Namoro
O melhor do namoro,
claro, é o ridículo.
Vocês dois no telefone:
—
Desliga você.
—
Não, desliga você.
—
Você.
—
Você.
—
Então vamos desligar juntos.
—
Tá. Conta até três.
—
Um... Dois... Dois e meio...
Ridículo
agora, porque na hora não era não. Na hora nem os apelidos secretos que vocês
tinham um para o outro, lembra? Eram ridículos. Ronron.
Suzuca.
Alcizanzão. Surusuzuca. Gongonha (Gongonhal) Mamosa. Purupupuca...
Não
havia coisa melhor do que passar tardes inteiras num sofá, olho no olho,
dizendo:
—
As dondozeira ama os dondozeiro?
—
Ama.
—
Mas os dondozeiro ama as dondozeira mais do que as dondozeira ama os
dondozeiro.
Na-na-não.
As dondozeira ama os dondozeiro mais do que, etc.
E,
entremeando o diálogo, longos beijos, profundos beijos, beijos mais do que de
línguas, beijos de amígdalas, beijos catetéricos. Tardes inteiras. Confesse:
ridículo só porque nunca mais.
Depois
de ridículo, o melhor do namoro são as brigas. Quem diz que nunca, como quem
não quer nada, arquitetou um encontro casual com a ex ou o ex só para ver se
ela ou ele está com alguém, ou para fingir que não vê, ou para ver e ignorar,
ou para dar um abano amistoso querendo dizer que ela ou ele agora significa
tão pouco que podem até ser amigos, está mentindo. Ah, está mentindo.
E
melhor do que as brigas são as reconciliações. Beijos ainda mais profundos,
apelidos ainda mais lamentáveis, vistos de longe. A gente brigava mesmo era
para se reconciliar depois, lembra? Oito entre dez namorados transam pela
primeira vez fazendo as pazes. Não estou inventando. O IBGE tem as
estatísticas.
VERÍSSIMO,
Luís Fernando. Correio Braziliense. 13/06/1999.
|
No
texto, considera-se que o melhor do namoro é o ridículo associado
(A)
às brigas por amor.
(B)
às mentiras inocentes.
(C)
às reconciliações felizes.
(D)
aos apelidos carinhosos.
TODO PONTO DE VISTA É A VISTA DE UM PONTO
Ler
significa reler e compreender, interpretar. Cada um lê com os olhos que tem.
E interpreta a partir de onde os pés pisam.
Todo
ponto de vista é um ponto. Para entender como alguém lê, é necessário saber
como são seus olhos e qual é sua visão de mundo. Isso faz da leitura sempre
uma releitura. A cabeça pensa a partir de onde os pés pisam. Para
compreender, é essencial conhecer o lugar social de quem olha. Vale dizer:
como alguém vive, com quem convive, que experiências tem, em que trabalha,
que desejos alimenta, como assume os dramas da vida e da morte e que
esperanças o animam. Isso faz da compreensão sempre uma interpretação.
Boff,
Leonardo. A águia e a galinha. 4ª ed. RJ: Sextante, 1999.
|
A
expressão “com os olhos que tem” (ℓ.1), no texto, tem o sentido de
(A)
enfatizar a leitura.
(B)
incentivar a leitura.
(C)
individualizar a leitura.
(D)
priorizar a leitura.
MOTORISTAS DE BATOM CONQUISTAM A URCA
Moradores
aprovam adoção de mulheres na linha 107. Batom, lápis nos olhos, brincos. Foi
a essa mistura que a empresa Amigos Unidos apelou para contornar as
constantes reclamações dos moradores da Urca contra os motoristas da linha
107 (Central-Urca). Há um mês, a empresa removeu sete mulheres de outros
trajetos para formar um time de primeira linha. “O público da Urca é muito
exigente.” Os passageiros reclamavam que os motoristas homens não paravam no
ponto e dirigiam de forma perigosa. “Agora só recebemos elogios”, contou o
gerente de Recursos Humanos da empresa, Mario Mattos. Elogios que, às vezes,
não se limitam ao desempenho profissional. “Hoje (ontem), um homem falou que
queria ser o meu volante”, contou a motorista Ana Paula da Silva, 24 anos. Na
empresa há três meses, Ana Paula da Silva faz da profissão uma forma de dar
carinho a idosos e deficientes – os que mais têm dificuldades para entrar
nos ônibus. “Às vezes, levanto para ajudar alguém a descer. Já parei o carro
para atravessar a rua com um deficiente visual”, contou.
Casada
com um motorista de ônibus, Márcia Cristina Pereira, 38 anos, diz que não
enfrenta dificuldades com os colegas de profissão, ainda que reconheça que,
no começo, a desconfiança não foi pequena. “Eles me dão força. Recebo muitos
elogios”, disse. Ao contrário de Márcia, a motorista Janaína de Lima, 32
anos, diz que se relaciona bem com todos os colegas, mas acha que já há
competição. “Falta muito para os homens se relacionarem bem com os idosos e
deficientes”, comparou. Morador da Urca há 25 anos, Ednei Bernardes aprovou a
adoção de motoristas mulheres no bairro. “Elas respeitam mais as pessoas e
as leis de trânsito”, resumiu.JB, 23/07/02 – Cidade. C1.
|
Um
dos usuários do ônibus concluiu: “Elas
respeitam muito mais as pessoas e as leis do trânsito.”Tal afirmativa, no contexto,
permite concluir que
(A)
as empresas de ônibus preferem os serviços da mulher.
(B)
os homens são grosseiros e desrespeitam as lei de trânsito.
(C)
os idosos e deficientes passam a receber um tratamento melhor.
(D)
os homens criam mais problemas com colegas de profissão.
UM ARRISCADO ESPORTE NACIONAL
Os
leigos sempre se medicaram por conta própria, já que de médicos e de loucos
todos temos um pouco, mas esse problema jamais adquiriu contornos tão
preocupantes no Brasil como atualmente. Qualquer farmácia conta hoje com um
arsenal de armas de guerra para combater doenças de fazer inveja à própria
indústria de material bélico nacional. Cerca de 40% das vendas realizadas
pelas farmácias nas metrópoles brasileiras destinam-se a pessoas que se
automedicam. A indústria farmacêutica de menor porte e importância retira 80%
de seu faturamento da venda “livre” de seus produtos – isto é, das vendas
realizadas sem receita médica.
Diante
desse quadro, o médico tem o dever de alertar a população para os perigos
ocultos em cada remédio, sem que, necessariamente, faça junto com essas
advertências uma sugestão para que os entusiastas da automedicação passem a
gastar mais em consultas médicas. Acredito que a maioria das pessoas se automedicam
por sugestão de amigos, leitura, fascinação pelo mundo maravilhoso das drogas
“novas” ou simplesmente para tentar manter a juventude. Qualquer que seja a
causa, os resultados podem ser danosos.MEDEIROS, Geraldo. – Revista Veja, 18
de dezembro, 1985.
|
O
tema abordado no texto é
(A)
os riscos constantes da automedicação.
(B)
o crescimento da indústria farmacêutica.
(C)
a venda ilegal de medicamentos.
(D)
a luta pela manutenção da juventude.
NÃO SE PERCA NA REDE
A Internet é o
maior arquivo público do mundo. De futebol a física nuclear, de cinema a
biologia, de religião a sexo, sempre há centenas de sites sobre qualquer
assunto. Mas essa avalanche de informações pode atrapalhar. Como chegar ao
que se quer sem perder tempo? É para isso que foram criados os sistemas de
busca. Porta de entrada na rede para boa parte dos usuários, eles são um
filão tão bom que já existem às centenas também. Qual deles escolher? Depende
do seu objetivo de busca. Há vários tipos. Alguns são genéricos, feitos para
uso no mundo todo (Google, por exemplo). Use esse site para pesquisar temas
universais. Outros são nacionais ou estrangeiros com versões específicas para
o Brasil (Cadê, Yahoo e Altavista). São ideais para achar páginas “com.br”.
(Paulo
D’Amaro)Disponível em:
O
artigo foi escrito por Paulo D’Amaro. Ele misturou informações e análises do
fato.
|
O
período que apresenta uma opinião do autor é
(A)
“foram criados sistemas de busca.”
(B)
“essa avalanche de informações pode atrapalhar.”
(C)
“sempre há centenas de sites sobre qualquer assunto.”
(D)
“A internet é o maior arquivo público do mundo.”
|
A
respeito da tirinha da Mafalda, é correto afirmar que ela
(A)
gosta do Natal pelo mesmo motivo de sua amiga.
(B)
pensa em resposta à pergunta da amiga.
(C)
concorda com a forma de pensar de sua amiga.
(D) percebe que a amiga não compreendeu sua
fala.
|
QUAL A ORIGEM DO DOCE BRIGADEIRO?
Em
1946, seriam realizadas as primeiras eleições diretas para presidente após os
anos do “Estado Novo”, de Getúlio Vargas. O candidato da aliança PTB/PSD,
Eurico Gaspar Dutra, venceu com relativa folga. Mas o título de maior
originalidade na campanha ficou para as correligionárias do candidato
derrotado, Eduardo Gomes (da UDN).
Brigadeiro
da Aeronáutica, com pinta de galã, Eduardo Gomes tinha um apoio, digamos,
entusiasmado. Para fazer o “corpo-a-corpo” com o eleitorado, senhoras da
sociedade saiam às ruas convocando as mulheres a votar em Gomes, com o
slogan: “Vote no brigadeiro. Ele é bonito e solteiro”. Não satisfeitas ainda
promoviam almoços e chás, nos quais serviam um irresistível docinho coberto
com chocolate granulado. Ao qual deram o nome, claro, de brigadeiro.
Almanaque
das curiosidades, p. 89.
|
A
finalidade desse gênero de texto é
(A)
propor mudanças.
(B)
refutar um argumento.
(C)
advertir as pessoas.
(D)
trazer uma informação.
Texto I -“Sou completamente a favor da
flexibilização das relações trabalhistas, pois a velhíssima legislação
brasileira, além de anacrônica, vem comprometendo seriamente a nossa
competitividade em nível global.”
|
Texto II
“É uma falácia dizer que com a eliminação
dos direitos trabalhistas se criarão mais empregos. O trabalhador brasileiro
já é por demais castigado para suportar mais essa provocação.” O
Povo, 17 abr. 1997.
|
Os textos acima tratam do mesmo assunto, ou
seja, da relação entre patrão e empregado. Os dois se diferenciam, porém, pela
abordagem temática. O texto II em relação ao texto I apresenta uma
(A) ironia.
(B) semelhança.
(C) oposição.
(D) aceitação.
Texto I
Tio Pádua
Tio Pádua e tia Marina moravam em Brasília.
Foram um dos primeiros. Mudaram-se para lá no final dos anos 50. Quando
Dirani, a filha mais velha, fez dezoito anos, ele saiu pelo Brasil afora
atrás de um primo pra casar com ela. Encontrou Jairo, que morava em Marília.
Estão juntos e felizes até hoje. Jairo e Dirani casaram-se em 1961. Fico
pensando se os casamentos arranjados não têm mais chances de dar certo do que
os desarranjados.
Ivana Arruda Leite. Tio Pádua. Internet:
http://www.doidivana.zip net. Acesso em 07/01/2007
|
Texto II
O casamento e o amor na Idade
Média(fragmento)
Nos séculos IX e X, as uniões matrimoniais
eram constantemente combinadas sem o consentimento da mulher, que, na
maioria das vezes, era muito jovem. Sua pouca idade era um dos motivos da
falta de importância que os pais davam a sua opinião. Diziam que estavam
conseguindo o melhor para ela. Essa total falta de importância dada à opinião
da mulher resultava muitas vezes em raptos. Como o consentimento da mulher
não era exigido, o raptor garantia o casamento e ela deveria permanecer
ligada a ele, o que era bastante difícil, pois os homens não davam
importância à fidelidade. Isso acontecia talvez principalmente pelo fato de a
mulher não poder exigir nada do homem e de não haver uma conduta moral que
proibisse tal ato.
Ingo Muniz Sabage. O casamento e o amor na
Idade Média. Internet:
|
Sobre
o “casamento arranjado”, o texto I e o texto II apresentam opiniões
(A)
complementares.
(B)
duvidosas.
(C)
opostas.
(D)
preconceituosas.
SERMÃO
DO MANDATO
O primeiro remédio que dizíamos, é o tempo.
Tudo cura o tempo, tudo faz esquecer, tudo gasta, tudo digere, tudo acaba.
Atreve-se o tempo a colunas de mármore, quanto mais a corações de cera? São
as afeições como as vidas, que não há mais certo de haverem de durar pouco,
que terem durado muito. São como as li-nhas, que partem do centro para a
circunferência, que tanto mais continuadas, tanto menos unidas. Por isso os
Antigos sabiamente pintaram o amor menino; porque não há amor tão robusto que
chegue a ser velho. De todos os instrumentos com que o armou a natureza, o
desarma o tempo. Afrouxa-lhe o arco, com que já não atira; embota-lhe as
setas, com que já não fere; abre-lhe os olhos, com que vê o que não via; e
faz-lhe crescer as asas, com que voa e foge. A razão natural de toda esta
diferença, é porque o tempo tira a novidade às cousas, descobre-lhe defeitos,
enfastia-lhe o gosto, e basta que sejam usadas para não serem as mesmas.
Gasta-se o ferro com o uso, quanto mais amor? O mesmo amor é a causa de não
amar, e o de ter amado muito, de amar menos.VIEIRA, Antônio. Sermão do
Mandato. In: Sermões. 8. ed. Rio de Janeiro: Agir, 1980.
|
Em
“...para não serem as mesmas...” (ℓ.12), a expressão destacada refere-se
a
(A)
afeições.
(B)
asas.
(C)
cousas.
(D)
linhas.
O MATO
Veio
o vento frio, e depois o temporal noturno, e depois da lenta chuva que passou
toda a manhã caindo e ainda voltou algumas vezes durante o dia, a cidade
entardeceu em brumas. Então o homem esqueceu o trabalho e as promissórias,
esqueceu a condução e o telefone e o asfalto, e saiu andando lentamente por
aquele morro coberto de um mato viçoso, perto de sua casa. O capim cheio de
água molhava seu sapato e as pernas da calça; o mato escurecia sem vaga-lumes
nem grilos. Pôs a mão no tronco de uma árvore pequena, sacudiu um pouco, e
recebeu nos cabelos e na cara as gotas de água como se fosse uma bênção. Ali
perto mesmo a cidade murmurava, estava com seus ruídos vespertinos, ranger de
bondes, buzinar impaciente de carros, vozes indistintas; mas ele via apenas
algumas árvores, um canto de mato, uma pedra escura. Ali perto, dentro de uma
casa fechada, um telefone batia, silenciava, batia outra vez, interminável,
paciente, melancólico. Alguém, com certeza já sem esperança, insistia em
querer falar com alguém.
Por
um instante o homem voltou seu pensamento para a cidade e sua vida. Aquele
telefone tocando em vão era um dos milhões de atos falhados da vida urbana.
Pensou no desgaste nervoso dessa vida, nos desencontros, nas incertezas, no
jogo de ambições e vaidades, na procura de amor e de importância, na caça ao
dinheiro e aos prazeres. Ainda bem que de todas as grandes cidades do mundo o
rio é a única a permitir a evasão fácil para o mar e a floresta. Ele estava
ali num desses limites entre a cidade dos homens e a natureza pura; ainda
pensava em seus pro-blemas urbanos - mas um camaleão correu de súbito, um
passarinho piou triste em algum ramo, e o homem ficou atento àquela humilde
vida animal e também à vida silenciosa e úmida das árvores, e à pedra escura,
com sua pele de musgo e seu misterioso coração mineral. ARRIGUCCI, Jr. Os melhores contos de Rubem
Braga. São Paulo: Editora Global Ltda, 1985.
|
No texto, o elemento que gera a história
narrada é
(A) a preocupação do homem com os problemas
alheios.
(B) a proximidade entre a casa do homem e o
morro com mato viçoso.
(C) o desejo do homem de buscar alento
próximo da natureza.
(D) o toque insistente do telefone em uma
casa fechada e silenciosa.
O QUIROMANTE
Há
muitos anos atrás, havia um rapaz cigano que, nas horas vagas, ficava lendo
as linhas das mãos das pessoas. O pai dele, que era muito austero no que
dizia respeito à tradição cigana de somente as mulheres lerem as mãos, dizia
sempre para ele não fazer isso, que não era ofício de homem, que fosse fazer
tachos, tocar música, comerciar cavalos.E o jovem cigano teimava em ser
quiromante. Até que um dia ele foi ler a sorte de uma pessoa e, quando ela se
virou de frente, ele viu, assustado, que ela não tinha mãos. A partir daí,
abandonou a quiromancia. PEREIRA, Cristina da Costa. Lendas e
histórias ciganas. Rio de Janeiro: Imago, 1991.
|
O
trecho “A partir daí, abandonou a quiromancia” (ℓ. 8) apresenta, com relação ao
que foi dito no parágrafo anterior, o sentido de
(A)
comparação.
(B)
condição.
(C)
conseqüência.
(D)
finalidade.
CÂNCER
As novas frentes de ataque. A ciência
chega finalmente à fase de atacar o mal pela raiz sem efeito colateral.
A luta contra o câncer teve grandes
vitórias nas últimas décadas do século 20, mas deve-se admitir que houve
também muitas esperanças de cura não concretizadas. Após sucessivas
promessas de terapias revolucionárias, o século 21 começou com a notícia de
uma droga comprovadamente capaz de bloquear pela raiz a gênese de células
tumorais. Ela foi anunciada em maio deste ano, na cidade de San Francisco,
no EUA, em uma reunião com a presença de cerca de 26 mil médicos e pesquisadores.
A genética, que já vinha sendo usada contra o câncer em diagnósticos e
avaliações de risco, conseguiu, pela primeira vez, realizar o sonho das
drogas “inteligentes”: impedir a formação de tumores. Com essas drogas, será
possível combater a doença sem debilitar o organismo, como ocorre na
radioterapia e na quimioterapia convencional. O próximo passo é assegurar que
as células cancerosas não se tornem resistentes à medicação. São, portanto,
várias frentes de ataque. Além das mais de 400 drogas em testes, aposta-se no
que já vinha dando certo, como a prevenção e o diagnóstico precoce. Revista
Galileu. Julho de 2001, p. 41.
|
O conectivo “portanto”, (ℓ. 13), estabelece
com as idéias que o antecedem uma relação de
(A) adversidade.
(B) conclusão.
(C) causa.
(D) comparação.
O TEATRO DA
ETIQUETA
No século XV, quando se instalavam os
Estados nacionais e a monarquia absoluta na Europa, não havia sequer garfos
e colheres nas mesas de refeição: cada comensal trazia sua faca para cortar
um naco da carne – e, em caso de briga, para cortar o vizinho. Nessa Europa
bárbara, que começava a sair da Idade Média, em que nem os nobres sabiam escrever,
o poder do rei devia se afirmar de todas as maneiras aos olhos de seus
súditos como uma espécie de teatro. Nesse contexto surge a etiqueta, marcando
momento a momento o espetáculo da realeza: só para servir o vinho ao monarca
havia um ritual que durava até dez minutos. Quando Luís XV, que reinou na
França de 1715 a 1774, passou a usar lenço não como simples peça de
vestuário, mas para limpar o nariz, ninguém mais na corte de Versalhes ousou
assoar-se com os dedos, como era costume. Mas todas essas regras, embora
servissem para diferenciar a nobreza dos demais, não tinham a petulância que
a etiqueta adquiriu depois. Os nobres usavam as boas maneiras com naturalidade,
para marcar uma diferença política que já existia. E representavam esse
teatro da mesma forma para todos. Depois da Revolução Francesa, as pessoas
começam a aprender etiqueta para ascender socialmente. Daí por que ela passou
a ser usada de forma desigual – só na hora de lidar com os poderosos. Revista
Superinteressante, junho 1988, nº 6 ano 2.
|
Nesse texto, o autor defende a tese de que
(A) a etiqueta mudou, mas continua associada
aos interesses do poder.
(B) a etiqueta sempre foi um teatro
apresentado pela realeza.
(C) a etiqueta tinha uma finalidade
democrática antigamente.
(D) as classes sociais se utilizam da
etiqueta desde o século XV
A LÍNGUA ESTÁ
VIVA / Ivana Traversim
Na gramática, como muitos sabem e outros
nem tanto, existe a exceção da exceção. Isso não quer dizer que vale tudo na
hora de falar ou escrever. Há normas sobre as quais não podemos passar, mas
existem também as preferências de determinado autor – regras que não são
regras, apenas opções. De vez em quando aparece alguém querendo fazer dessas
escolhas uma regra. Geralmente são os que não estão bem inteirados da língua
e buscam soluções rápidas nos guias práticos de redação. Nada contra. O
problema é julgar inquestionáveis as informações que esses manuais contêm,
esquecendo-se de que eles estão, na maioria dos casos, sendo práticos –
deixando para as gramáticas a explicação dos fundamentos da língua
portuguesa. (...) Com informação,
vocabulário e o auxílio da gramática, você tem plenas condições de escrever
um bom texto. Mas, antes de se aventurar, considere quem vai ler o que você
escreveu. A galera da faculdade, o pessoal da empresa ou a turma da balada?
As linguagens são diferentes.
Afinal, a língua está viva, renovando-se
sem parar, circulando em todos os lugares, em todos os momentos do seu dia.
Estar antenado, ir no embalo, baixar um arquivo, clicar no ícone – mais que
expressões – são maneiras de se inserir num grupo, de socializar-se.(Você
S/A, jun. 2003.)
|
A tese da dinamicidade da língua comprova-se
pelo fato de que
(A) as regras gramaticais podem
transformar-se em exceção.
(B) a gramática permite que as regras se
tornem opções.
(C) a língua se manifesta em variados
contextos e situações.
(D) os manuais de redação são práticos para
criar idéias.
ANIMAIS NO ESPAÇO
Vários animais viajaram pelo espaço como
astronautas.
Os russos já usaram cachorros em suas experiências.
Eles têm o sistema cardíaco parecido com o dos seres humanos. Estudando o que
acontece com eles, os cientistas descobrem quais problemas podem acontecer
com as pessoas.
A cadela Laika, tripulante da Sputnik-2,
foi o primeiro ser vivo a ir ao espaço, em novembro de 1957, quatro anos
antes do primeiro homem, o astronauta Gagarin.
Os norte-americanos gostam de fazer
experiências científicas espaciais com macacos, pois o corpo deles se parece
com o humano. O chimpanzé é o preferido porque é inteligente e convive melhor
com o homem do que as outras espécies de macacos. Ele aprende a comer
alimentos sintéticos e não se incomoda com a roupa espacial.
Além disso, os macacos são treinados e
podem fazer tarefas a bordo, como acionar os comandos das naves, quando as
luzes coloridas acendem no painel, por exemplo.
E nos foi o mais famoso macaco a viajar
para o espaço, em novembro de 1961,
a bordo da nave Mercury/Atlas 5. A nave de
Enos teve problemas, mas ele voltou são e salvo, depois de ter trabalhado direitinho.
Seu único erro foi ter comido muito depressa as pastilhas de banana durante
as refeições. (Folha de São Paulo, 26 de janeiro de 1996)
|
Entre as informações do texto acima, uma das
principais é que
(A) o chimpanzé mais famoso viajou para o
espaço a bordo da Mercury-Atlas 5.
(B) os cientistas descobrem problemas que
podem acontecer com as pessoas.
(C) a cadela Laika viajou ao espaço quatro
anos depois de Gagarin.
(D) a viagem do mais famoso macaco para o
espaço aconteceu em 1961.
PROVA FALSA
Quem teve a idéia foi o padrinho da caçula
— ele me conta. Trouxe o cachorro de presente e logo a família inteira se
apaixonou pelo bicho. Ele até que não é contra isso de se ter um animalzinho
em casa, desde que seja obediente e com um mínimo de educação.
— Mas o cachorro era um chato — desabafou.
Desses cachorrinhos de caça, cheios de
nhenhenhém, que comem comidinha especial, precisam de muitos cuidados, enfim,
um chato de galocha. E, como se isto não bastasse, implicava com o dono da
casa.
— Vivia de rabo abanando para todo mundo,
mas quando eu entrava em casa vinha logo com aquele latido fininho e
antipático, de cachorro de francesa.
Ainda por cima era puxa-saco. Lembrava
certos políticos da oposição, que espinafram o ministro, mas quando estão
com o ministro, ficam mais por baixo que tapete de porão. Quando cruzavam num
corredor ou qualquer outra dependência da casa, o desgraçado rosnava
ameaçador, mas quando a patroa estava perto, abanava o rabinho, fingindo-se
seu amigo.
— Quando eu reclamava, dizendo que o
cachorro era um cínico, minha mulher brigava comigo, dizendo que nunca houve
cachorro fingido e eu é que implicava com o “pobrezinho”.
Num rápido balanço poderia assinalar: o
cachorro comeu oito meias suas, roeu a manga de um paletó de casemira inglesa,
rasgara diversos livros, não podia ver um pé de sapato que arrastava para
locais incríveis. A vida lá em sua casa estava se tornando insuportável.
Estava vendo a hora em que se desquitava por causa daquele bicho cretino.
Tentou mandá-lo embora umas vinte vezes e era uma choradeira das crianças e
uma espinafração da mulher.
— Você é um desalmado — disse ela, uma vez.
Venceu a guerra fria com o cachorro graças
à má educação do adversário. O cãozinho começou a fazer pipi onde não devia.
Várias vezes exemplado, prosseguiu no feio vício. Fez diversas vezes no
tapete da sala. Fez duas na boneca da filha maior. Quatro ou cinco vezes fez
nos brinquedos da caçula. E tudo culminou com o pipi que fez em cima do
vestido novo de sua mulher.
— Aí mandaram o cachorro embora? —
perguntei.
— Mandaram. Mas eu fiz questão de dá-lo de
presente a um amigo que adora cachorros. Ele está levando um vidão em sua
nova residência.
— Ué... mas você não o detestava? Como é
que ainda arranjou essa sopa pra ele?
— Problema de consciência — explicou: O
pipi não era dele.
E suspirou cheio de remorso.
PONTE PRETA, Stanislaw. Para gostar de ler.
Gol de padre e outras crônicas. São Paulo: Ática, 1998. v. 23. p. 24-25.
|
O
que gera humor no texto é o fato de
(A)
a família se apaixonar pelo cachorro.
(B)
a mulher dizer que nunca houve cachorro fingido.
(C)
o cachorro fazer pipi onde não devia.
(D)
o pipi feito no vestido novo não ser do cachorro.
A CULPA É DO
DONO?
A reportagem “Eles estão soltos” (17 de
janeiro), sobre os cães da raça pit bull que passeiam livremente pelas praias
cariocas, deixou leitores indignados com a defesa que seus criadores fazem de
seus animais. Um deles dizia que os cães só se tornam agressivos quando algum
movimento os assusta. Sandro Megale Pizzo, de São Carlos, retruca que é
difícil saber quais de nossos movimentos “assustariam” um pit bull. De
Siegen, na Alemanha, a leitora Regina Castro Schaefer diz que pergunta a si
mesma que tipo de gente pode ter como animal de estimação um cachorro que é
capaz de matar e desfigurar pessoas.Veja, Abril. 28/2/2001.
|
O que sugere o uso de aspas na palavra
“assustariam”?
(A) raiva.
(B) ironia.
(C) medo.
(D) insegurança.
LEITE
Vocês que têm mais de 15 anos, se lembram
quando a gente comprava leite em garrafa, na leiteria da esquina? (...) Mas
vocês não se lembram de nada, pô! Vai ver nem sabem o que é vaca. Nem o que é
leite. Estou falando isso porque agora mesmo peguei um pacote de leite −
leite em pacote, imagina, Tereza! − na porta dos fundos e estava escrito que
é pasterizado ou pasteurizado, sei lá, tem vitamina, é garantido pela
embromatologia, foi enriquecido e o escambau. Será que isso é mesmo leite? No
dicionário diz que leite é outra coisa: “líquido branco, contendo água,
proteína, açúcar e sais minerais”. Um alimento pra ninguém botar defeito. O
ser humano o usa há mais de 5.000 mil anos. É o único alimento só alimento. A
carne serve pro animal andar, a fruta serve para fazer outra fruta, o ovo
serve pra fazer outra galinha (...) O leite é só leite. Ou toma ou bota fora.
Esse aqui examinando bem, é só pra botar fora. Tem chumbo, tem benzina, tem
mais água do que leite, tem serragem, sou capaz de jurar que nem vaca tem por
trás desse negócio.
Depois o pessoal ainda acha estranho que os
meninos não gostem de leite. Mas, como não gostam? Não gostam como? Nunca
tomaram! Múúúúúúú! Millôr Fernandes. O Estado de São Paulo. 22/08/1999.
|
Ao criar a palavra “embromatologia” (ℓ. 6), o
autor pretendeu ser
(A) conciso. (B) sério.
(C) formal.
(D)
irônico.
VOCÊ
NÃO ENTENDE NADA
Quando eu chego em casa nada me consola
Você está sempre aflita
Com lágrimas nos olhos de cortar cebola
Você é tão bonita
Você traz coca-cola
Eu tomo
Você bota a mesa
Eu como eu como eu como eu como eu como
Você
Não tá entendendo quase nada do que eu digo
Eu quero é ir-me embora
Eu quero dar o fora
E quero que você venha comigo
Eu me sento. Eu fumo
Eu como
Eu não agüento
Você está tão curtida
Eu quero é tocar fogo nesse apartamento
Você não acredita
Traz meu café com suíta
Eu tomo
Bota a sobremesa
Eu como eu como eu como eu como eu como.
Você
Tem que saber que eu quero é correr mundo
Correr perigo
Eu quero é ir-me embora
Eu quero dar o fora
E quero que você venha comigo.
(VELOSO,
Caetano. Literatura Comentada: Você Não Entende Nada. 2 Ed. Nova Cultura.
1998)
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A
repetição da expressão “eu quero”, em diversos versos, tem por objetivo
(A)
fazer associações de sentido.
(B)
refutar argumentos anteriores.
(C)
detalhar sonhos e pretensões.
(D) reforçar a expressão dos desejos.
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13 DE DEZEMBRO
Passei de carro pela Esplanada e vi a
multidão. Estranhei aquilo. O motorista me lembrou: “Hoje é 13 de dezembro,
Dia de Santa Luzia. A igreja dela está cheia, ela protege os olhos da gente”.
Agradeci a informação, mas fiquei inquieto. Bolas, o 13 de dezembro tinha
alguma coisa a ver comigo e nada com Santa Luzia e sua eficácia nas doenças
que ainda não tenho. O que seria?
Aniversário de um amigo? Uma data
inconfessável, que tivesse marcado um relacionamento para o bom ou para o
pior?
Não
lembrava de nada de importante naquele dia, mas ele piscava dentro de mim. E
as horas se passaram iluminadas pelo intermitente piscar da luzinha vermelha
dentro de mim. 13 de dezembro! Preciso tomar um desses tonificantes da
memória, vivo em parte dela e não posso ter brancos assim, um dia importante
e não me lembro por quê. Somente à noite, quando não era mais 13 de dezembro,
ao fechar o livro que estava lendo, de repente a luz parou de piscar e
iluminou com nitidez a cena noturna: eu chegando no prédio em que morava, no
Leme, a Kombi que saiu dos fundos da garagem, o homem que se aproximou e me
avisou que o comandante do 1º Exército queria falar comigo. Eram 11 horas da
noite, estranhei aquele convite, nada tinha a falar com o general Sarmento e
não acreditava que ele tivesse alguma coisa a falar comigo. Mas o homem
insistiu. E outro homem que saíra da Kombi já entrava dentro do meu carro,
com uma pequena metralhadora. Naquela mesma hora, a mesma cena se repetia
pelo Brasil afora, o governo baixara o AI-5, eu nem ouvira o decreto lido no
rádio. Num motel da Barra, eu estivera à toa na vida, e meu amor me chamara e
eu não vira a banda passar. Tantos anos depois, ninguém me chama nem me
convida para falar com o comandante do 1º Exército. O País talvez tenha
melhorado, mas eu certamente piorei. CONY, Carlos Heitor. Folha de São
Paulo. 16/12/2001.
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A
fala do motorista (ℓ. 2) é exemplo de linguagem
(A)
culta.
(B)
coloquial.
(C)
vulgar.
(D)
técnica.
\ preciso do gabarito por favor onde posso encontrar
ResponderExcluirOlá preciso do gabarito desta atividade.
Excluire-mail é
mariprofletras @ hotmail.com
Olá,também preciso do gabarito.
ExcluirE-mail:Cruztamiris27@gmail.com
vc poderia me enviar o gabarito das questões tipo SAEB.
ResponderExcluirGRATA!
Deixe e-mail...
Excluirwebcdz@hotmail.com.br
ExcluirGabarito por favor armarinhodenise@gmail.com
ExcluirTambém gostaria de saber o gabarito! Gostei muito das questões e já estou estudando para o ENEM desse ano.
ResponderExcluirEmail: tcqb@ig.com.br
Desde já agradeço a cordialidade.
Um forte abraço.
como consigo o gabarito?
ResponderExcluirdaniellereis2003@yahoo.com.br
Gostaria de receber o gabarito e essa avaliação por email.
ResponderExcluirAgradecida. Michelle
mmycherry@gmail.com
As atividades são excelentes.Gostaria de receber o gabarito pelo meu e-mail:sirlenefernandes.dasilva@yahoo.com.br
ResponderExcluirGostaria do gabarito o meu email é momo050461@hotmail.com
ResponderExcluirBoa tarde Professora Claudia
ResponderExcluirMeu nome é Naila Maria, sou de Terenos-MS, e estou trabalhando textos com interpretações similares ao do Saeb. Gostaria também do gabarito. Meu email é nmnailarodrigues@gmail.com. Um abraço
Ahhh! Quando fui imprimir tive dificuldades, parte do texto fica de fora. Não consegui enquadrar. Me de uma dica por favor.
ResponderExcluirOlá preciso do gabarito desta atividade.
ResponderExcluire-mail é
mariprofletras @ hotmail.com
Ola... preciso do gabarito desta atividade, o e-mail é carol_bellarocha@hotmail.com
ResponderExcluirvc poderia me enviar o gabarito das questões tipo SAEB. O meu e-mail é viver1212@hotmail.com
ResponderExcluirPor favor me envie o gabarito
ResponderExcluirMim envie o gabarito
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