Avaliação de língua portuguesa com matriz de referencia

E.E.”Dr JOAQUIM VILELA”
AVALIAÇÂO DE LÍNGUA PORTUGUESA / 2012                               
ALUNO (A):_______________________________________________Nº___               SÉRIE:
 PROFESSOR: ________________________________                           VALOR: _____                                                                         NOTA:   _______                                                           
                                  BOA SORTE!!!
TEXTO 1
Vamos imaginar que a indústria farmacêutica desenvolveu uma pílula que pudesse prevenir doenças do coração, obesidade, diabetes e reduzir o risco de câncer, osteoporose, hipertensão e depressão. Já temos esse remédio. E não custa nada. Está a serviço de ricos e pobres, jovens e idosos. É a atividade física. (Gro Harlem Brundtland, diretora geral da OMS – Organização Mundial da Saúde) Folha de São Paulo, 6 abr. 2002.
1. De acordo com o texto, o remédio que não custa nada e está a serviço de ricos e pobres, jovens e idosos
a) é uma pílula fabricada pela indústria farmacêutica.
b) só é encontrado nas farmácias.
c) é a atividade física.
d) ainda não existe.
O CACHORRO
 As crianças sabiam que a presença daquele cachorro vira-lata em seu apartamento seria alvo da mais rigorosa censura de sua mãe. Não tinha qualquer cabimento: um apartamento tão pequeno que mal acolhia Álvaro, Alberto e Anita, além de seus pais, ainda tinha de dar abrigo a um cãozinho! Os meninos
esconderam o animal em um armário próximo ao corredor e ficaram sentados na sala à espera dos acontecimentos. No fim da tarde a mãe chegou do trabalho. Não tardou em descobrir o intruso e a expulsá-lo, sob os olhares aflitos de seus filhos. Granatic, Branca. Técnicas Básicas de Redação.
2. No texto, fica claro que haverá um conflito entre as crianças e a mãe, quando as crianças
a) resolvem levar um cachorro para casa, mesmo sabendo que a mãe seria contra.
b) levam para casa um cachorro vira-lata, e não um cachorro de raça.
c) decidem esconder o animal dentro de um armário.
d) não deixam o animal ficar na sala.
3. No texto, as letras inclinadas, as nuvenzinhas rompidas, as asas e os traços usados na representação do sábado e do domingo sugerem
a) serenidade.
b) tempestade.
c) tranquilidade.
d) velocidade.


JÉSSICA VEIO DO CÉU
Jéssica é somente uma garota de 11 anos (...). Mas tem a coragem de uma leoa e a calma de um anjo da guarda. Na noite de domingo, a casa em que ela mora se transformou num inferno que ardia em chamas porque um de seus irmãos causou o acidente ao riscar um fósforo. Larissa, de 7 anos, Letícia, de 3, e o menino de 8, que involuntariamente provocou o incêndio, foram salvos porque Jéssica (apesar de seus 11 anos) se esqueceu de sentir medo. Mesmo com a casa queimando, a garganta sufocando com a fumaça e a porta da rua trancada por fora (a mãe saíra), a menina não se desesperou. Abriu a janela de um quarto e através dela colocou, um por um, todos os irmãos para fora. Enquanto fazia isso, rezava. Ninguém sofreu sequer um arranhão. Só então Jéssica pensou em si própria. E sentiu muito medo. Pulou a janela e disparou a correr.
Revista Veja. São Paulo: Abril, 18 de fevereiro de 2004
4. No trecho “Larissa, de 7 anos, Letícia, de 3 anos, e o menino de 8, que involuntariamente provocou o incêndio, foram salvos porque Jéssica (apesar de seus 11 anos) se esqueceu de sentir medo”.(l . 5), o trecho destacado se refere a(ao)
a) Larissa (de 7).
b) Letícia (de 3).
c) menino (de 8).
d) Jéssica (de 11).
DEDÉ RECONHECE ERRO NO CLÁSSICO - Zagueiro vascaíno pede desculpas a Willians e aos torcedores pela expulsão
O zagueiro Dedé, do Vasco, pediu desculpas ontem ao volante Willians, do Flamengo, pela entrada violenta que deu no adversário no empate em 1 a 1 no clássico de domingo, no Engenhão, pelo Campeonato Brasileiro.
– (...) Peço desculpas ao companheiro de profissão e ao torcedor do Vasco, pois não queria ter deixado o time (...).
Mas o zagueiro seguiu a linha do técnico Paulo César Gusmão de culpar o juiz (...):
– Deixando de lado minha expulsão, o árbitro estava visivelmente nervoso e atrapalhado. Inverteu muitas faltas, irritando nosso time, me deu um cartão amarelo após eu ter levado o vermelho. O Globo – 26/10/2010
5. O trecho do texto que expressa uma opinião é
a) “Peço desculpas ao companheiro de profissão...”. (l.4)
b) “... o árbitro estava visivelmente nervoso e atrapalhado.” (l.7)
c) “Deixando de lado minha expulsão...”. (l.7)
d) “... me deu um cartão amarelo...” (l.8)

O ÚLTIMO COMPUTADOR - Luís Fernando Veríssimo
Um dia, todos os computadores do mundo estarão ligados num único e definitivo sistema, e o centro do sistema será na cidade de Duluth, nos Estados Unidos. Toda memória e toda informação da humanidade estarão no Último Computador. As pessoas não precisarão ter relógios individuais, calculadoras portáteis, livros etc. Tudo o que quiserem fazer – compras, contas, reservas – e tudo que desejarem saber estará ao alcance de um dedo. Todos os lares do mundo terão terminais do Último Computador. Haverá telas e botões do Último Computador em todos os lugares frequentados pelo homem, desde o mictório ao espaço. E um dia, um garoto perguntará a seu pai:
Pai, quanto é dois mais dois?
Não pergunte a mim, pergunte a Ele.
O garoto apertará o botão e, num milésimo de segundo, a resposta aparecerá na tela mais próxima. E, então, o garoto perguntará:
Como é que eu sei que isso está certo?
Ora, ele nunca erra.
Mas se desta vez errou?
Não errou. Conte nos dedos.
Contar nos dedos?
Uma coisa que os antigos faziam. Meu avô me contou. Levante dois dedos, depois mais dois... Olhe aí. Um, dois, três, quatro. Dois mais dois quatro. O computador está certo.
Bacana. Mas, pai: e 366 mais 17? Não dá para contar nos dedos. Jamais vamos saber se a resposta do Computador está certa ou não.
É...   E se for mentira do Computador?
Meu filho, uma mentira que não pode ser desmentida é a verdade.
Quer dizer, estaremos irremediavelmente dominados pela técnica, mas sobrará a filosofia.
6. No trecho: O garoto apertará o botão e, num milésimo de segundo, a resposta aparecerá na tela mais próxima. A expressão destacada significa o mesmo que

a) depois de muito tempo.
b) em um minuto.
c) muito rápido.
d) durante mil anos.

VOCÊ ACREDITA QUE O JOVEM TEM CONDIÇÕES DE MUDAR O PAÍS?
Texto I /  SIM A.S.F., 22, São Paulo, SP
“O jovem tem um papel importante no panorama político do país. As manifestações e as movimentações estudantis, por exemplo, chamam a atenção e ganham repercussão nacional. A tomada de consciência é fundamental, já que daqui a alguns anos nós é que vamos estar no poder.”
Texto II /  NÃO G.F.L., 19, São Paulo, SP
“O jovem é muito acomodado; a gente não faz nada para mudar o país. Pequenas manifestações ou ações individuais não adiantam, não são levadas a sério e morrem logo. A única forma de conseguir alguma coisa é por meio de uma mobilização nacional, mas o jovem não está interessado em se mexer.”         Folha de São Paulo – Folhateen, 5/4/1999.
7. Sobre os textos I e II, podemos dizer que
a) o texto I defende a mobilização nacional como única forma de se conseguir alguma coisa para mudar o país; no texto II, afirma-se que a tomada de consciência é fundamental para a mudança do país.
b) o texto I defende a tomada de consciência como sendo fundamental para a mudança do país; o texto II diz que o jovem é muito acomodado.
c) o texto I afirma que a atuação do jovem na mudança do país será sempre a mesma; o texto II diz que o jovem é muito acomodado.
d) o texto I declara que, daqui a alguns anos, os jovens vão estar no poder; o texto II defende a tomada de consciência como sendo fundamental para a mudança do país.

8. O que torna a tirinha engraçada é
a) a promessa feita quando casaram.
b) o casal preferir ficar acordado, em vez de fazer as pazes.
c) o fato de estarem cansados, por não terem dormido a noite toda.
d) o casal ter brigado e estarem casados.

Acordo Ortográfico
Triste episódio (...) a sanção da nova lei da reforma ortográfica.
Como explicar a norma (o)culta para as palavras “quente” e “frequente”? A nova norma pressupõe o conhecimento prévio das palavras, mas estas nunca mais serão lidas, e sim decoradas. Apesar de a nova regra atingir cerca de 0,5% das palavras, muitas são usadas 100% dos dias. Que tal a manchete “Sequestraram cinquenta pinguins”? O que não deixa de ser uma delinquência linguística.
Uma tristeza impormos isso aos nossos irmãos portugueses. Triste é também a apatia com que discutimos a nossa identidade.
O. E. de S. A. – São Paulo, SP Folha de São Paulo - 2/10/2008
9. O texto foi escrito com o objetivo de

a) sancionar a nova lei da reforma ortográfica.
b) informar sobre as mudanças da língua.
c) apresentar a opinião de um leitor.
d) discutir a nossa identidade.
Com a fúria de um vendaval
Em uma certa manhã acordei entediada. Estava em minhas férias escolares do mês de julho. Não pudera viajar. Fui ao portão e avistei, três quarteirões ao longe, a movimentação de uma feira livre. Não tinha nada para fazer e isso estava me matando de aborrecimento. Embora soubesse que uma feira livre não constitui exatamente o melhor divertimento do qual um ser humano pode dispor, fui andando, a passos lentos, em direção àquelas barracas. Não esperava ver nada de original, ou mesmo interessante. Como é triste o tédio! Logo que me aproximei, vi uma senhora alta, extremamente gorda, discutindo com um feirante. O homem, dono da barraca de tomates, tentava em vão acalmar a nervosa senhora. Não sei por que brigavam, mas sei o que vi: a mulher, imensamente gorda, mais do que gorda (monstruosa), erguia seus enormes braços e, com os punhos cerrados, gritava contra o feirante. Comecei a me assustar, com medo de que ela destruísse a barraca (e talvez o próprio homem) devido à sua fúria incontrolável. Ela ia gritando e se empolgando com sua raiva crescente e ficando cada vez mais vermelha, assim como os tomates ou até mais. De repente, no auge de sua ira, avançou contra o homem já atemorizado e, tropeçando em alguns tomates podres que estavam no chão, caiu, tombou, mergulhou, esborrachou-se no asfalto, para o divertimento do pequeno público que, assim como eu, assistiu àquela cena incomum.  http://lportuguesa.malha.net/content/view/
10. Dos fragmentos abaixo, aquele que exemplifica o narrador-personagem da narrativa é
a) “Fui ao portão e avistei, três quarteirões ao longe, a movimentação de uma feira livre”.
b) “O homem, dono da barraca de tomates, tentava em vão acalmar a nervosa senhora”.
c) “a mulher, imensamente gorda, mais do que gorda (monstruosa), erguia seus enormes braços e, com os punhos cerrados, gritava contra o feirante.”
d) “Ela ia gritando e se empolgando com sua raiva crescente e ficando cada vez mais vermelha, assim como os tomates ou até mais.”

15. Nas frases abaixo qual introduz uma idéia de contradição
a) “De repente, no auge de sua ira, avançou contra o homem já atemorizado...”
b) “... para o divertimento do pequeno público que, assim como eu, assistiu àquela cena incomum.”
c) “Embora soubesse que uma feira livre não constitui exatamente o melhor divertimento do qual um ser humano pode dispor, fui
andando...”
d) “Não esperava ver nada de original, ou mesmo interessante.”

Texto I --A Namorada / Manoel de Barros
Havia um muro alto entre nossas casas.
Difícil de mandar recado para ela.
Não havia e-mail.
O pai era uma onça.
A gente amarrava o bilhete numa pedra presa por um cordão
E pinchava a pedra no quintal da casa dela.
Se a namorada respondesse pela mesma pedra
Era uma glória!
Mas por vezes o bilhete enganchava nos galhos da goiabeira
E então era agonia. No tempo do onça era assim.
Texto II -- Namoro Desmanchado / Pedro Bandeira
Já não tenho namorada e nem ligo para isso.
É melhor ficar sozinho, namorar só dá enguiço.
Eu conheço os meus colegas sei que vão argumentar
que pra não ser mais criança é preciso namorar.
Mas a outra só gostava de conversa e de passeio
e queria que eu ficasse de mãos dadas no recreio!
E eu ali, sentado e quieto, no recreio lá na escola,
de mãos dadas feito um bobo, vendo a turma jogar bola!
Gosto mesmo é de brincar, faça chuva ou faça sol.
Namorar não quero mais: eu prefiro é futebol.

11. O texto I difere do texto II
a) na vontade do eu lírico namorar.
b) na forma de namorar no recreio.
c) na constatação que namorar dá enguiço.
d) no argumento dos colegas quanto ao namoro.

Cerca de 20 mil se despedem do poeta Patativa
Foi decretado feriado ontem em Assaré (623Km de Fortaleza) para a população local homenagear o principal poeta popular do Brasil, Antonio Gonçalves da Silva, o Patativa do Assaré, que morreu anteontem, aos 93 anos.
As homenagens começaram logo depois da morte, às 18h30. Parte da população (de 20 mil habitantes) acampou durante toda a madrugada na frente da casa do poeta.
(...) À tarde, como o número de visitantes aumentou muito, o velório foi transferido para a catedral da cidade, onde sanfoneiros repetiam A Triste Partida, poema cantado por Luiz Gonzaga. O cearense Fagner também gravou a música, mas preferiu cantar ontem o poema Vaca Estrela e Boi Fubá para homenageá-lo em missa assistida por cerca de 10 mil pessoas. O enterro aconteceu às 17h, no cemitério São João Batista. A PM calcula que passaram pelo funeral cerca de 20 mil pessoas. O Estado do Ceará decretou luto de três dias. Beltrão, Eliana Santos; Gordilho, Terezinha. Novo
12. O fragmento que contém a informação principal do texto é
a) “Foi decretado feriado ontem em Assaré para a população local homenagear o principal poeta popular do Brasil, Antonio Gonçalves da Silva, o Patativa do Assaré, que morreu anteontem aos 93 anos.”
b) “À tarde, como o número de visitantes aumentou muito, o velório foi transferido para a catedral da cidade, onde sanfoneiros repetiam A Triste Partida, poema cantado por Luiz Gonzaga.”
c) “O cearense Fagner também gravou a música, mas preferiu cantar ontem o poema Vaca Estrela e Boi Fubá para homenageá-lo em missa assistida por cerca de 10 mil pessoas.”
d) “O enterro aconteceu às 17h, no cemitério São João Batista. A PM calcula que passaram pelo funeral cerca de 20 mil pessoas. O Estado do Ceará decretou luto de três dias.”
TRANSPLANTAÇÃO
Não há dúvida que as línguas se aumentam e alteram com o tempo e as necessidades dos usos e costumes. Querer que a nossa pare no século de quinhentos é um erro igual ao de afirmar que a sua transplantação para a América não lhe inseriu riquezas novas. A este respeito a influência do povo é decisiva. Há, portanto, certos modos de dizer, locuções novas, que de força entram no domínio do estilo e ganham direito de cidade.
(MACHADO DE ASSIS. Apud Luft, Celso Pedro. Vestibular do português). Vocabulário: Transplantação - transferir de um lugar ou contexto para outro.
13. Ao ler o texto, concluímos que
a) as mudanças do português da Europa para o Brasil evitaram inserir ao idioma riquezas novas.
b) as alterações da língua estão condicionadas às necessidades dos usos e costumes e ao tempo.
c) o português do século XVI é o mesmo de hoje, não sendo necessário parar a língua no tempo.
d) os falantes do campo usam expressões atuais da língua mesmo sem sofrerem influência européia.
A exploração da madeira na Amazônia
Cerca de 600 mil pessoas vivem da madeira na região Norte, destruindo anualmente milhares de quilômetros quadrados de florestas, ao que se soma a destruição na região Centro-Oeste e o pouco que resta da mata Atlântica. Em 1999, segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), ocorreram, entre julho e dezembro, mais de 1000 focos de incêndio por dia na Amazônia, dois terços deles em Mato Grosso, no Pará e em Rondônia. A isto se soma o envenenamento dos rios provocado pelas descargas de mercúrio dos garimpos. Os números da destruição de nossas florestas têm crescido a cada ano e algumas áreas do país já sofreram o fenômeno da desertificação. (Português: linguagens, 7ª série/William Roberto Cereja, Thereza Analia Cochar Magalhães. – São Paulo
14. Sabemos que fatos como este continuam acontecendo e que cada vez mais nosso planeta está sendo ameaçado. A consequência que o fenômeno da desertificação acarretará às gerações futuras e ao nosso planeta é
a) o aumento gradual de focos de incêndio por dia na Amazônia.
b) o aumento da produção de madeira legal na região Norte do país.
c) a destruição dos garimpos em Mato Grosso, Pará e em Rondônia.
d) a destruição anual de milhares de quilômetros quadrados de florestas.
15. Podemos concluir que o anúncio
(A) promove uma marca de sapato.
(B) divulga uma marca de objetos masculinos.
(C) atinge o público de um modo geral.
(D) é voltado para o público feminino.



 Escola Estadual
Matriz de Referência
Avaliação diagnóstica para o 8º ano
Professor:
Disciplina:
Data: Valor: Bimestre: Turma:
Conteúdo (Tópicos):
Nº da Questão
Questão Correta
Descritores
Nº de alunos que erraram a questão
01
C
D2 – Localizar informações explícitas em um texto.
02
A
D3 – Inferir informações implícitas em um texto.
03
D
D8 – Interpretar textos que conjuga linguagem verbal e não-verbal.
04
C
D15 – Estabelecer relações entre parte de um texto, identificando repetições ou substituições que contribuem para sua continuidade.
05
B
D10 – Distinguir um fato da opinião relativa a esse fato.
06
C
D5 – Inferir o sentido de palavra ou expressão.
07
B
D21 – Reconhecer posições distintas entre duas ou mais opiniões relativas ao mesmo fato ou ao mesmo tema.
08
B
D23 – Identificar efeitos de ironia ou humor em textos.
09
C
D7 – Identificar a função de textos de diferentes gêneros.
10
A
D20 – Reconhecer diferentes formas de abordar uma informação ao comparar textos que tratam do mesmo tema.
11
A
D27 – Diferenciar as partes principais das secundárias em um texto.
12
B
D1 – Identificar o tema ou sentido global de um texto.
13
D
D12 – Estabelecer a relações causa/consequência entre partes e elementos do texto.
14
A
D13 – Identificar marcas linguísticas que evidenciam o locutor e o interlocutor de um texto.
15
C
D11 – Reconhecer relações lógico-discursivas presentes no texto, marcadas por conjunções, advérbios, etc.

AVALIACÃO DE língua PORTUGUESA COM MATRIZ DE REFERENCIA

E.E.”Dr JOAQUIM VILELA”
AVALIAÇÂO DE LÍNGUA PORTUGUESA / 2012                               
ALUNO (A):_______________________________________________Nº___               SÉRIE:
 PROFESSOR: ________________________________                           VALOR: _____                                                                         NOTA:   _______                        BOA SORTE!!!
O SILÊNCIO DO ROUXINOL

[...] Na época de Salomão, o melhor dos reis, um homem comprou um rouxinol que possuía uma voz excepcional. Colocou-o numa gaiola em que nada faltava ao pássaro e na qual ele cantava, horas a fio, para encanto da vizinhança.
Certo dia, em que a gaiola havia sido transportada para uma varanda, outro pássaro se aproximou, disse qualquer coisa ao rouxinol e voou. A partir desse momento, o incomparável rouxinol emudeceu.
Desesperado, o homem levou seu pássaro à presença do profeta Salomão, que conhecia a linguagem dos animais, e lhe pediu que perguntasse ao pássaro o motivo de seu silêncio.
O rouxinol disse a Salomão:
– Antigamente eu não conhecia nem caçador, nem gaiola. Depois me apresentaram a uma armadilha, com uma isca bem apetitosa, e caí nela, levado pelo meu desejo. O caçador de pássaros levou-me, vendeu- me no mercado, longe da minha família, e fui parar na gaiola deste homem que aí está. Comecei a me lamentar noite e dia, lamentos que este homem tomava por cantos de gratidão e alegria. Até o dia em que outro pássaro veio me dizer: “Pare de chorar, porque é por causa dos seus gemidos que eles o mantêm nessa gaiola”. Então, decidi me calar.
Salomão traduziu essas poucas frases para o proprietário do pássaro. O homem se perguntou: “De que adianta manter preso um rouxinol, se ele não canta?”. E lhe devolveu a liberdade.
 CARRIÈRE. Jean-Claude. O círculo dos mentirosos: contos filosóficos do mundo inteiro. São Paulo: Códex, 2004.
1. O fato que gera o conflito na história é o pássaro
a) possuir uma voz excepcional.
b) ter emudecido.
c) ser um rouxinol.
d) encantar a vizinhança.

2. No trecho “...cantava, horas a fio, para encanto da multidão.”, a expressão “horas a fio” tem o sentido de
a) de vez em quando.
b) durante muito tempo.
c) pousado em um fio.
d) sem cobrar por isso.

3. A decisão de não mais cantar, comunicada pelo rouxinol a Salomão, que a traduziu para o homem, teve, como consequência, o homem
a) não entender a tradução.
b) ficar desesperado.
c) libertar o rouxinol.
d) silenciar o rouxinol.

4. O trecho do texto que contém uma opinião é    
a) “Na época de Salomão, o melhor dos reis,...”(1°§)
b) “Pediu que perguntasse ao pássaro o motivo de seu silêncio.”..(3°§)
c) “Comecei a me lamentar noite e dia,...”(5° §)
d) “E lhe devolveu a liberdade.”(6°§)

LXIII
Como se combina com os pássaros a tradução de seus idiomas?
Como dizer à tartaruga que a supero em lentidão?
Como perguntar à pulga qual seu recorde de saltos?
E que devo dizer aos cravos agradecendo-lhes o perfume?
NERUDA, Pablo. Livro das perguntas. São Paulo: Cosac Naify, 2008.
5. O poema é estruturado em quatro estrofes, que expressam quatro perguntas sobre um mesmo assunto. Pelo assunto comum às perguntas que o eu poético se faz, podemos entender que o tema do poema é
a) a superioridade do animal racional em relação aos demais seres vivos.
b) a necessidade de aprendermos a nos comunicar com bichos e plantas.
c) a falta de harmonia entre os seres humanos e a natureza.
d) a impossibilidade de comunicação do homem com os bichos e as plantas.

6. Observando aspectos da linguagem da propaganda acima, entendemos que o uso da palavra “hummm” ao invés de “um” teve a intenção de
a) dizer, numa só palavra, que o produto é gostoso e de rápido preparo.
b) apresentar um bom produto para pessoas que não podem perder tempo.
c) mostrar que o preparo pode demorar um pouquinho mais de um minuto.
d) ressaltar a ideia da rapidez com que o novo hambúrguer fica pronto.


Seiscentos e sessenta e seis
A vida é um dever que nós trouxemos para fazer em casa.
Quando se vê, já são 6 horas: há tempo...
Quando se vê, já é 6ª feira... Quando se vê, passaram sessenta anos...
Agora, é tarde demais para ser reprovado... E se me dessem – um dia – uma outra oportunidade,
Eu nem olhava o relógio seguia sempre, sempre em frente...
E iria jogando pelo caminho a casca dourada e inútil das horas. QUINTANA, Mário. Esconderijos do tempo. São Paulo: Globo, 2005
7. As reticências foram usadas, no fim de alguns versos, com o sentido de expressar
a) o cansaço que a passagem do tempo traz.
b) a lentidão com que o tempo vai passando.
c) a continuidade da passagem do tempo.
d) o sentimento de que nada muda com o tempo.

Daqui a seis meses, as propagandas de alimentos com altos teores de açúcar, gordura e sódio terão de veicular frases alertando sobre os perigos à saúde que o consumo excessivo dessas substâncias pode causar. A medida está prevista em resolução da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) publicada nesta terça-feira no "Diário Oficial" da União, que traz novas regras para a publicidade de alimentos. As frases de alerta deverão ser ditas pelo principal personagem da propaganda, no caso da televisão, ou pelo locutor dela, no rádio. Se o produto tiver muito açúcar, o alerta será para o risco de cárie dentária e obesidade. No caso da gordura saturada, para o risco de diabetes e doenças do coração. No caso da gordura trans, para doença do coração e, no caso de alto teor de sódio, para o coração e para pressão alta. [...] notasedestaques.blogspot.com
8. Observe, no texto, o início do segundo período “A medida está prevista em resolução...”. O termo sublinhado diz respeito à veiculação de
a) valores quantitativos dos alimentos.
b) valores considerados como consumo excessivo.
c) propagandas de alimentos com altos teores de açúcar.
d) frases de alerta sobre os perigos do consumo de determinadas substâncias.

9. O texto nos informa que as substâncias, cujo consumo podem causar doenças do coração, são
a) gorduras saturadas, gorduras trans e sódio.
b) carboidratos, proteínas e fibra alimentar.
c) gorduras saturadas, fibra alimentar, glúten.
d) açúcar, gorduras totais, proteínas.
10. Observando os aspectos das linguagens
verbal e não verbal do cartum, entendemos que a) uma das meninas gosta de dar sustos na amiga.
b) a mãe de uma das meninas fica infeliz, quando se pesa.
c) a mãe não gosta de que as meninas brinquem na balança.
d) uma das meninas tem medo de que a amiga se machuque.

É preciso se levantar cedo?
A partir do momento em que a lógica popular desenrola diante de nós sua sequência de surpresas, é inevitável que vejamos surgir a figura do grande contador de histórias turco, Nasreddin Hodja. Ele é o mestre nessa matéria. Aos seus olhos a vida é um despropósito coerente, ao qual é fundamental que nós nos acomodemos. Deste modo, quando era jovem ainda, seu pai um dia lhe disse:
– Você devia se levantar cedo, meu filho.
– E por quê, pai?
– Porque é um hábito muito bom. Um dia eu me levantei ao amanhecer e encontrei um saco de ouro no meu caminho.
– Alguém o tinha perdido na véspera, à noite?
– Não, não – disse o pai. – Ele não estava lá na noite anterior. Senão eu teria percebido ao voltar para casa.
– Então – disse Nasreddin –, o homem que perdeu o ouro tinha se levantando ainda mais cedo. Você está vendo que esse negócio de levantar cedo não é bom para todo mundo. (CARRIÈRE, Jean-Claude. O círculo dos mentirosos: contos filosóficos do mundo inteiro. São Paulo: Códex, 2004.)
11. O diálogo entre pai e filho permite entender que
a) pai e filho não se dão bem.
b) pai e filho têm os mesmos hábitos.
c) pai e filho encontraram um saco de ouro.
d) pai e filho pensam de forma diferente.

12. O uso do vocábulo “então”, que abre a fala final de Nasreddin, serve para que apresente ao seu pai
a) a conclusão que tirou da resposta.
b) a hora de encerrarem aquela conversa.
c) a justificativa para acordar mais tarde.
d) a hipótese de que estava com a razão.
QUAL É? Marcelo D2
Eu tenho algo a dizer. Explicar prá você / Mas não garanto, porém. Que engraçado / Eu serei dessa vez. Para os parceiros daqui / Para os parceiros de lá / Se você se porta / Como um homem, um homem... / Será?/ Que você mantém a conduta / Será?
Que segue firme e forte na luta / Onde os caminhos da vida / Vão te levar / Se você aguenta ou não/ O que será, será
Mas sem esse caô / De que tá ruim, não dá / Isso eu já ouvi, vi, venci / Deixa prá lá.../ [...] Então diz! Essa onda que tu tira
Qual é? Essa marra que tu tem / Qual é? Tira onda com ninguém
Qual é? Qual é neguinho? / Qual é?... [...] http://letras.terra.com.br/marcelo-d2/72679/http://letras.terra
15. O trecho da letra da música que exemplifica o uso da linguagem informal é
a) “[...] Eu serei dessa vez”
b) “[...]você mantém a conduta”
c) “[...]Isso eu já ouvi, vi, venci”
d) “[...]Tira onda com ninguém”

13. O texto tem como finalidade

a) exaltar a beleza e a diversidade de nossos pássaros.
b) divulgar uma campanha de proteção a animais.
c) informar sobre uma campanha de vacinação de animais.
d) mobilizar as comunidades em prol da conservação das matas.
14. Magali, a personagem dos quadrinhos acima, tem como característica principal ser uma comilona. O engraçado na história está

a) na expressão contrária do pipoqueiro.
b) na indecisão que Magali demonstra na hora de fazer o seu pedido.
c) na resposta que Magali dá ao pipoqueiro.
d) no fato de Magali só gostar de guloseimas.




Escola Estadual
Matriz de Referência
Avaliação diagnóstica para o 7º ano
Professor:
Disciplina:
Data: Valor: Bimestre: Turma:
Conteúdo (Tópicos):
Nº da Questão
Questão Correta
Descritores
Nº de alunos que erraram a questão
01
A
D19 – Identificar o conflito gerador do enredo e os elementos que compõem a narrativa.
02
B
D5 – Inferir o sentido de palavra ou expressão.
03
C
D12 – Estabelecer a relações causa/consequência entre partes e elementos do texto.
04
A
D10 – Distinguir um fato da opinião relativa a esse fato.
05
D
D1 – Identificar o tema ou sentido global de um texto.
06
A
D28 – Reconhecer o efeito de sentido decorrente da escolha de uma determinada palavra ou expressão.
07
C
D21 – Reconhecer o efeito de sentido decorrente do uso de pontuação e de outras notações.
08
D
D15 – Estabelecer relações entre parte de um texto, identificando repetições ou substituições que contribuem para sua continuidade.
09
A
D2 – Localizar informações explícitas em um texto.
10
B
D8 – Interpretar textos que conjuga linguagem verbal e não-verbal.
11
B
D7 – Identificar a função de textos de diferentes gêneros.
12
C
D23 – Identificar efeitos de ironia ou humor em textos.
13
D
D3 – Inferir informações implícitas em um texto.
14
A
D11 – Reconhecer relações lógico-discursivas presentes no texto, marcadas por conjunções, advérbios, etc.
15
D
D13 – Identificar marcas linguísticas que evidenciam o locutor e o interlocutor de um texto.

Atividades Roma antiga e Grécia antiga

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