AVALIAÇÃO DE
LÍNGUA PORTUGUESA
Eixo Temático: Compreensão e produção de textos
Tópico: Contexto
de produção, circulação e recepção de textos
Habilidade: Considerar os contextos de produção, circulação e
recepção de textos, na compreensão e na produção textual, produtiva e
autonomamente.
Palavras-chave: Gênero crônica, informação explícita e implícita, seleção
lexical e efeito de sentido, produção de texto
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COISAS ANTIGAS
Depois de cumprir meus afazeres voltei para casa, pendurei o
guarda-chuva a um canto e me pus a contemplá-lo. Senti então uma certa
simpatia por ele; meu velho rancor contra os guarda-chuvas cedeu lugar a um
estranho carinho, e eu mesmo fiquei curioso de saber qual a origem desse
carinho.
Pensando bem, ele talvez derive do fato, creio que já notado por
outras pessoas, de ser o guarda-chuva o objeto do mundo moderno mais infenso
a mudanças. Sou apenas um quarentão, e praticamente nenhum objeto de minha
infância existe mais em sua forma primitiva. De máquinas como telefone,
automóvel, etc., nem é bom falar. Mil pequenos objetos de uso mudaram de
forma, de cor, de material; em alguns casos, é verdade, para melhor; mas
mudaram.
O
guarda-chuva tem resistido. Suas irmãs, as sombrinhas, já se entregaram aos
piores desregramentos futuristas e tanto abusaram que até caíram de moda. Ele
permaneceu austero, negro, com seu cabo e suas invariáveis varetas. De junco
fino ou pinho vulgar, de algodão ou de seda animal, pobre ou rico, ele se tem
mantido digno.
Reparem que é um dos engenhos mais curiosos que o homem já inventou;
tem ao mesmo tempo algo de ridículo e algo de fúnebre, essa pequena barraca
ambulante.
Já na
minha infância era um objeto de ares antiquados, que parecia vindo de épocas
remotas, e uma de suas características era ser muito usado em enterros. Por
outro lado, esse grande acompanhador de defuntos sempre teve, apesar de seu
feitio grave, o costume leviano de se perder, de sumir, de mudar de dono. Ele
na verdade só é fiel a seus amigos cem por cento, que com ele saem todo dia,
faça chuva ou sol, apesar dos motejos alheios; a estes, respeita. O freguês vulgar e ocasional, este o
irrita, e ele se aproveita da primeira distração para sumir
Nada
disso, entretanto, lhe tira o ar honrado. Ali está ele, meio aberto, ainda
molhado, choroso; descansa com uma espécie de humildade ou paciência humana;
se tivesse liberdade de movimentos não duvido que iria para cima do telhado
quentar sol, como fazem os urubus.
Entrou calmamente pela era atômica, e olha com ironia a arquitetura e
os móveis chamados funcionais: ele já era funcional muito antes de se usar
esse adjetivo; e tanto que a fantasia, a inquietação e a ânsia de variedade
do homem não conseguiram modificá-lo em coisa alguma.
BRAGA, Rubem. Ai de ti,
Copacabana. Rio de Janeiro: Record, 1993.
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1- A análise dos elementos constitutivos
desse texto demonstra que ele é:
A) um artigo de opinião
B) um artigo científico
C) uma crônica
D) uma reportagem
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2- Considerando as idéias desenvolvidas pelo
autor, o texto tem a finalidade de :
A) vender um produto anunciado
B) informar as funções do objeto descrito
C) relatar, através de linguagem literária, o
sentimento despertado por um objeto do cotidiano
D) comparar objetos antigos que subsistiram ao
tempo e objetos modernos
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3- O assunto principal do texto é:
A) o guarda-chuva, independente de seu material,
é sempre útil.
B) a permanência de um objeto, resistindo às
mudanças, devido à sua funcionalidade original.
C) a mudança de sentimento do autor pelo objeto
descrito.
D) o guarda-chuva, em qualquer época, tem o
costume de se perder e de se mudar de dono.
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4- A mudança de sentimento do autor em relação ao
guarda-chuva está contida em:
A) “... pendurei o guarda-chuva e me pus a
contemplá-lo”
B) “... meu velho rancor contra os guarda-chuvas
cedeu lugar a um estranho carinho...”
C) “... de ser o guarda-chuva o objeto do mundo
moderno mais infenso a mudanças.”
D)”
... e eu fiquei curioso de saber qual
a origem desse carinho”.
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5- O enunciado que expressa a origem do carinho
do autor pelo guarda-chuva é:
A) sua fidelidade aos amigos
B) sua humildade e paciência
C) sua resistência à mudança
D) sua funcionalidade
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6- “... e olha com ironia a arquitetura e
os móveis chamados funcionais...”. Por que olha com ironia?
A) porque ele já era funcional antes dos atuais
chamados funcionais
B) porque ele só é fiel aos seus amigos cem por
cento
C) porque é um dos engenhos mais curiosos que o
homem já inventou
D) porque não importa o material de que é feito,
ele se mantém digno.
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7- No enunciado: “ as sombrinhas tanto abusaram das
mudanças que até caíram de moda. Os termos sublinhados expressam ideia de :
A) causa
B) consequência
C) concessão
D) tempo
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8- Observe o emprego da conjunção ao final do 2º
parágrafo: “... em alguns casos, é verdade, para melhor; mas mudaram.
A idéia expressa é de :
A) adversidade
B) conformidade
C) concessão
D) conclusão
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9- Observe o período do 2º parágrafo: “ Pensando bem, ele talvez derive do
fato... “ o recurso anafórico de substituição sublinhado refere-se a :
A) guarda-chuva
B) lugar
C) fato
D) carinho
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10- “ Sou apenas
um quarentão e praticamente nenhum objeto de minha infância existe
mais em sua forma primitiva”. Os articuladores sublinhados contribuem para
que o pensamento do autor seja melhor
explicado em:
A) quarenta anos é muito tempo para que os
objetos permaneçam os mesmos
B) quarenta anos é pouco tempo para que os
objetos mudem
C) na infância, os objetos parecem
diferentes do que realmente são
D) é natural que os objetos mudem muito em 40
anos
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11- Marque o enumerado que expressa a opinião do
autor sobre a mudança dos objetos:
A) as mudanças são sempre para melhor
B) as mudanças algumas vezes são para melhor
C) as mudanças nunca são para melhor
D) as mudanças são sempre para pior
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12- O autor atribui vida ao guarda-chuva, dá-lhe
características humanas ou lhe atribui ações. A alternativa que contempla
ações atribuídas ao guarda-chuva que são próprias do ser humano é:
A)” fiel aos amigos” e “ar honrado”
B) “ choroso” e
“ humildade”
C) “austero” e
“digno e grave”
D) “descrença” e “respeito”
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13- O autor emprega aspectos denotativos e conotativos para caracterizar o
guarda-chuva. A alternativa que apresenta aspecto conotativo é:
A) negro
B) cabo e invisíveis varetas
C) tem algo de fúnebre
D) de algodão
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14- Observe o termo sublinhado e assinale a
alternativa que apresenta outro com o mesmo sentido: “... de ser o
guarda-chuva o objeto do mundo moderno mais infenso a mudanças.
A) propício
B) promissor
C) contrário
D) favorável
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15) No fragmento: “Mil pequenos objetos de
uso mudaram de forma...”, o emprego do
numeral indica:
A)um número absoluto
B)uma quantidade qualquer
C)um número que não se pode precisar
D)uma pequena quantidade
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16) Agora é a vez de expressar suas ideias. Com
base no texto motivador “Coisas antigas”, e nos conhecimentos construídos ao
longo de sua formação, redija um texto, em norma culta, relatando, de forma
literária, um acontecimento do cotidiano que lhe tenha despertado a atenção e
sensibilidade. Dê um título ao seu texto.
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Descritor
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Questão
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Gabarito
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Identificar gêneros textuais, considerando sua
função social, seu circuito comunicativo e suas características
lingüístico-discursivas.
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01
02
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C
C
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Compreender globalmente os textos lidos,
identificando o tema central e articulando informações explícitas e
implícitas pela produção de inferências.
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03
04
05
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B
B
D
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Reconhecer as relações que organizam o conteúdo
dos textos: causa, consequência, concessão, adversidade, entre outras.
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06
07
08
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A
B
A
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Estabelecer relações de continuidade temática a
partir da recuperação de elementos da cadeia referencial.
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09
|
D
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Reconhecer relações lógico-discursivas presentes
no texto, marcadas por conjunções, advérbios, etc.
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10
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B
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Distinguir uma opinião relativa a um fato
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11
|
B
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Relações
entre recursos expressivos e efeitos de sentido. Reconhecer o efeito de
sentido decorrente da escolha de uma determinada palavra ou expressão.
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12
13
14
15
|
D
C
C
C
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Produzir textos como forma de interlocução, de
acordo com as condições de produção, circulação e recepção.
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16
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PRODUÇÃO DE TEXTO
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