TRABALHO
DE LÍNGUA PORTUGUESA
Nome:
______________________________________
N: _______ 9 ano _____ Data:
______________
Parte I – Conjunções
Coordenativas
1 - Leia o texto e responda as questões a e b.
“Meu sertão
continua ao deus-dará
Mas se existe Jesus no firmamento
Cá na terra isto tem que se acabar"
( Gilberto Gil)
a) Que tipo de relação é estabelecida pela conjunç ão mas?
b) Que outras conjunções poderiam ocupar o lugar do mas sem alterar o sentido do texto?
2. Nas questões que seguem, ocorrem duas frases isoladas. Estabeleça entre elas uma relação de coordenação, indicando o tipo de relação. Faça as modificações que julgar necessárias.
Mas se existe Jesus no firmamento
Cá na terra isto tem que se acabar"
( Gilberto Gil)
a) Que tipo de relação é estabelecida pela conjunç ão mas?
b) Que outras conjunções poderiam ocupar o lugar do mas sem alterar o sentido do texto?
2. Nas questões que seguem, ocorrem duas frases isoladas. Estabeleça entre elas uma relação de coordenação, indicando o tipo de relação. Faça as modificações que julgar necessárias.
a) Ele prometeu um
vestido para maria. Ele não cumpriu a promessa.
________________________________________________________________________________________________
b) As pessoas acompanham a procissão. As pessoas acreditam nas coisas lá do céu.
________________________________________________________________________________________________
c) Vá na frente. Irei depois.
________________________________________________________________________________________________
d) Preste atenção. Trata-se de um assunto muito importante.
________________________________________________________________________________________________
3. A seguir temos pequenos textos cujos elementos de conexão entre as orações coordenadas foram suprimidos. Sua tarefa será organizá-los, restabelecendo as relações de coordenação.
a) O trânsito estava caótico. / Ninguém chegou atrasado à reunião.
_______________________________________________________________________________________________
b) Por favor, devolva-me o livro. / Estou precisando dele.
________________________________________________________________________________________________
c) " Há muitos tipos de colírios destinados ao tratamento de diferentes doenças dos olhos. Os olhos são órgãos de muita sensibilidade. O uso de qualquer tipo de colírio, sem orientação e controle médico, poderá causar mais problemas do que resultados positivos." ( Manual da boa visão)
________________________________________________________________________________________________
b) As pessoas acompanham a procissão. As pessoas acreditam nas coisas lá do céu.
________________________________________________________________________________________________
c) Vá na frente. Irei depois.
________________________________________________________________________________________________
d) Preste atenção. Trata-se de um assunto muito importante.
________________________________________________________________________________________________
3. A seguir temos pequenos textos cujos elementos de conexão entre as orações coordenadas foram suprimidos. Sua tarefa será organizá-los, restabelecendo as relações de coordenação.
a) O trânsito estava caótico. / Ninguém chegou atrasado à reunião.
_______________________________________________________________________________________________
b) Por favor, devolva-me o livro. / Estou precisando dele.
________________________________________________________________________________________________
c) " Há muitos tipos de colírios destinados ao tratamento de diferentes doenças dos olhos. Os olhos são órgãos de muita sensibilidade. O uso de qualquer tipo de colírio, sem orientação e controle médico, poderá causar mais problemas do que resultados positivos." ( Manual da boa visão)
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
4- Junte as orações numa só frase, usando a ideia
indicada entre parênteses.
a) Ele
merecia um castigo. Os pais resolveram
perdoá-lo. (oposição)
____________________________________________________________________________________________
b) As
crianças brincavam na areia. Corriam para o mar. (alternância)
____________________________________________________________________________________________
c) Nosso
time se esforçou. Não conseguiu vencer. (oposição)
____________________________________________________________________________________________
d) Pegue um
agasalho. Está começando a esfriar. (explicação)
_____________________________________________________________________________________________
e) A festa
estava ótima. Nós nos divertimos bastante. (conclusão)
_______________________________________________________________________________________________________
Amei suas atividade, você poderia enviar para dulceliniza11@gmail.com
ResponderExcluir