ATIVIDADES DIVERSAS CLÁUDIA

19 de jul. de 2012

Atividades sobre crase

ATIVIDADES SOBRE CRASE
1) Até........ poucos dias, os preços desse produto estavam sujeitos........ grandes oscilações no mercado. 
a) à, a                                   b) a, à 
c) há, a                                d) à, à 
2) "....... noite, todos os operários voltaram ....... fábrica e só deixaram o serviço ...... uma hora da manhã." 
a) Há, à, à                       b) A, a, a 
c) À, à, à                         d) À, a, há 
3) No território nacional, ...... estatísticas o demonstram: ...... cada trinta minutos uma pessoa sucumbe ...... tuberculose. 
a) as, à, a 
b) às, à, à 
c) às, à, a 
d) as, a, à 
4) A frase em que o uso da crase está incorreto é: 
a) O professor dirigiu-se à sala. 
b) Fez uma promessa à Nossa Senhora. 
c) À noite não gosto de ler. 
d) Referiu-se àquilo que viu. 
5) Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas: “Quando, ...... dois dias, disse......ela que ia ...... Europa para concluir meus estudos, pôs-se ...... chorar.” 
a) a - a - a - a 
b) há - à - à - a 
c) a - à - a - à 
d) há - a - à - a 
6) Opção que preenche corretamente as lacunas: "O gerente dirigiu-se ...... sua sala e pôs-se ...... falar ...... todas as pessoas convocadas." 
a) à, à, a 
b) a, à, à 
c) à, a, a 
d) a, a, à 
7) Assinale a frase gramaticalmente correta. 
a) O papa caminha à passo firme. 
b) Dirigiu-se ao tribunal disposto à falar ao juiz. 
c) Chegou à noite, precisamente as dez horas. 
d) Esta é a casa à qual me referi ontem às pressas.
8) Fique ...... vontade e confie ...... mim tudo o que tem ...... dizer. 
a) a, a, à 
b) à, a, a 
c) à, a, à 
d) à, à, à 
9) Os que assistiram ...... peça chegaram ...... aplaudi-la de pé, postando-se ...... poucos metros do palco. 
a) à, à, há 
b) à, a, a 
c) a, a, à 
d) à, a, há 
10) Foi ...... mais de um século que, numa reunião de escritores, se propôs a maldição do cientista que reduzira o arco-íris ...... simples matéria: era uma ameaça ...... poesia. 
a) a, a, à 
b) há, à, a 
c) há, à, à 
d) há, a, à 
11) Refiro-me ...... atitudes de adultos que, na verdade, levam as moças ...... rebeldia insensata e ...... uma fuga insensata. 
a) às, à, a 
b) as, à, à 
c) às, à, à 
d) as, à, a 
12) Postou-se ...... porta do prédio, ...... espera de uma pessoa ...... quem entregar a pasta de documentos. 
a) a, a, a 
b) à, à, a 
c) à, a, a 
d) a, a, à 
13) "......... dois dias da prova, cedeu .......... um impulso irracional de fugir ........... ela." 
a) Há, à, a 
b) A, à, a 
c) Há, à, à 
d) A, a, a
14) Preencha as lacunas da frase abaixo e assinale a alternativa correta. "Comunicamos ..... V. Sª. que encaminhamos ...... petição anexa ...... Divisão de Fiscalização, que está apta ...... prestar ...... informações solicitadas." 
a) a, a, à, a, as 
b) à, a, à, a, às 
c) a, à, a, à, as 
d) à, à, a, à, às 
15) O progresso chegou inesperadamente ..... subúrbio. Daqui ...... poucos anos, nenhum dos seus moradores se lembrará mais das casinhas que, ...... tão pouco tempo, marcavam a paisagem familiar. 
a) aquele, a, a 
b) àquele, à, há 
c) àquele, à, à 
d) àquele, a, há 
16) Estou ....... espera de certa pessoa, ....... quem poderei pedir informações ....... respeito desse processo. 
a) à, à, a 
b) a, à, à 
c) à, a, a 
d) à, a, à 
17) Assinale a alternativa que preenche corretamente os espaços: “Durante ......... semana, o rapaz deveria apresentar-se ......... direção da escola, para repor todas as aulas ......... que faltara.” 
a) a - à - a                     b) a - a - à 
c) à - à - a                     d) à - à - à 
18) Assinale a alternativa que preenche corretamente os espaços: “............... algum tempo, vai até ........... montanha e volta .......... casa para descansar.” 
a) a - à - à                        b) há - a -a 
c) há - à - à                      d) à - a - a 
19) Preencha corretamente as lacunas, seguindo a ordem fraseológica.
...... três semanas, cheguei ...... Lisboa; daqui ...... três dias farei uma excursão ......França; depois farei uma visita ...... ruínas da Itália; de lá regressarei ....... São Paulo. 
a) Há, à, há, a, as, à 
b) A, a, a, a, às, a 
c) Há, a, a, à, às, a 
d) Há, a, há, à, às, a 
20) Assinale a opção que preenche corretamente as lacunas da seguinte frase: "Um homem condenado ...... ignorância é alguém ...... quem foi roubada uma parte do seu direito ...... vida." 
a) à, a, à 
b) a, à, a 
c) à, a, a 
d) a, à, à 
21) Já ...... tempos venho dizendo que essas medidas têm sido nefastas não só ...... uma determinada categoria profissional, como também ....... toda a sociedade. 
a) à, a, a 
b) há, a, a 
c) há, a, à 
d) há, à, a 

22) “Na minha visita ........ Bahia, ........ dois meses atrás, percorri toda ........ parte central de Salvador, ........ fim de melhor apreciar ........ beleza da cidade, que nada fica ........ dever ........ maioria dos grandes centros comerciais do país e, daqui ........ pouco, será um dos maiores.” 
a) a, a, à, à, à, a, a, há 
b) à, a, a, a, à, à, a, a 
c) à, há, a, a, a, a, à, a 
d) a, há, à, a, a, a, a, há 
23) (Fei 1995) - Assinalar a alternativa que preenche corretamente as lacunas das seguintes orações:
I. Precisa falar____cerca de três mil operários. 
II. Daqui____alguns anos tudo estará mudado. 
III. ____dias está desaparecido. 
IV. Vindos de locais distantes, todos chegaram____tempo____reunião. 
a) a - a - há - a - à 
b) à - a - a - há - a 
c) a - à - a - a - há 
d) há - a - à - a - a 
24) (Uelondrina 1994) - Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas da frase apresentada.
Daí ...... poucos instantes, o menino entregou-se ...... reflexões mais sérias e colocou-se ...... disposição do diretor. 
a) há - à - à 
b) a - à - a 
c) há - a - à 
d) a - a – à

25) (Mackenzie 1996) - Assinale a alternativa que preenche com exatidão as lacunas.
Estou aqui desde ______ 8 h, mas só poderei ficar até ______ 9h 30min, porque ______ 10h 30min assistirei ______ sessão solene de abertura de uma importante exposição de arte moderna, precisando, para isso, dirigir-me ______ Rua 7 de abril e ir _____ Galeria "Sanson Flexor". 
a) às - às - às - a - a - a 
b) às - as - às - à - à - à 
c) as - as - às - a - à - à 
d) as - as - às - à - à - à 
26) (Uelondrina 1995) - Assinale a letra correspondente à alternativa que preenche corretamente as lacunas da frase apresentada.
Uma ..... uma, todas as alunas prestarão contas ..... diretora daquilo que fizeram ..... pouco. 
a) à - a - a 
b) a - à - há 
c) à - à - a 
d) a - a - há 
27) (Fuvest 1996) - Assinale a alternativa que preenche adequadamente as lacunas do texto.
"Chegar cedo ...... repartição. Lá ...... de estar outra vez o Horácio conversando ...... uma das portas com Clementino." 
a) à - há - a 
b) à - há -à 
c) a - há - a 
d) à - a - a 
28) (Uece 1996) - Preenchem-se os espaços de
"________ meses que desejo tanto que elas ________, que, daqui ________ pouco, irão para ________ Argentina", com: 
a) faz, viagem, há, à 
b) faz, viajem, a, a 
c) fazem, viagem, a, à 
d) fazem, viajem, há, a 
29) (Fatec 1996) - Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas da frase, na seqüência.
Regina estava _____ indecisa quanto _____ mandar _____ faturas _____ ___notas fiscais e se _____ folha bastaria para o bilhete. 
a) meia; à; as; anexo; às; meia. 
b) meia; à; as; anexas; as; meia. 
c) meio; a; às; anexo; às; meio. 
d) meio; a; as; anexas; às; meia.


TEXTO: "AS SEM -RAZÕES DO AMOR"
Eu te amo porque te amo. 
Não precisas ser amante, 
e nem sempre sabes sê-lo. 
Eu te amo porque te amo. 
Amor é estado de graça 
e com amor não se paga.
Amor é dado de graça, 
é semeado no vento, 
na cachoeira, no eclipse. 
Amor foge a dicionários 
e a regulamentos vários.
Eu te amo porque não amo 
bastante ou demais a mim. 
Porque amor não se troca, 
não se conjuga nem se ama. 
Porque amor é amor a nada, 
feliz e forte em si mesmo.
Amor é primo da morte, 
e da morte vencedor, 
por mais que o matem (e matam) 
a cada instante de amor.
Carlos Drummond de Andrade
37) Assinale a frase em que à ou às está mal empregado: 
a) Amores à vista. 
b) Referi-me às sem-razões do amor. 
c) Desobedeci às limitações sentimentais. 
d) Submeteram o amor à provações difíceis.

38) (Uelondrina 1996) - Assinale a letra correspondente à alternativa que preenche corretamente as lacunas da frase apresentada.
O relatório refere-se ...... últimas prestações de contas, e chega ...... insinuar que erros existem ...... muito tempo. 
a) às - à - há 
b) às - a - há 
c) as - à - à 
d) às - a - à 

39) (Uelondrina 1994) - Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas da frase apresentada.
Dada ...... falta de recursos, solicitamos ...... Diretoria ...... suspensão da campanha. 
a) a - à - a 
b) a - à - à 
c) a - a - à 
d) à - à - a 

40) (Puccamp 1995) - A frase em que o acento grave indica corretamente a ocorrência de crase é: 
a) Ele deve muito aos pais, que sempre lutaram ombro à ombro para garantir-lhe um bom tratamento médico. 
b) Puseram a vítima e o acusado frente à frente, para o possível reconhecimento do agressor. 
c) Acompanhou-o passo à passo durante sua estada no Brasil. 
d) Quero que você fique bem à vontade para negar meu pedido, se não puder atendê-lo. 
41) (Uelondrina 1996) - Assinale a letra correspondente à alternativa que preenche corretamente as lacunas da frase apresentada.
Não compreendo, ...... vezes, esse seu comportamento; ...... mim mesma você prometeu não voltar ...... falar nesse assunto. 
a) às - a - a 
b) às - a - à 
c) as - à - à 
d) às - à - a 








 CINZAS DA INQUISIÇÃO 
1 Até agora fingíamos que a Inquisição era um episódio da história européia, que tendo durado do século XII ao século XIX, nada tinha a ver com o Brasil. No máximo. se prestássemos muita atenção, íamos ouvir falar de um certo Antônio José - o Judeu, um português de origem brasileira, que foi queimado porque andou escrevendo umas peças de teatro. 
2 Mas não dá mais para escamotear. Acabou de se realizar um congresso que começou em Lisboa, continuou em São Paulo e Rio, reavaliando a Inquisição. O ideal seria que esse congresso tivesse se desdobrado por todas as capitais do país, por todas as cidades, que tivesse merecido mais atenção da televisão e tivesse sacudido a consciência dos brasileiros do Oiapoque ao Chuí, mostrando àqueles que não podem ler jornais nem freqüentar as discussões universitárias o que foi um dos períodos mais tenebrosos da história do Ocidente. Mas mostrar isso, não por prazer sadomasoquista, e sim para reforçar os ideais de dignidade humana e melhorar a debilitada consciência histórica nacional. 
3 Calar a história da Inquisição, como ainda querem alguns, em nada ajuda a história de instituições e países. Ao contrário, isto pode ser ainda um resquício inquisitorial. E no caso brasileiro essa reavaliação é inestimável, porque somos uma cultura que finge viver fora da história. 
4 Por outro lado, estamos vivendo um momento privilegiado em termos de reconstrução da consciência histórica. Se neste ano (l987) foi possível passar a limpo a Inquisição, no ano que vem será necessário refazer a história do negro em nosso país, a propósito dos cem anos da libertação dos escravos. E no ano seguinte, 1989, deveríamos nos concentrar para rever a "república" decretada por Deodoro. Os próximos dois anos poderiam se converter em um intenso período de pesquisas, discussões e mapeamento de nossa silenciosa história. Universidades, fundações de pesquisa e os meios de comunicação deveriam se preparar para participar desse projeto arqueológico, convocando a todos: "Libertem de novo os escravos", "proclamem de novo a República". 
5 Fazer história é fazer falar o passado e o presente criando ecos para o futuro. 
6 História é o anti-silêncio. É o ruído emergente das lutas, angústias, sonhos, frustrações. Para o pesquisador, o silêncio da história oficial é um¢ silêncio ensurdecedor. Quando penetra nos arquivos da consciência nacional, os dados e os feitos berram, clamam, gritam, sangram pelas prateleiras. Engana-se, portanto, quem julga que os arquivos são lugares apenas de poeira e mofo. Ali está pulsando algo. Como num vulcão aparentemente adormecido, ali algo quer emergir. E emerge. Cedo ou tarde. Não se destrói totalmente qualquer documentação. Sempre vai sobrar um herege que não foi queimado, um judeu que escapou ao campo de concentração, um dissidente que sobreviveu aos trabalhos forçados na Sibéria. De nada adiantou aquele imperador chinês ter queimado todos os livros e ter decretado que a história começasse com ele. 
7 A história recomeça com cada um de nós, apesar dos reis e das inquisições. (Affonso R. de Sant'Anna. A RAIZ QUADRADA DO ABSURDO. Rio de Janeiro, Rocco, 1989, p. 196-198.)
30) Assinale a opção em que a indicação entre parênteses NÃO completa corretamente a lacuna da frase: 
a) Os amigos .... procuraram para dar-lhe os parabéns. (a) 
b) Seria conveniente que ele se referisse .... recomendações do chefe. (às) 
c) Ele disse que .... anos vem escrevendo suas memórias. (há) 
d) Ele criou problemas todas .... vezes em que veio aqui. (às)
31) (Ita 1995) - Indique a alternativa em que há erro gramatical: 
a) Àquelas daria a atenção devida? 
b) Nem a traças nem a cupins conheço a solução. 
c) Havia duas moças, você deu importância à de cá mas não a de lá. 
d) Dobre à esquina, à direita, e você estará junto à Machado de Assis, bela praça.
32) (Uece 1996) - Empregou-se corretamente o sinal indicativo de crase em: 
a) Sobre a visita à Quixadá, os moradores nos mostraram os pontos turísticos. 
b) Sou favorável à uma suspensão temporária do namoro. 
c) A garota à cuja vida aludimos tem um comportamento excelente. 
d) A relação à qual nos referimos já dura muitos anos. 
33) (Uelondrina 1995) - Assinale a letra correspondente à alternativa que preenche corretamente as lacunas da frase apresentada.
O aluno recorreu ..... escondidas ..... várias autoridades, para chegar ..... situação mais cômoda. 
a) as - a - àquela 
b) as - à - aquela 
c) às - a - àquela 
d) às - à - aquela 
34) (Mackenzie 1996) - Aponte a alternativa que completa adequadamente as lacunas.
I - Foi ofendido, mas não conseguiu dar importância _____
II - Quando ia _____ pé à cidade mais próxima, olhava demoradamente as pessoas cara _____ cara.
III - Como não damos ouvido _____ reclamações, a polícia fica _____ distância.
IV - Pôs-se _____ falar _____ toda pessoa seus mais íntimos segredos.
V - Sei _____ quem puxaste, pois temes lançar-te _____ novas conquistas. 
a) I - aquilo; II - à, à; III - à, à; IV - a, a; V - a, a 
b) I - àquilo; II - a, a; III - a, à; IV - a, a; V - à, a 
c) I - àquilo; II - a, a; III - a, a; IV - a, a; V - a, a 
d) I - aquilo; II - à, a; III - à, a; IV - à, a; V - a, à 
35) (Fei 1994) - Assinalar a alternativa que preenche corretamente as lacunas das frases adiante:
I. Enviei dois ofícios_______ Vossa Senhoria. 
II. Dirigiam-se______casa das máquinas. 
III. A entrada é vedada______toda pessoa estranha. 
IV. A carreira______qual aspiro é almejada por muitos. 
V. Esta tapeçaria é semelhante ______ nossa. 
a) a - a - à - a - a 
b) a - à - a - à - à 
c) à - a - à - a - a 
d) à - à - a - à - à 


36) (Ita 1996) - Assinale a opção que completa corretamente as lacunas das frases a seguir:
I - Saíram daqui______ pouco, mas voltarão daqui______ pouco, pois moram apenas______dois quilômetros de distância. 
II- _______foram suas amigas? _______ estarão agora? 
a) há - a - a - Aonde - Onde                                             b) há - há - à - Onde - Onde 
c) há - a - a - Aonde - Aonde                                             d) a - a - à - Para onde - Por onde 













DOENÇA DO PROGRESSO
Ação à distância, velocidade, comunicação, linha de montagem, triunfo das massas, Holocausto: através das metáforas e das realidades que marcaram esses cem últimos anos, aparece a verdadeira doença do progresso... 
O século que chega ao fim é o que presenciou o Holocausto, Hiroshima, os regimes dos Grandes Irmãos e dos Pequenos Pais, os massacres do Camboja e assim por diante. Não é um balanço tranquilizador. Mas o horror desses acontecimentos não reside apenas na quantidade, que, certamente, é assustadora. 
Nosso século é o da aceleração tecnológica e científica, que se operou e continua a se operar em ritmos antes inconcebíveis. Foram necessários milhares de anos para passar do barco a remo à caravela ou da energia eólica ao motor de explosão; e em algumas décadas se passou do dirigível ao avião, da hélice ao turborreator e daí ao foguete interplanetário. Em algumas dezenas de anos, assistiu-se ao triunfo das teorias revolucionárias de Einstein e a seu questionamento. O custo dessa aceleração da descoberta é a hiperespecialização. Estamos em via de viver a tragédia dos saberes separados: quanto mais os separamos, tanto mais fácil submeter a ciência aos cálculos do poder. Esse fenômeno está intimamente ligado ao fato de ter sido neste século que os homens colocaram mais diretamente em questão a sobrevivência do planeta. Um excelente químico pode imaginar um excelente desodorante, mas não possui mais o saber que lhe permitiria dar-se conta de que seu produto irá provocar um buraco na camada de ozônio. 
O equivalente tecnológico da separação dos saberes foi a linha de montagem. Nesta, cada um conhece apenas uma fase do trabalho. Privado da satisfação de ver o produto acabado, cada um é também liberado de qualquer responsabilidade. Poderia produzir venenos, sem que o soubesse - e isso ocorre com freqüência. Mas a linha de montagem permite também fabricar aspirina em quantidade para o mundo todo. E rápido. Tudo se passa num ritmo acelerado, desconhecido dos séculos anteriores. Sem essa aceleração, o Muro de Berlim poderia ter durado milênios, como a Grande Muralha da China. É bom que tudo se tenha resolvido no espaço de trinta anos, mas pagamos o preço dessa rapidez. Poderíamos destruir o planeta num dia. 
Nosso século foi o da comunicação instantânea, presenciou o triunfo da ação à distância. Hoje, aperta-se um botão e entra-se em comunicação com Pequim. Aperta-se um botão e um país inteiro explode. Aperta-se um botão e um foguete é lançado a Marte. A ação à distância salva numerosas vidas, mas irresponsabiliza o crime. 
Ciência, tecnologia, comunicação, ação à distância, princípio da linha de montagem: tudo isso tornou possível o Holocausto. A perseguição racial e o genocídio não foram uma invenção de nosso século; herdamos do passado o hábito de brandir a ameaça de um complô judeu para desviar o descontentamento dos explorados. Mas o que torna tão terrível o genocídio nazista é que foi rápido, tecnologicamente eficaz e buscou o consenso servindo-se das comunicações de massa e do prestígio da ciência. 
Foi fácil fazer passar por ciência uma teoria pseudocientífica porque, num regime de separação dos saberes, o químico que aplicava os gases asfixiantes não julgava necessário ter opiniões sobre a antropologia física. O Holocausto foi possível porque se podia aceitá-lo e justificá-lo sem ver seus resultados. Além de um número, afinal restrito, de pessoas responsáveis e de executantes diretos (sádicos e loucos), milhões de outros puderam colaborar à distância, realizando cada qual um gesto que nada tinha de aterrador. 
Assim, este século soube fazer do melhor de si o pior de si. Tudo o que aconteceu de terrível a seguir não foi se não repetição, sem grande inovação. 
O século do triunfo tecnológico foi também o da descoberta da fragilidade. Um moinho de vento podia ser reparado, mas o sistema do computador não tem defesa diante da má intenção de um garoto precoce. O século está estressado porque não sabe de quem se deve defender, nem como: somos demasiado poderosos para poder evitar nossos inimigos. Encontramos o meio de eliminar a sujeira, mas não o de eliminar os resíduos. Porque a sujeira nascia da indigência, que podia ser reduzida, ao passo que os resíduos (inclusive os radioativos) nascem do bem-estar que ninguém quer mais perder. Eis porque nosso século foi o da angústia e da utopia de curá-la. 
Espaço, tempo, informação, crime, castigo, arrependimento, absolvição, indignação, esquecimento, descoberta, crítica, nascimento, vida mais longa, morte... tudo em altíssima velocidade. A um ritmo de STRESS. Nosso século é o do enfarte. 
(Adaptado de Umberto Eco, Rápida Utopia. VEJA, 25 anos, Reflexões para o futuro. São Paulo, 1993).
42) A frase em que o acento grave indica INCORRETAMENTE a ocorrência de crase é: 
a) O século que chega à seus últimos anos presenciou fatos assustadores, como assinala o autor do texto. 
b) Da energia eólica a humanidade passou, paulatinamente, às outras formas de energia hoje conhecidas. 
c) À beira do século XXI o homem vive a angústia gerada por suas próprias conquistas. 
d) O desconhecimento do processo total do trabalho permite que o indivíduo produza, à sua revelia, coisas indesejáveis. 
43) (Mackenzie 1997) - I - Refiro-me àquilo e não a isto. 
II - Sairemos bem cedo, para chegar à tempo de assistir a cerimônia. 
III - Dirigiram-se à Sua Excelência e declararam que estão dispostos à cumprir o seu dever e a não permitir a violação da lei.
Quanto ao emprego da crase, assinale: 
a) se todas as afirmações estão incorretas. 
b) se todas estão corretas. 
c) se apenas I está correta. 
d) se apenas III está correta. 




Atividades com interpretação de textos e gramatica

OS OVOS DE TODAS AS AVES SÃO COMESTÍVEIS?

Sim, mas a galinha é a ninja na arte de botar ovos
Apesar de os seres humanos se concentrarem no ovo de galinha - e, na falta de vigor, de codorna -, os ovos de todas as aves podem ser comidos. Segundo José Roberto Bottura, diretor do Instituto Ovos Brasil, só não comemos as outras variedades por causa da dificuldade de produção. "Consumimos ovos das espécies mais produtivas", diz. Nesse quesito, a galinha, que bota até 300 unidades ao ano, é imbatível.
Mas não faria mal à saúde explorar ninhos mais exóticos. "Não existe diferença na composição nutricional de cada tipo de 
ovo", explica a pesquisadora Nilce Maria Soares, do Laboratório de Patologia Avícola do Instituto Biológico. O que muda é o tamanho e a cor. Um ovo de codorna, por exemplo, possui as mesmas substâncias e nutrientes que um ovo de galinha: aqueles necessários para uma nova ave se desenvolver.
Por isso, os ovos de todas as aves têm praticamente o mesmo sabor - só variam com a alimentação. Se a espécie se alimenta de peixe, por exemplo, o 
ovo pode ficar com esse gosto. Ainda assim, fazer omeletes de beija-flor ou suspiro de ovo de pombo não é boa ideia, já que a produção de outros ovos não é monitorada por órgãos sanitários.
(FOLGUEIRA, L.  Os ovos de todas as aves são comestíveis? SuperInteressante. Seção Dúvida Cruel. N. 278. Maio 2010. Disponível  www.super.abril.com.br. Acesso 4 jun 2010.)

QUESTÃO 01
As Orações Subordinadas Adverbiais exercem a função sintática de adjunto adverbial em um contexto e estabelecem relações de acordo com as variadas circunstâncias que exprimem. Considerando o primeiro período do texto-referência (L1-2) a locução adverbial “apesar de” pode ser substituída, sem prejuízo de sentido e em razão da justificativa apresentada, pela conjunção
A)   “Se”, uma vez que estabelece relação de condição.
B)   “Assim que”, pois explora a condição de temporalidade.
C)   “Por mais que”, porque traz uma concessão.
D)   “À medida que”, pois apresenta proporcionalidade.
QUESTÃO 02
O pronome demonstrativo indica a posição dos seres designados em relação às pessoas do discurso, situando-os no espaço, no tempo ou no próprio discurso. DE acordo com este conceito, pode-se afirmar que na frase “o ovo pode ficar com esse gosto”, último parágrafo do texto, o pronome demonstrativo “esse” se refere a
A)   Omeletes
B)   Beija-flor
C)   Pombo
D)   Peixe

QUESTÃO 03
No texto foram utilizadas aspas em dois momentos. A justificativa do emprego deste recurso em ambos os casos no texto, de acordo com a norma gramatical, é
A)   realçar termos e expressões.
B)   destacar ironias.
C)   registrar expressões estrangeiras.
D)   indicar citações.

QUESTÃO 04
O texto é considerado informativo e foi publicado em uma revista destinada ao público jovem, o que exige uma linguagem adequada ao perfil de seus leitores para que a mensagem seja entendida. Pode-se afirmar que o texto utiliza a linguagem informal, recorrendo a metáforas como se observa em
A)   A galinha é a ninja na arte de botar ovos.
B)   Os ovos de todas as aves têm praticamente o mesmo sabor.
C)   Um ovo de codorna, por exemplo, possui as mesmas substâncias e nutrientes que um ovo de galinha.
D)   os ovos de todas as aves podem ser comidos
Nos exercícios abaixo, você deverá fazer a associação entre as frases e as legendas dadas.
A) SUJEITO SIMPLES
B) SUJEITO OCULTO
C) SUJEITO INEXISTENTE
D) SUJEITO COMPOSTO
E) SUJEITO INDETERMINADO

01) (    ) Ventou muito pela manhã.
02) (    ) Prenderam o bandido.
03) (    ) Conheces o valor de cada
palavra? 
04) (    ) Trabalha-se de dia, descansa-se à
noite.
05) (    ) Conduzia Carlos os destinos do país.
06) (    ) Chovem bênçãos sobre a multidão.
07) (    ) Haverá seres vivos em outros
mundos? 
08) (    ) Existirão seres vivos em outros
mundos? 
09) (    ) Falaram tanto de você.
10) (    ) Falou-se tanto de você. 
11) (    ) Alguém falou tanto de você.
12) (    ) Ela falou tanto de você.
13) (    ) Faz um calor insuportável.
14) (    ) Cai neve no meu coração.
15) (    ) Quebrou-se a vidraça. 
16) (    ) Quebraram a vidraça.
17) (    ) Ouviu-se por toda a sala um oh! de decepção.
18) (    ) Aspirava-se a uma vida melhor naquela época.
19) (    ) Passará o céu e a terra...
20) (    ) Garantir-se-ão as liberdades individuais.
21) (    ) Conquistou-se uma boa posição social.
22) (    ) Admira-se a obra prima de A S. Galvão.
23) (    ) Meus filhos, não vos esqueçais de mim.
24) (    ) São dez horas no relógio da matriz.
25) (    ) Vai em dois anos ou pouco mais que ...
26) (    ) Deram dez horas no relógio da sala.
27) (    ) Deu dez horas o relógio da sala.
28) (    ) Basta de reclamações!
29) (    ) Basta uma única resposta.
30) (    ) "Diz que era uma vez quatro ladrões muitos sabidos..."(Apenas o sujeito da 1ªoração).





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Assinale com “C “ as frases corretas quanto a concordância e com “ I ” as frases incorretas:

1) (   ) Falou o Ministro e todos os seus assessores.
2) (   ) Saiu agora mesmo daqui seu tio e suas primas.
3) (   ) Não só os alunos, como também o diretor faltou às aulas.
4) (   ) Fumar e beber faz muito mal à saúde.
5) (   ) O comer e o dormir engordam.
6) (   ) Não só eu, mas também meus filhos estão com gripe.
7) (   ) Bebida, festas, dinheiro, mulheres, nada o tornava alegre.
8) (   ) Céu, mar, terra, rios, sol planetas, animais tudo se constituem dos mesmos elementos.
9) (   ) Tanto o marido como a mulher mentiu.
10) (   ) Deverá viajar conosco Ademir e Adriana.
11) (   ) Deus e demônio, brancos e negros, crentes e ateus, mulheres e homens, ninguém o igualava em tragédias ou em comédias.
12) (   ) Tanto você quanto eu estou na mesma situação.
13) (   ) O burro, o asno e o preguiçoso, sem pancadas, nenhum se mexe.     14) (   ) Veio ao aeroporto Giovanna, Lucas, Gabriel e os primos.
15) (   ) Giovanni ou Otaviano dirigirão o automóvel.
16) (   ) Chegou uma carta e um telegrama para Vossa Excelência.
17) (   ) Perder e ganhar é do esporte.
18) (   ) Os Sertões foram publicados em 1902 e são de autoria de Euclides da Cunha.
19) (   ) Luís, bem como seus irmãos, virá comigo.
20) (   ) As estrelas parecem brilhar mais intensamente hoje
21) (   ) As estrelas parece brilharem mais intensamente hoje
22) (   ) As crianças parece estarem com fome.
23) (   ) Vossa Santidade estejais em paz, que cuidaremos da sua segurança.
24) (   ) Tudo parecem rosas na vida.
25) (   ) Aquilo parecem fogos de artifício.
EXERCÍCIOS DE ANÁLISE SINTÁTICA
1) Indique os sujeitos da oração
a) Mariana precisa de apoio.
b) Alguns homens destroem a natureza.
c) Só pensam em namoro.
d) O professor e a professora obedecem ao regulamento.
e) Verifiquei   os estragos no telhado.
f) As plantas amazônicas necessitam de grande quantidade de luz.
g) Ventou bastante ontem.

2) Determine e classifique o sujeito das seguintes orações.
1 - Chegaram os alunos.
2 - Nada te direi.
3 - Amanhã serão trinta de março.
4 – A dor permanecia a mesma.
5 - Descobriram o culpado.
6 - Fizeste o dever?
7 - No inverno, amanhece tarde.
8 – Os livros e os cadernos são úteis.
9 – Entraram alunos e professor.
10- Cai chuva do céu cinzento.
3) Classifique nas frases os objetos diretos e indiretos:
a) Incêndio florestal já destruiu cem mil hectares.
b) Discordo totalmente de você.
c) Previdência reajusta valor dos benefícios.
d) Não confiava em si absolutamente.
e) O direito ao descanso semanal pertence a todos os trabalhadores.
4) Complete os títulos dos seguintes anúncios classificados com objetos diretos. Estes títulos devem estar de acordo com o texto.
a) Vendo...
Uma linha de  6919 e outro da linha 6962. Servem para os bairros de São Matheus e Sapopemba.

b) Família doa...
São filhotes de raça persa,já vacinados.


5) Agora,complete os títulos dos anúncios com um objeto indireto.
a) Preciso de...
Mesmo sem prática,para cuidar de grande área gramada,muitas plantas e algumas árvores ornamentais.
b) Necessitamos de...
Com experiência em escola de ensino fundamental e médio,para aulas de Português no período matutino


6) Responda empregando um objeto indireto.
Contra quem você votou?
Para que time vocês torceram?
Em que você pensava?
De que música eles mais gostavam?

7) Dê a função sintática dos pronomes oblíquos em destaque nas frases abaixo:
A) Entregaram-me o recibo.
b) Não o incomode.
c) Já lhes comuniquei a novidade.
d) Deixaram-nos apenas este bilhete.
e) Procuraram-nos há muito tempo.
f) Ele se atribuiu um pequeno valor.
8) Identifique se os verbos são transitivos ou intransitivos:
a) Expulso a senhora da sala.
b) Ele fez o exercício com calma.
c) Saiu com os amigos.
d) Falava sobre política.
e) O aluno preparou-se para a prova.
f) Os alunos falam muito.
g) Morreu de pneumonia.
9) Indique os verbos transitivos e os verbos intransitivos.      
a) Sua palavras provocaram confusão.
b) Um vento forte soprava do Sul.
c) Nenhum aluno faltou.
d) O mar invadiu a praia.

10) Classifique cada um desses verbos em transitivo direto ou transitivo indireto.
a) O raio clareou tudo
b) O raio sapecou a árvore.
c) Aluguei uma ótima casa.
d) Você não existe!
e) Ele gosta de Manuela.
f) O homem acordou.
11) Classifique os verbos das frases:
a) Os pedestres andavam pelo calçadão.
b) Os pedestres andavam preocupados.
c) Hoje em dia,as pessoas vivem preocupadas.
d) Aqueles moços vivem no mundo da lua.
e) Aquela moça virou freira.
f) O vento virou canoa.
12) Transforme as frases isoladas,numa única oração de predicado verbo-nominal,reunindo o verbo significativo de uma e o predicativo da outra.
a)Filomena caminhava pelas ruas.Filomena estava aborrecida.
b)Os alunos chegaram à escola.Os alunos estavam atrasados.
c)Ficamos em casa.Permanecemos cansados.
d)Fabiano marchava.Fabiano parecia preocupado.
13) Classifique os verbos quanto à predicação e,a seguir,diga que tipo  de predicado ocorreu.
a)Pedro está adoentado.
b)Os jogadores deixaram o estádio.
c)A população considera aquela atitude inexplicável.
d)Aqueles soldados não confiam em seus superiores.
e)A poetisa é uma sonhadora.
f)Chegou ontem a São Paulo um jumbo da Varing.
14) Destaque e classifique os predicativos.
a)Nossa vida tornou-se impossível.
b)O Tejo é  mais belo que o rio que corre pela minha aldeia.
c)Consideraram neutra a posição do juiz.
d)Os meninos esperavam inquietos o resultado do pedido.
e)Os alunos elegeram Renata representante da sala.

15) Circule os complementos nominais:
a)Manifestou-se favoravelmente ao réu.
b)Optamos pela reciclagem de todo o lixo da cidade.
c)O contato com o lixo é prejudicial à saúde.
d)O povo tinha necessidade de alimentos.
e)Tinham confiança em você.
16) Passe as orações abaixo para a voz da passiva e identifique o agente da passiva.
a)O exército cercou a cidade.
b)O goleiro desviou a bola.
c)O menino quebrou a vidraça.
d)Os alunos entregaram o prêmio.
17) Dê a função sintática dos termos em destaque:
a)A seu lado,viajava um padre,alheio a tudo,mergulhando no breviário.
b)Os passageiros não pareciam interessados no prejuízo.
c)Tais palavras não eram compatíveis com a sua posição.
d)Jamais me esquecerei de ti.
e)Ele agradeceu aos companheiros,pois  estava,realmente,agradecido aos mesmos,pela rejeição ao projeto.
f)Ele foi encontrado pelo irmão.
g)A aldeia era povoada pelos indígenas.
18) Circule os complementos nominais:
A)Manifestou-se favoravelmente ao réu.
b)Optamos pela reciclagem de todo o lixo da cidade.
c)O contato com o lixo é prejudicial à saúde.
d)O povo tinha necessidade de alimentos.
e)Tinham confiança em você.

19) Circule os adjuntos adnominais.
a)O meu amigo vai ter o seu momento mágico.
b)Veja estes exploradores do espaço.
c)Alguns técnicos querem preservar as matas nativas.
d)Cavalo pantaneiro tem venda inédita em Minas.
e)Os japoneses construíram o maior aquário do mundo .

20) Circule os Adjuntos Adnominais:
1 - O Repórter gaúcho  fornecia os mínimos detalhes do acontecimento
2- Aquele menino bom saiu três vezes.
3- Pode levar também este jornal; meu filho caçula já leu o caderno de esportes.
4- O espetáculo de dança foi suspenso até segunda ordem.
5- No desfile, duas garotas lindíssimas vestiam calças e camisetas brancas




CANÇÃO DO INVERNO
Cai a neve, de mansinho...
Cai a neve em meus cabelos,
Que eram de ouro e são de luar.
Altas torres de castelo...
Cai a neve, de mansinho,
Para os sonhos sepultar.
Cai a neve... tão de leve!
No meu rosto, brando e brando,
Será a neve resvalando.
Ou é o pranto a deslizar?

De origem ucraniana, Helena Kolody nasceu em Cruz Machado, interior do Paraná, em 1912, e vive em Curitiba, onde foi educadora. Seu primeiro livro de poesia,Paisagem interior, saiu em 1941. Depois desse, publicou vários outros, nos quais deixou registrado um jeito muito especial de falar da natureza e da vida. O poemaCanção de inverno foi retirado do livro Luz infinita.
BUSQUE NOS TEXTOS:
1-Verbos nos seguintes tempos:
infinitivo
gerúndio
particípio

2- Verbos no presente do indicativo

3- Verbos no pretérito imperfeito do indicativo

4- Verbos no futuro do presente

5- Adjetivos

6- Numerais

7- Substantivos próprios

8- Um substantivo comum no 8º verso

9- Dígrafos

10- Três encontros consonantais

11- Um hiato e uma repetição

12- Adjetivos pátrios

13- Pronomes

14- Uma preposição na 1ª estrofe e outra na 3ª.
15- Substantivos no diminutivo

16- Nomes da pontuação utilizada;

17-Nomes dos sinais utilizados na pontuação.

18- Copie o 6º verso.

19-Quantas estrofes tem o poema;

20- Passe para a ordem direta: Cai a neve, de mansinho, para os sonhos sepultar.
RESPONDA:
Qual a diferença entre texto poético e texto informativo?

Qual a intenção da poetisa ao se utilizar do diminutivo?

Explique cada um dos versos: 3, 4 e 6.

O poema sugere silêncio. Identifique.

Em qual pessoa do discurso o poema é escrito?

Qual o sentimento expresso?

Que idade tem a pessoa representada?

Explique o que representam cada uma das palavras: ouro, neve, luar

Escrever um texto em verso ou prosa cujo nome seja: Canção do verão

Tendo  em  vista  as  novas  regras  ortográficas,  explique:
A)     A   palavra  para  pode   pertencer  a duas  classes  gramaticais. Quais são elas?

B)      Observe a oração abaixo:
O trânsito para São Paulo.
Nesta oração qual é a função morfológica da palavra para.
C)      Escreva uma nova oração mudando o sentido da palavra para.
D)     E a palavra trânsito, também perdeu o acento? Justifique sua resposta.
E)      Segundo o novo acordo ortográfico a palavra vôo não deve ser mais acentuada. Dê outros exemplos de palavras que seguem a mesma regra.

2) As palavras grifadas podem pertencer a duas classes gramaticais. Quais são elas?
A)O sonho está recheado de  chocolate.
Sempre sonho com anjos.
B) O pelo do cachorro é branco.
Vou pelo caminho mais curto.

3) Assinale a única alternativa em que todas as palavras seguem a mesma regra do novo acordo ortográfico:

(A) jibóia, alcatéia ,idéia 
 (B) geléia,  assembléia ,réu 
( C ) história,  saúde,jibóia

(A) contrarregras, microondas,  antirreligioso 
(B) extraescolar, aeroespacial, autoescola
(C) auto- escola, micro-ondas, antirreligioso.

(A) inter-municipal, interestadual, conta-regras
(B) intermunicipal,  superinteressante, interestadual
( C ) interestadual.super interessante, anti-religioso

 




DE MARICÁ PARA MARICOLÁ

Bruxa bonita não tem vez!
Vejam vocês que Maricolá se jogou no mar porque suas irmãs, Maricá, e Marilá, a transformaram numa pessoa horrorosa. Ela estava pensando como recuperar sua vassoura para se locomover com mais facilidade, no fundo do mar ou quem sabe, até, voltar para o penhasco, quando...
Nesse instante bateram na porta. Marcelina, a sereia-secretária, veio nadando apressadinha, murmurou um “com licença” e foi atender.
Era o Peixe-Serra, o correio do fundo do mar, trazendo uma carta presa ao serrote.
- Diga pra dona da casa botar luz na entrada da gruta. Custei pra achar o número e isso não está certo! – queixou-se ele.
- Deve ter acontecido alguma coisa com os peixes de iluminação. Mas também, por que não trabalha de dia? São horas de entregar cartas?
- Aí no envelope está escrito “urgente”, o que quer dizer “o mais depressa possível”. Pode ser até uma questão de vida ou morte. Ande, menina! Corra pra dentro e entregue a carta. Se tiver resposta eu levo.
Marcelina obedeceu resmungando:
- Não é urgente coisa nenhuma! Está amarrada com uma pedrinha e isso quer dizer que é mais uma carta cheia de desaforos das bruxas do alto do penhasco. Dona Guiomar vai ler e jogar no lixo.
Mas depois viu que a carta estava endereçada a Maricolá. Estava escrito no envelope:
Exma. Srta.
Maricolá Alvissareira da Penha
Aos cuidados da Dona Guiomar Marazul
Alameda das Esponjas Vermelhas nº 25
URGENTE
- Aquela bruxa esquisita mal chegou e já está recebendo cartas, e ainda por cima, carta urgente – pensou Marcelina desconfiada. Entregou a carta a Maricolá e ficou parada diante dela olhando-a com grande curiosidade.
Era uma carta de Maricá. A bruxinha leu e fez a cara mais espantada do mundo. Nunca pensou que a irmã pudesse escrever uma coisa assim tão carinhosa. A carta dizia:
“Querida Franguinha Gorducha, como vai? Não se resfriou ainda na água fria? Estamos muito preocupadas e achamos que está na hora de você voltar. Sabe que se ficar mais tempo pode virar um marisco, um tubarão ou uma água-viva! Estamos mais do que preocupadas, estamos APAVORADAS.
Por favor, irmãzinha, pegue lápis e papel e escreva à sua vassoura, pedindo para ela ir buscar você. E depressa ouviu? A carta tem que ser enviada para a Praia do Mar-Virado. Eu e a Marilá vamos passar a noite lá, esperando.
Sete beijinhos para você.”
E depois vinha a assinatura:
“Maricá”
Maria Heloisa Penteado (Adaptado de Maricá, Marilá e Maricolá.


Questão 01- Procure no texto as palavras que significam:
a) mais que preocupadas
b) morro alto de pedra
c) o mais depressa possível
d) carta destinada a Maricolá

Questão 02 - Responda as questões, de acordo com o texto:
a) Por que o Peixe-Serra pediu para botar luz na entrada da gruta?
b) Que motivo levou o Peixe- Serra a não esperar o dia para entregar a carta?
c) O que fez Marcelina pensar que a carta havia vindo do penhasco?
d) Por que Maricolá ficou espantada ao perceber que a carta era carinhosa e vinda de Maricá?

QUESTÃO 03 - Responda
a) Por que o texto se chama “De Maricá para Maricolá”?
b) Que outro título você daria para esse texto? Justifique sua resposta.

QUESTÃO 04 - Leia os fatos e complete com as causas que levaram cada um a acontecer.
a) Maricolá se jogou no mar.
Causa –
b) Maricá enviou uma carta a Maricolá.
Causa –

QUESTÃO 05 - A saudação da carta é “Querida Franguinha Gorducha...”
a) Por que será que Maricá saudou Maricolá dessa forma?
b) O que você pensa que Maricolá achou desse fato? Justifique sua resposta.


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