camisetas, 1
par de chinelos, 1 pijama, 1 bermuda e 3 shorts.
Laura,
|
1-
Observe o trecho extraído da canção "Pau-de-arara", de Guio Moraes
e Luiz Gonzaga:
"Quando
eu vim do sertão, seu moço,
Do meu Bodocó"
Assinale
a alternativa que mostra uma marca da linguagem coloquial ou informal usada
nesse trecho.
A)
Quando eu vim
B)
do sertão
C)
seu moço
D)
Do meu
|
12-
Qual das frases abaixo apresenta uma linguagem formal? Assinale a alternativa
correta.
A)
A gente gosta mesmo é de brincar.
B) Tá faltando bolacha no pacote. C) Nós ganharemos as eleições com vantagem. D) Os alunos tão estudando muito pra prova. |
13-
Assinale a alternativa que indica o que é importante considerar quando
estamos produzindo um texto oral ou escrito.
A)Quem
são os interlocutores envolvidos.
B)Qual é o objetivo (finalidade) da comunicação. C)Que linguagem é mais adequada para a circunstância. D)Todas as anteriores estão adequadas. |
14-
Leia a letra da canção:
Homem-aranha
Eu
adoro andar no abismo
Numa noite viril de perseguição Saltando entre os edifícios Vi você Em poder de um fugitivo Que cercado pela polícia Te fez refém lá nos precipícios Foi paixão à primeira vista Me joguei de onde o céu arranha Te salvando com a minha teia Prazer, me chamam de Homem-aranha Seu herói Hoje o herói agüenta o peso Das compras do mês No telhado, ajeitando a antena da tevê Acordado a noite inteira pra ninar bebê |
Chega
de bandido pra prender
De bala perdida pra deter Eu tenho uma idéia: Você na minha teia Chega de assalto pra impedir, Seja em Brasília ou aqui Eu tive a grande idéia: Você na minha teia Hoje eu estou nas suas mãos Nessa sua ingênua sedução Que me pegou na veia Eu tô na tua teia. VERCILO, Jorge. Homem-aranha. CD Perfil, faixa 5. Rio de Janeiro: Som Livre, s.d. |
O
que podemos entender a partir da leitura dos versos destacados? Assinale a
alternativa correta.
A)
O super-herói tornou-se humano, não tem mais poderes.
B) A luta diária já é prova do heroísmo de muitos homens.
C) Os heróis de verdade não devem ajudar suas esposas.
D) O amor à primeira vista pode acontecer com qualquer um.
B) A luta diária já é prova do heroísmo de muitos homens.
C) Os heróis de verdade não devem ajudar suas esposas.
D) O amor à primeira vista pode acontecer com qualquer um.
Nenhum comentário:
Postar um comentário