| 
   
+ 
![]()  | 
  
   E.E.”Dr JOAQUIM
  VILELA”
AVALIAÇÂO DE LÍNGUA
  PORTUGUESA / 2012                                 
ALUNO
  (A):_______________________________________________Nº___               SÉRIE:  
![]()  | 
 
| 
   
ÁGUA  
Da nuvem até o chão, do chão até o bueiro.  Do bueiro até o cano, do cano até o rio. Do
  rio até a cachoeira  
Da cachoeira até a represa, da represa até a
  caixa-d’água  
Da caixa-d’água até a torneira, da torneira
  até o filtro  
Do filtro até o copo.Paulo Tatit e Arnaldo
  Antunes. Canções de brincar. Palavra Cantada produções musicais, 1996.  
 | 
  
   
1. Qual é a idéia principal do texto?  
a) Os sons que a água faz.  
b) Os diferentes lugares onde encontramos a
  água.  
c) O caminho que a água faz para chegar até
  nós.  
d) A poluição das águas por todas as pessoas. 
 | 
  |||||||||||||
| 
   
AS MINA DE SAMPA  
 [...]
  As mina de Sampa são modernas, eternas dondocas!  
Mas pra sambar no pé tem que nascer carioca.
  Tem mina de Sampa que é discreta, concreta, uma lady!  
Nas rêivi ela é véri, véri krêizi. Eu gosto
  às pampas das mina de Sampa!  
As mina de Sampa estão na moda, na roda, no
  rock, no enfoque!  
É do Paraguai a grife made in Nova Iorque.  As mina de Sampa dizem mortandeila,
  berinjeila, apartameintu!  
Sotaque do bixiga, nena, cem pur ceintu. Rita
  Lee e Roberto Carvalho.As mina de Sampa. Intérprete: Rita Lee. In: Balacobaco. Som livre  
 | 
  
   
2. De acordo com o texto, o que é necessário
  para sambar no pé?  
a) 
  Nascer em Sampa.  
b)  Ser
  uma lady.  
c)  Ser
  moderna.  
d) Nascer carioca.  
 | 
  |||||||||||||
| 
   
PARAÍSO  
 Se
  esta rua fosse minha, eu mandava ladrilhar, não para automóvel matar gente,
  mas para criança brincar.  
Se esta rua fosse minha, eu não deixava
  derrubar.  Se cortarem todas as
  árvores, onde é que os pássaros vão morar?  
Se este rio fosse meu, eu não deixava poluir.
   Joguem esgotos noutra parte, que os peixes
  moram aqui.  
Se este mundo fosse meu, eu fazia tantas
  mudanças que ele seria um paraíso de bichos, plantas e crianças. 
José Paulo
  Paes. Poemas para brincar. São Paulo: África, 2000.  
 | 
  
   
3. O texto se chama Paraíso. Por que o autor
  deu esse título a ele?  
a) Porque ele deseja que o mundo se modifique
  e se torne um paraíso.  
b) Porque para ele o mundo não tem defeito.  
c) Porque nós respeitamos a natureza e ela é
  um paraíso natural.  
d) Porque nosso mundo é cheio de beleza.  
 | 
  |||||||||||||
  ![]()  | 
  
   
4. No segundo parágrafo, a expressão destacada na frase “Mas minha
  mãe é dura na queda” informa que:  
a) É hábito da mãe acordar cedo.  
b) A mãe é uma pessoa divertida.  
c) É difícil mudar uma decisão da mãe.  
d) A pontualidade é uma característica da mãe.  
5. O trecho que especifica para quem o texto é dirigido é:  
a) “Eu não concordo com essa mania dos pais de quererem comandar
  os horários dos filhos.”  
b) “E tem mais: diz que toda criança tem necessidade de pelo
  menos oito horas de sono para recuperar o corpo e crescer.”  
c) “Na minha opinião, os pais deveriam deixar os filhos se
  responsabilizarem mais pelas suas vidas.”  
d) “Queridíssimo diário, eu tenho culpa se passa um montão de
  programas legais depois das 10?”  
6. No segundo parágrafo, a frase “Eu NUNCA cheguei atrasada na
  escola.”, a palavra aparece escrita em letras maiúsculas para enfatizar a:  
a) reflexão da mãe sobre o mau humor da filha.  
b) responsabilidade de quem está escrevendo.  
c) necessidade de, no mínimo, oito horas de sono.  
d) culpa dos filhos por assistirem a programas até tarde.  
 | 
  |||||||||||||
| 
   | 
  
   | 
  |||||||||||||
  ![]()  | 
  
   
7. As características do texto – tais como o uso da imagem e o
  texto verbal – dando uma instrução sobre o livro, indicam que se trata de:  
a) Um cartaz publicitário.  
b) Um poema.  
c) Uma fábula.  
d) Uma crônica.  
8. Esse texto tem como função:  
a) Explicar como devemos carregar os nossos livros.  
b) Fazer a propaganda da importância de ler livros.  
c) Apresentar características de bons leitores.  
d) Contar histórias de grandes livros que existem em nossas
  casas.  
 | 
  
  ![]()  | 
  ||||||||||||
| 
   | 
  
   
Observe a charge da SURIÁ e responda 9,10 e 11 
9. As frases abaixo foram retiradas do texto acima.  
Leia atentamente e coloque O quando a frase  
representar uma opinião e F quando representar um fato: 
(   ) “Você e a sua
  amiguinha tiveram um dia dolorido, ein?”  
(   ) “Ficou bacana!”  
(   ) “Sua vez, Úrsula!”  
(   ) “Seu dedo está mesmo
  quebrado...” 
 | 
  
   
10. O episódio da história em quadrinhos que gera humor é:  
a) A constatação, pelo médico, da existência de uma fratura.  
b) A revelação que a amiguinha de Suriá é uma elefanta.  
c) A satisfação de Suriá com o atendimento médico.  
d) A imobilização do dedo da paciente.  
11. No último quadrinho, o médico demonstra:  
a) raiva.                               b) tristeza.  
c) espanto.                            d) felicidade. 
 | 
 ||||||||||||
| 
   
O
  CONTO DA MENTIRA - Rogério Augusto  
Todo
  dia Felipe inventava uma mentira. “Mãe, a vovó tá no telefone!”. A mãe
  largava a louça na pia e corria até a sala. Encontrava o telefone mudo.  O garoto havia inventado morte do cachorro,
  nota dez em matemática, gol de cabeça em campeonato de rua. A mãe tentava
  assustá-lo: “Seu nariz vai ficar igual ao do Pinóquio!”. Felipe ria na cara
  dela: “Quem tá mentindo é você! Não existe ninguém de madeira!”.  
O
  pai de Felipe também conversava com ele: “Um dia você contará uma verdade e
  ninguém acreditará!”. Felipe ficava pensativo. Mas no dia seguinte...  
Então
  aconteceu o que seu pai alertara. Felipe assistia a um programa na TV. A
  apresentadora ligou para o número do telefone da casa dele. Felipe tinha sido
  sorteado. O prêmio era uma bicicleta: “É verdade, mãe! A moça quer falar com você
  no telefone pra combinar a entrega da bicicleta. É verdade!” A mãe de Felipe
  fingiu não ouvir. Continuou preparando o jantar em silêncio. Resultado:
  Felipe deixou de ganhar o prêmio. Então ele começou a reduzir suas mentiras.
  Até que um dia deixou de contá-las. Bem, Felipe cresceu e tornou-se um
  escritor. Voltou a criar histórias. Agora sem culpa e sem medo. No momento
  está escrevendo um conto. É a história de um menino que deixa de ganhar uma
  bicicleta porque mentia... 
 | 
  
   
12. Felipe começou a reduzir suas mentiras porque:  
a) começou a escrever um conto.  
b) deixou de ganhar uma bicicleta.  
c) inventou ter sido sorteado por um programa de TV.  
d) seu pai alertou sobre as consequências da mentira.  
13. No trecho “A mãe tentava assustá-lo.”, o termo destacado
  substitui:  
a) pai de Felipe.               b) Pinóquio.  
c) cachorro.                   d) Felipe.  
14. No desfecho do conto, ficamos sabendo que Felipe:  
a) continua contando mentira para seus pais.  
b) decide ler todos os livros sobre o Pinóquio.  
c) torna-se um escritor e volta a criar histórias.  
d) escreve um livro de normas para o campeonato de rua. 
 | 
  |||||||||||||
| 
   
Caixa
  mágica de surpresa  
Um
  livro é uma beleza,  
é
  caixa mágica só de surpresa.  
Um
  livro parece mudo  
mas
  nele
  a gente descobre tudo.  
Um
  livro tem asas longas e leves que, de repente,  
levam
  a gente longe, longe. 
 | 
  
   
Um
  livro é um parque de diversões  
cheio
  de sonhos coloridos,  
cheio
  de doces sortidos, cheio de luzes e balões.  
Um
  livro é uma floresta  
com
  folhas e flores e bichos e cores.  
É
  mesmo uma festa, um baú de feiticeiro  
um
  navio de pirata no mar, um foguete perdido no ar, é amigo e companheiro. 
 | 
  
  ![]()  | 
  
   
15. A palavra mas – que aparece em destaque na segunda
  estrofe – introduz uma idéia de:  
a) oposição.  
b) comparação.  
c) conclusão.  
d) tempo.  
 | 
  |||||||||||
| 
   
 Escola Estadual  
 | 
 |||
| 
   
Matriz de Referência  
Avaliação diagnóstica para
  o 6º ano  
 | 
 |||
| 
   
Professor:  
Disciplina:  
Data: Valor: Bimestre:
  Turma:  
Conteúdo (Tópicos):  
 | 
 |||
| 
   
Nº da Questão  
 | 
  
   
Questão Correta  
 | 
  
   
Descritores  
 | 
  
   
Nº de alunos que erraram a
  questão  
 | 
 
| 
   
01  
 | 
  
   
C
   
 | 
  
   
D1 – Identificar o tema ou
  sentido global de um texto.  
 | 
  
   | 
 
| 
   
02  
 | 
  
   
D
   
 | 
  
   
D2 – Localizar informações
  explícitas em um texto.  
 | 
  
   | 
 
| 
   
03  
 | 
  
   
A
   
 | 
  
   
D3 – Inferir informações
  implícitas em um texto.  
 | 
  
   | 
 
| 
   
04  
 | 
  
   
C
   
 | 
  
   
D5 – Inferir o sentido de
  palavra ou expressão.  
 | 
  
   | 
 
| 
   
05  
 | 
  
   
D
   
 | 
  
   
D13 – Identificar marcas linguísticas que evidenciam o
  locutor e o interlocutor de um texto.  
 | 
  
   | 
 
| 
   
06  
 | 
  
   
B
   
 | 
  
   
D21 – Reconhecer o efeito de sentido decorrente do uso de
  pontuação e de outras notações.  
 | 
  
   | 
 
| 
   
07  
 | 
  
   
(O)
  (O) (F) (F)  
 | 
  
   
D10 – Distinguir um fato
  da opinião relativa a esse fato.  
 | 
  
   | 
 
| 
   
08  
 | 
  
   
B
   
 | 
  
   
D23 – Identificar efeitos
  de ironia ou humor em textos.  
 | 
  
   | 
 
| 
   
09  
 | 
  
   
C
   
 | 
  
   
D8 – Interpretar textos que conjuga linguagem verbal e
  não-verbal.  
 | 
  
   | 
 
| 
   
10  
 | 
  
   
A
   
 | 
  
   
D6 – Identificar o gênero
  de um texto.  
 | 
  
   | 
 
| 
   
11  
 | 
  
   
B
   
 | 
  
   
D7 – Identificar a função
  de textos de diferentes gêneros.  
 | 
  
   | 
 
| 
   
12  
 | 
  
   
B
   
 | 
  
   
D12 – Estabelecer a relações causa/consequência entre
  partes e elementos do texto.  
 | 
  
   | 
 
| 
   
13  
 | 
  
   
D
   
 | 
  
   
D15 – Estabelecer relações entre parte de um texto,
  identificando repetições ou substituições que contribuem para sua
  continuidade.  
 | 
  
   | 
 
| 
   
14  
 | 
  
   
C
   
 | 
  
   
D19 – Identificar o conflito gerador do enredo e os
  elementos que compõem a narrativa.  
 | 
  
   | 
 
| 
   
15  
 | 
  
   
A
   
 | 
  
   
D11 – Reconhecer relações lógico-discursivas presentes no
  texto, marcadas por conjunções, advérbios, etc.  
 | 
  
   | 
 







Estou aqui para agradecê-la pela ajuda que tem oferecido por meio deste blog.Parabéns!!!Estou utilizando as atividades.
ResponderExcluirObrigada por compartilhar, sempre lecionei para o Ensino Médio, esse ano resolvi mudar de ares e estou procurando novas metodologias.
ResponderExcluirParabéns pelos atividades, avaliações... tudo excelente. Muito obrigada!
ResponderExcluir