ATIVIDADES DIVERSAS CLÁUDIA

9 de mai. de 2012

Matriz de referência de Arte PIP II Descritores


MATRIZ DE REFERÊNCIA - VERSÃO PRELIMINAR
ARTE – 9º ANO ENSINO FUNDAMENTAL
TÓPICOS E SEUS DESCRITORES
I_ CONHECIMENTO E EXPRESSÃO EM ARTES VISUAIS
D1
Identificar e reconhecer os elementos de composição em artes visuais
D2
Reconhecer vocabulário apropriado de análise de obras de artes visuais
D3
Reconhecer e contextualizar e contextualizar as características fundamentais das obras de artes visuais.
II- CONHECIMENTO E EXPRESSÃO EM DANÇA
D4
Estabelecer relações entre dança , contextualização e identidade cultural.
D5
Identificar os termos específicos da dança.
III_CONHECIMENTO E EXPRESSÃO EM MUSICA
D6
Reconhecer os instrumentos musicais e suas funções.
D7
Identificar diferentes funções da musica.
D8
Identificar termos técnicos específicos da música.
D9
Reconhecer as relações culturais da música ao longo da historia e suas diferentes manifestações.
D10
Identificar diferentes modalidades e funções da música.
IV_CONHECIMENTO E EXPRESSÃO EM TEATRO
D11
Identificar espaços cênicos para apresentações teatrais
D12
Reconhecer ações dramáticas em diferentes manifestações artísticas e no cotidiano.
D13
Identificar e contextualizar produções teatrais em suas diferentes manifestações.
D14
Identificar os gêneros de peças e diversos estilos de produção teatral.
D15
Identificar termos específicos utilizados em teatro.

Matriz de Referência de Língua Inglesa para o Ensino Fundamental (Anos Finais) PIP II Descrit


Matriz de Referência de Língua Inglesa para o Ensino Fundamental (Anos Finais) 


Tópico I . Compreensão das condições de produção do texto escrito de gêneros textuais diferentes.
D1- Identificar o tema geral do texto.
D2- Reconhecer as funções sociocomunicativas em um texto.
D3- Identificar o gênero a que pertence o texto.
D4- Identificar as relações linguísticas e não-linguísticas para constituição do gênero.

Tópico II . Localização de informação específica no texto escrito de gêneros textuais diferentes
D5- Identificar características básicas de cada gênero. D6- Localizar informações específicas no texto.
D7- Identificar características lexicais e sintáticas de alguns dos tipos textuais.

 Tópico III . Coesão no processamento do texto escrito de gêneros diferentes
D8- Estabelecer elos coesivos em gêneros textuais diferentes

 Tópico IV . Coerência e construção de inferências no processamento do texto escrito de gêneros diferentes
D9- Identificar os vários significados expressos na constituição léxico-gramatical de um texto.
D10- Inferir o significado de palavras e expressões de uso cotidiano em diferentes textos.
D11- Inferir as características lexicais de um texto em diferentes gêneros textuais.
D12- Inferir as características sintáticas de um texto em diferentes gêneros textuais.

Tópico V . Funções sociocomunicativas de estruturas léxico-sintáticas
D13- Identificar o uso adequado do Presente Simples e do Presente Contínuo em textos diversos.
D14- Identificar o uso adequado do Passado Simples em textos diversos.
D15- Reconhecer o uso adequado do imperativo em textos diversos.
D16- Identificar o uso adequado do Futuro Simples em textos diversos.
D17- Reconhecer o uso adequado das wh-words em textos diversos.
D18- Reconhecer o uso adequado dos advérbios em textos diversos.
D19- Reconhecer o uso adequado dos adjetivos em textos diversos.
D20- Reconhecer a forma escrita de valores e numerais, datas e número de telefone em textos diversos.
D21- Reconhecer o uso adequado das preposições em textos diversos.
D22- Identificar os marcadores do discurso em textos diversos.

Fale comigo - Cláudia

Nome

E-mail *

Mensagem *