|
E.E.”Dr
JOAQUIM VILELA”
AVALIAÇÂO
DE LÍNGUA PORTUGUESA / 2012
ALUNO
(A):_______________________________________________Nº___ SÉRIE:
PROFESSOR:
________________________________ VALOR: _____
NOTA: _______
BOA SORTE!!!
|
Segunda-feira, 08 de agosto de 2011 Folha Online
MENINOS SOBREVIVENTES DE
CATÁSTROFE DO JAPÃO VISITAM BRASIL
BRUNO MOLINERO
Yuhey Hatayama, 12, olhou o café da manhã e
não soube o que fazer. Os hashis (palitinhos de madeira usados para comer)
não estavam ao lado do prato. "Nossa, o Brasil é muito diferente. Nem
tsunami tem aqui!"
O garoto desembarcou no Rio na última semana.
Ele e mais três amigos vieram incentivar doações para as vítimas do tsunami.
"A água veio de repente, na hora da aula. Fiquei com medo", contou
Kaito Itazawa, 11, enquanto imitava o movimento da onda. Além de terem passado pelo tsunami, os
quatro meninos têm outra coisa em comum: todos querem ser jogadores de
futebol. "A gente sempre quis conhecer o país da bola", disse Nao
Sasaki, 11. Mas nem tudo é festa
nessas viagens. Por causa do calor e da agenda lotada, Kaito ficou doente e
precisou ir ao médico.
Pensa que
isso abalou o garoto? "Nada! Eu queria morar aqui." Na despedida,
Yuhey também lamentou. Ele vai sentir falta da nossa pizza.
|
A partir da esquerda, Yuhey, Kazuma, Kaito e Nao, sobreviventes do
terremoto do Japão
|
ATIVIDADES SOBRE O TEXTO
1. Qual é o gênero textual?
2. Qual sua finalidade/ objetivo/ função
sócio-comunicativa/ para que serve?
3. Quem são os personagens da legenda?
|
4. Qual é o suporte?
5.
Na
frase: “A água veio de repente, na hora da aula. Fiquei com medo.”, contou
Kaito. Justifique o uso das aspas.
|
6. Na frase: “Yuhey Hatayama, 12, olhou o
café da manhã...” O termo destacado refere-se a:
a) Hora do café.
b) Dia do mês.
c) Idade da criança.
d) Quantidade de palitinhos.
|
7. Na frase: “... o café da manhã e não soube
o que fazer.” A palavra sublinhada dá ideia de:
a) Comparação.
c)Oposição.
b) Adição.
d) Dúvida.
|
8.
“Nossa,
o Brasil é muito diferente.” A
palavra
destacada expressa:
a)
Tempo.
b)
Intensidade.
c)
Lugar.
d)
Dúvida.
|
9.
“O
garoto desembarcou no Rio na última semana. A expressão grifada dá
idéia de:
a)
Oposição.
b)
Lugar.
c)
Tempo.
d)
Modo.
|
10.
“Ele
e mais três amigos vieram incentivar doações para as vítimas do Tsunami.”
Ele refere-se a:
a)
Tsunami.
b)
Brasil.
c)
Amigo.
d)
Garoto.
|
|
11.
A
expressão em destaque na frase “Além de terem passado pelo Tsunami...”
introduz uma informação:
a)
Nova.
b)
Contraditória.
c)
Errada.
d)
Inútil.
|
12.
“Por
causa do calor e da agenda lotada, Kaito ficou doente e precisou ir ao
médico.” O termo sublinhado indica:
a)
Oposição.
b)
Conclusão.
c)
Dúvida.
d)
Adição.
|
13.
Na
sentença: “Pensa que isso abalou o garoto?” A palavra destacada
refere-se a:
a)
As viagens.
b)
A ida ao médico.
c)
A festa.
d)
O calor e a agenda lotada.
|
14.
Justifique
o uso dos pontos nas frases abaixo:
a)
“Nada! Eu queria morar aqui.”
b)
“Pensa que isso abalou o garoto?”
|
||
|
E.E.”Dr
JOAQUIM VILELA”
AVALIAÇÂO
DE LÍNGUA PORTUGUESA / 2012
ALUNO
(A):_______________________________________________Nº___ SÉRIE:
PROFESSOR: ________________________________ VALOR: _____
NOTA: _______
BOA
SORTE!!!
|
Segunda-feira, 08 de agosto de 2011 Folha Online
MENINOS SOBREVIVENTES DE
CATÁSTROFE DO JAPÃO VISITAM BRASIL
BRUNO MOLINERO
Yuhey Hatayama, 12, olhou o café da manhã e
não soube o que fazer. Os hashis (palitinhos de madeira usados para comer) não
estavam ao lado do prato. "Nossa, o Brasil é muito diferente. Nem
tsunami tem aqui!"
O garoto desembarcou no Rio na última semana.
Ele e mais três amigos vieram incentivar doações para as vítimas do tsunami.
"A água veio de repente, na hora da aula. Fiquei com medo", contou
Kaito Itazawa, 11, enquanto imitava o movimento da onda. Além de terem passado pelo tsunami, os
quatro meninos têm outra coisa em comum: todos querem ser jogadores de
futebol. "A gente sempre quis conhecer o país da bola", disse Nao
Sasaki, 11. Mas nem tudo é festa
nessas viagens. Por causa do calor e da agenda lotada, Kaito ficou doente e
precisou ir ao médico.
Pensa que
isso abalou o garoto? "Nada! Eu queria morar aqui." Na despedida,
Yuhey também lamentou. Ele vai sentir falta da nossa pizza.
|
A partir da esquerda, Yuhey, Kazuma, Kaito e Nao, sobreviventes do
terremoto do Japão
|
ATIVIDADES SOBRE O TEXTO
1. Qual é o gênero textual?
2. Qual sua finalidade/ objetivo/ função
sócio-comunicativa/ para que serve?
3. Quem são os personagens da legenda?
|
4. Qual é o suporte?
5.
Na
frase: “A água veio de repente, na hora da aula. Fiquei com medo.”, contou
Kaito. Justifique o uso das aspas.
|
6. Na frase: “Yuhey Hatayama, 12, olhou o
café da manhã...” O termo destacado refere-se a:
a) Hora do café.
b) Dia do mês.
c) Idade da criança.
d) Quantidade de palitinhos.
|
7. Na frase: “... o café da manhã e não soube
o que fazer.” A palavra sublinhada dá ideia de:
a) Comparação.
c)Oposição.
b) Adição.
d)Dúvida.
|
8.
“Nossa,
o Brasil é muito diferente.” A palavra destacada expressa:
a)
Tempo.
b)
Intensidade.
c)
Lugar.
d)
Dúvida.
|
9.
“O
garoto desembarcou no Rio na última semana. A expressão grifada dá
idéia de:
a)
Oposição.
b)
Lugar.
c)
Tempo.
d)
Modo.
|
10.
“Ele
e mais três amigos vieram incentivar doações para as vítimas do Tsunami.”
Ele refere-se a:
a)
Tsunami.
b)
Brasil.
c)
Amigo.
d)
Garoto.
|
|||
11.
A
expressão em destaque na frase “Além de terem passado pelo Tsunami...”
introduz uma informação:
a)
Nova.
b)
Contraditória.
c)
Errada.
d)
Inútil.
|
12.
“Por
causa do calor e da agenda lotada, Kaito ficou doente e precisou ir ao
médico.” O termo sublinhado indica:
a)
Oposição.
b)
Conclusão.
c)
Dúvida.
d)
Adição.
|
13.
Na
sentença: “Pensa que isso abalou o garoto?” A palavra destacada
refere-se a:
a)
As viagens.
b)
A ida ao médico.
c)
A festa.
d)
O calor e a agenda lotada.
|
14.
Justifique
o uso dos pontos nas frases abaixo:
a)
“Nada! Eu queria morar aqui.”
b)
“Pensa que isso abalou o garoto?”
|
||||
Claudia,
ResponderExcluirPor favor, dispobinilize essas avaliações por email e se possível, o gabarito.
Não to conseguindo copiar do site
Michelle
mmycherry@gmail.com