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E.E.”Dr JOAQUIM
VILELA”
AVALIAÇÂO DE LÍNGUA
PORTUGUESA / 2012
ALUNO
(A):_______________________________________________Nº___ SÉRIE:
PROFESSOR: ________________________________ VALOR: _____
NOTA: _______ BOA SORTE!!!
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ÁGUA
Da nuvem até o chão, do chão até o bueiro. Do bueiro até o cano, do cano até o rio. Do
rio até a cachoeira
Da cachoeira até a represa, da represa até a
caixa-d’água
Da caixa-d’água até a torneira, da torneira
até o filtro
Do filtro até o copo.Paulo Tatit e Arnaldo
Antunes. Canções de brincar. Palavra Cantada produções musicais, 1996.
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1. Qual é a idéia principal do texto?
a) Os sons que a água faz.
b) Os diferentes lugares onde encontramos a
água.
c) O caminho que a água faz para chegar até
nós.
d) A poluição das águas por todas as pessoas.
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AS MINA DE SAMPA
[...]
As mina de Sampa são modernas, eternas dondocas!
Mas pra sambar no pé tem que nascer carioca.
Tem mina de Sampa que é discreta, concreta, uma lady!
Nas rêivi ela é véri, véri krêizi. Eu gosto
às pampas das mina de Sampa!
As mina de Sampa estão na moda, na roda, no
rock, no enfoque!
É do Paraguai a grife made in Nova Iorque. As mina de Sampa dizem mortandeila,
berinjeila, apartameintu!
Sotaque do bixiga, nena, cem pur ceintu. Rita
Lee e Roberto Carvalho.As mina de Sampa. Intérprete: Rita Lee. In: Balacobaco. Som livre
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2. De acordo com o texto, o que é necessário
para sambar no pé?
a)
Nascer em Sampa.
b) Ser
uma lady.
c) Ser
moderna.
d) Nascer carioca.
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PARAÍSO
Se
esta rua fosse minha, eu mandava ladrilhar, não para automóvel matar gente,
mas para criança brincar.
Se esta rua fosse minha, eu não deixava
derrubar. Se cortarem todas as
árvores, onde é que os pássaros vão morar?
Se este rio fosse meu, eu não deixava poluir.
Joguem esgotos noutra parte, que os peixes
moram aqui.
Se este mundo fosse meu, eu fazia tantas
mudanças que ele seria um paraíso de bichos, plantas e crianças.
José Paulo
Paes. Poemas para brincar. São Paulo: África, 2000.
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3. O texto se chama Paraíso. Por que o autor
deu esse título a ele?
a) Porque ele deseja que o mundo se modifique
e se torne um paraíso.
b) Porque para ele o mundo não tem defeito.
c) Porque nós respeitamos a natureza e ela é
um paraíso natural.
d) Porque nosso mundo é cheio de beleza.
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4. No segundo parágrafo, a expressão destacada na frase “Mas minha
mãe é dura na queda” informa que:
a) É hábito da mãe acordar cedo.
b) A mãe é uma pessoa divertida.
c) É difícil mudar uma decisão da mãe.
d) A pontualidade é uma característica da mãe.
5. O trecho que especifica para quem o texto é dirigido é:
a) “Eu não concordo com essa mania dos pais de quererem comandar
os horários dos filhos.”
b) “E tem mais: diz que toda criança tem necessidade de pelo
menos oito horas de sono para recuperar o corpo e crescer.”
c) “Na minha opinião, os pais deveriam deixar os filhos se
responsabilizarem mais pelas suas vidas.”
d) “Queridíssimo diário, eu tenho culpa se passa um montão de
programas legais depois das 10?”
6. No segundo parágrafo, a frase “Eu NUNCA cheguei atrasada na
escola.”, a palavra aparece escrita em letras maiúsculas para enfatizar a:
a) reflexão da mãe sobre o mau humor da filha.
b) responsabilidade de quem está escrevendo.
c) necessidade de, no mínimo, oito horas de sono.
d) culpa dos filhos por assistirem a programas até tarde.
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7. As características do texto – tais como o uso da imagem e o
texto verbal – dando uma instrução sobre o livro, indicam que se trata de:
a) Um cartaz publicitário.
b) Um poema.
c) Uma fábula.
d) Uma crônica.
8. Esse texto tem como função:
a) Explicar como devemos carregar os nossos livros.
b) Fazer a propaganda da importância de ler livros.
c) Apresentar características de bons leitores.
d) Contar histórias de grandes livros que existem em nossas
casas.
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Observe a charge da SURIÁ e responda 9,10 e 11
9. As frases abaixo foram retiradas do texto acima.
Leia atentamente e coloque O quando a frase
representar uma opinião e F quando representar um fato:
( ) “Você e a sua
amiguinha tiveram um dia dolorido, ein?”
( ) “Ficou bacana!”
( ) “Sua vez, Úrsula!”
( ) “Seu dedo está mesmo
quebrado...”
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10. O episódio da história em quadrinhos que gera humor é:
a) A constatação, pelo médico, da existência de uma fratura.
b) A revelação que a amiguinha de Suriá é uma elefanta.
c) A satisfação de Suriá com o atendimento médico.
d) A imobilização do dedo da paciente.
11. No último quadrinho, o médico demonstra:
a) raiva. b) tristeza.
c) espanto. d) felicidade.
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O
CONTO DA MENTIRA - Rogério Augusto
Todo
dia Felipe inventava uma mentira. “Mãe, a vovó tá no telefone!”. A mãe
largava a louça na pia e corria até a sala. Encontrava o telefone mudo. O garoto havia inventado morte do cachorro,
nota dez em matemática, gol de cabeça em campeonato de rua. A mãe tentava
assustá-lo: “Seu nariz vai ficar igual ao do Pinóquio!”. Felipe ria na cara
dela: “Quem tá mentindo é você! Não existe ninguém de madeira!”.
O
pai de Felipe também conversava com ele: “Um dia você contará uma verdade e
ninguém acreditará!”. Felipe ficava pensativo. Mas no dia seguinte...
Então
aconteceu o que seu pai alertara. Felipe assistia a um programa na TV. A
apresentadora ligou para o número do telefone da casa dele. Felipe tinha sido
sorteado. O prêmio era uma bicicleta: “É verdade, mãe! A moça quer falar com você
no telefone pra combinar a entrega da bicicleta. É verdade!” A mãe de Felipe
fingiu não ouvir. Continuou preparando o jantar em silêncio. Resultado:
Felipe deixou de ganhar o prêmio. Então ele começou a reduzir suas mentiras.
Até que um dia deixou de contá-las. Bem, Felipe cresceu e tornou-se um
escritor. Voltou a criar histórias. Agora sem culpa e sem medo. No momento
está escrevendo um conto. É a história de um menino que deixa de ganhar uma
bicicleta porque mentia...
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12. Felipe começou a reduzir suas mentiras porque:
a) começou a escrever um conto.
b) deixou de ganhar uma bicicleta.
c) inventou ter sido sorteado por um programa de TV.
d) seu pai alertou sobre as consequências da mentira.
13. No trecho “A mãe tentava assustá-lo.”, o termo destacado
substitui:
a) pai de Felipe. b) Pinóquio.
c) cachorro. d) Felipe.
14. No desfecho do conto, ficamos sabendo que Felipe:
a) continua contando mentira para seus pais.
b) decide ler todos os livros sobre o Pinóquio.
c) torna-se um escritor e volta a criar histórias.
d) escreve um livro de normas para o campeonato de rua.
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Caixa
mágica de surpresa
Um
livro é uma beleza,
é
caixa mágica só de surpresa.
Um
livro parece mudo
mas
nele
a gente descobre tudo.
Um
livro tem asas longas e leves que, de repente,
levam
a gente longe, longe.
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Um
livro é um parque de diversões
cheio
de sonhos coloridos,
cheio
de doces sortidos, cheio de luzes e balões.
Um
livro é uma floresta
com
folhas e flores e bichos e cores.
É
mesmo uma festa, um baú de feiticeiro
um
navio de pirata no mar, um foguete perdido no ar, é amigo e companheiro.
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15. A palavra mas – que aparece em destaque na segunda
estrofe – introduz uma idéia de:
a) oposição.
b) comparação.
c) conclusão.
d) tempo.
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Escola Estadual
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Matriz de Referência
Avaliação diagnóstica para
o 6º ano
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Professor:
Disciplina:
Data: Valor: Bimestre:
Turma:
Conteúdo (Tópicos):
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Nº da Questão
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Questão Correta
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Descritores
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Nº de alunos que erraram a
questão
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01
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C
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D1 – Identificar o tema ou
sentido global de um texto.
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02
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D
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D2 – Localizar informações
explícitas em um texto.
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03
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A
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D3 – Inferir informações
implícitas em um texto.
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04
|
C
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D5 – Inferir o sentido de
palavra ou expressão.
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05
|
D
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D13 – Identificar marcas linguísticas que evidenciam o
locutor e o interlocutor de um texto.
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06
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B
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D21 – Reconhecer o efeito de sentido decorrente do uso de
pontuação e de outras notações.
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07
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(O)
(O) (F) (F)
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D10 – Distinguir um fato
da opinião relativa a esse fato.
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08
|
B
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D23 – Identificar efeitos
de ironia ou humor em textos.
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09
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C
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D8 – Interpretar textos que conjuga linguagem verbal e
não-verbal.
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10
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A
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D6 – Identificar o gênero
de um texto.
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11
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B
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D7 – Identificar a função
de textos de diferentes gêneros.
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12
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B
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D12 – Estabelecer a relações causa/consequência entre
partes e elementos do texto.
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13
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D
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D15 – Estabelecer relações entre parte de um texto,
identificando repetições ou substituições que contribuem para sua
continuidade.
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14
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C
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D19 – Identificar o conflito gerador do enredo e os
elementos que compõem a narrativa.
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15
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A
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D11 – Reconhecer relações lógico-discursivas presentes no
texto, marcadas por conjunções, advérbios, etc.
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Estou aqui para agradecê-la pela ajuda que tem oferecido por meio deste blog.Parabéns!!!Estou utilizando as atividades.
ResponderExcluirObrigada por compartilhar, sempre lecionei para o Ensino Médio, esse ano resolvi mudar de ares e estou procurando novas metodologias.
ResponderExcluirParabéns pelos atividades, avaliações... tudo excelente. Muito obrigada!
ResponderExcluir