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E.E.”Dr JOAQUIM VILELA”
AVALIAÇÂO DE PORTUGUÊS / 2012
ALUNO (A):________________Nº___ SÉRIE:
PROFESSOR:
____________
VALOR: _____
NOTA: _______
BOA SORTE!!!
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Leia
o texto abaixo para, em seguida, responder às questões de 1 a 10.
BRINCADEIRA
Começou como uma brincadeira. Telefonou para um conhecido e
disse:
— Eu sei de tudo.
Depois de um silêncio, o outro disse:
— Como é que você soube?
— Não interessa. Sei de tudo.
— Me faz um favor. Não espalha.
— Vou pensar.
— Por amor de Deus.
— Está bem. Mas olhe lá, hein?
Descobriu que tinha poder sobre as pessoas.
— Sei de tudo.
— Co-como?
— Sei de tudo.
— Tudo o quê?
— Você sabe.
— Mas é impossível. Como é que você descobriu?
A reação das pessoas variava. Algumas perguntavam em seguida:
— Alguém mais sabe?
Outras se tornavam agressivas:
— Está bem, você sabe. E daí?
— Daí, nada. Só queria que você soubesse que eu sei.
— Se você contar para alguém, eu...
— Depende de você.
— De mim, como?
— Se você andar na linha, eu não conto.
— Certo.
Uma vez, parecia ter encontrado um inocente.
— Eu sei de tudo.
— Tudo o quê?
— Você sabe.
— Não sei. O que é que você sabe?
— Não se faça de inocente.
— Mas eu realmente não sei.
— Vem com essa.
— Você não sabe de nada.
— Ah, quer dizer que existe alguma coisa para saber, mas eu é
que não sei o que é?
— Não existe nada.
— Olha que eu vou espalhar...
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— Pode espalhar que é mentira.
— Como é que você sabe o que eu vou espalhar?
— Qualquer coisa que você espalhar será mentira.
— Está bem. Vou espalhar.
Mas dali a pouco veio um telefonema.
— Escute. Estive pensando melhor. Não espalha nada sobre aquilo.
— Aquilo o quê?
— Você sabe.
Passou a ser temido e respeitado. Volta e meia alguém se
aproximava dele e sussurrava:
— Você contou para alguém?
— Ainda não.
— Puxa. Obrigado.
Com o tempo, ganhou uma reputação. Era de confiança. Um dia, foi
procurado por um amigo com uma oferta de emprego. O salário era enorme.
— Por que eu? — quis saber.
— A posição é de muita responsabilidade — disse o amigo. —
Recomendei você.
— Por quê?
— Pela sua discrição.
Subiu na vida. Dele se dizia que sabia tudo sobre todos, mas
nunca abria a boca para falar de ninguém.
Além de bem-informado, um gentleman. Até que recebeu um
telefonema. Uma voz misteriosa que disse:
— Sei de tudo.
— Co-como?
— Sei de tudo.
— Tudo o quê?
— Você sabe.
Resolveu desaparecer. Mudou-se de cidade. Os amigos estranharam
o seu desaparecimento repentino.
Investigaram. O que ele estaria tramando? Finalmente foi
descoberto numa praia remota. Os vizinhos contam que uma noite vieram muitos
carros e cercaram a casa. Várias pessoas entraram na casa. Ouviram-se gritos.
Os vizinhos contam que a voz que mais se ouvia era a dele, gritando:
— Era brincadeira! Era brincadeira!
Foi descoberto de manhã, assassinado. O crime nunca foi
desvendado. Mas as pessoas que o conheciam não têm dúvidas sobre o motivo.
Sabia demais.(Luis Fernando Verissimo. Comédias da vida
privada.)
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Vocabulário
discrição: qualidade de discreto, isto é, de algo ou alguém que não chama a
atenção, de pessoa que guarda segredo.
gentleman: palavra do inglês que significa
“homem fino”, “cavalheiro”.
remoto: distante.
01
- Todo
texto narrativo apresenta uma personagem principal, à qual se dá o nome de protagonista.
Quando há uma personagem que se opõe às ações e aos interesses do protagonista,
ela é chamada de antagonista.
No
início do texto, o narrador conta que o protagonista “Descobriu que tinha poder
sobre as pessoas”. O que as pessoas temiam?
02
-
Que tipo de poder supostamente o protagonista passou a ter?
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03
- Impostor
é aquele que quer passar pelo que não é. Você diria que o texto narra a
história de um impostor? Por quê?
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04
- Nós
desconhecemos o segredo que as vítimas queriam que fosse guardado. Contudo,
qual é o segredo do protagonista?
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05
- O
texto não revela o nome de nenhuma personagem. Considerando que essa história
narra uma trama que joga com informações e poder, haveria algum motivo para o
ocultamento do nome das personagens?
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06
- Observe
a ironia presente nas frases finais do texto:
“as
pessoas que o conheciam não têm dúvidas sobre o motivo.
Sabia
demais”.
Em
que consiste essa ironia?
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07
- O
sentido de um texto resulta não apenas das idéias que ele veicula, mas também
da maneira como sua linguagem é organizada. Observe que o texto “Brincadeira”
é construído com frases curtas e diretas. Considerando o envolvimento entre
as personagens do texto, por que você acha que o autor emprega frases curtas?
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08
- As
reticências são um sinal de pontuação que pode ter diferentes sentidos,
dependendo do contexto
em
que são empregadas. Observe estas frases:
“— Se você contar para alguém, eu...”
“— Olha que eu vou espalhar...”
Na 1ª fala, o que você acha que a pessoa iria dizer em seguida?
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09
- Na
pergunta “— Co-como?”, feita por uma das vítimas, o autor repete uma sílaba
procurando imitar
a
fala da personagem. O que essa repetição sugere quanto ao seu estado
emocional?
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10 – O texto de Luis
Fernando Veríssimo, lido acima, é predominantemente dramático (desenvolvido
em diálogos), porém se faz presente um narrador. A respeito desse narrador é
correto a firmar que:
(a)
Trata-se de um narrador em 3³ pessoa observador.
(b)
Trata-se de um narrador protagonista.
(c
) Trata-se de um narrador personagem
(d)
Trata-se de um narrador em 1ª pessoa.
(e)
O narrador é o assassino da história.
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11
- Agora,
considere o seguinte trecho:
Em
vez do médico do Milan, o doutor José Luiz Runco, da Seleção, é quem deverá
ser o responsável pela cirurgia de Cafu. Foi ele quem operou o volante
Edu e o atacante Ricardo Oliveira, dois jogadores que tiveram problemas
semelhantes no ano passado. O termo “ele”, em destaque no texto,
refere-se:
A)
ao médico do Milan.
B)
a Cafu.
C)
ao doutor José Luiz Runco.
D)
ao volante Edu.
E)
ao atacante Ricardo Oliveira.
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Observe
a charge a seguir:
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12
–O
sentido dessa charge faz-se a partir de um conjunto temático, estrutural e
verbal. Sendo assim, a mensagem implícita (escondida) e irônica se constrói
principalmente sobre: (0,5)
(a) A imagem do político.
(b) Os óculos, que escondem os olhos do
político.
(c) A marca da roupa do político.
(d) A mensagem destacada: “Propaganda eleitoral
pela internet”.
(e) A sonoridade da expressão “@masfaz”
(arrobamasfaz), que constrói um segundo sentido.
13 – A base para o
sentido e o entendimento desta charge está:
(a) Na nova lei que autoriza a veiculação de
propaganda política via e-mail.
(b) No desenho, visto que é uma publicidade
comercial sobre roupas.
(c) No desenho, visto que é uma publicidade
comercial sobre charutos.
(d)
Na possibilidade de qualquer pessoa candidatar-se a um cargo político pela
internet.
(e) Na propaganda comercial de um site político
da internet.
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14
–
Agora, observe esta outra charge abaixo:
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O
sentido dessa charge faz-se, também, a partir de um conjunto temático,
estrutural e verbal. Sendo assim, a mensagem implícita (escondida) e irônica
se constrói principalmente sobre: (a)
O conjunto: imagem da pizza, o recheio da mesma, e a frase logo abaixo do
desenho, que faz referência à impunidade política em nosso país, em que
popularmente se diz que: “No Brasil tudo acaba em Pizza”.
(b) A imagem da pizza, que mostra a intenção
comercial da propaganda
(c) A mensagem “À moda da casa”, que
demonstra que os principais problemas do Brasil concentram-se no setor da
moradia
(d) A mensagem “À moda da casa”, que mostra
que as pessoas estão muito despreocupadas com o país, preocupando-se somente
com o que consomem em suas casas.
(e) O fato de a pizza estar dentro de uma caixa,
que mostra que nossos políticos empacotam todos os nossos problemas.
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15 – Discurse sobre
qual a relação de proximidade existente entre a charge da questão número 12 e a
charge da questão número 14.
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