|
E.E.”Dr JOAQUIM VILELA”
AVALIAÇÂO DE NGLÊS / 2012
ALUNO (A):________________Nº___ SÉRIE:
PROFESSOR: ____________ VALOR: _____
NOTA: _______
BOA SORTE!!!
|
Leia
o texto a seguir com atenção.
A
FESTA NO CÉU
Espalhou-se
entre as aves a notícia de que haveria uma grande festa no céu. Todas as aves
compareceriam e os outros animais ficariam com inveja, pois sendo incapazes
de voar, não poderiam ir.
Adivinhe
quem disse que iria também à festa? O sapo! Logo ele, pesado e nem
conseguindo correr, seria capaz de aparecer nas alturas! Pois o sapo disse
que tinha sido convidado e ia de qualquer jeito. Os bichos quase morreram de
rir. Os pássaros então, nem se fala.
O
sapo tinha um plano. Na véspera, procurou o urubu e deu uma prosa, divertindo
muito o dono da casa. Depois disse:
—
Bom, amigo urubu, quem é manco parte cedo e vou indo, porque o caminho é
comprido.
O
urubu pediu confirmação:
—
Você vai mesmo, né?
—
Se vou? Te vejo lá!
Em
vez de sair, o sapo disfarçou, deu meia-volta, entrou pela janela do quarto e
vendo a viola em cima da cama, meteu-se dentro, encolhendo-se todo.
O
urubu, mais tarde, pegou a viola, amarrou a tiracolo e se mandou para o céu.
Chegando
no céu, o urubu arriou a viola num canto e foi procurar outras aves.
O
sapo botou um olho de fora e vendo que estava sozinho, deu um pulo e
ganhou
a rua, todo feliz. Não queiram saber o espanto que as aves tiveram, vendo o
sapo pulando no céu. Perguntaram, perguntaram, mas o sapo fez conversa mole.
A festa começou e o sapo se espalhou. Lá pela madrugada, sabendo que só podia
voltar do mesmo jeito que veio, o sapo foi se esgueirando e correu para onde
o urubu havia se hospedado. Procurou a viola, acomodou-se e ficou à espera.
O
sol saindo, acabou a festa e os convidados foram voando, cada um pra seu
destino. O urubu pegou a viola e tocou para a terra.
Ia
pelo meio do caminho quando, numa curva, o sapo se mexeu e o urubu, espiando
para dentro do instrumento, viu o bicho lá no escuro, todo curvado, feito uma
bola.
—
Ah, camarada sapo! É assim que você vai à festa do céu? Confiado você, hein?
E,
daquela altura, emborcou a viola. O sapo despencou. E dizia, na queda:
Béu!
Béu!
Se
eu desta escapar. Nunca mais bodas ao céu!
E
vendo as serras lá embaixo:
—
Arreda, pedra, senão eu te arrebento!
Bateu
em cima das pedras como uma abóbora, espedaçando-se todinho. Ficou em
pedaços. Nossa Senhora, com pena do sapo, juntou os pedaços e o sapo viveu de
novo. Por isso o sapo tem o couro cheio de remendos. (Luís Câmara Cascudo)
|
Interpretação
1- A notícia de que haveria uma festa no céu
provocou um sentimento de inveja em alguns animais. Por quê? Justifique essa
afirmação.
|
2- Por que os bichos morreram de rir quando o
sapo disse que iria à festa?
|
3- “O sapo tinha um plano.” Qual era esse
plano?
|
4- No final do texto, o sapo recebe um prêmio.
Em que consiste esse prêmio?
|
5- Você poderia explicar com as suas palavras
as principais diferenças entre a linguagem formal e a linguagem informal? Em
quais lugares podemos encontrar cada uma delas?
|
6- No texto “A festa no céu”, predomina a
linguagem mais formal ou mais informal? Explique e dê um exemplo que confirme
a sua resposta.
|
7- Transcreva do trecho a seguir uma expressão
que representa um uso próprio da linguagem oral:
—
Ah, camarada sapo! É assim que você vai à festa do céu? Confiado você, hein?
|
8- Quantos parágrafos o texto possui? Enumere-os no texto.
|
9- O que é o clímax da história? Em qual (is)
parágrafo(s) encontramos o clímax desta história?
|
10- A história que você leu “A festa no céu” é
um conto popular. Se você tivesse que explicar para alguém o que é o conto
popular, o que diria?
|
OBSERVAÇÃO:
Todas
as questões abaixo são em forma de testes e para cada uma delas só existe uma
alternativa correta.
11- Leia a tirinha:
O
que justifica o uso abreviado da forma verbal “estão” na fala da menina?
A)A
busca por uma linguagem mais cuidada.
B)A tentativa de apresentar uma linguagem formal.
C)A representação de uma linguagem próxima da fala.
D)O grau de distanciamento emocional entre as crianças.
B)A tentativa de apresentar uma linguagem formal.
C)A representação de uma linguagem próxima da fala.
D)O grau de distanciamento emocional entre as crianças.
________________________________________________________________________________________________
12- Leia a expressão
abaixo:
“Ele
tem pé quente!”
Como
você já sabe, a expressão destacada é um dito popular. Qual é o sentido que ela
produz?
A)
Ele tem um segredo guardado.
B) Ele tem desconfiança.
C) Ele é grande dançarino.
D) Ele é uma pessoa de sorte.
B) Ele tem desconfiança.
C) Ele é grande dançarino.
D) Ele é uma pessoa de sorte.
________________________________________________________________________________________________
13-
A
linguagem informal é caracterizada por:
A)
seguir as regras de uma gramática normativa eleita como variedade-padrão.
B) ser mais espontânea e descontraída.
C) geralmente não empregar gírias.
D) ser mais utilizada em palestras, reuniões científicas, documentos oficiais.
B) ser mais espontânea e descontraída.
C) geralmente não empregar gírias.
D) ser mais utilizada em palestras, reuniões científicas, documentos oficiais.
________________________________________________________________________________________________
14-
Nós
estudamos que os momentos de uma narrativa tradicional podem ser organizados da
seguinte maneira:
A)
Situação inicial e conflito.
B) Situação inicial, conflito e final.
C) Situação inicial, conflito, clímax do conflito, desfecho.
D) Situação inicial, conflito, desfecho e clímax do desfecho.
B) Situação inicial, conflito e final.
C) Situação inicial, conflito, clímax do conflito, desfecho.
D) Situação inicial, conflito, desfecho e clímax do desfecho.
________________________________________________________________________________________________
15-
Dizemos
que um texto está em prosa quando está organizado em:
A)
versos.
B) frases contínuas formando parágrafos.
C) frases formando poema.
D) frases formando estrofes.
B) frases contínuas formando parágrafos.
C) frases formando poema.
D) frases formando estrofes.