|
E.E.”Dr JOAQUIM VILELA”
AVALIAÇÂO DE LÍNGUA
PORTUGUESA / 2012
ALUNO
(A):_______________________________________________Nº___ SÉRIE:
PROFESSOR:
________________________________ VALOR: _____ BOA SORTE!!!
|
VOCÊ É A FAVOR DE CLONES
HUMANOS?
TEXTO 1-
“Sou contra. Engana-se quem pensa que o clone
seria uma cópia perfeita de um ser humano. Ele teria a aparência, mas não a
mesma personalidade. Já pensou um clone do Bon Jovi que detestasse música e
se tornasse matemático, passando horas e horas falando sobre Hipotenusa, raiz
quadrada e subtração? Ou o clone do Brad Pitt se tornando padre? Ou o do Tom
Cavalcante se tornando um executivo sério e o do Maguila estudando balé?
Estranho, não? Mas esses clones não seriam
eles, e, sim, a sua imagem em forma de outra pessoa. No mundo, ninguém é
igual. Prova disso são os gêmeos idênticos, tão parecidos e com gostos tão
diferentes. Os clones seriam como as fitas piratas: não teriam o mesmo valor
original. Se eu fosse um clone, me sentiria muito mal cada vez que alguém
falasse: „olha lá o clone da fulana‟. No fundo, no fundo, eu não passaria de uma cópia.”. Alexandra F.
Rosa, 16 anos, Francisco Morato, SP.(Revista Atrevida nº 34)
|
TEXTO 2
O mundo tem de aprender a lidar com a
realidade e com as inovações que acontecem. Ou seja, precisa-se sofisticar e
encontrar caminhos para os seus problemas. Assistimos à televisão, lemos
jornais e vemos que existem muitas pessoas que para sobreviver, precisam de
doadores de órgãos. Presenciamos atualmente aqui no Brasil e também em outros
países a tristeza que é a falta de doadores. A clonagem seria um meio de
resolver este problema!(...) Fabiana
C.E. Aguiar, 16 anos, São Paulo, SP CEREJA, William Roberto: MAGALHÃES,
Thereza Cochar. Revista Atrevida, nº.34.2002.
|
01. Sobre “Clones Humanos”, o texto 2, em
comparação ao texto 1, apresenta uma opinião:
(A) semelhante. (B)
complementar.
(C) contrária. (D)
preconceituosa.
ART. 2º DECLARAÇÃO DOS DIREITOS DA CRIANÇA
“A
criança deve beneficiar-se de proteção especial e dispor de oportunidades e
serviços assegurados por lei ou por outros meios, a fim de poder
desenvolver-se física, mental, moral, espiritual e socialmente de modo sadio
e normal, em condições de liberdade e dignidade. Na adoção de leis com este
objetivo, a consideração fundamental deve ser o interesse superior da
criança.” Declaração dos Direitos da Criança, aprovada pela Assembléia Geral
da ONU, em 20 nov 1959.
|
02.
Esse texto tem a finalidade de:
(A) explicar um artigo de lei.
(B) garantir os direitos da criança.
(C) informar sobre direitos da criança.
(D) opinar sobre um artigo de lei.
|
|||||||
LENDA BRASILEIRA Manuel Bandeira
A
moita buliu. Bentinho Jararaca levou a arma à cara: o que saiu do mato foi o
Veado Branco! Bentinho ficou pregado no chão. Quis puxar o gatilho e não
pôde.
- Deus me perdoe! Mas o Cussaruim veio vindo,
veio vindo, parou junto do caçador e começou a comer devagarinho o cano da
espingarda. BANDEIRA, Manoel. Libertinagem da Estrela da Manhã. 5ª ed. Nova
Fronteira.
|
03. A frase “Bentinho ficou pregado no chão”
indica que o personagem sentia:
(A) medo. (B) raiva.
(C) dor. (D) tristeza.
|
|||||||
|
04. Depois que o galho quebrou, o menino
ficou:
(A) Cansado.
(B) Nervoso.
(C) Tonto.
(D) Alegre.
|
|||||||
|
05. Quem estava doente?
(A) Mafalda.
(B) O nenê.
(C) Um ator.
(D) O mundo.
|
|||||||
BOMBABOA, A BOMBA QUE TINHA CORAÇÃO
Esta é a história de Bombaboa, a bomba que
tinha coração. Um dia, Bombaboa foi
levada por um avião, para destruir uma cidade. De repente, ela sentiu que
estava caindo, caindo, caindo. Bombaboa fez então um grande esforço e conseguiu
desviar do alvo, indo cair sobre um monte de feno, numa fazendinha. Como o
feno era macio, ela não explodiu; e o cansaço foi tanto que ela
adormeceu… E sonhou. Era um sonho
lindo! Bombaboa estava cercada de crianças que lhe pediam para brincar.
Naquele momento ela sentiu que podia dar prazer e alegria. Mas o sonho durou
pouco… Por outras mãos ela foi levada. Não demorou muito e Bombaboa viu que
estava sobre outra cidade. E novamente sentiu que deveria matar e destruir.
Fez então, de novo, um grande esforço para se desviar do alvo. De nada adiantou.
EXPLODIU! Mas em lugar de morte e destruição, ela cobriu o céu de flores,
numa explosão de alegria. Naquele dia, os moradores da cidade cantaram e
dançaram, comemorando o milagre florido. LUZ, Ivam. Bombaboa, a bomba que tinha coração.
|
06. No trecho “Era um sonho lindo!” o ponto
de exclamação indica:
(A) Susto.
(B) Admiração.
(C) Medo.
(D) Dúvida.
|
|||||||
O SÁBIO
Havia
um pai que morava com suas duas filhas, meninas muito curiosas e
inteligentes. Suas filhas sempre lhe faziam muitas perguntas.
Algumas,
ele sabia responder. Outras, não fazia a mínima ideia da resposta. Como
pretendia oferecer a melhor educação para as suas filhas, as enviou para
passar férias com um velho sábio que morava no alto de uma colina. Este, por
sua vez, respondia a todas as perguntas, sem hesitar.
Já
muito impaciente com essa situação, pois constataram que o tal velho era
realmente sábio, resolveram inventar uma pergunta que o sábio não saberia
responder.
Passaram-se
alguns dias e uma das meninas apareceu com uma linda borboleta azul e
exclamou para sua irmã:
-
Desta vez o sábio não vai saber a resposta!
-
O que você vai fazer? Perguntou a outra menina.
-
Tenho uma borboleta azul em minhas mãos. Vou perguntar ao sábio se a
borboleta está viva ou está morta. Se ele disser que ela está viva, vou
apertá-la rapidamente, esmagá-la e, assim, matá-la. Como conseqüência,
qualquer resposta que o velho nos der, vai estar errada.
As
duas meninas foram, então, ao encontro do sábio que se encontrava meditando
sob um eucalipto na montanha. A menina aproximou-se e perguntou:
-
Tenho aqui uma borboleta azul. Diga-me, sábio, ela está viva ou morta?
Calmamente,
o sábio sorriu e respondeu:
-
Depende de você... Ela está em suas mãos.
|
07.
O pai pretendia:
(A)
Mandar as duas filhas embora.
(B)
Enviar as filhas para morar com o velho.
(C)
Educar bem as duas filhas.
(D)
Acabar com as curiosidades das filhas.
|
|||||||
|
08.
Qual é o assunto tratado nesse texto?
(A) Sonho
(B) Preguiça
(C) Migração
(D)
Ambiente
|
|||||||
|
09.
A frase “Pensei que era outra coisa” indica que o porteiro supôs que se
tratava de:
(A) Um assalto.
(B) Uma brincadeira.
(C) Um incêndio.
(D)
Uma visita.
|
|||||||
Escola Estadual
|
||||
Matriz de Referência
|
||||
Professor:
Disciplina: Língua Portuguesa
Data: Valor: Bimestre:
Turma:
Conteúdo (Tópicos): Leitura e Compreensão de textos
|
||||
Nº da Questão
|
Questão Correta
|
Valor da Questão
|
Habilidade
|
Nº
de alunos que erraram a questão
|
01
|
C
|
Reconhecer diferentes formas
de abordar uma informação ao comparar textos que tratam do mesmo tema. (D20)
|
|
|
02
|
B
|
Identificar a função de
textos de diferentes gêneros. (D7)
|
|
|
03
|
A
|
Inferir o sentido de uma
palavra ou expressão. (D5)
|
|
|
04
|
C
|
Interpretar texto que conjuga
linguagem verbal e não-verbal. (D8)
|
|
|
05
|
D
|
Interpretar texto que conjuga
linguagem verbal e não-verbal. (D8)
|
|
|
06
|
B
|
Reconhecer o efeito de
sentido decorrente do uso de pontuação e de outras notações. (D21)
|
|
|
07
|
C
|
Localizar informações
explícitas em um texto. (D2)
|
|
|
08
|
B
|
Identificar um tema ou
sentido global de um texto. (D1)
|
|
|
09
|
A
|
Inferir o sentido de uma
palavra ou expressão. (D5)
|
|
por que nao consigo visualizar os textos com imagens? o que devo fazer?
ResponderExcluirDeixe seu e-mail que te envio
ResponderExcluirgostaria de receber seu material, nossa é fantástico. ivone.educacao@gmail.com
ResponderExcluirGostei muito do seu trabalho, parabéns! Estou começando agora ,gostaria de receber na medida do possível materiais tipo: avaliações, projetos, trabalhos... do 6ºano(português). Desde já muito obrigada. celia_regyna@hotmail.com
ResponderExcluir