12 de mai. de 2012
9 de mai. de 2012
Matriz de referência de Educação física PIP II Descritores
MATRIZ DE
REFERÊNCIA - VERSÃO PRELIMINAR
EDUCAÇÃO FÍSICA
– 9º ANO ENSINO FUNDAMENTAL
TÓPICOS/TEMAS E
SEUS DESCRITORES
|
|
I – ESPORTE
|
|
D1
|
Identificar as regras básicas de cada modalidade
esportiva.
|
D2
|
Identificar as regras de cada modalidade esportiva
em situações pré-definidas.
|
D3
|
Identificar os elementos técnicos (fundamentos) de
cada modalidade esportiva.
|
D4
|
Identificar as formações táticas de cada
modalidade esportiva.
|
D5
|
Identificar os riscos de cada modalidade
esportiva.
|
D6
|
Identificar os benefícios da prática esportiva.
|
D7
|
Identificar esporte educacional, de participação e
de rendimento.
|
D8
|
Diferenciar esporte educacional, de participação e
de rendimento.
|
D9
|
Reconhecer a importância da hidratação antes,
durante e após a prática esportiva.
|
D10
|
Reconhecer a importância do vestuário adequado
durante a prática esportiva.
|
D11
|
Identificar as modalidades esportivas presentes no
país, na região e na comunidade local.
|
II – JOGOS POPULARES, JOGOS
ESPORTIVOS, JOGOS DE SALÃO, JOGOS DE RAQUETE E CAPOEIRA
|
|
D12
|
Identificar os jogos regionais, locais e de outras
culturas.
|
D13
|
Identificar os elementos técnicos básicos da
capoeira.
|
D14
|
Diferenciar os estilos de capoeira.
|
III
– GINÁSTICA GERAL, GINÁSTICA DE SOLO, MOVIMENTOS ACROBÁTICOS
|
|
D15
|
Identificar as características de cada modalidade
da ginástica.
|
D16
|
Identificar os elementos técnicos de cada
modalidade da ginástica.
|
D17
|
Reconhecer os riscos da prática da atividade
física não orientada.
|
D18
|
Identificar as causas da dor e da fadiga muscular
na prática da atividade física.
|
D19
|
Reconhecer os benefícios da atividade física na
promoção da qualidade de vida.
|
D20
|
Reconhecer os benefícios da atividade física na
melhoria da postura e desenvolvimento corporal.
|
D21
|
Reconhecer a relação entre alimentação e atividade
física na prevenção e tratamento da obesidade.
|
D22
|
Reconhecer a influência da alimentação na prática
da atividade física.
|
IV – DANÇA CRIATIVA,
DRAMATIZAÇÃO, PANTOMIMA
|
|
D23
|
Identificar os elementos técnicos da dança.
|
D24
|
Identificar as diferentes manifestações culturais
na dança.
|
D25
|
Identificar as características das modalidades e
estilos de dança.
|
D26
|
Identificar os estereótipos da dança na sociedade.
|
Matriz de referência de ciências...PIP II Descritores
MATRIZ DE
REFERÊNCIA - VERSÃO PRELIMINAR
CIÊNCIAS – 9º
ANO ENSINO FUNDAMENTAL
TÓPICOS/TEMAS E
SEUS DESCRITORES
|
|
I - DIVERSIDADE DA
VIDA NOS AMBIENTES
|
|
D1
|
Identificar,
a partir de características de animais e vegetais, ambientes brasileiros
aquáticos e terrestres.
|
D2
|
Reconhecer
as características dos grandes Reinos – Monera, Protista, Fungi, Planta,
Animal e Vírus.
|
D3
|
Identificar
padrões de adaptação dos grandes grupos de animais.
|
D4
|
Estabelecer
relação entre extinção de espécies e transformações nos ambientes provocadas
pela ação humana.
|
D5
|
Reconhecer
a importância do meio abiótico no ambiente para os seres vivos.
|
II - DIVERSIDADE DOS
MATERIAIS
|
|
D6
|
Reconhecer
as propriedades específicas dos materiais: densidade, solubilidade,
temperatura de fusão e ebulição, no reconhecimento de materiais e de
processos, separação de misturas e diferenciação entre misturas e
substâncias, com atividades do cotidiano
|
D7
|
Reconhecer
a conservação da massa nas reações químicas.
|
D8
|
Relacionar
a mistura de gases na composição do ar atmosférico.
|
D9
|
Reconhecer
a presença de componentes do ar atmosférico em reações químicas como
combustão, fermentação, fotossíntese e respiração celular.
|
D10
|
Estabelecer
relação entre reciclagem dos materiais e a preservação ambiental.
|
III - FORMAÇÃO E MANEJO DOS SOLOS
|
|
D11
|
Estabelecer
relação das queimadas com a morte dos seres vivos e a perda da fertilidade do
solo.
|
D12
|
Relacionar
as ações humanas e dos efeitos de intemperismo com a erosão do solo.
|
D13
|
Reconhecer
técnicas de conservação dos solos, como plantação em curva de nível, rotação
de culturas e de pastagens, correção do solo, adubação verde e outras como
técnicas de conservação do solo, intemperismo.
|
D14
|
Identificar
a presença de húmus com agente de fertilidade dos solos.
|
IV - DECOMPOSIÇÃO DOS MATERIAIS
|
|
D15
|
Relacionar
fatores como presença de ar, luz, calor e umidade com o desenvolvimento de
microorganismos.
|
D16
|
Identificar
aspectos relacionados com consumo, embalagem e estocagem de alimentos.
|
D17
|
Reconhecer
o problema do lixo na sociedade
|
V- QUALIDADE DA ÁGUA E QUALIDADE
DE VIDA
|
|
D18
|
Identificar
as mudanças de estado físico da água em situações reais e cíclicas das
transformações da mesma natureza.
|
D19
|
Identificar
as propriedades especificas da água em seus estados físicos, temperatura e
como solvente.
|
D20
|
Reconhecer
a importância da água para os seres vivos.
|
VI - ENERGIA NOS AMBIENTES
|
|
D21
|
Reconhecer
a energia armazenada em sistemas (energia potencial, gravitacional, energia
potencial elástica, energia potencial química).
|
D22
|
Reconhecer
o Sol como fonte básica de energia na Terra.
|
D23
|
Analisar
os fenômenos e processos em termos de transformações e transferência de
energia.
|
D24
|
Identificar
o alimento como fonte de energia.
|
VII - EVOLUÇÃO DOS
SERES VIVOS
|
|
D25
|
Reconhecer
o papel da reprodução sexuada e assexuada na evolução e diversidade das
espécies.
|
VIII - A DINÂMICA DO CORPO
|
|
D26
|
Identificar
e analisar alguns sistemas ou órgãos humanos em representações figurativas
|
IX - SEXUALIDADE
|
|
D27
|
Localizar,
nomear e dar a função das partes do aparelho reprodutivo feminino ou
masculino a partir de representações figurativas.
|
D28
|
Identificar
os principais métodos anticoncepcionais segundo suas formas de uso e
atuações, inclusive na preservação das DSTs – AIDS
|
D29
|
Compreender
e discutir as mudanças físicas e psicológicas na adolescência.
|
X - INTERAÇÃO DO
CORPO COM ESTÍMULOS DO AMBIENTE
|
|
D30
|
Estabelecer
relações entre sistema nervoso, órgãos dos sentidos e aparelho locomotor em
situações cotidianas ou situações de risco (acidentes, uso indevido de
medicamentos, drogas,etc).
|
XI - O MUNDO MUITO GRANDE
|
|
D31
|
Reconhecer
que vivemos na superfície da Terra.
|
D32
|
Identificar
força enquanto ação externa, capaz de modificar o estado de repouso ou
movimento dos corpos (inércia).
|
XII - O MUNDO MUITO PEQUENO
|
|
D33
|
Identificar
características das partículas constituintes dos átomos e sua organização
|
D34
|
Reconhecer
elementos químicos como constituintes básicos dos materiais.
|
XIII - MECANISMOS DE HERANÇA
|
|
D35
|
Reconhecer
que o meio ambiente pode alterar o fenótipo de um individuo.
|
D36
|
Reconhecer
o trabalho de Mendel, sobre a transmissão dos caracteres hereditários.
|
XIV- PROCESSOS DE TRANSFERÊNCIA DE
ENERGIA
|
|
D37
|
Reconhecer
os impactos ambientais de usinas geradoras de energia.
|
D38
|
Distinguir
calor de temperatura.
|
D39
|
Reconhecer
os circuitos elétricos e identificar o que é necessário para que a corrente
elétrica se estabeleça num circuito.
|
Matriz de referência de Arte PIP II Descritores
MATRIZ DE
REFERÊNCIA - VERSÃO PRELIMINAR
ARTE – 9º ANO
ENSINO FUNDAMENTAL
TÓPICOS E SEUS
DESCRITORES
|
|
I_ CONHECIMENTO E EXPRESSÃO EM
ARTES VISUAIS
|
|
D1
|
Identificar e reconhecer os elementos de
composição em artes visuais
|
D2
|
Reconhecer vocabulário apropriado de análise de
obras de artes visuais
|
D3
|
Reconhecer e contextualizar e contextualizar as
características fundamentais das obras de artes visuais.
|
II- CONHECIMENTO E EXPRESSÃO EM
DANÇA
|
|
D4
|
Estabelecer relações entre dança ,
contextualização e identidade cultural.
|
D5
|
Identificar os termos específicos da dança.
|
III_CONHECIMENTO E EXPRESSÃO EM
MUSICA
|
|
D6
|
Reconhecer os instrumentos musicais e suas funções.
|
D7
|
Identificar diferentes funções da musica.
|
D8
|
Identificar termos técnicos específicos da música.
|
D9
|
Reconhecer as relações culturais da música ao
longo da historia e suas diferentes manifestações.
|
D10
|
Identificar diferentes modalidades e funções da
música.
|
IV_CONHECIMENTO E EXPRESSÃO EM
TEATRO
|
|
D11
|
Identificar espaços cênicos para apresentações teatrais
|
D12
|
Reconhecer ações dramáticas em diferentes
manifestações artísticas e no cotidiano.
|
D13
|
Identificar e contextualizar produções teatrais em
suas diferentes manifestações.
|
D14
|
Identificar os gêneros de peças e diversos estilos
de produção teatral.
|
D15
|
Identificar termos específicos utilizados em
teatro.
|
Matriz de Referência de Língua Inglesa para o Ensino Fundamental (Anos Finais) PIP II Descrit
Matriz de Referência de Língua Inglesa para o Ensino Fundamental (Anos Finais)
Tópico I . Compreensão das condições de produção do texto escrito de gêneros textuais diferentes.
D1- Identificar o tema geral do texto.D2- Reconhecer as funções sociocomunicativas em um texto.
D3- Identificar o gênero a que pertence o texto.
D4- Identificar as relações linguísticas e não-linguísticas para constituição do gênero.
Tópico II . Localização de informação específica no texto escrito de gêneros textuais diferentes
D5- Identificar características básicas de cada gênero. D6- Localizar informações específicas no texto.
D7- Identificar características lexicais e sintáticas de alguns dos tipos textuais.
Tópico III . Coesão no processamento do texto escrito de gêneros diferentes
D8- Estabelecer elos coesivos em gêneros textuais diferentes
Tópico IV . Coerência e construção de inferências no processamento do texto escrito de gêneros diferentes
D9- Identificar os vários significados expressos na constituição léxico-gramatical de um texto.
D10- Inferir o significado de palavras e expressões de uso cotidiano em diferentes textos.
D11- Inferir as características lexicais de um texto em diferentes gêneros textuais.
D12- Inferir as características sintáticas de um texto em diferentes gêneros textuais.
Tópico V . Funções sociocomunicativas de estruturas léxico-sintáticas
D13- Identificar o uso adequado do Presente Simples e do Presente Contínuo em textos diversos.
D14- Identificar o uso adequado do Passado Simples em textos diversos.
D15- Reconhecer o uso adequado do imperativo em textos diversos.
D16- Identificar o uso adequado do Futuro Simples em textos diversos.
D17- Reconhecer o uso adequado das wh-words em textos diversos.
D18- Reconhecer o uso adequado dos advérbios em textos diversos.
D19- Reconhecer o uso adequado dos adjetivos em textos diversos.
D20- Reconhecer a forma escrita de valores e numerais, datas e número de telefone em textos diversos.
D21- Reconhecer o uso adequado das preposições em textos diversos.
D22- Identificar os marcadores do discurso em textos diversos.
26 de abr. de 2012
Assinar:
Postagens (Atom)