MATRIZ DE
REFERÊNCIA - VERSÃO PRELIMINAR
ARTE – 9º ANO
ENSINO FUNDAMENTAL
TÓPICOS E SEUS
DESCRITORES
|
|
I_ CONHECIMENTO E EXPRESSÃO EM
ARTES VISUAIS
|
|
D1
|
Identificar e reconhecer os elementos de
composição em artes visuais
|
D2
|
Reconhecer vocabulário apropriado de análise de
obras de artes visuais
|
D3
|
Reconhecer e contextualizar e contextualizar as
características fundamentais das obras de artes visuais.
|
II- CONHECIMENTO E EXPRESSÃO EM
DANÇA
|
|
D4
|
Estabelecer relações entre dança ,
contextualização e identidade cultural.
|
D5
|
Identificar os termos específicos da dança.
|
III_CONHECIMENTO E EXPRESSÃO EM
MUSICA
|
|
D6
|
Reconhecer os instrumentos musicais e suas funções.
|
D7
|
Identificar diferentes funções da musica.
|
D8
|
Identificar termos técnicos específicos da música.
|
D9
|
Reconhecer as relações culturais da música ao
longo da historia e suas diferentes manifestações.
|
D10
|
Identificar diferentes modalidades e funções da
música.
|
IV_CONHECIMENTO E EXPRESSÃO EM
TEATRO
|
|
D11
|
Identificar espaços cênicos para apresentações teatrais
|
D12
|
Reconhecer ações dramáticas em diferentes
manifestações artísticas e no cotidiano.
|
D13
|
Identificar e contextualizar produções teatrais em
suas diferentes manifestações.
|
D14
|
Identificar os gêneros de peças e diversos estilos
de produção teatral.
|
D15
|
Identificar termos específicos utilizados em
teatro.
|
9 de mai. de 2012
Matriz de referência de Arte PIP II Descritores
Matriz de Referência de Língua Inglesa para o Ensino Fundamental (Anos Finais) PIP II Descrit
Matriz de Referência de Língua Inglesa para o Ensino Fundamental (Anos Finais)
Tópico I . Compreensão das condições de produção do texto escrito de gêneros textuais diferentes.
D1- Identificar o tema geral do texto.D2- Reconhecer as funções sociocomunicativas em um texto.
D3- Identificar o gênero a que pertence o texto.
D4- Identificar as relações linguísticas e não-linguísticas para constituição do gênero.
Tópico II . Localização de informação específica no texto escrito de gêneros textuais diferentes
D5- Identificar características básicas de cada gênero. D6- Localizar informações específicas no texto.
D7- Identificar características lexicais e sintáticas de alguns dos tipos textuais.
Tópico III . Coesão no processamento do texto escrito de gêneros diferentes
D8- Estabelecer elos coesivos em gêneros textuais diferentes
Tópico IV . Coerência e construção de inferências no processamento do texto escrito de gêneros diferentes
D9- Identificar os vários significados expressos na constituição léxico-gramatical de um texto.
D10- Inferir o significado de palavras e expressões de uso cotidiano em diferentes textos.
D11- Inferir as características lexicais de um texto em diferentes gêneros textuais.
D12- Inferir as características sintáticas de um texto em diferentes gêneros textuais.
Tópico V . Funções sociocomunicativas de estruturas léxico-sintáticas
D13- Identificar o uso adequado do Presente Simples e do Presente Contínuo em textos diversos.
D14- Identificar o uso adequado do Passado Simples em textos diversos.
D15- Reconhecer o uso adequado do imperativo em textos diversos.
D16- Identificar o uso adequado do Futuro Simples em textos diversos.
D17- Reconhecer o uso adequado das wh-words em textos diversos.
D18- Reconhecer o uso adequado dos advérbios em textos diversos.
D19- Reconhecer o uso adequado dos adjetivos em textos diversos.
D20- Reconhecer a forma escrita de valores e numerais, datas e número de telefone em textos diversos.
D21- Reconhecer o uso adequado das preposições em textos diversos.
D22- Identificar os marcadores do discurso em textos diversos.
26 de abr. de 2012
9 de abr. de 2012
Assinar:
Postagens (Atom)