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O SILÊNCIO 
antes de existir computador
  existia tevê 
antes de existir tevê existia luz elétrica antes de existir luz elétrica existia bicicleta antes de existir bicicleta existia enciclopédia antes de existir enciclopédia existia alfabeto antes de existir alfabeto existia a voz antes de existir a voz existia o silêncio o silêncio foi a primeira coisa que existiu um silêncio que ninguém ouviu astro pelo céu em movimento e o som do gelo derretendo o barulho do cabelo em crescimento e a música do vento e a matéria em decomposição a barriga digerindo o pão explosão de semente sob o chão diamante nascendo do carvão homem pedra planta bicho flor luz elétrica tevê computador batedeira, liquidificador vamos ouvir esse silêncio meu amor amplificado no amplificador do estetoscópio do doutor no lado esquerdo do peito, esse tambor (Arnaldo Antunes) 
01) O texto
  apresenta uma gradação de invenções humanas. 
a)    Enumere-as na ordem em
  que teriam surgido. 
b)    Releia o texto
  identificando a última invenção. Já houve outras após a citada? Justifique
  sua resposta: 
02) Observe
  o verso "o silêncio que ninguém ouviu". Neste verso há: 
(a) paradoxo                        (b) metáfora 
(c) pleonasmo                     (d) antítese 
(e) personificação 
03) Justifique a sua
  resposta dada à questão anterior: 
04) Cite dois
  pontos negativos e dois positivos em relação à tecnologia: 
05) Por que às vezes o silêncio é muito importante em nossas vidas? Use bons argumentos: 06) O poeta faz uma comparação no último verso do texto. A que o termo "tambor" está sendo comparado?  | 
  
   
07) O que, de acordo com a letra, foi a primeira
  coisa que existiu? 
08) Qual é o processo de formação da palavra
  “tevê”? 
09) Qual o tema dessa canção? Explique sua
  resposta: 
10) Das coisas que já existiram qual é a que mais
  faz falta para você? 
11) O que você entende do verso “Antes de existir
  a luz elétrica existia bicicleta”? 
12) Que outro título você daria à canção? 
13) O poeta faz uma gradação em ordem decrescente
  das coisas, começando pelo computador, que hoje domina o mundo, até chegar ao
  silêncio, o início de tudo. Na sua opinião, qual é a intenção do poeta com
  isso? 
14) Que mensagem a letra de música nos passa? 
15) O que o eu lírico critica e o que ele
  valoriza? 
16) No texto predomina sintagmas nominais ou
  verbais? Por que será? 
17) “Antes de existir computador existia tevê 
      antes de
  existir tevê existia luz elétrica..." 
Agora é com você: complete de forma coerente: Antes de existir tevê existia.................. 
antes de existir bicicleta
  existia............. 
antes de existir
  enciclopédia existia......... 
antes de existir alfabeto
  existia.............. 
antes de existir a voz
  existia.................. 
Antes de existir.............existia............. 
antes de existir ...........
  existia ............. 
antes de existir
  ............existia ............. 
antes de existir
  ............existia.............. 
18) Explique o que o verso “O silêncio que ninguém ouviu” significa para você: 
19) No verso “E o som do
  gelo derretendo”, temos: 
(a) metonímia;                    (b)
  sinestesia; 
(c) comparação;                (d) pleonasmo; 
(e) hipérbole; 
20) Copie da canção alguns verbos no gerúndio e
  explique o efeito disso para o texto: 
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DE REPENTE 
Olhei, não via ela há muito tempo 
Ah! quanto tempo faz? Nem me lembro mais Então, pensei na vida que há algum tempo eu deixei pra trás Não me deixa em paz, se não Por quê? Ainda aquele tempo dentro Entra e sai Volta, vem e vai, sem acabar Mas tempo passou O tempo passou! E agora eu sei O que eu passei cantei Contei, estrelas mil no firmamento Vão brilhar, depois apagar irão Chorei as lágrimas correndo como nos cristais Fogo dos vitrais pagãos Não é solidão Amar e desejar a vida que não deu as mãos Mas vai dentro da gente Como explosão no ar, como um furacão no mar De repente você voltou assim Eu preciso mais, eu preciso? Eu preciso mais, eu preciso? (Skank)  | 
  
   
01) Retire, da primeira estrofe, um desvio
  gramatical, desfazendo-o e explicando: 
02) Transcreva da canção um exemplo de antítese: 
03) Existe algum exemplo de hipérbole na letra de
  música? Se sim, copie e explique seu raciocínio: 
04) O poeta  usou  um
   recurso  muito usado para dar melodia à poesia:  repetição de
  consoantes...  Onde podemos encontrar este recurso  (figura de
  linguagem)?  E que nome é dado a ele(a)? 
05) Qual a relação entre o título e o corpo do texto? Que outro título você daria a este texto? 
06) “Amar e desejar a vida que não deu as mãos”.
  Em sua opinião, quando a vida não está nas mãos? Explique: 
07) Destaque da canção todas as comparações,
  dizendo  de qual você mais gostou e por quê: 
08) Indique quantos fonemas e quantas letras há
  em: TEMPO, PASSOU, CHOREI e BRILHAR: 
09) Como o eu lírico se sente na música? 
10) Por que no final do texto o eu lírico se
  questiona  se precisa de mais? 
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Meus bons amigos, onde estão? 
Notícias de todos quero saber Cada um fez sua vida de forma diferente Às vezes me pergunto: Malditos ou inocentes? Nossos sonhos, realidades Todas as vertigens, crueldades Sobre nossos ombros aprendemos a carregar Toda a vontade que faz vingar No bem que fez pra mim Assim, assim, me fez feliz, assim O amor sem fim Não esconde o medo De ser completo e imperfeito Meus bons amigos, onde estão? Notícias de todos quero saber Sobre nossos ombros aprendemos a carregar Toda a vontade que faz vingar No bem que fez pra mim Assim, assim, me fez feliz, assim O amor sem fim Não esconde o medo De ser completo e imperfeito O amor sem fim Não esconde o medo De ser completo e imperfeito 
(Barão Vermelho) 
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01) Quantas estrofes e quantos versos o texto
  apresenta? 
02) Podemos encontrar nessa canção traços do
  Barroco, através de uma figura de linguagem característica dessa escola
  literária. Que figura é essa? Comprove com passagens do texto: 
03) O texto possui uma linguagem coloquial e há
  uma palavra que só deve ser usada na oralidade e não na escrita. Que palavra
  é essa? 
04) Qual é a principal indagação do poeta? 
05) Em “Sobre NOSSOS OMBROS aprendemos a
  carregar” que figura de linguagem o termo em destaque exemplifica? Justifique
  seu raciocínio: 
06) Reescreva o primeiro e o segundo versos na
  ordem direta: 
07) Faça uma lista dos seus grandes amigos e ao
  lado de cada nome responda a primeira pergunta da letra da música: 
08) Use a mesma lista da questão anterior e
  escreva na frente de cada nome duas características (adjetivos), evitando
  repeti-los: 
09) Diga como você entendeu o questionamento do
  eu-lírico quando diz “Malditos ou inocentes?”: 
10) Qual o sentido da palavra VINGAR, no oitavo
  verso? 
11) O texto foi escrito em que pessoa? Justifique
  sua resposta: 
12) Quem é o eu-lírico do texto? Como ele se
  sente? Quem são seus interlocutores? 
13) Retire do texto um exemplo de antítese: 
14) Qual o conceito da palavra AMIGO para você? 
15) “O homem pode orgulhar-se de ter muitos
  amigos , mas há amigo mais chegado do que um irmão”. Você concorda ou não com
  essa afirmação? Explique: 
16) O título está de acordo com o que diz a
  canção? Que outro título você daria? 
17) Copie do texto um exemplo de vocativo: 
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       DANDARA
                                                                                  
Ela tem nome de mulher guerreira 
E se veste de um jeito que só ela 
Ela vive entre o aqui e o alheio 
As meninas não gostam muito dela 
Ela tem um tribal n tornozelo 
E na nuca adormece uma serpente 
O que faz ela ser quase um segredo 
É o ser ela assim, tão transparente 
Ela é livre e ser livre a faz brilhar 
Ela é filha da terra, céu e mar 
Dandara 
Ela faz mechas claras nos cabelos 
E caminha na areia pelo raso 
Eu procuro saber os seus roteiros 
Pra fingir que a encontro por acaso 
Ela fala num celular vermelho 
Com amigos e com seu namorado 
Ela tem perto dela o mundo inteiro 
E à volta outro mundo, admirado 
Ela é livre e ser livre a faz brilhar 
Ela é filha da terra, céu e mar 
Dandara 
(Ivan Lins e Francisco Bosco) 
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01) Destaque da música o verso que mais lhe
  chamou a atenção,  explicando o porquê: 
02) Caracterize com, no mínimo, 05 adjetivos, a
  Dandara: 
03) Por que será que as meninas não gostam dela? 
04) Interprete o verso “Ela vive entre o aqui e o
  alheio”: 
05) Ilustre toda a música, aproveitando todos os
  detalhes fornecidos: 
06) Retire do texto cinco palavras com dígrafo: 
07) Explique o verso: “E na nuca adormece uma
  serpente”: 
08) Seguindo a caracterização da personagem, faça
  um desenho que a represente: 
09) Imagine um diálogo entre o eu-lírico e a
  personagem (Dandara) num provável encontro. Como seria? 
10) Que tipo de sentimento o eu-lírico sente por
  Dandara? Comprove com trechos da canção: 
11) Dandara é o nome da mulher do grande
  guerreiro Zumbi dos Palmares, descendente de ex-escravos do reino de Daomé,
  onde se falava a língua iorubá. Você acha que a Dandara da canção é a mesma
  que fora a mulher de Zumbi? Por quê? 
12) Explique o que entende com os versos:"O que faz ela ser quase um segredo/ É o ser ela assim, tão transparente": 
13) Identifique, na terceira estrofe, uma
  antítese, justificando sua resposta: 
14) Na quarta estrofe, há quantas orações? Elas
  são coordenadas ou subordinadas? Classifique-as: 
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HOMEM-ARANHA 
Eu adoro andar no abismo 
Numa noite viril de perseguição 
Saltando entre os edifícios 
Vi você 
Em poder de um fugitivo 
Que cercado pela polícia 
Te fez refém lá nos precipícios 
Foi paixão à primeira vista 
Me joguei de onde o céu arranha 
Te salvando com a minha teia 
Prazer, me chamam de Homem-aranha 
Seu heroi 
Hoje o heroi agüenta o peso 
Das compras do mês 
No telhado, ajeitando a antena da tevê 
Acordado a noite inteira pra ninar bebê 
Chega de bandido pra prender 
De bala perdida pra deter 
Eu tenho uma idéia: 
Você na minha teia 
Chega de assalto pra impedir, 
Seja em Brasília ou aqui 
Eu tive a grande idéia: 
Você na minha teia 
Hoje eu estou nas suas mãos 
Nessa sua ingênua sedução 
Que me pegou na veia 
Eu to na tua teia.  (Jorge Vercilo) 
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01) Quem são os dois super herois citados na
  música? 
02) Na frase "Eu tô na tua teia",
  o que significa o termo "tô"? Qual a que classe gramatical dessa
  palavra? 
03) A canção de Jorge Vercilo fala de um
  personagem tradicional de história em quadrinhos: o Homem-Aranha. Como o
  personagem é visto na canção? 
04) No verso "saltando entre os
  edifícios". O sentido da expressão grifada é delugar.
  Copie do texto outro verso que apresenta o mesmo sentido (advérbio de lugar): 
05) No final da
  canção, a "voz" do herói apaixonado declara que teve "uma
  ideia": "Você na minha teia". Os dois pontos usados após a
  palavra ideia, na construção do texto, servem para: 
(   )
  estabelecer condição                      
  (   ) indicar uma dúvida 
(   )
  despistar a atenção                        
  (   ) apresentar um fato. 
06) O que é um herói para você? Explique: 
07) Qual a intenção do autor ao citar
  Brasília na última estrofe? 
08) O texto se constrói com base em
  comparações.O que está sendo comparado? 
09) Qual o tempo verbal predominante no texto em
  estudo? Justifique: 
10) Transcreva duas ocorrências do uso da
  linguagem coloquial, e depois passe-as para a linguagem culta: 
11) Leia
  atentamente o trecho: 
"Em poder
  de um fugitivo.  Que cercado pela
  polícia. Te fez refém lá nos precipícios" 
Subentende-se um
  verbo que está oculto. Que verbo é esse? 
(   )
  ser; (   )viver; (   ) estar; (   ) parecer ;
  (   ) ficar 
12) A música é composta por duas estrofes,
  dividindo a vida do herói em antes e depois. Explicite como era antes e como
  é hoje: 
13) A
  primeira estrofe (o antes) está com o verbo "adoro" no presente.
  Reescreva-a, colocando-o no Pretérito imperfeito do indicativo e diga que
  efeito de sentido surgiu: 
14) Na
  primeira parte da música há uma afirmação: o homem-aranha é o herói. Na
  segunda parte, a pessoa continua afirmando ser herói, porém de uma maneira
  diferente. Qual a diferença (ou semelhança) desses "dois heróis"? 
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Adorei!!Por favor poderia me mandar o gabarito das musicas.Obrigada! simoneveridiana@msn.com
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