ATIVIDADES DIVERSAS CLÁUDIA

7 de jun. de 2012

Tópico 17 Indústria e meio ambiente



TÓPICO 17            INDÚSTRIA E MEIO AMBIENTE     INDÚSTRIAS VERDES :                                                                                                                               Com o crescimento da preocupação em caráter mundial em se conseguir o desenvolvimento sustentável  preconizado pela Rio/92, e o conseqüente aumento do poder de pressão do  consumidor  cada vez mais exigente em termos ambientais,  as empresas potencialmente poluidoras estão preocupadas com sua imagem, de maneira que estão procurando adaptar-se aos novos tempos, diminuindo seu potencial poluidor. Por sua vez, a - competitividade moderna também exige das indústrias adequação a esta tendência ambiental  o que está propiciando o surgimento de indústrias de produtos e serviços ambientais, as chamadas "-- indústrias verdes -", que têm suas atividades especializadas e direcionadas à criação e desenvolvimento de programas, serviços e equipamentos - anti-poluidores  que visam diminuir ou eliminar a poluição, como por exemplo: reciclagem de lixo , filtros, catalisadores etc.  Portanto, indústrias verdes são aquelas cuja produção está adequada aos novos parâmetros ambientais e estão direcionadas a serviços que visem a diminuição da poluição .                                                                                

Leia o texto acima  e responda
1-As empresas poluidoras querem adaptar-se aos novos tempos de desenvolvimento sustentável diminuindo seu potencial poluidor por que
(a)Os consumidores estão cada vez mais exigentes em termos ambientais e se as empresas não se adequarem perdem compradores.
(b)Estão conscientizadas que as indústrias são as principais poluidoras do planeta.
(c )A competitividade moderna deixa para trás as indústrias que não oferecem produtos e serviços ambientais.
(d)Assim os consumidores não precisarão mais se preocupar em reciclar, pois seus produtos serão ambientalmente corretos

2- Indústrias verdes são:
(a)Aquelas que foram recentemente pintadas de verde para fazer homenagem a proteção ambiental.
(b)Aquelas que estão adequadas aos novos parâmetros ambientais e visam a diminuição da poluição.
(c )Aquelas que têm maior número de consumidores que reciclam seu lixo
(d)Aquelas que eliminam a poluição do planeta.

TEXTO 1   O ISO 14000 é um conjunto de normas que definem parâmetros e diretrizes de a gestão ambiental para as empresas (privadas e públicas). Estas normas foram definidas pela International Organization for Standardization - ISO ( Organização Internacional para Padronização) e  criadas para diminuir o impacto provocado pelas empresas ao meio ambiente. Quando uma empresa segue as normas e implanta os processos indicados, ela pode obter o Certificado ISO 14000. Este certificado é importante, pois atesta que a organização possui responsabilidade ambiental, valorizando assim seus produtos e marca. Para conseguir e manter o certificado ISO 14000, a empresa precisa seguir a legislação ambiental do país, treinar e qualificar os funcionários para seguirem as normas, diagnosticar os impactos ambientais que está causando e aplicar procedimentos para diminuir os danos ao meio ambiente.
TEXTO 2   Certificação ambiental   ISO 14000 é uma série de normas desenvolvidas pela International Organization for Standardization (ISO) e que estabelecem diretrizes sobre a área de gestão ambiental dentro de empresas.As empresa tem cada vez mais  necessidade de adaptação às novas exigências mercadológicas. Conseqüência disso é a necessidade de criação de  normas de caráter mais abrangente e de aceitação internacional, o que tem gerado uma onda de normalização em escala planetária, principalmente quanto a qualidade do produto e da produção em si. Após a Conferência Sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento no Rio de Janeiro, a Rio-92, ocorreu uma verdadeira globalização também das questões ambientais, dando origem a necessidade de se normalizar os produtos tendo em vista o meio ambiente. Assim, criou-se a série ISO 14.000,que dá orientação a obtenção dos Certificados de Gestão Ambiental, através de sua série de normas utilizando a sistemática dos selos ecológicos como ferramentas incentivadoras de proteção ambiental, a qual está sendo implantada cada vez mais pelas indústrias em quase todo o mundo .Isso mostrará que podemos estar no caminho certo do desenvolvimento sustentável com o mínimo de prejuízo ambiental, aliando desenvolvimento e preservação. Com essa nova forma de garantia ecológica de produtos industrializados, estaremos combatendo cada vez mais a degradação ambiental com medidas mais concretas e efetivas, propiciando a melhoria da qualidade de vida para nós seres humanos e para as demais espécies do planeta.

Atividades sobre o texto 1:
1)O que é ISO 14000?
2) O que significa a sigla ISO?
3) Para que foi criada a ISO14000?
4)O que uma empresa tem que fazer para receber o certificado ISO?
5)Por que esse certificado é importante?
6)Na sua opinião por que uma empresa com certificado ISO ganha a concorrência com produtos de uma empresa que não tenha o certificado?

Atividades sobre o texto 2:

1-)Que fenômenos tem trazido  novas necessidades de adaptação ás empresas?                                                                    
 (a) a globalização e competitividade
 (b) a multipolarização e diversificação
 (c) Industrialização e urbanização. 2-)O que motivou o aprimoramento e o controle de qualidade das mercadorias impondo  de normas aceitas mundialmente de garantia e certificação.                                                                                                                    
(a)a competitividade
(b)sustentabilidade
(c)acesso a matéria primas com mais facilidade.

3-)A ISO 14000 também  se refere?                                                                                                                                      
(a)a processamento e qualificação dos produtos e indica princípios gerais como o selo verde.                                            
 (b)as 14000 empresas que existem no Brasil.                                                                                                                    
 (c)As empresas que preservam a natureza sem se preocupar com a qualidade dos produtos.

4-)As empresas que receberem a certificação ambiental terão várias vantagens como:Exceto.                                        
(  )menos desperdício de matéria prima;                
(  )maior qualidade dos produtos;                                                  
(  ) confiabilidade mercadológica;                          
(  )maior credibilidade nas licitações;                                                        
(  )melhores oportunidades de negócios;                  
(  ) maior competitividade;    
 (  ) menor impacto ambiental;                                
(  )maior desperdício de matéria prima.                                          

5-)Hoje em dia as indústrias devem adaptar seus parques industriais de forma a produzir com o menor impacto ambiental possível,porque:                                                                                                                                                
(a)podem perder  mercado para a concorrência de outras mais "limpas" em termos ambientais.                              
(b) há cada vez mais campo para a criação de empresas direcionadas que desenvolvem técnicas de produção sem necessidade de proteção ambiental
 (c)podem perder mercado para indústria que produzem a partir de reciclagem mesmo que com baixa qualidade

6-)O maior aumento dos danos ambientais são causados pelo desenvolvimento principalmente nos países:                    
 (a)1º mundo                  
 (b)2º mundo                        
(c)3º mundo

7-)Uma das formas de garantir maior sustentabilidade pelas empresas foi a criação  :                                                    
(a) de etiquetas ou selos ecológicos, ou verdes,  os quais são concedidos a produtos que passaram por um controle de qualidade ambiental e estão aptos a entrar no mercado com  menor  possibilidade de causar prejuízo ao ambiente.                                                                                                                                                                                        (b)de etiquetas ou selos ecológicos concedidos a produtos que passaram por um controle de ambiental mesmo que com qualidade um pouco inferior.                                                                                                                                                
(c) de etiquetas ou verdes que são concedidos a produtos que passaram por um controle de qualidade. 8)De acordo com o texto considere as frases verdadeiras:                                                                                                      
(   )Com a utilização de certificação ambiental combatendo cada vez mais a degradação ambiental com medidas mais concretas e efetivas.                                                                                                                                                        
(   )A utilização de selos verdes propicia a melhoria da qualidade de vida para nós seres humanos e para as demais espécies do planeta Terra.                                                                                                                                                                
(   ) A utilização de selos verdes é o caminho certo do desenvolvimento sustentável com o mínimo de prejuízo ambiental.
     
AS INDÚSTRIAS NA GESTÃO HÍDRICA
    O crescimento populacional aliado ao mau gerenciamento político na área social aumentou o déficit  habitacional, o desemprego e a pobreza, com reflexos diretos nos problemas ambientais. O crescimento populacional causa enormes pressões sobre o ambiente natural, cultural, artificial e do trabalho com prejuízos à toda população, refletindo também diretamente na gestão dos espaços urbanos e rurais. A questão ambiental tornou-se importante, principalmente após a Conferência sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento (CNUMAD)a Rio-92, não podendo mais estar de fora da gestão pública, principalmente “a questão das águas”, pela sua importância vital. Em termos hídricos, a gestão pública tem-se concentrado na força dos municípios, depois da União e do Estado. O art. 23 da Constituição Federal coloca a proteção de bens de valor histórico, artístico e cultural, monumentos, as paisagens notáveis e os sítios arqueológicos, a proteção do meio ambiente e o combate à poluição em qualquer de suas formas e ainda a preservação das florestas, fauna e da flora, entre as matérias de competência comum da União, Estados e Municípios. Dessa forma, os Municípios têm o dever de proteger o meio ambiente, devendo incluir em sua administração a gestão ambiental, pois hoje em dia não se pode mais dissociar a exploração dos recursos naturais do planejamento urbano e industrial. Porém, os problemas de poluição ultrapassaram as fronteiras municipais, estaduais e muitas vezes nacionais, atingindo locais distantes da fonte poluidora, o que torna inoperante a tentativa de diminuí-la sem a participação das regiões atingidas. Este aumento da poluição atinge proporções enormes o que dificulta o poder público resolver sozinho, de forma que se tornou necessária a criação de parceira entre o poder público, privado e as indústrias, na tentativa de solucionar o problema, fazendo um acordo de cooperação técnica, material e financeira entre eles com objetivos comuns, principalmente no que se refere a poluição dos rios intermunicipais nas bacias ou regiões hidrográficas.A legislação prevê nestes Comitês a participação dos Municípios envolvidos nos problemas de poluição dos rios da bacia,  bem como a sociedade civil por intermédio das Organizações Não Governamentais- ONGs, e os usuários da água através de entidades associativas, o que permite a participação das indústrias. Neste sentido a Lei da Águas (Lei federal 9.433/97), que instituiu a Política Nacional de Recursos Hídricos, prevê na gestão dos recursos hídricos a descentralização com a participação do poder público, da coletividade e dos usuários, o que inclui aí as indústrias, que como é sabido são na sua maioria grandes usuárias deste produto. A Agência Nacional de Águas ANA compete formular a Política Nacional dos Recursos Hídricos, com participação da sociedade.

Leia o texto acima e responda:
1)De acordo com o texto quais são os principais causadores do aumento de desemprego, da falta de moradia e da pobreza?
2)Depois de que acontecimento as questões ambientais passaram a ser assusto de gestão pública?
3) Quem é responsável pela gestão e proteção dos recursos hídricos?
4) O que diz o artigo 23 da Constituição Federal?
5) O que significa a sigla CNUMAD?

6) Coloque V ou F
(   ) A CNUMAD é chamada popularmente de Rio 92.
(   ) Os municípios têm o dever de proteger o meio ambiente, devendo incluir em sua administração a gestão ambiental, pois  não se pode mais dissociar a exploração dos recursos naturais do planejamento urbano e industrial
(   ) Os problemas de poluição ultrapassaram as fronteiras municipais, estaduais e muitas vezes nacionais, atingindo locais distantes da fonte poluidora
(   ) As indústrias não participam de associações de proteção das águas porque é a maior poluidora dos recursos hídricos
(   ) A Agência Nacional de Águas ANA deve formular uma Política de proteção dos Recursos Hídricos, com participação da sociedade

 A exigência ambiental têm propiciado o surgimento a nível planetário do “ecobusiness”, ou seja, de negócios e produtos ecologicamente corretos, principalmente nos países ricos, de sorte que  se as indústrias nacionais não se adaptarem a estas novas exigências do mercado começarão a perder espaço na comercialização.

1) O que é “ecobusiness”?
2) O que pode acontecer com as empresas que não se adequarem as exigências ambientais atuais?
3)Quanto ao “ecobusiness”, pode se inferir que:                                                                                                      
 (   )As empresas devem ter também programas de conscientização dos seus funcionários para que desenvolvam o trabalho de proteção ambiental.                                                                                                                                                          
(    )As empresas devem trabalhar com programas de reciclagem e reaproveitamento de resíduos.                      
(   )As empresas devem destinar parte do seu lucro para investir em aparelhos que tornem a poluição menos nociva ao meio ambiente.

O aparecimento da economia mundial globalizada e suas conseqüências trouxe às empresas oportunidades de expansão e aquelas que conseguem perceber esta nova tendência mundial, poderão criar mercados cada vez maiores, graças as novas tecnologias da comunicação e seus produtos poderão alcançar consumidores de outros países com menos esforço.   Para   isso os empresários e as empresas devem desenvolver uma nova filosofia e adequar suas  indústrias e seus produtos a um fator cada vez mais importante na comercialização:

4) Que fator é esse?                                                                                                                                            
(a)o fator ambiental. Por que  as pessoas estão mais exigentes, quanto a qualidade dos produtos que adquire. Cresce o número de consumidores que exigem regras ambientais corretas na produção e nos serviços.                                                                                                                                                                        
 (b)o fator social .Porque as empresas hoje tem que investir numa melhor qualidade de vida de seus funcionários e de toda a sociedade.                                                                                                                                
(c)o fator das comunicações. Porque hoje as empresas têm que investir muito em propaganda ,já que os produtos mais consumidos são os que mais aparecem na televisão.

CONTABILIDADE AMBIENTAL – Com a conscientização ambiental  após a Conferência sobre Desenvolvimento e Meio Ambiente, a Rio-92, a temática ambiental passou a se integrar em quase todas as áreas do conhecimento humano e a Agenda 21 trás tentativas de melhoria de vida com práticas e ações que vem modificando  o comportamento das pessoas. O mercado passou a exigir das indústrias uma adaptação aos novos modelos ambientais, fazendo com que produzam “produtos limpos”, e cumpram as normas da ISO 14000, que visam maior excelência ambiental dos produtos. Esta conscientização aumentou as ações de proteção ao ambiente e conseqüentemente as ações judiciais ambientais, nas quais as indústrias são responsabilizadas por danos ao meio ambiente e condenadas a pagar indenizações, multas ou ter obras embargadas, o que pode ser considerado como fatores de depreciação patrimonial. Em vista disto e das implicações econômicas que as questões ambientais têm gerado, muitas empresas  vêm contabilizando estes fatores nos seus balanços contábeis, o que é oportuno, principalmente pela excelência ambiental que as empresas vêm buscando na corrida gerada pela concorrência mercadológica,  tanto que o Instituto Brasileiro de Contadores (IBRACON) estabeleceu a Norma de Procedimento de Auditoria conhecida por NPA 11- Balanço e Ecologia que apresenta um roteiro a ser observado pelos Contadores  nos casos de implicações com o Meio Ambiente.

1)A conscientização ambiental teve extensão mundial depois de qual acordo de proteção ambiental?                      
(a)protocolo de Kyoto                                      
 (b)Rio-92                                            
(C)Eco- 21                                        

2)O maior objetivo do ISO 14000 é:                                                                                                                                          
 (a) Maior excelência ambiental dos produtos
(b)Maior desenvolvimento tecnológico dos produtos.
(c)Maior conscientização ambiental da  população.

3) De acordo com o texto a Agenda 21
(a) Age apenas no que se refere ao meio ambiente
(b) Age em questões de melhoria na qualidade de vida das pessoas.
(c ) É responsável pela fiscalização das empresas, no que se refere a proteção do meio ambiente.
4) O contexto  acima o que quer dizer produto limpo?
5) O que acontece se uma empresa for condenada por depreciação Patrimonial?
6)  O que representa a Norma de Procedimento e Auditoria- Balanço e Ecologia, criada pelos contadores brasileiros?

Tópico 19- Agenda 21


CNUMAD
A Eco 92 foi realizada de 3 de junho a 14 de junho de 1992, na cidade do Rio de Janeiro. Oficialmente era referida como Conferência das Nações Unidas para o Meio Ambiente e o Desenvolvimento (CNUMAD), e, popularmente, como Rio 92.
O objetivo da conferência era a busca de  meios que permitisse o desenvolvimento socioeconômico aliado à conservação da natureza. Ficou amadurecido o conceito de desenvolvimento sustentável, a Eco 92 ajudou a popularizar as questões ambientais no Brasil e em diversos países, conscientizando as nações ricas a ajudarem os países em desenvolvimento na implementação de uma economia sustentável.
A Eco 92 foi responsável por estruturar uma responsabilidade comum sobre o planeta, principalmente por parte das nações desenvolvidas, gerando uma mudança de percepção perante a complexidade das questões ambientais por parte dos governos e da opinião pública.
Na época da Eco 92, líderes de quase todos os países do mundo reuniram-se para discutir condições e medidas para mitigar a degradação do meio ambiental em nível global para as futuras gerações, sobretudo, por meio do desenvolvimento sustentável.
Ficou nítida a necessidade de se planejar para as sociedades a possibilidade da gestão de uma economia sustentável através de um modelo econômico menos consumista e equilibrado com as necessidades ambientais.
A Eco 92 gerou importantes documentos como a “Carta da Terra”; “Declaração do Rio sobre Ambiente e Desenvolvimento”, “Agenda 21”, “Declaração de Princípios sobre florestas” e as convenções da biodiversidade, desertificação e mudanças climáticas.
O principal documento produzido na RIO-92, o Agenda 21 é um programa de ação que viabiliza o novo padrão de desenvolvimento ambientalmente racional. Ele concilia métodos de proteção ambiental, justiça social e eficiência econômica. Este documento está estruturado em quatro seções
Dimensões Econômicas e Sociais- enfoca as políticas internacionais de ajuda ao desenvolvimento sustentável nos países em desenvolvimento (combate à pobreza e à miséria,  mudanças  nos padrões de consumo, interrelação entre sustentabilidade e dinâmica demográfica, saúde pública e  melhoria da qualidade dos assentamentos humanos
Conservação e questão dos recursos para o desenvolvimento – enfoca a proteção da atmosfera e  transição energética,  manejo do solo,  proteção dos recursos do mar e da gestão  da água doce;  combate ao desmatamento, a desertificação e a proteção aos ecossistemas de montanhas;
Revisão dos instrumentos necessários para a execução das ações propostas - mecanismos financeiros e mecanismos jurídicos internacionais;  produção e oferta de tecnologias enquanto suportes essenciais à gestão da sustentabilidade;  educação para construção de uma consciência ambiental;
A aceitação do formato e conteúdo da Agenda - aprovada por todos os países a CNUMAD - propiciou a criação da Comissão de Desenvolvimento Sustentável (CDS) que tem por objetivo acompanhar e cooperar com os países na elaboração e implementação das agendas nacionais.
O Brasil criou a Agenda 21 Nacional no objetivo de selecionar as áreas ambientais mais urgentes no trato ambiental. Foram seis áreas selecionadas: Infra-estrutura e Integração Regional; Cidades Sustentáveis; Agricultura Sustentável; Gestão de Recursos Naturais; Redução das Desigualdades Sociais;  e Desenvolvimento Sustentável.Fontes:http://www.comciencia.br/reportagens/biodiversidade/06.htm.Info escola
RESPONDA:
1-O que é a CNUMAD?
2-Qual  o objetivo dessa conferência?
3-Que consciência a Eco 92 despertou nos países desenvolvidos?
4-Por que os líderes de muitos países se reuniram na Eco 92?
5-Que importantes documentos foram gerados a partir da Eco 92?
6-O que é a agenda 21?
7-Quais são as dimensões econômicas da Agenda 21?
8-Que recursos a Agenda 21 promove para que o desenvolvimento seja sustentável?
9-Qual o objetivo da CDS?
10- Qual o objetivo da agenda 21 do Brasil?

Tópico 19 Agenda 21



Tópico 19. Agenda 21
A Agenda 21 é um acordo que tenta promover, em nível planetário, um padrão de desenvolvimento que considere ao mesmo tempo mecanismos de proteção ambiental, eqüidade social e eficiência econômica. O enfoque da Agenda leva em conta estratégias para a geração de emprego e de renda, a diminuição de disparidades regionais, as mudanças nos padrões de consumo e produção, a construção de cidades sustentáveis e a adoção de novos modelos de gestão.
a) Cidades Sustentáveis: gestão urbana (normas de respeito ao meio ambiente e à comunidade, ordenamento do solo urbano, controle da violência, segurança e cidadania, qualidade ambiental); planejamento e orçamento participativos; habitação, saneamento e transporte urbano; migração campo/cidade controlados; impactos da industrialização amenizados, e  serviços como o turismo, lazer, cultura e educação de qualidade.
b) Agricultura Sustentável: impactos da passagem de um modelo agrícola químico-mecânico para um modelo baseado agroecologia e ecosilvicultura; agricultura familiar; reforma agrária e extensão rural.
c) Infra-estrutura e Integração Regional: transporte, telecomunicações e energia/energia renovável;
d) Gestão dos Recursos Naturais: solos; águas; florestas (manejo sustentável e conservação); biodiversidade (bioproteção, biotecnologia, conservação), fauna (controle da caça e comércio ilegal); recuperação e proteção de ecossistemas degradados; controle da poluição ambiental e do extrativismo.
e) Redução das Desigualdades Sociais: combate à pobreza; geração; redução das disparidades na distribuição de renda; direitos respeitados para indígenas, crianças e adolescentes, negros e deficientes; universalização da cidadania;
f) Desenvolvimento Científico e Tecnológico: desenvolvimento de tecnologias apropriadas ao desenvolvimento sustentável em suas diferentes escalas; ecoeficiência dos sistemas produtivos; gestão sustentável na indústria, agricultura e serviços (o papel das normas ISO 14.000 e ISO 9.000 para uma economia sustentável e competitiva); a pesquisa aplicada às necessidades das comunidades;
A Agenda 21, por traduzir em ações o conceito de desenvolvimento sustentável, é um conceito-chave no trato de questões importantes relacionadas ao espaço de vivência e instrumento fundamental para a construção de uma 
ecocidadania referenciada na participação da elaboração e implementação de políticas públicas sustentáveis em nível local.
1-     O que é agenda 21?
2-     Qual o enfoque da agenda 21?
3-     Para a  Agenda XXI o que uma cidade precisa para ser chamada de sustentável?
4-     Para a  Agenda XXI como é uma agricultura sustentável?
5-     Para a  Agenda XXI que infraestruturas são necessárias para que haja uma integração regional?
6-     Para a  Agenda XXI como deve se a gestão dos recursos naturais para que haja sustentabilidade?
7-     Para a  Agenda XXI o que deve ser feito para  diminuir as desigualdades sociais?
8-     O que é ecocidadania?

9 de mai. de 2012

Matriz de referência de Educação física PIP II Descritores


MATRIZ DE REFERÊNCIA - VERSÃO PRELIMINAR
EDUCAÇÃO FÍSICA – 9º ANO ENSINO FUNDAMENTAL
TÓPICOS/TEMAS E SEUS DESCRITORES
I – ESPORTE
D1
Identificar as regras básicas de cada modalidade esportiva.
D2
Identificar as regras de cada modalidade esportiva em situações pré-definidas.
D3
Identificar os elementos técnicos (fundamentos) de cada modalidade esportiva.
D4
Identificar as formações táticas de cada modalidade esportiva.
D5
Identificar os riscos de cada modalidade esportiva.
D6
Identificar os benefícios da prática esportiva.
D7
Identificar esporte educacional, de participação e de rendimento.
D8
Diferenciar esporte educacional, de participação e de rendimento.
D9
Reconhecer a importância da hidratação antes, durante e após a prática esportiva.
D10
Reconhecer a importância do vestuário adequado durante a prática esportiva.
D11
Identificar as modalidades esportivas presentes no país, na região e na comunidade local.
II – JOGOS POPULARES, JOGOS ESPORTIVOS, JOGOS DE SALÃO, JOGOS DE RAQUETE E CAPOEIRA
D12
Identificar os jogos regionais, locais e de outras culturas.
D13
Identificar os elementos técnicos básicos da capoeira.
D14

Diferenciar os estilos de capoeira.
III – GINÁSTICA GERAL, GINÁSTICA DE SOLO, MOVIMENTOS ACROBÁTICOS
D15
Identificar as características de cada modalidade da ginástica.
D16
Identificar os elementos técnicos de cada modalidade da ginástica.
D17
Reconhecer os riscos da prática da atividade física não orientada.
D18
Identificar as causas da dor e da fadiga muscular na prática da atividade física.
D19
Reconhecer os benefícios da atividade física na promoção da qualidade de vida.
D20
Reconhecer os benefícios da atividade física na melhoria da postura e desenvolvimento corporal.
D21
Reconhecer a relação entre alimentação e atividade física na prevenção e tratamento da obesidade.
D22
Reconhecer a influência da alimentação na prática da atividade física.
IV – DANÇA CRIATIVA, DRAMATIZAÇÃO, PANTOMIMA
D23
Identificar os elementos técnicos da dança.
D24
Identificar as diferentes manifestações culturais na dança.
D25
Identificar as características das modalidades e estilos de dança.
D26
Identificar os estereótipos da dança na sociedade.

Matriz de referência de ciências...PIP II Descritores


MATRIZ DE REFERÊNCIA - VERSÃO PRELIMINAR
CIÊNCIAS – 9º ANO ENSINO FUNDAMENTAL
TÓPICOS/TEMAS E SEUS DESCRITORES
I - DIVERSIDADE DA VIDA NOS AMBIENTES
D1
Identificar, a partir de características de animais e vegetais, ambientes brasileiros aquáticos e terrestres.
D2
Reconhecer as características dos grandes Reinos – Monera, Protista, Fungi, Planta, Animal e Vírus.
D3
Identificar padrões de adaptação dos grandes grupos de animais.
D4
Estabelecer relação entre extinção de espécies e transformações nos ambientes provocadas pela ação humana.
D5
Reconhecer a importância do meio abiótico no ambiente para os seres vivos.
II - DIVERSIDADE DOS MATERIAIS
D6
Reconhecer as propriedades específicas dos materiais: densidade, solubilidade, temperatura de fusão e ebulição, no reconhecimento de materiais e de processos, separação de misturas e diferenciação entre misturas e substâncias, com atividades do cotidiano
D7
Reconhecer a conservação da massa nas reações químicas.
D8
Relacionar a mistura de gases na composição do ar atmosférico.
D9
Reconhecer a presença de componentes do ar atmosférico em reações químicas como combustão, fermentação, fotossíntese e respiração celular.
D10
Estabelecer relação entre reciclagem dos materiais e a preservação ambiental.
III - FORMAÇÃO E MANEJO DOS SOLOS
D11
Estabelecer relação das queimadas com a morte dos seres vivos e a perda da fertilidade do solo.
D12
Relacionar as ações humanas e dos efeitos de intemperismo com a erosão do solo.
D13
Reconhecer técnicas de conservação dos solos, como plantação em curva de nível, rotação de culturas e de pastagens, correção do solo, adubação verde e outras como técnicas de conservação do solo, intemperismo.
D14
Identificar a presença de húmus com agente de fertilidade dos solos.
IV - DECOMPOSIÇÃO DOS MATERIAIS
D15
Relacionar fatores como presença de ar, luz, calor e umidade com o desenvolvimento de microorganismos.
D16
Identificar aspectos relacionados com consumo, embalagem e estocagem de alimentos.
D17
Reconhecer o problema do lixo na sociedade
V- QUALIDADE DA ÁGUA E QUALIDADE DE VIDA
D18
Identificar as mudanças de estado físico da água em situações reais e cíclicas das transformações da mesma natureza.
D19
Identificar as propriedades especificas da água em seus estados físicos, temperatura e como solvente.
D20
Reconhecer a importância da água para os seres vivos.

VI - ENERGIA NOS AMBIENTES
D21
Reconhecer a energia armazenada em sistemas (energia potencial, gravitacional, energia potencial elástica, energia potencial química).
D22
Reconhecer o Sol como fonte básica de energia na Terra.
D23
Analisar os fenômenos e processos em termos de transformações e transferência de energia.
D24
Identificar o alimento como fonte de energia.
VII - EVOLUÇÃO DOS SERES VIVOS
D25
Reconhecer o papel da reprodução sexuada e assexuada na evolução e diversidade das espécies.
VIII - A DINÂMICA DO CORPO
D26
Identificar e analisar alguns sistemas ou órgãos humanos em representações figurativas
IX - SEXUALIDADE
D27
Localizar, nomear e dar a função das partes do aparelho reprodutivo feminino ou masculino a partir de representações figurativas.
D28
Identificar os principais métodos anticoncepcionais segundo suas formas de uso e atuações, inclusive na preservação das DSTs – AIDS
D29
Compreender e discutir as mudanças físicas e psicológicas na adolescência.
X - INTERAÇÃO DO CORPO COM ESTÍMULOS DO AMBIENTE
D30
Estabelecer relações entre sistema nervoso, órgãos dos sentidos e aparelho locomotor em situações cotidianas ou situações de risco (acidentes, uso indevido de medicamentos, drogas,etc).
XI - O MUNDO MUITO GRANDE
D31
Reconhecer que vivemos na superfície da Terra.
D32
Identificar força enquanto ação externa, capaz de modificar o estado de repouso ou movimento dos corpos (inércia).
XII - O MUNDO MUITO PEQUENO
D33
Identificar características das partículas constituintes dos átomos e sua organização
D34
Reconhecer elementos químicos como constituintes básicos dos materiais.
XIII - MECANISMOS DE HERANÇA
D35
Reconhecer que o meio ambiente pode alterar o fenótipo de um individuo.
D36
Reconhecer o trabalho de Mendel, sobre a transmissão dos caracteres hereditários.
XIV- PROCESSOS DE TRANSFERÊNCIA DE ENERGIA
D37
Reconhecer os impactos ambientais de usinas geradoras de energia.
D38
Distinguir calor de temperatura.
D39
Reconhecer os circuitos elétricos e identificar o que é necessário para que a corrente elétrica se estabeleça num circuito.

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