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   E.E.”Dr JOAQUIM VILELA”
AVALIAÇÂO DE LÍNGUA
  PORTUGUESA / 2012                                 
 ALUNO
  (A):_______________________________________________Nº___               SÉRIE:  | 
 
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O SILÊNCIO DO ROUXINOL  
[...] Na época de Salomão, o melhor dos reis,
  um homem comprou um rouxinol que possuía uma voz excepcional. Colocou-o numa
  gaiola em que nada faltava ao pássaro e na qual ele cantava, horas a fio,
  para encanto da vizinhança.  
Certo dia, em que a gaiola havia sido
  transportada para uma varanda, outro pássaro se aproximou, disse qualquer
  coisa ao rouxinol e voou. A partir desse momento, o incomparável rouxinol
  emudeceu.  
Desesperado, o homem levou seu pássaro à
  presença do profeta Salomão, que conhecia a linguagem dos animais, e lhe
  pediu que perguntasse ao pássaro o motivo de seu silêncio.  
O rouxinol disse a Salomão:  
– Antigamente eu não conhecia nem caçador,
  nem gaiola. Depois me apresentaram a uma armadilha, com uma isca bem apetitosa,
  e caí nela, levado pelo meu desejo. O caçador de pássaros levou-me, vendeu-
  me no mercado, longe da minha família, e fui parar na gaiola deste homem que
  aí está. Comecei a me lamentar noite e dia, lamentos que este homem tomava
  por cantos de gratidão e alegria. Até o dia em que outro pássaro veio me
  dizer: “Pare de chorar, porque é por causa dos seus gemidos que eles o mantêm
  nessa gaiola”. Então, decidi me calar.  
Salomão traduziu essas poucas frases para o
  proprietário do pássaro. O homem se perguntou: “De que adianta manter preso
  um rouxinol, se ele não canta?”. E lhe devolveu a liberdade.  
 CARRIÈRE. Jean-Claude. O círculo dos
  mentirosos: contos filosóficos do mundo inteiro. São Paulo: Códex, 2004.  
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1. O fato que gera o conflito na história é o
  pássaro  
a) possuir uma voz excepcional.  
b) ter emudecido.  
c) ser um rouxinol.  
d) encantar a vizinhança.  
2. No trecho “...cantava, horas a fio, para
  encanto da multidão.”, a expressão “horas a fio” tem o sentido de  
a) de vez em quando.  
b) durante muito tempo.  
c) pousado em um fio.  
d) sem cobrar por isso.  
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3. A decisão de não mais cantar, comunicada
  pelo rouxinol a Salomão, que a traduziu para o homem, teve, como
  consequência, o homem  
a) não entender a tradução.  
b) ficar desesperado.  
c) libertar o rouxinol.  
d) silenciar o rouxinol.  
4. O trecho do texto que contém uma opinião
  é      
a) “Na época de Salomão, o melhor dos
  reis,...”(1°§)  
b) “Pediu que perguntasse ao pássaro o motivo
  de seu silêncio.”..(3°§)  
c) “Comecei a me lamentar noite e dia,...”(5°
  §)  
d) “E lhe devolveu a liberdade.”(6°§)  
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LXIII  
Como se combina com os pássaros a tradução de
  seus idiomas?  
Como dizer à tartaruga que a supero em
  lentidão?  
Como perguntar à pulga qual seu recorde de
  saltos?  
E que devo dizer aos cravos agradecendo-lhes
  o perfume?  
NERUDA, Pablo. Livro das perguntas. São
  Paulo: Cosac Naify, 2008.  
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5. O poema é estruturado em quatro estrofes,
  que expressam quatro perguntas sobre um mesmo assunto. Pelo assunto comum às
  perguntas que o eu poético se faz, podemos entender que o tema do poema é  
a) a superioridade do animal racional em
  relação aos demais seres vivos.  
b) a necessidade de aprendermos a nos
  comunicar com bichos e plantas.  
c) a falta de harmonia entre os seres humanos
  e a natureza.  
d) a impossibilidade de comunicação do homem
  com os bichos e as plantas.  
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6. Observando aspectos da linguagem da propaganda acima, entendemos
  que o uso da palavra “hummm” ao invés de “um” teve a intenção de  
a) dizer, numa só palavra, que o produto é gostoso e de rápido
  preparo.  
b) apresentar um bom produto para pessoas que não podem perder
  tempo.  
c) mostrar que o preparo pode demorar um pouquinho mais de um
  minuto.  
d) ressaltar a ideia da rapidez com que o novo hambúrguer fica
  pronto.  
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Seiscentos
  e sessenta e seis  
A
  vida é um dever que nós trouxemos para fazer em casa.  
Quando
  se vê, já são 6 horas: há tempo...  
Quando
  se vê, já é 6ª feira... Quando se vê, passaram sessenta anos...  
Agora,
  é tarde demais para ser reprovado... E se me dessem – um dia – uma outra
  oportunidade,  
Eu
  nem olhava o relógio seguia sempre, sempre em frente...  
E
  iria jogando pelo caminho a casca dourada e inútil das horas. QUINTANA,
  Mário. Esconderijos do tempo. São Paulo: Globo, 2005 
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7. As reticências foram usadas, no fim de alguns versos, com o
  sentido de expressar  
a) o cansaço que a passagem do tempo traz.  
b) a lentidão com que o tempo vai passando.  
c) a continuidade da passagem do tempo.  
d) o sentimento de que nada muda com o tempo.  
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Daqui
  a seis meses, as propagandas de alimentos com altos teores de açúcar, gordura
  e sódio terão de veicular frases alertando sobre os perigos à saúde que o
  consumo excessivo dessas substâncias pode causar. A medida está prevista em resolução da Anvisa (Agência
  Nacional de Vigilância Sanitária) publicada nesta terça-feira no "Diário
  Oficial" da União, que traz novas regras para a publicidade de
  alimentos. As frases de alerta deverão ser ditas pelo principal personagem da
  propaganda, no caso da televisão, ou pelo locutor dela, no rádio. Se o
  produto tiver muito açúcar, o alerta será para o risco de cárie dentária e
  obesidade. No caso da gordura saturada, para o risco de diabetes e doenças do
  coração. No caso da gordura trans, para doença do coração e, no caso de alto
  teor de sódio, para o coração e para pressão alta. [...]
  notasedestaques.blogspot.com 
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8. Observe, no texto, o início do segundo período “A medida
  está prevista em resolução...”. O termo sublinhado diz respeito à veiculação
  de  
a) valores quantitativos dos alimentos.  
b) valores considerados como consumo excessivo.  
c) propagandas de alimentos com altos teores de açúcar.  
d) frases de alerta sobre os perigos do consumo de determinadas
  substâncias.  
9. O texto nos informa que as substâncias, cujo consumo podem
  causar doenças do coração, são  
a) gorduras saturadas, gorduras trans e sódio.  
b) carboidratos, proteínas e fibra alimentar.  
c) gorduras saturadas, fibra alimentar, glúten.  
d) açúcar, gorduras totais, proteínas.  
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10. Observando os aspectos das linguagens  
verbal e não verbal do cartum, entendemos que a) uma das meninas
  gosta de dar sustos na amiga.  
b) a mãe de uma das meninas fica infeliz, quando se pesa.  
c) a mãe não gosta de que as meninas brinquem na balança.  
d) uma das meninas tem medo de que a amiga se machuque.  
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É
  preciso se levantar cedo?  
A
  partir do momento em que a lógica popular desenrola diante de nós sua
  sequência de surpresas, é inevitável que vejamos surgir a figura do grande
  contador de histórias turco, Nasreddin Hodja. Ele é o mestre nessa matéria.
  Aos seus olhos a vida é um despropósito coerente, ao qual é fundamental que
  nós nos acomodemos. Deste modo, quando era jovem ainda, seu pai um dia lhe
  disse:  
–
  Você devia se levantar cedo, meu filho.  
–
  E por quê, pai?  
–
  Porque é um hábito muito bom. Um dia eu me levantei ao amanhecer e encontrei
  um saco de ouro no meu caminho.  
–
  Alguém o tinha perdido na véspera, à noite?  
–
  Não, não – disse o pai. – Ele não estava lá na noite anterior. Senão eu teria
  percebido ao voltar para casa.  
–
  Então – disse Nasreddin –, o homem que perdeu o ouro tinha se levantando
  ainda mais cedo. Você está vendo que esse negócio de levantar cedo não é bom
  para todo mundo. (CARRIÈRE, Jean-Claude. O círculo dos
  mentirosos: contos filosóficos do mundo inteiro. São Paulo: Códex, 2004.) 
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11. O diálogo entre pai e filho permite entender que  
a) pai e filho não se dão bem.  
b) pai e filho têm os mesmos hábitos.  
c) pai e filho encontraram um saco de ouro.  
d) pai e filho pensam de forma diferente.  
12. O uso do vocábulo “então”, que abre a fala final de
  Nasreddin, serve para que apresente ao seu pai  
a) a conclusão que tirou da resposta.  
b) a hora de encerrarem aquela conversa.  
c) a justificativa para acordar mais tarde.  
d) a hipótese de que estava com a razão.  
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QUAL É? Marcelo D2  
Eu
  tenho algo a dizer. Explicar prá você / Mas não garanto, porém. Que engraçado
  / Eu serei dessa vez. Para os parceiros daqui / Para os parceiros de lá / Se
  você se porta / Como um homem, um homem... / Será?/ Que você mantém a conduta
  / Será?  
Que
  segue firme e forte na luta / Onde os caminhos da vida / Vão te levar / Se
  você aguenta ou não/ O que será, será  
Mas
  sem esse caô / De que tá ruim, não dá / Isso eu já ouvi, vi, venci / Deixa
  prá lá.../ [...] Então diz! Essa onda que tu tira  
Qual
  é? Essa marra que tu tem / Qual é? Tira onda com ninguém  
Qual
  é? Qual é neguinho? / Qual é?... [...]
  http://letras.terra.com.br/marcelo-d2/72679/http://letras.terra 
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15. O trecho da letra da música que exemplifica o uso da linguagem
  informal é  
a) “[...] Eu serei dessa vez”  
b) “[...]você mantém a conduta”  
c) “[...]Isso eu já ouvi, vi, venci”  
d) “[...]Tira onda com ninguém”  
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13. O texto tem como finalidade  
a) exaltar a beleza e a diversidade de nossos pássaros.  
b) divulgar uma campanha de proteção a animais. 
c) informar sobre uma campanha de vacinação de animais.  
d) mobilizar as comunidades em prol da conservação das matas.  
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14. Magali, a personagem dos quadrinhos acima, tem como
  característica principal ser uma comilona. O engraçado na história está  
a) na expressão contrária do pipoqueiro. 
b) na indecisão que Magali demonstra na hora de fazer o seu
  pedido.  
c) na resposta que Magali dá ao pipoqueiro.  
d) no fato de Magali só gostar de guloseimas.  
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Escola
  Estadual  
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Matriz
  de Referência  
Avaliação
  diagnóstica para o 7º ano  
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Professor:
   
Disciplina:
   
Data:
  Valor: Bimestre: Turma:  
Conteúdo
  (Tópicos):  
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Nº
  da Questão  
 | 
  
   
Questão
  Correta  
 | 
  
   
Descritores
   
 | 
  
   
Nº
  de alunos que erraram a questão  
 | 
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01
   
 | 
  
   
A
   
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D19
  – Identificar
  o conflito gerador do enredo e os elementos que compõem a narrativa.  
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| 
   
02
   
 | 
  
   
B
   
 | 
  
   
D5
  – Inferir o sentido de palavra ou expressão.  
 | 
 |||
| 
   
03
   
 | 
  
   
C
   
 | 
  
   
D12
  – Estabelecer
  a relações causa/consequência entre partes e elementos do texto.  
 | 
 |||
| 
   
04
   
 | 
  
   
A
   
 | 
  
   
D10
  – Distinguir um fato da opinião relativa a esse fato.  
 | 
 |||
| 
   
05
   
 | 
  
   
D
   
 | 
  
   
D1
  – Identificar o tema ou sentido global de um texto.  
 | 
 |||
| 
   
06
   
 | 
  
   
A
   
 | 
  
   
D28
  – Reconhecer
  o efeito de sentido decorrente da escolha de uma determinada palavra ou
  expressão.  
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 |||
| 
   
07
   
 | 
  
   
C
   
 | 
  
   
D21
  – Reconhecer
  o efeito de sentido decorrente do uso de pontuação e de outras notações.  
 | 
 |||
| 
   
08
   
 | 
  
   
D
   
 | 
  
   
D15
  – Estabelecer
  relações entre parte de um texto, identificando repetições ou substituições
  que contribuem para sua continuidade.  
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| 
   
09
   
 | 
  
   
A
   
 | 
  
   
D2
  – Localizar informações explícitas em um texto.  
 | 
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| 
   
10
   
 | 
  
   
B
   
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D8
  – Interpretar
  textos que conjuga linguagem verbal e não-verbal.  
 | 
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11
   
 | 
  
   
B
   
 | 
  
   
D7
  – Identificar a função de textos de diferentes gêneros.  
 | 
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| 
   
12
   
 | 
  
   
C
   
 | 
  
   
D23
  – Identificar
  efeitos de ironia ou humor em textos.  
 | 
 |||
| 
   
13
   
 | 
  
   
D
   
 | 
  
   
D3
  – Inferir informações implícitas em um texto.  
 | 
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| 
   
14
   
 | 
  
   
A
   
 | 
  
   
D11
  – Reconhecer
  relações lógico-discursivas presentes no texto, marcadas por conjunções,
  advérbios, etc.  
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15
   
 | 
  
   
D
   
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D13
  – Identificar
  marcas linguísticas que evidenciam o locutor e o interlocutor de um texto.  
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