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   E.E.”Dr
  JOAQUIM VILELA”
AVALIAÇÂO
  DE LÍNGUA PORTUGUESA / 2012                                 
ALUNO
  (A):_______________________________________________Nº___               SÉRIE:  
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                                  BOA SORTE!!! 
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1. O humor
  do texto está centrado no fato de o menino  
a) estar
  escrevendo uma carta para um amigo de correspondência.  
b) afirmar
  que tem perdido muito tempo vendo programas de TV.  
c) pedir
  desculpas ao amigo por não escrever seguidamente.  
d) concluir
  a carta porque vai ver seu programa de TV favorito.  
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AQUECIMENTO GLOBAL  
Todos os
  dias acompanhamos na televisão, nos jornais e revistas as catástrofes climáticas
  e as  
mudanças que
  estão ocorrendo, rapidamente, no clima mundial. [...]  
A Europa tem
  sido castigada por ondas de calor de até 40 graus centígrados, ciclones
  atingem o  
Brasil
  (principalmente a costa sul e sudeste), o número de desertos aumenta a cada
  dia, fortes furacões  
causam
  mortes [...]. O que pode estar provocando tudo isso? Os cientistas são
  unânimes em afirmar que o  
aquecimento
  global está relacionado a todos estes acontecimentos.  
Pesquisadores
  do clima mundial afirmam que este aquecimento global está ocorrendo em função
  do  
aumento da
  emissão de gases poluentes, principalmente, derivados da queima de
  combustíveis fósseis  
(gasolina,
  diesel etc.), na atmosfera.  
Estes gases
  (ozônio, dióxido de carbono, metano, óxido nitroso e monóxido de carbono)
  formam  
uma camada
  de poluentes, de difícil dispersão, causando o famoso efeito estufa. Este
  fenômeno ocorre pois,  
estes gases
  absorvem grande parte da radiação infra-vermelha emitida pela Terra,
  dificultando a dispersão  
do calor.
  http://www.suapesquisa.com/geografia/aquecimento_global.htm  
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2. Segundo o
  texto, uma consequência do aquecimento global é  
a) o aumento
  do número de desertos a cada dia.  
b) a emissão
  de gases poluentes, como o ozônio.  
c) o efeito
  estufa que dificulta a dispersão do calor.  
d) a
  formação de uma camada de gases poluentes.  
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SAUDADE DO TELEVIZINHO  
Houve tempo
  em que havia o televizinho. Será que sobra algum televizinho?  
Será que
  sobra, até mesmo, quem saiba o que é televizinho? Televizinho era a pessoa
  que, não tendo  
televisão em
  casa, se aproveitava da do vizinho. O jovem leitor duvida? [...] Pois corra
  aos dicionários. [...]  
A palavra
  ali está [...] Quem viveu os primeiros anos da televisão sabe que o fenômeno
  da televizinhança não foi  
desprezível.
  Poucos tinham televisores em casa. Os próprios apresentadores davam boa-noite
  “aos  
televizinhos”.
  Depois ele desapareceu. [...]  
A era do
  televizinho coincidiu com os anos de inocência da televisão. Basicamente, tal
  inocência  
consistia na
  crença de que a televisão era uma coisa, e a vida era outra.  
[...] Hoje
  se conhece todo seu alcance. Não que a televisão tenha ocupado todos os
  cantos da vida. Essa  
também não
  deixa de ser uma visão ingênua. É outra coisa: a televisão tomou o lugar da
  vida. Substituiu-a  
[...].
  TOLEDO, Roberto Pompeu de. Ensaio. Revista Veja, 27 de fevereiro de 2002.  
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3.
  Televizinho era a pessoa que  
a)
  participava ativamente dos programas de TV.  
b)
  acreditava na substituição da vida real nos programas de TV.  
c) assistia
  aos programas de TV na casa do vizinho.  
d)
  emprestava a TV aos vizinhos.  
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CARTA ABERTA Déo Lopes  
 A carta que eu te escrevi, ô magrinha  
Você não me
  respondeu  
Será que eu
  não te convenci  
Será que
  você não entendeu  
Será que eu
  não te convenci, ô magrinha  
Ou será que
  você nem leu  
Passo em
  frente à sua casa, você entra e fecha a porta  
Meio-dia o
  sol em brasa, você finge que está morta  
Faz assim
  uma cara torta, tentando dissimular  
Depois fica
  na beira da linha  
Esperando o
  trem que vai passar...  
As palavras
  são palavras, quando escritas num papel  
Ficam ditas
  duas vezes, deixam tinta no pincel  
Do pincel
  você pode lavar, do papel você pode queimar Mas se você leu a carta, magrinha
   
você vai me
  procurar... http://letras.terra.com.br/trem-da-viracao/1222720/  
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4. O uso de
  “-inha” na palavra “magrinha” reforça no texto o sentimento de  
a) carinho
  pela menina amada.  
b) tristeza
  pela separação da amada.  
c) esperança
  de reconciliação.  
d) raiva
  porque a amada não leu a carta.  
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A DISCIPLINA DO AMOR  
Foi na França,
  durante a segunda grande guerra. Um jovem tinha um cachorro que todos os
  dias,  
pontualmente,
  ia esperá-lo voltar do trabalho. [...] Assim que via o dono, ia correndo ao
  seu encontro e, na  
maior
  alegria, acompanhava-o com seu passinho saltitante de volta a casa. [...]  
Mas eu
  avisei que o tempo era de guerra, o jovem foi convocado. Pensa que o cachorro
  deixou de  
esperá-lo?
  Continuou a ir diariamente até a esquina, fixo o olhar ansioso naquele único
  ponto, a orelha em  
pé, atenta
  ao menor ruído que pudesse indicar a presença do dono bem-amado. Assim que
  anoitecia, ele  
voltava para
  casa e levava a sua vida normal de cachorro até chegar o dia seguinte. Então,
   
disciplinadamente,
  como se tivesse um relógio preso à pata, voltava ao seu posto de espera.  
O jovem
  morreu num bombardeio, mas no pequeno coração do cachorro não morreu a
  esperança. [...]  
Quando ia
  chegando aquela hora, ele disparava para o compromisso assumido, todos os
  dias. Todos os dias.  
Com o passar
  dos anos (a memória dos homens!) as pessoas foram se esquecendo do jovem
  soldado  
que não
  voltou.[...]. Só o cachorro já velhíssimo (era jovem quando o jovem partiu)
  continuou a esperá-lo na  
sua
  esquina.[...] TELLES, Lygia Fagundes. A disciplina do amor. Rio de Janeiro:
  Nova Fronteira, 1980.  
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5. O trecho do
  texto que explicita o fato que desencadeia a história é  
a) “Foi na França, durante a segunda grande
  guerra”.  
b) “[...] as pessoas foram se esquecendo do
  jovem [...]”  
c) “Um jovem tinha um cachorro [...]”  
d) “[...] Continuou a ir diariamente até a
  esquina[...]”  
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Texto I 'Pulseirinhas do sexo' são
  proibidas em escolas  
Vereadores de Navegantes, em Santa
  Catarina, aprovaram, no início da noite desta segunda-feira, um projeto de
  lei que proíbe o uso das polêmicas "pulseirinhas do sexo" nas
  escolas do município. [...]  
A novidade deixou os educadores em alerta,
  depois que uma menina tentou beijar a colega em uma escola de Itajaí. [...]  
O importante, na visão do especialista em
  sexualidade José Claudio Diniz, é orientar os jovens que as pulseiras são
  apenas uma manifestação das relações de amizade.  
– E a questão da sexualidade não deve ser
  tratada por meio de pulseiras coloridas. Pais e professores não devem
  associar o sexo a algo ruim. E, sim, explicar que o sexo é algo bom, mas não
  nessa idade - argumentou Diniz.  
Marialva Spengler, professora de Psicologia
  da Educação da Univali, orienta que os pais boicotem a pulseira, caso a
  brincadeira entre em um contexto malicioso.  
– Eu também sou mãe. Comprei algumas dessas
  pulseiras e mostrei para o meu filho de 14 anos. Expliquei os significados a
  ele e nos entendemos. O importante é conversar e proibir o uso, em caso de
  excessos – apontou Marialva.  
Adaptado de
  http://180graus.brasilportais.com.br/geral/ 
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Texto II  
Sou a favor da proibição das pulseirinhas
  do sexo. Sexo é uma parte importante da vida adulta e deve ser encarado com
  respeito, que começa pelo respeito ao próprio corpo. A maturidade emocional
  certamente fará as adolescentes entenderem que a proibição do uso e venda foi
  para protegê-las. A palavra sexo não é tabu, mas não é brincadeira. Por que
  não ensinamos a educação afetiva junto com a educação sexual? O amor seja ele
  filial, fraternal ou com interesse sexual, orienta para uma vida melhor. Y.
  P. P,Coluna do Leitor, in: http://www.gazetadopovo.com.br/opiniao/ 
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6. O trecho do texto I que reforça a visão
  expressa no texto II sobre o uso das “pulseirinhas do sexo” é  
a) “A novidade deixou os educadores em
  alerta depois que uma menina tentou beijar a colega em uma escola de Itajaí.”
   
b) “– E a questão da sexualidade não deve
  ser tratada por meio de pulseiras coloridas.”  
c) “[...] no início da noite [...] um
  projeto de lei que proíbe o uso das polêmicas "pulseirinhas do
  sexo" nas escolas do município. [...]”  
d) “O importante é conversar e proibir o
  uso, em caso de excessos [...]”  
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CARO ESTUDANTE:  
Este livro foi escrito para
  você. Para você que é curioso, gosta de aprender, de realizar coisas, de
  trocar ideias com as turmas sobre os mais variados assuntos, que não se
  intimida ao dar uma opinião... porque tem opinião.  
Para você que gosta de
  trabalhar às vezes individualmente, às vezes em grupo; para você que leva a
  sério os estudos, mas gosta de se descontrair, porque, afinal, ninguém é de
  ferro. [...]  
Para você que transita
  livremente entre linguagens e que usa, como um dos seus donos, a língua
  portuguesa para emitir opiniões, para expressar dúvidas, desejos, emoções,
  idéias e para receber mensagens.  
Para você que gosta de ler, de
  criar, de falar, de rir, de criticar, de participar, de argumentar, de
  debater, de escrever.  
Enfim, este livro foi escrito
  para você que deseja aprimorar sua capacidade de interação com as pessoas e
  com o mundo em que vive. CEREJA, William R. e MAGALHÃES, Thereza. Português:
  linguagens. São Paulo: Atual, 2006. 
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7. A
  finalidade do texto é  
a) fazer propaganda de um livro
  interessante.  
b) elogiar o comportamento dos alunos.  
c) apresentar um livro de linguagem aos
  alunos.  
d) informar como é feito um livro didático.
   
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8. A tirinha
  apresenta cenas entre Jon e seu gato, Garfield. Da leitura da sequência em
  quadrinhos, pode-se entender que  
a) Garfield piorou a manhã de Jon.  
b) Jon estava tendo um bom dia.  
c) Jon fica mal humorado de manhã.  
d) Garfield acordou bem humorado.  
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PRAZER OBRIGATÓRIO            Lauro Neto  
Foi o jornalista e escritor
  Zuenir Ventura que levantou o debate em sua coluna do GLOBO: a leitura
  obrigatória de clássicos, como ”Iracema” ou “Senhora”, é capaz de incentivar
  um aluno a ler ou vai afastá-lo da literatura? [...]  
Fã de “Código Da Vinci”, “Anjos
  e demônios” e “Harry Porter”, Luiz Fernando Magalhães, de 16 anos, leu a
  coletânea “ Os cem melhores do século” organizada por Ítalo Moriconi, para um
  teste de literatura. [...] – Os poemas são mais difíceis de entender que a
  prosa, por isso não despertam tanto interesse. [...]  
Com a autoridade de quem é
  adorada pelas adolescentes com a série “Fala sério”, Thalita Rebouças acredita
  que escritores como Luis Fernando Veríssimo, Fernando Sabino e João Ubaldo
  Ribeiro deveriam figurar na lista de livros das escolas.  
– Esses três, sim, deveriam ser
  leitura obrigatória! De histórias curtas, os alunos passariam para os
  romances. Não dá para empurrar tantos clássicos, sem dar aos adolescentes uma
  contrapartida, um livro com o qual eles se identifiquem. [...] O Globo,
  Megazine, 23 de março de 2010. 
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9. O trecho do
  texto que revela um fato é  
a) “Esses três, sim, deveriam ser leitura
  obrigatória! De histórias curtas, os alunos passariam para os romances.”  
b) “Os poemas são mais difíceis de entender
  que a prosa, por isso não despertam tanto interesse.”  
c) “Não dá para empurrar tantos clássicos
  sem dar aos adolescentes uma contrapartida”[...]  
d) “Foi o jornalista e escritor Zuenir
  Ventura que levantou o debate em sua coluna do GLOBO” [...]  
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10. A
  expressão “Vai ficar em cima do muro?” tem o sentido de  
a) Vai ficar se equilibrando?  
b) Vai querer desistir?  
c) Vai ficar sem se decidir?  
d) Vai escolher seu candidato?  
11. O
  texto acima pertence a qual gênero textual  
a) cartaz.  
b) notícia.  
c) folder.  
d) capa de revista.  
12. O
  fragmento do texto que indica a quem se dirige, claramente, a mensagem é  
a) “Vai ficar em cima do muro?”  
b) “Se liga 16 Tire seu título”.  
c) “[...] portando um documento oficial”.  
d) “[...] um comprovante de residência.”  
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Infeliz coincidência em
  Haiti e Chile  
Nada foi mais destruidor este
  ano do que os terremotos das Américas. Os sismos do Haiti, em janeiro, e o do
  Chile, no mês seguinte, deixaram mais de 230 mil mortos – quase todos no
  primeiro país – e grandes dúvidas. Muita gente se perguntou se os dois
  eventos teriam relação e se os sismos estariam mais frequentes. Resposta para
  ambas as perguntas: não.  
– Foi uma coincidência – resume
  João Willy Rosa, professor do Instituto de Geociências da Universidade de Brasília.
  – Cada um desses eventos tem sua explicação. O sismo do Haiti envolveu as
  placas tectônicas caribenha e da América do Norte. No Chile, as responsáveis
  foram as placas sul-americana e de Nazca.  
O Globo, Planeta Terra, março,
  2010 
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13. No
  fragmento “- Cada um desses eventos tem sua explicação”, a expressão
  em destaque se refere  
a) a “todos no primeiro país - e grandes
  dúvidas.”  
b) aos “sismos do Haiti e o do Chile.”  
c) às “placas tectônicas caribenha e da
  América do Norte.”  
d) às “placas sul-americanas e de Nazca.”  
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Admirável Chip Novo   Pitty  
Pane no sistema alguém me
  desconfigurou onde estão meus olhos de robô?  
Eu não sabia, eu não tinha
  percebido.  Eu sempre achei que era
  vivo  
Parafuso e fluído em lugar de
  articulação. Até achava que aqui batia um coração  
Nada é orgânico é tudo
  programado. E eu achando que tinha me libertado  
Mas lá vêm eles novamente, eu
  sei o que vão fazer: Reinstalar o sistema .Pense, fale, compre, beba  
Leia,vote, não se esqueça.Use,
  seja, ouça, diga . Tenha, more, gaste, viva  
Pense, fale, compre, beba . Leia,vote,
  não se esqueça  
Use, seja, ouça, diga  
Não senhor, Sim senhor, Não
  senhor, Sim senhor [...] Fonte: http://letras.terra.com.br/pitty/
   
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14. A
  forma como os verbos são utilizados nas segunda e terceira estrofes da letra
  da música reforça a ideia de  
a) ordem, pois o eu da música é governado
  por um sistema.  
b) alegria, pois o eu do texto concorda com
  o sistema. 
c) desejo, pois o eu da música era livre.  
d) revolta, pois o eu do texto critica o sistema.
   
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ANA HICKMANN E A
  HUMANIDADE SITIADA  
Duas reportagens publicadas na Folha
  de S. Paulo na semana passada são chocantes pelo que revelam – e pelo
  despudor com que revelam. A primeira saiu na coluna de Mônica Bergamo. E
  conta sobre o "produto" Ana Hickmann. A outra é uma matéria sobre
  uma reunião do Conselho Comunitário de Segurança de Santa Cecília, em São
  Paulo, assinada por Afonso Benites. Nela, moradores e comerciantes anunciaram
  uma campanha oposta àquela com que Betinho uniu o país nos anos 90: a deles é
  para pressionar ONGs e restaurantes a parar de dar comida aos sem-teto que
  vivem nas calçadas. Nesta, que pode ser chamada de “campanha pela fome”, ou
  os mendigos morrem de inanição ou vão assombrar ruas fora das fronteiras do
  bairro.  
Pelas reportagens, descobrimos
  que Ana Hickmann, a modelo e apresentadora da Record, é uma coisa, decidiu
  ser uma coisa. E que os bons cidadãos de Santa Cecília consideram os mendigos
  não uma coisa, mas gente. É por ser gente – e não coisas – que devem ser
  expulsos. Ou desinfetados, como anunciou uma comerciante. Com o despudor de
  quem tem a certeza de que está do lado certo da força, ela contou que lança
  desinfetante nos que vivem em frente à sua loja.  
http://revistaepoca.globo.com/Revista/Epoca/0,,EMI145776-15230,00-
  ANA+HICKMANN+E+A+HUMANIDADE+SITIADA.html 
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15. O
  uso da palavra “coisa” no texto tem o sentido de  
a) elogiar a modelo e apresentadora Ana
  Hickmann.  
b) denunciar a “campanha pela fome” em São
  Paulo.  
c) defender os mendigos expulsos por
  comerciantes.  
d) criticar a comparação de uma pessoa a um objeto. 
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