LÍNGUA SOLTA
Você já parou para pensar quantas fofocas ouviu hoje? Muitas, não é
mesmo? É só ligar a tevê que estão lá, fofocas para todos os gostos e
estilos. Se você é daquelas pessoas que não resistem a uma fofoquinha, adoram
ficar sabendo da vida dos outros e, quando sabem de alguma novidade, querem
logo passá-la pra frente, não se preocupe, você é supernormal.
No entanto, existem pessoas que não conseguem se controlar. É só
ficarem sabendo de alguma notícia bombástica que já querem espalhar para todo
mundo e isso pode acabar prejudicando muita gente ou, até mesmo, atrapalhar a
própria vida.
A Karol, 18 anos, viveu isso na pele. ”Eu já namorava fazia um ano e
pouco, ele estava na faculdade e eu no colégio. Uma garota que também
estudava no mesmo colégio que eu espalhou para todo mundo que tinha ficado
com ele. Fiquei mito nervosa, eu e meu namorado brigamos feio, quase
terminamos e, após um tempo, descobri que era tudo mentira da garota e que
ela havia feito isso apenas para me atingir.” Toda
Teen, abril/2005.p.31
|
|||
Após a leitura do texto responda às questões.
1. O tema do texto é:
A) ( ) A via das fofoqueiras.
B) ( ) Os estilos de fofoca.
C) ( ) As fofocas da tevê.
D) ( ) Os malefícios da fofoca.
E) ( ) A linguagem da fofoca.
|
2. De acordo com o contexto, (situação),
escreva uma justificativa para o título.
|
3. Os problemas de Karol foram
provocados:
A) ( ) pela sua faculdade.
B) ( ) as fofocas da tevê.
C) ( ) por ela mesma.
D) ( ) pelo seu namorado.
E) ( ) por outra garota.
|
|
4. Na frase “A Karol, 18 anos, viveu isso
na pele.”, a palavra “isso” se refere a um problema
com:
A) ( ) a fofoca por outra pessoa.
B) ( )a própria mania de fazer fofoca.
C) ( ) as fofocas apresentadas na tevê.
D) ( ) os perigos das suas fofocas.
E) ( ) as fofocas sobre os artista.
|
5. Qual é o suporte do texto?
6. A quem principalmente se destina o
texto? (público alvo).
7. Quais são as conseqüências da fofoca
apresentada no 3º parágrafo do texto?
|
8. Na frase: “È só ficarem sabendo de
alguma notícia “bombástica...”“. A palavra indica que é
uma notícia:
A) ( ) que não será comentada por ninguém.
B) ( ) que a notícia não será surpreendente.
C) ( ) que a notícia terá grande repercussão entre as
pessoas.
D) ( ) que as pessoas não têm o hábito de fazer
comentários.
E) ( ) que as notícias surpreendentes são divulgadas só
pela mídia.
|
|
9. Por que o redator (a) empregou
as Aspas no 3º parágrafo do texto? .
|
10. Embora o texto circule em uma revista
porque a linguagem predominante foi a informal, de uso coloquial?
|
||
1. Leia a reportagem a seguir, publicada no site UOL.
AVATAR PODE SER PRIMEIRA FICÇÃO
CIENTÍFICA A LEVAR O OSCAR
Se Avatar ganhar o Oscar amanhã, tornar-se-á o
primeiro filme de ficção científica a vencer nesta categoria. Nas duas
primeiras vezes que filmes de ficção científica foram indicados ao Oscar, não
saíram vitoriosos.
Em 1977, Woody Allen venceu nas categorias filme e diretor com a
comédia Noivo neurótico, noiva nervosa, que concorria com Star
wars, de George Lucas, o filme mais moderno da época. Cinco anos
depois, Gandhi, de Richard Attenborough, também venceu os prêmios
de filme e diretor, deixando E.T. - O extraterrestre, de
Steven Spielberg, para trás.
Avatar, de James Cameron, que já
acumula uma bilheteria de mais de US$ 700 milhões, está em uma corrida
similar pelo Oscar contra um competidor de bilheteria modesta, o drama Guerra
ao Terror, de Kathryn Bigelow, que é também ex-mulher de Cameron. Até
agora, o filme de Bigelow arrecadou apenas US$ 12.6 milhões — 60 vezes menos
do que Avatar —, o que o coloca entre os filmes indicados ao
Oscar com a menor bilheteria de todos os tempos.
Ainda assim, o filme compete diretamente com Avatar. Ambos
têm nove indicações cada, e os dois são considerados grandes favoritos ao
prêmio. Em comparação, E.T. arrecadou US$ 359 milhões no ano
de seu lançamento, cerca de sete vezes mais que Gandhi, que
faturou US$ 52.8 milhões. Já Star wars arrecadou US$ 221
milhões, enquanto Noivo neurótico, noiva nervosa ficou com US$
39.2 milhões. Se Guerra ao Terror vencer, pode entrar para a
história como o filme menos visto da categoria no Oscar — ao menos nos
cinemas. O filme vem ganhando mais espectadores desde o seu lançamento
internacional em DVD, entrando na lista dos filmes mais vistos. Esta é apenas
a terceira vez que um filme de ficção científica foi indicado ao Oscar, e com
a expansão de cinco para dez indicados, Avatar ganhou um
concorrente do mesmo gênero:Distrito
Disponível em:
http://cinema.uol.com.br/oscar/ultimas-noticias/2010/03/06/avatar-pode-ser-primeira-ficcao-cientificaa-levar-o-oscar.jhtm.
Acesso em: 6 mar. 2010.
|
|
ATIVIDADES
a) Releia o título da reportagem. A forma verbal destacada está no
presente do indicativo. No entanto, ela indica um fato acontecendo no
presente ou que pode ocorrer no futuro?
b) Por qual tempo verbal esse verbo pode ser substituído? Escreva-o.
2. Releia estes dois trechos da
notícia:
I – Se Avatar ganhar o Oscar amanhã, tornar-se-á o
primeiro filme de ficção científica a vencer
nesta categoria.
II – Se Guerra ao Terror vencer, poderá entrar para a
história como o filme menos visto da categoria no Oscar — ao menos nos
cinemas.
a) Que idéia prevalece nesses trechos? Assinale as alternativas.
( ) uma hipótese ( ) um
desejo
( ) uma possibilidade ( ) uma
incerteza
b) Que tempos e modos verbais estão presentes nesses trechos? Por quê?
3. O autor faz duas comparações
entre dois filmes que, em diferentes épocas, concorreram ao Oscar.
a) Localize-as e sublinhe-as no texto.
b) O que os filmes não ganhadores tinham em comum?
c) O que os filmes ganhadores tinham em comum?
4. Pelas comparações que o
autor faz quem seria o mais provável ganhador do Oscar 2010? Por quê?
|
5. Leia a receita de um
saboroso e saudável sanduíche.
SANDUÍCHE DE ATUM - INGREDIENTES
4 colheres (sopa) de atum em conserva na água
2 colheres (sopa) de cebola, bem picadinha
1 colher (sopa) de cenoura ralada no ralo grosso
1 colher (sopa) de maionese light
1 colher (sobremesa) de salsa picada
2 azeitonas pretas ou verdes picadas
1 folha de alface
2 fatias de pão integral
Modo de preparo
1. Coloque o atum escorrido, a cebola picadinha, a cenoura ralada, a
maionese, a salsa e as azeitonas num recipiente.
2. Mexa tudo muito bem com uma colher.
3. Coloque duas fatias de pão integral na torradeira ou leve-as ao
forno para tostar.
4. Coloque o recheio sobre uma fatia de pão. Cubra com a folha de
alface e finalize com a outra fatia de pão.
5. Sirva a seguir.
a) O que caracteriza esse texto como uma receita culinária?
b) Assinale os verbos da segunda parte da receita. O que eles expressam?
( ) Desejo ( )
Ordem
( ) Conselho ( )
Convite
c) Que modo verbal predomina?
d) As formas verbais estão na 3ª Pessoa do singular. Como ficaria a
receita se elas estivem na 2ª Pessoa do singular? Reescreva o “modo de
preparo” nessa pessoa.
|
6. Leia estes trechos de duas
notícias publicadas em de 6 de março de 1910.
(Berlim) Os jornais continuam a comentar os resultados das eleições
presidenciais, elogiando o Sr. Hermes da Fonseca, que fará uma política de
aproximação com a Alemanha.
(Nova York) Noticiam os jornais que o multimilionário Rockefeller
doará brevemente a soma de 300.000.000 de dólares para a fundação de novas
instituições de beneficência. Disponível em: http:/blog.estadao.com.br/blog/umseculo/
Acesso em: 6 mar. 2010 (com atualização ortográfica).
Localize todos os verbos ou locuções verbais. Escreva-os e identifique
os tempos e modos verbais.
Os acentos de algumas palavras do texto a seguir foram excluídos.
Releia em seu livro as regras de acentuação e, em seguida, acentue as
palavras que devem ser acentuadas.
|
OS LOBOS
Alem de ser animais muito belos, os lobos possuem um senso de
hierarquia altamente desenvolvido, que lhes permite viver em sociedade
organizada e cooperativa sem necessidade de recorrer a combates mortais pela
liderança. Um lobo solitario tem muitas chances de perecer; sua força reside
precisamente no trabalho em conjunto. Como os homens, os lobos são criaturas
essencialmente sociais. Uma alcateia normalmente é uma “familia expandida” e
consta de um numero muito flexivel de individuos (tipicamente oito, mas pode
oscilar bastante), liderados pelo casal-alfa, a femea-alfa — lider de todas
as fêmeas — e o macho-alfa— lider de todos os machos e responsavel usual pelo
“cronograma” do grupo —, horario de acordar ou de repousar, momento de caçar
etc. Não há ingerencia mutua nessa hierarquia bilateral; as femeas resolvem
seus problemas entre elas, e os machos, entre eles. Inclusive chegam a ser
cavalheirescos: uma femea pode importunar um macho, mas este nunca atacara
uma femea... Normalmente (nem sempre) é o casal-alfa que se reproduz. O
cuidado com os filhotes é uma responsabilidade de todo o grupo. Disponível em:
|
Preencha o quadro com as palavras do texto:
NOVA REGRA GRAMATICAL
|
||
Palavra acentuada/regra
|
Palavra não acentuada/regra
|
|
|
||
|
||
|
||
|
||
|
||
|
||
|
||
|
||
|
||
|
||
FURTO DE FLOR-
Carlos Drumond de Andrade
Furtei uma flor daquele jardim. O porteiro do edifício cochilava e eu furtei a flor.
Trouxe-a para casa e coloquei-a no copo com água. Logo senti que ela
não estava feliz. O copo destina-se a beber, e flor não é para ser bebida.
Passei-a para o vaso, e notei que ela me agradecia, revelando melhor
sua delicada composição. Quantas novidades há numa flor, se a contemplarmos
bem.
Sendo autor do furto, eu assumira a obrigação de conservá-la. Renovei
a água do vaso, mas a flor empalidecia. Temi por sua vida. Não adiantava
restituí-la ao jardim. Nem apelar para o médico de flores. Eu a furtara, eu a
via morrer.
Já murcha, e com a cor particular da morte, peguei-a docemente e fui
depositá-la no jardim onde desabrochara. O porteiro estava atento e
repreendeu-me:
- Que idéia a sua, vir jogar lixo de sua casa neste jardim!
|
ATIVIDADES:
1. Dar os sinônimos de – furtar – restituir –
contemplar;
2. Quais as personagens do texto?
3. Quando e onde o fato aconteceu?
4. O que aconteceu?
5. Numerar as linhas do texto e destacar
equilíbrio, desequilíbrio e novamente equilíbrio;
6. Destacar do texto: situação – complicação –
clímax – desfecho;
7. Comentar as atitudes do porteiro e de quem
depositou a flor no jardim.
8. O autor do furto arrependeu-se?
Exemplifique.
9. Qual a cor da morte?
10. Como uma flor demonstra sua felicidade?
11. De que forma uma flor pode agradecer?
12. Que novidades você pode encontrar numa flor?
|
IDENTIFIQUE PESSOA, TEMPO E MODO VERBAL:
1- Eu a furtara. 2- O porteiro estava atento e repreendeu-me. 3- Que idéia a sua de jogar lixo de sua casa neste jardim? 4- Passei-a para o vaso. ANALISE AS FUNÇÕES SINTÁTICAS DAS PALAVRAS DESTACADAS: 1- Notei que ela me agradecia. 2- Passei-a para o vaso. 3- Ela não estava feliz. 4- O porteiro estava atento. IDENTIFIQUE A METONÍMIA DA FRASE: 1- O copo destina-se a beber. PRODUÇÃO DE TEXTO: 1- Transformar o texto numa história em quadrinhos: |
CRIANÇA QUE FAZ AS REFEIÇÕES COM OS PAIS SE
ALIMENTA MELHOR, MOSTRA ESTUDO.
Educadores e psicólogos
recomendavam, os pais sabiam disso por intuição - mas só agora há provas
científicas. Estudo realizado por pesquisadores da Universidade Harvard, dos
Estados Unidos, concluiu que a criança que senta à mesa com pai e mãe
alimenta-se melhor em comparação aos coleguinhas que comem sozinhos. "A
pesquisa confirma o que nós já sabíamos: as crianças precisam de
parâmetros", diz o pediatra paulista Mauro Fisberg, especialista em
nutrição juvenil. [...].
Um adolescente que se
alimenta mal corre sério risco de se tomar um adulto anêmico ou obeso. A
pesquisa de Harvard centrou-se no jantar porque essa é geralmente a única
oportunidade de pais e filhos comerem juntos. No café da manhã todos estão
com pressa, e o almoço é feito fora de casa. Quando o paulistano Alcino
Takano chega em casa, sua filha, lndira, de 11 anos, já tomou um lanche e não
tem apetite para acompanhá-lo. Valderez Takano, mãe da menina, sabe disso e
já procurou orientação de um nutricionista. lndira se recusa a comer legumes e
verduras. "Ela não gosta", diz. "Exigir que ela coma direito é
arrumar uma briga por dia. "(Veja, 12 abr., 2000)
|
1. Releia a seguinte
frase do texto:
"A pesquisa de Harvard centrou-se no jantar
porque essa é geralmente a única oportunidade de pais e filhos
comerem juntos.”
Observando essa passagem e, principalmente, o termo nela
destacado, percebe-se que, função dele aí é:
a) generalizar o fato.
b) particularizar o fato.
c) evitar generalizações.
d) restringir o caso à realidade americana.
|
2. Considere esta frase:
A pesquisa confirma o que nós já
sabíamos [...]
Voltando ao
texto, onde se insere tal passagem, verifica-se que o termo destacado se
refere:
a) ao autor do texto e aos pediatras.
b) aos pediatras e aos pais.
c) aos adultos em geral.
d) aos médicos.
|
3. Observe esta frase:
"Valderez
Takano, mãe da menina, sabe disso e já procurou orientação
de um nutricionista. "O termo destacado na frase
acima refere-se:
a) à briga travada com a filha para que ela coma melhor.
b) à descoberta dos pesquisadores de Harvard.
c) à volta do pai ao lar após o trabalho.
d) aos hábitos alimentares da filha.
|
||
4. De acordo com a norma padrão
da Língua Portuguesa do Brasil, as palavras 'em que'podem ser
substituídas por 'onde' na seguinte frase:
a) O estado de tensão em que estavam tirou-lhes a
força.
b) Qual é o lugar em que podemos fazer nossas
encomendas?
c) Não pudemos compreender o estado em que se
encontravam.
d) Naquela noite, um deles
teve um pesadelo em que todos morriam em acidente de carro.
|
5. A retirada do termo
sublinhado acarretará mudança de sentido na seguinte frase:
a) Na raiva, eu me atirei contra o muro.
b) É verdade que tu te queixaste do professor?
c) Ele disse que devo cortar o meu cabelo para
ir à festa.
d) Amanhã vou me levantar cedo para ir ao
aeroporto buscar meu filho.
|
6. O par de frases abaixo
que tem o mesmo sentido básico é:
a) 1. Apenas um número reduzido de alunos compareceu à
cerimônia.
2. Um número reduzido de alunos
apenas compareceu à cerimônia.
b) 1. Alguns homens entraram aqui de repente.
2. Alguns homens entraram aqui e saíram de
repente.
c) 1. O homem claro descobriu toda a verdade.
2. O homem, claro, descobriu toda a verdade.
d) 1. Na fotografia, viam-se verdes pastagens.
2. Na fotografia, viam-se pastagens
verdes.
|
||
7. A frase abaixo em que
a concordância verbal atende às normas da gramática padrão
é:
a) O retorno dos homens, velhos e jovens, que haviam fugido para
o município vizinho,ajudaram as mulheres a manter a plantação.
b) Depois disso, ficou acertado entre os dois a
forma de pagamento das parcelas.
c) Resolveram-se todas as pendências mais
rapidamente do que se esperava.
d) O reencontro de Bela com Rafa os tornaram prontos
para o casamento.
|
8. Considere a seguinte frase:
a) Se a frase fosse reescrita no passado como ficaria o verbo?
.........................
b) O verbo grifado pertence a ................. conjugação.
c) Classifique o verbo grifado quanto ao:
· radical
..........................
· vogal
temática................
· desinência
.......................
|
|||
9. Abaixo você encontrará
a introdução e a conclusão de um texto dissertativo. Faltam-lhe, no entanto,
o desenvolvimento e o título. Crie-os.
|
A língua é o mais poderoso instrumento de comunicação: a leitura e a
escrita constituem condição indispensável vida do homem, ser sociável e ter qualidade de vida.
|
|||
Nenhum comentário:
Postar um comentário