ATIVIDADES DIVERSAS CLÁUDIA

19 de jul. de 2012

Atividades com interpretação de textos e gramatica

OS OVOS DE TODAS AS AVES SÃO COMESTÍVEIS?

Sim, mas a galinha é a ninja na arte de botar ovos
Apesar de os seres humanos se concentrarem no ovo de galinha - e, na falta de vigor, de codorna -, os ovos de todas as aves podem ser comidos. Segundo José Roberto Bottura, diretor do Instituto Ovos Brasil, só não comemos as outras variedades por causa da dificuldade de produção. "Consumimos ovos das espécies mais produtivas", diz. Nesse quesito, a galinha, que bota até 300 unidades ao ano, é imbatível.
Mas não faria mal à saúde explorar ninhos mais exóticos. "Não existe diferença na composição nutricional de cada tipo de 
ovo", explica a pesquisadora Nilce Maria Soares, do Laboratório de Patologia Avícola do Instituto Biológico. O que muda é o tamanho e a cor. Um ovo de codorna, por exemplo, possui as mesmas substâncias e nutrientes que um ovo de galinha: aqueles necessários para uma nova ave se desenvolver.
Por isso, os ovos de todas as aves têm praticamente o mesmo sabor - só variam com a alimentação. Se a espécie se alimenta de peixe, por exemplo, o 
ovo pode ficar com esse gosto. Ainda assim, fazer omeletes de beija-flor ou suspiro de ovo de pombo não é boa ideia, já que a produção de outros ovos não é monitorada por órgãos sanitários.
(FOLGUEIRA, L.  Os ovos de todas as aves são comestíveis? SuperInteressante. Seção Dúvida Cruel. N. 278. Maio 2010. Disponível  www.super.abril.com.br. Acesso 4 jun 2010.)

QUESTÃO 01
As Orações Subordinadas Adverbiais exercem a função sintática de adjunto adverbial em um contexto e estabelecem relações de acordo com as variadas circunstâncias que exprimem. Considerando o primeiro período do texto-referência (L1-2) a locução adverbial “apesar de” pode ser substituída, sem prejuízo de sentido e em razão da justificativa apresentada, pela conjunção
A)   “Se”, uma vez que estabelece relação de condição.
B)   “Assim que”, pois explora a condição de temporalidade.
C)   “Por mais que”, porque traz uma concessão.
D)   “À medida que”, pois apresenta proporcionalidade.
QUESTÃO 02
O pronome demonstrativo indica a posição dos seres designados em relação às pessoas do discurso, situando-os no espaço, no tempo ou no próprio discurso. DE acordo com este conceito, pode-se afirmar que na frase “o ovo pode ficar com esse gosto”, último parágrafo do texto, o pronome demonstrativo “esse” se refere a
A)   Omeletes
B)   Beija-flor
C)   Pombo
D)   Peixe

QUESTÃO 03
No texto foram utilizadas aspas em dois momentos. A justificativa do emprego deste recurso em ambos os casos no texto, de acordo com a norma gramatical, é
A)   realçar termos e expressões.
B)   destacar ironias.
C)   registrar expressões estrangeiras.
D)   indicar citações.

QUESTÃO 04
O texto é considerado informativo e foi publicado em uma revista destinada ao público jovem, o que exige uma linguagem adequada ao perfil de seus leitores para que a mensagem seja entendida. Pode-se afirmar que o texto utiliza a linguagem informal, recorrendo a metáforas como se observa em
A)   A galinha é a ninja na arte de botar ovos.
B)   Os ovos de todas as aves têm praticamente o mesmo sabor.
C)   Um ovo de codorna, por exemplo, possui as mesmas substâncias e nutrientes que um ovo de galinha.
D)   os ovos de todas as aves podem ser comidos
Nos exercícios abaixo, você deverá fazer a associação entre as frases e as legendas dadas.
A) SUJEITO SIMPLES
B) SUJEITO OCULTO
C) SUJEITO INEXISTENTE
D) SUJEITO COMPOSTO
E) SUJEITO INDETERMINADO

01) (    ) Ventou muito pela manhã.
02) (    ) Prenderam o bandido.
03) (    ) Conheces o valor de cada
palavra? 
04) (    ) Trabalha-se de dia, descansa-se à
noite.
05) (    ) Conduzia Carlos os destinos do país.
06) (    ) Chovem bênçãos sobre a multidão.
07) (    ) Haverá seres vivos em outros
mundos? 
08) (    ) Existirão seres vivos em outros
mundos? 
09) (    ) Falaram tanto de você.
10) (    ) Falou-se tanto de você. 
11) (    ) Alguém falou tanto de você.
12) (    ) Ela falou tanto de você.
13) (    ) Faz um calor insuportável.
14) (    ) Cai neve no meu coração.
15) (    ) Quebrou-se a vidraça. 
16) (    ) Quebraram a vidraça.
17) (    ) Ouviu-se por toda a sala um oh! de decepção.
18) (    ) Aspirava-se a uma vida melhor naquela época.
19) (    ) Passará o céu e a terra...
20) (    ) Garantir-se-ão as liberdades individuais.
21) (    ) Conquistou-se uma boa posição social.
22) (    ) Admira-se a obra prima de A S. Galvão.
23) (    ) Meus filhos, não vos esqueçais de mim.
24) (    ) São dez horas no relógio da matriz.
25) (    ) Vai em dois anos ou pouco mais que ...
26) (    ) Deram dez horas no relógio da sala.
27) (    ) Deu dez horas o relógio da sala.
28) (    ) Basta de reclamações!
29) (    ) Basta uma única resposta.
30) (    ) "Diz que era uma vez quatro ladrões muitos sabidos..."(Apenas o sujeito da 1ªoração).





clip_image001
Assinale com “C “ as frases corretas quanto a concordância e com “ I ” as frases incorretas:

1) (   ) Falou o Ministro e todos os seus assessores.
2) (   ) Saiu agora mesmo daqui seu tio e suas primas.
3) (   ) Não só os alunos, como também o diretor faltou às aulas.
4) (   ) Fumar e beber faz muito mal à saúde.
5) (   ) O comer e o dormir engordam.
6) (   ) Não só eu, mas também meus filhos estão com gripe.
7) (   ) Bebida, festas, dinheiro, mulheres, nada o tornava alegre.
8) (   ) Céu, mar, terra, rios, sol planetas, animais tudo se constituem dos mesmos elementos.
9) (   ) Tanto o marido como a mulher mentiu.
10) (   ) Deverá viajar conosco Ademir e Adriana.
11) (   ) Deus e demônio, brancos e negros, crentes e ateus, mulheres e homens, ninguém o igualava em tragédias ou em comédias.
12) (   ) Tanto você quanto eu estou na mesma situação.
13) (   ) O burro, o asno e o preguiçoso, sem pancadas, nenhum se mexe.     14) (   ) Veio ao aeroporto Giovanna, Lucas, Gabriel e os primos.
15) (   ) Giovanni ou Otaviano dirigirão o automóvel.
16) (   ) Chegou uma carta e um telegrama para Vossa Excelência.
17) (   ) Perder e ganhar é do esporte.
18) (   ) Os Sertões foram publicados em 1902 e são de autoria de Euclides da Cunha.
19) (   ) Luís, bem como seus irmãos, virá comigo.
20) (   ) As estrelas parecem brilhar mais intensamente hoje
21) (   ) As estrelas parece brilharem mais intensamente hoje
22) (   ) As crianças parece estarem com fome.
23) (   ) Vossa Santidade estejais em paz, que cuidaremos da sua segurança.
24) (   ) Tudo parecem rosas na vida.
25) (   ) Aquilo parecem fogos de artifício.
EXERCÍCIOS DE ANÁLISE SINTÁTICA
1) Indique os sujeitos da oração
a) Mariana precisa de apoio.
b) Alguns homens destroem a natureza.
c) Só pensam em namoro.
d) O professor e a professora obedecem ao regulamento.
e) Verifiquei   os estragos no telhado.
f) As plantas amazônicas necessitam de grande quantidade de luz.
g) Ventou bastante ontem.

2) Determine e classifique o sujeito das seguintes orações.
1 - Chegaram os alunos.
2 - Nada te direi.
3 - Amanhã serão trinta de março.
4 – A dor permanecia a mesma.
5 - Descobriram o culpado.
6 - Fizeste o dever?
7 - No inverno, amanhece tarde.
8 – Os livros e os cadernos são úteis.
9 – Entraram alunos e professor.
10- Cai chuva do céu cinzento.
3) Classifique nas frases os objetos diretos e indiretos:
a) Incêndio florestal já destruiu cem mil hectares.
b) Discordo totalmente de você.
c) Previdência reajusta valor dos benefícios.
d) Não confiava em si absolutamente.
e) O direito ao descanso semanal pertence a todos os trabalhadores.
4) Complete os títulos dos seguintes anúncios classificados com objetos diretos. Estes títulos devem estar de acordo com o texto.
a) Vendo...
Uma linha de  6919 e outro da linha 6962. Servem para os bairros de São Matheus e Sapopemba.

b) Família doa...
São filhotes de raça persa,já vacinados.


5) Agora,complete os títulos dos anúncios com um objeto indireto.
a) Preciso de...
Mesmo sem prática,para cuidar de grande área gramada,muitas plantas e algumas árvores ornamentais.
b) Necessitamos de...
Com experiência em escola de ensino fundamental e médio,para aulas de Português no período matutino


6) Responda empregando um objeto indireto.
Contra quem você votou?
Para que time vocês torceram?
Em que você pensava?
De que música eles mais gostavam?

7) Dê a função sintática dos pronomes oblíquos em destaque nas frases abaixo:
A) Entregaram-me o recibo.
b) Não o incomode.
c) Já lhes comuniquei a novidade.
d) Deixaram-nos apenas este bilhete.
e) Procuraram-nos há muito tempo.
f) Ele se atribuiu um pequeno valor.
8) Identifique se os verbos são transitivos ou intransitivos:
a) Expulso a senhora da sala.
b) Ele fez o exercício com calma.
c) Saiu com os amigos.
d) Falava sobre política.
e) O aluno preparou-se para a prova.
f) Os alunos falam muito.
g) Morreu de pneumonia.
9) Indique os verbos transitivos e os verbos intransitivos.      
a) Sua palavras provocaram confusão.
b) Um vento forte soprava do Sul.
c) Nenhum aluno faltou.
d) O mar invadiu a praia.

10) Classifique cada um desses verbos em transitivo direto ou transitivo indireto.
a) O raio clareou tudo
b) O raio sapecou a árvore.
c) Aluguei uma ótima casa.
d) Você não existe!
e) Ele gosta de Manuela.
f) O homem acordou.
11) Classifique os verbos das frases:
a) Os pedestres andavam pelo calçadão.
b) Os pedestres andavam preocupados.
c) Hoje em dia,as pessoas vivem preocupadas.
d) Aqueles moços vivem no mundo da lua.
e) Aquela moça virou freira.
f) O vento virou canoa.
12) Transforme as frases isoladas,numa única oração de predicado verbo-nominal,reunindo o verbo significativo de uma e o predicativo da outra.
a)Filomena caminhava pelas ruas.Filomena estava aborrecida.
b)Os alunos chegaram à escola.Os alunos estavam atrasados.
c)Ficamos em casa.Permanecemos cansados.
d)Fabiano marchava.Fabiano parecia preocupado.
13) Classifique os verbos quanto à predicação e,a seguir,diga que tipo  de predicado ocorreu.
a)Pedro está adoentado.
b)Os jogadores deixaram o estádio.
c)A população considera aquela atitude inexplicável.
d)Aqueles soldados não confiam em seus superiores.
e)A poetisa é uma sonhadora.
f)Chegou ontem a São Paulo um jumbo da Varing.
14) Destaque e classifique os predicativos.
a)Nossa vida tornou-se impossível.
b)O Tejo é  mais belo que o rio que corre pela minha aldeia.
c)Consideraram neutra a posição do juiz.
d)Os meninos esperavam inquietos o resultado do pedido.
e)Os alunos elegeram Renata representante da sala.

15) Circule os complementos nominais:
a)Manifestou-se favoravelmente ao réu.
b)Optamos pela reciclagem de todo o lixo da cidade.
c)O contato com o lixo é prejudicial à saúde.
d)O povo tinha necessidade de alimentos.
e)Tinham confiança em você.
16) Passe as orações abaixo para a voz da passiva e identifique o agente da passiva.
a)O exército cercou a cidade.
b)O goleiro desviou a bola.
c)O menino quebrou a vidraça.
d)Os alunos entregaram o prêmio.
17) Dê a função sintática dos termos em destaque:
a)A seu lado,viajava um padre,alheio a tudo,mergulhando no breviário.
b)Os passageiros não pareciam interessados no prejuízo.
c)Tais palavras não eram compatíveis com a sua posição.
d)Jamais me esquecerei de ti.
e)Ele agradeceu aos companheiros,pois  estava,realmente,agradecido aos mesmos,pela rejeição ao projeto.
f)Ele foi encontrado pelo irmão.
g)A aldeia era povoada pelos indígenas.
18) Circule os complementos nominais:
A)Manifestou-se favoravelmente ao réu.
b)Optamos pela reciclagem de todo o lixo da cidade.
c)O contato com o lixo é prejudicial à saúde.
d)O povo tinha necessidade de alimentos.
e)Tinham confiança em você.

19) Circule os adjuntos adnominais.
a)O meu amigo vai ter o seu momento mágico.
b)Veja estes exploradores do espaço.
c)Alguns técnicos querem preservar as matas nativas.
d)Cavalo pantaneiro tem venda inédita em Minas.
e)Os japoneses construíram o maior aquário do mundo .

20) Circule os Adjuntos Adnominais:
1 - O Repórter gaúcho  fornecia os mínimos detalhes do acontecimento
2- Aquele menino bom saiu três vezes.
3- Pode levar também este jornal; meu filho caçula já leu o caderno de esportes.
4- O espetáculo de dança foi suspenso até segunda ordem.
5- No desfile, duas garotas lindíssimas vestiam calças e camisetas brancas




CANÇÃO DO INVERNO
Cai a neve, de mansinho...
Cai a neve em meus cabelos,
Que eram de ouro e são de luar.
Altas torres de castelo...
Cai a neve, de mansinho,
Para os sonhos sepultar.
Cai a neve... tão de leve!
No meu rosto, brando e brando,
Será a neve resvalando.
Ou é o pranto a deslizar?

De origem ucraniana, Helena Kolody nasceu em Cruz Machado, interior do Paraná, em 1912, e vive em Curitiba, onde foi educadora. Seu primeiro livro de poesia,Paisagem interior, saiu em 1941. Depois desse, publicou vários outros, nos quais deixou registrado um jeito muito especial de falar da natureza e da vida. O poemaCanção de inverno foi retirado do livro Luz infinita.
BUSQUE NOS TEXTOS:
1-Verbos nos seguintes tempos:
infinitivo
gerúndio
particípio

2- Verbos no presente do indicativo

3- Verbos no pretérito imperfeito do indicativo

4- Verbos no futuro do presente

5- Adjetivos

6- Numerais

7- Substantivos próprios

8- Um substantivo comum no 8º verso

9- Dígrafos

10- Três encontros consonantais

11- Um hiato e uma repetição

12- Adjetivos pátrios

13- Pronomes

14- Uma preposição na 1ª estrofe e outra na 3ª.
15- Substantivos no diminutivo

16- Nomes da pontuação utilizada;

17-Nomes dos sinais utilizados na pontuação.

18- Copie o 6º verso.

19-Quantas estrofes tem o poema;

20- Passe para a ordem direta: Cai a neve, de mansinho, para os sonhos sepultar.
RESPONDA:
Qual a diferença entre texto poético e texto informativo?

Qual a intenção da poetisa ao se utilizar do diminutivo?

Explique cada um dos versos: 3, 4 e 6.

O poema sugere silêncio. Identifique.

Em qual pessoa do discurso o poema é escrito?

Qual o sentimento expresso?

Que idade tem a pessoa representada?

Explique o que representam cada uma das palavras: ouro, neve, luar

Escrever um texto em verso ou prosa cujo nome seja: Canção do verão

Tendo  em  vista  as  novas  regras  ortográficas,  explique:
A)     A   palavra  para  pode   pertencer  a duas  classes  gramaticais. Quais são elas?

B)      Observe a oração abaixo:
O trânsito para São Paulo.
Nesta oração qual é a função morfológica da palavra para.
C)      Escreva uma nova oração mudando o sentido da palavra para.
D)     E a palavra trânsito, também perdeu o acento? Justifique sua resposta.
E)      Segundo o novo acordo ortográfico a palavra vôo não deve ser mais acentuada. Dê outros exemplos de palavras que seguem a mesma regra.

2) As palavras grifadas podem pertencer a duas classes gramaticais. Quais são elas?
A)O sonho está recheado de  chocolate.
Sempre sonho com anjos.
B) O pelo do cachorro é branco.
Vou pelo caminho mais curto.

3) Assinale a única alternativa em que todas as palavras seguem a mesma regra do novo acordo ortográfico:

(A) jibóia, alcatéia ,idéia 
 (B) geléia,  assembléia ,réu 
( C ) história,  saúde,jibóia

(A) contrarregras, microondas,  antirreligioso 
(B) extraescolar, aeroespacial, autoescola
(C) auto- escola, micro-ondas, antirreligioso.

(A) inter-municipal, interestadual, conta-regras
(B) intermunicipal,  superinteressante, interestadual
( C ) interestadual.super interessante, anti-religioso

 




DE MARICÁ PARA MARICOLÁ

Bruxa bonita não tem vez!
Vejam vocês que Maricolá se jogou no mar porque suas irmãs, Maricá, e Marilá, a transformaram numa pessoa horrorosa. Ela estava pensando como recuperar sua vassoura para se locomover com mais facilidade, no fundo do mar ou quem sabe, até, voltar para o penhasco, quando...
Nesse instante bateram na porta. Marcelina, a sereia-secretária, veio nadando apressadinha, murmurou um “com licença” e foi atender.
Era o Peixe-Serra, o correio do fundo do mar, trazendo uma carta presa ao serrote.
- Diga pra dona da casa botar luz na entrada da gruta. Custei pra achar o número e isso não está certo! – queixou-se ele.
- Deve ter acontecido alguma coisa com os peixes de iluminação. Mas também, por que não trabalha de dia? São horas de entregar cartas?
- Aí no envelope está escrito “urgente”, o que quer dizer “o mais depressa possível”. Pode ser até uma questão de vida ou morte. Ande, menina! Corra pra dentro e entregue a carta. Se tiver resposta eu levo.
Marcelina obedeceu resmungando:
- Não é urgente coisa nenhuma! Está amarrada com uma pedrinha e isso quer dizer que é mais uma carta cheia de desaforos das bruxas do alto do penhasco. Dona Guiomar vai ler e jogar no lixo.
Mas depois viu que a carta estava endereçada a Maricolá. Estava escrito no envelope:
Exma. Srta.
Maricolá Alvissareira da Penha
Aos cuidados da Dona Guiomar Marazul
Alameda das Esponjas Vermelhas nº 25
URGENTE
- Aquela bruxa esquisita mal chegou e já está recebendo cartas, e ainda por cima, carta urgente – pensou Marcelina desconfiada. Entregou a carta a Maricolá e ficou parada diante dela olhando-a com grande curiosidade.
Era uma carta de Maricá. A bruxinha leu e fez a cara mais espantada do mundo. Nunca pensou que a irmã pudesse escrever uma coisa assim tão carinhosa. A carta dizia:
“Querida Franguinha Gorducha, como vai? Não se resfriou ainda na água fria? Estamos muito preocupadas e achamos que está na hora de você voltar. Sabe que se ficar mais tempo pode virar um marisco, um tubarão ou uma água-viva! Estamos mais do que preocupadas, estamos APAVORADAS.
Por favor, irmãzinha, pegue lápis e papel e escreva à sua vassoura, pedindo para ela ir buscar você. E depressa ouviu? A carta tem que ser enviada para a Praia do Mar-Virado. Eu e a Marilá vamos passar a noite lá, esperando.
Sete beijinhos para você.”
E depois vinha a assinatura:
“Maricá”
Maria Heloisa Penteado (Adaptado de Maricá, Marilá e Maricolá.


Questão 01- Procure no texto as palavras que significam:
a) mais que preocupadas
b) morro alto de pedra
c) o mais depressa possível
d) carta destinada a Maricolá

Questão 02 - Responda as questões, de acordo com o texto:
a) Por que o Peixe-Serra pediu para botar luz na entrada da gruta?
b) Que motivo levou o Peixe- Serra a não esperar o dia para entregar a carta?
c) O que fez Marcelina pensar que a carta havia vindo do penhasco?
d) Por que Maricolá ficou espantada ao perceber que a carta era carinhosa e vinda de Maricá?

QUESTÃO 03 - Responda
a) Por que o texto se chama “De Maricá para Maricolá”?
b) Que outro título você daria para esse texto? Justifique sua resposta.

QUESTÃO 04 - Leia os fatos e complete com as causas que levaram cada um a acontecer.
a) Maricolá se jogou no mar.
Causa –
b) Maricá enviou uma carta a Maricolá.
Causa –

QUESTÃO 05 - A saudação da carta é “Querida Franguinha Gorducha...”
a) Por que será que Maricá saudou Maricolá dessa forma?
b) O que você pensa que Maricolá achou desse fato? Justifique sua resposta.


Atividades de interpretação de texto e gramática

E.E.”Dr JOAQUIM VILELA”
TRABALHO DE LÍNGUA PORTUGUESA / 2012                               
ALUNO (A):______________________________Nº___               SÉRIE:
 NOTA:   _______                           BOA SORTE!!!
RESPONDA NO CADERNO
1. Leia com atenção:
 A DESPEDIDA 
              Zeca entendeu tudo na hora. Deu um grande abraço no irmão. Trocaram um olhar, e meio que combinaram tudo, sem dizer nenhuma palavra. Foram detrás do prédio. Não acharam nenhum lugar de que gostassem. Caminharam um pouco mais e chegaram num terreno baldio. Pararam perto duma árvore, cavaram a terra com as pazinhas que tinham trazido. Enterraram o hamster no maior silêncio.
              Cobriram a cova com a terra. Com tristeza, com dor, Zeca fez uma cruz com dois paus de madeira que encontrou pelo caminho e amarrou com elástico. Com uma caneta escreveram: “Olhos vermelhos. Dez meses de idade. Saudades de Edu e Zeca.”
              Voltaram para casa chorando. Edu se apoiava em Zeca, que caminhava devagarinho, sentindo que a ocasião não era pra nenhuma estanabação. Deu o tempo que o Edu precisava. Não disse nada, nem ouviu nada. Só silêncio e lágrimas rolando.
              Em casa, Edu se trancou no quarto. Não quis saber de mais nada. Nem de jantar, muito menos de conversar ou ver tevê. Zeca até emprestou o seu videogame, mas nem isso animou o Edu. Deitado na cama, olhos fechados, coberto até o pescoço, porque estava sentindo frio, só pensava na falta que Olhos Vermelhos ia fazer. Chorou até dormir. Dormiu de cansaço.
              Edu sofria, Zeca chamava o irmão pra ler suas revistinhas, mas Edu nem se interessava... A mãe insistia pra que ele fosse dar umas voltas, brincar com os amigos, jogar futebol, apostar corrida, pedalar na bicicleta. Ele só queria ficar em casa. Pensando.
              Resolveu desenhar num caderno grosso tudo o que lembrava as aprontações e da carinha marota de OlhosVermelhos. Ficava horas nisso... Tinha perdido alguém que adorava! E quem perde alguém tão querido não sai dando voltas por aí, procurando um jogo de futebol ou tomando sorvete na esquina. Os pais tinham que entender que perder o melhor amigo era duro. Muito duro. Talvez mais tarde encontrasse alguma coisa que o consolasse. Agora, por enquanto, nesse momento, não tinha nada, nadinha! Só um coração vazio.
(ABRAMOVICH, FANNY.IN: OLHOS VERMELHOS .SÃO PAULO: MODERNA ,1995.)
 2. RESPONDA:

a)   Qual a relação entre o título do texto “Saudades” e o texto? Explique.
b) O título do texto poderia ser saudades? Por quê? Justifique.
b)   Quem eram Edu e Zeca ? Comprove com palavras ou expressões do texto.

3. Dê sua opinião de acordo com o texto: 
a)   Qual dos dois personagens revela-se mais triste pela perda? Qual seria o motivo?
b)   O que significa a palavra “tudo” do (1º parágrafo)?O que representa?  Explique:
 c)    Zeca gostava de Edu? Escreva duas ações que estão no texto comprovando sua resposta.
d) Que palavra no texto indica que Zeca não costumava emprestar seu videogame para seu irmão? Por quê? (4º  parágrafo) .
e) Você concorda com a idéia expressa no último parágrafo? Por quê? Explique. “E quem perde alguém tão querido assim não sai dando voltas por aí, procurando um jogo de futebol ou tomando sorvete na esquina.”

4. Vivenciando o texto: 
a)   Você já perdeu algo ou alguém que amava muito? Relate sua experiência, se desejar.
b)   Por que existe o hábito de representar a morte com uma cruz e o nascimento com uma estrela?
c)    Você já foi consolado por alguém? O que sentiu na ocasião? Relate sua experiência.
d)   Você já consolou alguém? Você gosta de animar alguém triste? Por quê?
e) Você já consolou alguém? Você gosta de animar alguém triste? Por quê?
f) Como você reage, quando fica triste? 


5. Reescreva as seguintes expressões, dando-lhes sentido contrário.
a)   Os pais tinham que entender que perder o melhor amigo era duro. 
b)   Voltaram para casa chorando e caminhavam de vagarinho.
c)    Zeca enxergava bem.
d ) Esquecer seu amiguinho era fácil.

7.   Retire do texto 4 adjetivos do texto:

 8. Observe as seguintes palavras, circule a sílaba tônica e coloque no quadro correto quanto a sua classificação:

CORAÇÃO -    SÓ -  ELÁSTICO- NÃO -  VERMELHO-  ÁRVORE-   SILÊNCIO-      IRMÃO
Oxítonas                
Paroxítonas           
Proparoxítonas     
Monossílabos átonos
7. Passe as seguintes frases para o plural: 
a)   Ele voltou para casa chorando e caminhava devagarzinho.
b)   Ele tinha perdido alguém que adorava.
c) Parou perto de uma árvore, e cavou a terra com a pá que tinha trazido.
d) O aluno estudou para a prova e depois foi brincar.

8. Escreva um final bem criativo para o texto: A despedida.
              O tempo foi passando. Zeca...


 2.Leia com atenção:
 COM VONTADE DE VOAR

              A menina brincou tudo que tinha direito e aí... “rrrrróóóóíiiimmmm”- era a fome feito bicho reclamando na barriga
              Foi logo pulando o portão da sua casa e ouviu a vizinha - de –cá:
              -Eta menina,livre como passarinho!
              Catou uma goiaba e subiu na mangueira. Chegou perto do galho onde pendurada, ficava a goiaba do amigo Chico Passarinho.
              A menina dividiu a metade da fruta com ele:
              -Come tudo viu filhote!
              Aí ela foi achando o Chico demais de aflito, dum poleiro pro outro batendo as asas de tão forte, perdendo penas no chão. Nem deu trela pra gaiola.
              De repente feito eco a frase se repetia: “Livre como um passarinho!” Livre como?!
              Ficou assim pensativa... “Ai que ruim que deve ser morar dentro da gaiola o dia todo, todo dia! Não quis saber de mais nada, uma vontade foicrescendo... Abriu a portinhola, pegou o Chico e o ergueu pelo ar:
              Se manda, amigo, se manda que o mundo é teu!Livra-se da gataria e de tudo que “pirigar”!
              Ele voou por abacateiro, achou sem grade pra amiga, cantando descarrilhado, e voou.
              Depois a menina sentiu uma coisa esquisita ao ver a gaiola vazia - eagora? Lembrou-se que o passarinho não era seu e sim de sue pai. A saudade embolada no medo de apanhar.
              Começou a chorar baixinho e depois bem alto toda aquela confusão que sentia que sentia.
              Quando seu pai chegou, ela falou que ia contar uma coisa, mas se ele prometesse não ficar nem bravo nem triste.
              O pai foi ouvindo em vez de ficar triste, agradou a cabeça dela esorriu.
              -Ah que coisa mais bonita! O Chico a estas alturas já deve estar nomato. Não faz muito tempo que o compadre Bizu trouxe o Chico, que caçou lá pras bandas -de Uiui –Dá dez minutos de carro .O nosso amigo voando ,a estas alturas já deve estar lá, falou o pai olhando no relógio.
              -O compadre é nosso amigo, mas ele tem um defeito de querer que o passarinho cante só pra ele- era a mãe chegando com o leite quentinho. Disse também que para curar essa saudade do passarinho só o tempo dava jeito.
              Ficaram ali os três até a menina dormir.
              Veio a manhã seguinte, outras e outras mais, deixando a saudade sarar.
Sabiás – laranjeiras, pardais, bem-te-vis e tiés soltos na galharia foram deixando, de novo aquele quintal feliz
                                                                                          (Passe,Cláudia F:In:Com vontade de voar.São Paulo:Moderna,1991.)
 APÓS LER COM ATENÇÃO RESPONDA: 
1.Corresponda a 2ª coluna de acordo com a primeira Coluna,de acordo com a significado:
( 1) “vizinha-de-cá.”
( 2) “o dia todo,todo dia !”
( 3 )  “pirigar”.
( 4 )  “olhou sem grade”.
( 5 ) “Cantando descarrilhado”.
(  6)  “saudade embolada no medo de apanhar”.
(  7 ) “agradou a cabeça dela”.
( 8 ) “Lá pelas bandas”.
(   ) Para a direção.
(   ) Posição da residência da vizinha em relação a casa da menina.
(   ) Tudo o que trouxesse perigo a liberdade do Chico.
(   ) Fez-lhe um carinho.
(   ) Olhou  já livre  das grades da gaiola.
(   ) Sempre ;noite e dia ,dia após dia.
(   ) Canto que saiu com vontade,livre.
(   )  Sentimento de tristeza pela ausência da ave, o que lhe poderia acarretar uma punição.
 2.Responda:
a)Quem é o narrador do texto?Justifique.
b)Quais são os personagens?Quem é o principal? Justifique:
c) Onde a história acontece?Justifique com palavras do texto.
d) Quais os dois inimigos do Chico citados no texto?Justifique.
e)Qual foi a crítica da mãe?
f) Qual foi a opinião expressa pela mãe?Ela aconteceu?Justifique:

3.Vivenciando o texto:
a)No lugar da menina Você soltaria o pássaro?
b)Você acha que a garota fez bem em soltar o passarinho? Explique:
c)Você se considera livre como um passarinho? Por quê?

4. Retire do texto :
a)uma frase imperativa.
b)uma interrogativa.
c)uma frase negativa:
d)uma declarativa:
5.Veja as frases que foram retiradas do texto e transcreva as mesmas passado para o plural:
 a.Depois a menina sentiu uma coisa esquisita ao ver a gaiola vazia:
 b.O compadre é nosso amigo, e tem o defeito de querer que o passarinho cante só pra ele.

6.Complete as frases corretamente.e coloque o verbo corretamente de modo que a frase fique correta:
a. Eu..................qualquer coisa se tivesse certeza de que me ouviriam.( fazer)
b......................muitas flores na escola ,se tivéssemos permissão de plantar.(plantar)
c. As pessoas .........................de fumar ,caso tomassem consciência .( deixar)
d. Se o lixo se acumulasse em nossas casa não........................do resultado. 

7.Observe os seguintes grupos de palavras,retirados do texto .Escreva se o grupo é um exemplo de oxítonas,paroxítonas e proparoxítonas:
a. menina,gaiola e barriga,são exemplos de palavras .......................................
b. portão,chorar e feliz ,são exemplos de palavras...............................................
c. relógio é um exemplo de uma palavra ..............................................................

 8..Escreva uma narrativa sobre o assunto:Por que preservar o meio ambiente.O texto deverá ter introdução, desenvolvimento e conclusão e deverá ter no mínimo 15 linhas.

9.Ditado de texto:
              






                           
CASO DOS CANÁRIOS           Carlos Drummont de Andrade
               Casara-se havia duas semanas. E por isso, em casa dos sogros , a família resolveu que ele que daria cabo no canário:
              - Você compreende. Nenhum de nós teria coragem de sacrificar o pobrezinho que nos deu tanta alegria.Todos somos muito ligados a ele, seria uma barbaridade. Você é diferente, ainda não teve tempo de afeiçoar-se ao bichinho. Vai ver que nem reparou nele durante o noivado.
             
              - Mas eu também tenho coração, ora essa. Como é que vou matar um pássaro só porque conheço há menos tempo do que vocês?
              - Porque não em cura, o médico já disse. Pensa que não tentamos de tudo? È para ele não sofrer mais e não aumentar o nosso sofrimento . Seja bom; vá.
              O sogro e a sogra, apelaram no mesmo tom. Os olhos claros de sua mulher lhe pediram-lhe com doçura:
              - Vai , meu bem.
              Com repugnância pela obra de misericórdia que ia praticar, ele aproximou-se da gaiola. O canário nem sequer abriu o olho. Jazia a um canto todo arrepiado, morto- vivo. É , esse está na última lona, e dói ver a lenta agonia de um ser tão gracioso, que viveu para cantar.
              Primeiro me tragam um vidro de éter, e algodão. Assim ele não sentirá o horror da coisa.
              Embebeu de éter a bolinha de algodão no bico. Sempre sem olhar para a vítima, deu-lhe uma torcida rápida e leve, com dois dedos no pescoço.
              E saiu para a rua , pequenininho por dentro , angustiado, achando a condição humana uma droga. As pessoas da casa não quiseram aproximar-se do cadáver.
              Coube à cozinheira recolher a gaiola, para que sua vista não despertasse saudade e remorso em ninguém. Não havendo jardim para sepultar o corpo, depositou-o na lata de lixo.
              Chegou a hora do jantar, mas quem é que tinha fome naquela casa enlutada? O sacrificador , esse, ficara rodando por aí, e seu desejo seria não voltar para casa nem para dentro de si mesmo .
              No dia seguinte, pela manhã, a cozinheira foi ajeitar a lata de lixo para o caminhão, e recebeu uma bicada voraz no dedo.
              - Ui!
              Não é que o canário tinha ressuscitado, perdão, reluzia vivinho da silva, com uma fome danada?
              - Ele estava precisando mesmo era de éter- concluiu o estrangulador, que se sentiu ressuscitar, por sua vez.
                                                                       Cadeira de balanço, Rio de Janeiro, José Olympio, 1979.
O texto e você 
1. Leia o trecho do texto :
 “Casara-se havia duas semanas. E por isso, em casa de sogros, a família resolveu que ele é que daria cabo do canário.”
De acordo com o texto, o personagem recebera a tarefa porque :
 (   ) Não gostava de canários
(   ) Ainda não sabiam se ele gostava ou não de canários.
(   ) Como era novo na família, ainda não tinha amor pelo bichinho.
2. Por que de acordo com a família , o canário precisava ser sacrificado?
3. Por que o rapaz solicitou éter e algodão?
4. Como se sentiu o rapaz depois de ter  “ matado o canário”?Copie trechos do texto que comprovem sua resposta.
5. Por que o canário foi parar na lata do lixo?

6. De acordo com o texto, a casa estava enlutada.
a) Como você  acha que estava o clima na casa?
b) O que aconteceu para mudar o clima  que havia na casa?

7. Por que em sua opinião, o  “estrangulador” se sentiu ressuscitar junto com o canário?
8. Leia novamente o texto e escreva um parágrafo, dando um final a história . Seja criativo...
9. Reescreva as seguintes frases, passando para o plural as palavras destacadas. Não esqueça de fazer as mudanças necessárias:
 a) O uivo do cachorro parece triste.
b) O vizinho reclama toda vez que Uno uiva.
c) O canário estava muito doente.
d) A cozinheira teve que recolher a gaiola.

10. Escreva se a ação está no: Presente, Pretérito ou Futuro:
 a. Todos queriam brincar com ela.       .................................................
 b. Terezinha tem um vestido com rendinha. .........................................
 c. Elas serão grandes amigas................................................................

 11.Coloque a acentuação de forma correta, utilizando o acento agudo ou circunflexo: 
Tambem                agua                 trico          infancia           ambulancia      cerebro     experiencia         musica

12. Relacione a 2ª coluna de acordo com a  1ª coluna  com adjetivos que combinam:
13. Classifique   as seguintes palavras quanto a sua  sílaba tônica:

bichinho                            médico                                          também                           
na
É                                         Algodão                                         Só                                      
país
vítima                                 De                                                   enlutada                                             

* Monossílabos tônicos ____________              ________
* Monossílabos átonos ___________               ________
* oxítonas                     ___________           __________
* proparoxítonas             _________           _____________
* paroxítonas                 __________              ________
( 1 ) fumaça
( 2 )  cabelos
( 3 ) boné
( 4  ) oceano
(  5 )  terras
( 6  ) melancia
( 7  ) casarão
(  8 )  histórias
( 9  ) maçãs
( 10 ) navio                      
 ( 11 ) manhã                    
 (12) bolinhas    
(  ) brancas
(   ) lindas
(   ) gelada
(   )  distantes
(   ) azul
(   ) xadrez
(    ) escura
(    ) brancos
(    )  fria
(   ) grande
(   ) assadas
(   )  antigo
 14. Complete com :, Porque , Por quê? Por que e Porquê.
a ) ) Quero saber _____________ você gosta de fazer bolo de chocolate, vovó?
b) Eu não sei o ________________.
c) Você gosta da Itália vovó , __________?
d) _____________estou com saudades de minha terra.
e) ______________você está triste vovó?

Escreva um texto com o tema :    Férias tempo de....




Atividades sobre regência Verbal

Copiei do Site http://www.analisedetextos.com.br.. Muito Bom!!!

ATIVIDADES SOBRE REGÊNCIA VERBAL
A regência estuda a relação existente entre os termos de uma oração ou entre as orações de um período. 
A regência verbal estuda a relação de dependência que se estabelece entre os verbos e seus complementos. Na realidade o que estudamos na regência verbal é se o verbo é transitivo direto, transitivo indireto, transitivo direto e indireto ou intransitivo e qual a preposição relacionada com ele.
Já a regência nominal é o nome da relação entre um substantivo, adjetivo ou advérbio transitivo e seu respectivo complemento nominal. Essa relação é intermediada por uma preposição.

1) O projeto.....estão dando andamento é incompatível.....tradições da firma. 
a) de que, com as 
b) a que, com as 
c) que, as 
d) à que, às 

2) Quanto a amigos, prefiro João.....Paulo,.....quem sinto......simpatia. 
a) a, por, menos 
b) do que, por, menos 
c) a, para, menos 
d) do que, com, menos 

3) Assinale a opção em que todos adjetivos podem ser seguidos pela mesma preposição: 
a) ávido, bom, inconseqüente 
b) indigno, odioso, perito 
c) leal, limpo, oneroso 
d) orgulhoso, rico, sedento 

4) Assinale a opção que apresenta a regência verbal incorreta, de acordo com a norma culta da língua: 
a) Os sertanejos aspiram a uma vida mais confortável. 
b) Obedeceu rigorosamente ao horário de trabalho do corte de cana. 
c) O rapaz presenciou o trabalho dos canavieiros. 
d) O fazendeiro agrediu-lhe sem necessidade. 

5) Assinale a alternativa correta quanto à regência verbal. 
a) Nunca assisto filmes de terror. 
b) Quem assitiu essa aula? 
c) Que filme você quer assistir? 
d) Quantos assistiram a esta peça? 

6) "As mulheres da noite,......o poeta faz alusão a colorir Aracaju,........coração bate de noite, no silêncio". A opção que completa corretamente as lacunas da frase acima é: 
a) as quais, de cujo 
b) a que, no qual 
c) de que, o qual 
d) às quais, cujo 

7) Assinale a alternativa correta quanto à regência verbal. 
a) Regressando na escola, viu os amigos. 
b) Dirija-se no próximo caixa. 
c) Chegamos ao colégio atrasados. 
d) Eu sempre custo a crer nas coisas. 

8) Assinale a alternativa correta quanto à regência verbal. 
a) Sua atitude implica graves punições. 
b) Assistiram o filme tranqüilos. 
c) Você aspira um momento de paz. 
d) Ela implicou ao colega. 

9) Assinale a alternativa correta quanto à regência verbal 
a) Vamos assistir um bom filme. 
b) Assisto em São Paulo. 
c) Esqueci do livro. 
d) Esqueci-me o livro. 

10) Alternativa correta: 
a) Precisei de que fosses comigo. 
b) Avisei-lhe da mudança de horário. 
c) Incumbiu-me para realizar o negócio. 
d) Recusei-me em fazer os exames. 

Fale comigo - Cláudia

Nome

E-mail *

Mensagem *