ATENÇÃO



Querido companheiro de profissão, se você se interessar por alguma postagem e não conseguir uma boa impressão envie-me e-mail que ficarei feliz em compartilhar. Abraço.
profclaugeo@yahoo.com.br

Atividades de Historia e Geografia

Nos sites abaixo você encontra todos os meus arquivos em doc word.

Visite


Entre para o grupo

Curriculo Básico Comum(CBC)

Encontre aqui o CBC, Orientações pedagógicas para suas aulas e Roteiros de atividades.
Clique no link abaixo:
http://crv.educacao.mg.gov.br/sistema_crv/index2.aspx??id_objeto=23967

9 de mai de 2012

Matriz de referência de Educação física PIP II Descritores


MATRIZ DE REFERÊNCIA - VERSÃO PRELIMINAR
EDUCAÇÃO FÍSICA – 9º ANO ENSINO FUNDAMENTAL
TÓPICOS/TEMAS E SEUS DESCRITORES
I – ESPORTE
D1
Identificar as regras básicas de cada modalidade esportiva.
D2
Identificar as regras de cada modalidade esportiva em situações pré-definidas.
D3
Identificar os elementos técnicos (fundamentos) de cada modalidade esportiva.
D4
Identificar as formações táticas de cada modalidade esportiva.
D5
Identificar os riscos de cada modalidade esportiva.
D6
Identificar os benefícios da prática esportiva.
D7
Identificar esporte educacional, de participação e de rendimento.
D8
Diferenciar esporte educacional, de participação e de rendimento.
D9
Reconhecer a importância da hidratação antes, durante e após a prática esportiva.
D10
Reconhecer a importância do vestuário adequado durante a prática esportiva.
D11
Identificar as modalidades esportivas presentes no país, na região e na comunidade local.
II – JOGOS POPULARES, JOGOS ESPORTIVOS, JOGOS DE SALÃO, JOGOS DE RAQUETE E CAPOEIRA
D12
Identificar os jogos regionais, locais e de outras culturas.
D13
Identificar os elementos técnicos básicos da capoeira.
D14

Diferenciar os estilos de capoeira.
III – GINÁSTICA GERAL, GINÁSTICA DE SOLO, MOVIMENTOS ACROBÁTICOS
D15
Identificar as características de cada modalidade da ginástica.
D16
Identificar os elementos técnicos de cada modalidade da ginástica.
D17
Reconhecer os riscos da prática da atividade física não orientada.
D18
Identificar as causas da dor e da fadiga muscular na prática da atividade física.
D19
Reconhecer os benefícios da atividade física na promoção da qualidade de vida.
D20
Reconhecer os benefícios da atividade física na melhoria da postura e desenvolvimento corporal.
D21
Reconhecer a relação entre alimentação e atividade física na prevenção e tratamento da obesidade.
D22
Reconhecer a influência da alimentação na prática da atividade física.
IV – DANÇA CRIATIVA, DRAMATIZAÇÃO, PANTOMIMA
D23
Identificar os elementos técnicos da dança.
D24
Identificar as diferentes manifestações culturais na dança.
D25
Identificar as características das modalidades e estilos de dança.
D26
Identificar os estereótipos da dança na sociedade.