Atividades de LP2

LÍNGUA SOLTA
Você já parou para pensar quantas fofocas ouviu hoje? Muitas, não é mesmo? É só ligar a tevê que estão lá, fofocas para todos os gostos e estilos. Se você é daquelas pessoas que não resistem a uma fofoquinha, adoram ficar sabendo da vida dos outros e, quando sabem de alguma novidade, querem logo passá-la pra frente, não se preocupe, você é supernormal.
No entanto, existem pessoas que não conseguem se controlar. É só ficarem sabendo de alguma notícia bombástica que já querem espalhar para todo mundo e isso pode acabar prejudicando muita gente ou, até mesmo, atrapalhar a própria vida.
A Karol, 18 anos, viveu isso na pele. ”Eu já namorava fazia um ano e pouco, ele estava na faculdade e eu no colégio. Uma garota que também estudava no mesmo colégio que eu espalhou para todo mundo que tinha ficado com ele. Fiquei mito nervosa, eu e meu namorado brigamos feio, quase terminamos e, após um tempo, descobri que era tudo mentira da garota e que ela havia feito isso apenas para me atingir.”                                                                     Toda Teen, abril/2005.p.31
Após a leitura do texto responda às questões.
1. O tema do texto é:
A) (  ) A via das fofoqueiras.
B) (  ) Os estilos de fofoca.
C) (  ) As fofocas da tevê.
D) (  ) Os malefícios da fofoca.
E) (  ) A linguagem da fofoca.
2.     De acordo com o contexto, (situação), escreva uma justificativa para o título.

3.     Os problemas de Karol foram provocados:
A)    (  ) pela sua faculdade.
B)    (  ) as fofocas da tevê.
C)    (  ) por ela mesma.
D)    (  ) pelo seu namorado.
E)    (  ) por outra garota.

4.     Na frase “A Karol, 18 anos, viveu isso na pele.”, a palavra “isso” se refere a um problema com:
A) (   ) a fofoca por outra pessoa.
B) (   )a própria mania de fazer fofoca.
C) (   ) as fofocas apresentadas na tevê.
D) (   ) os perigos das suas fofocas.
E) (   ) as fofocas sobre os artista.

5.     Qual é o suporte do texto?


6.     A quem principalmente se destina o texto? (público alvo).


7.     Quais são as conseqüências da fofoca apresentada no 3º parágrafo do texto?

8.     Na frase: “È só ficarem sabendo de alguma notícia “bombástica...”“. A palavra indica que é uma notícia:
A) (  ) que não será comentada por ninguém.
B) (  ) que a notícia não será surpreendente.
C) (  ) que a notícia terá grande repercussão entre as pessoas.
D) (  ) que as pessoas não têm o hábito de fazer comentários.
E) (  ) que as notícias surpreendentes são divulgadas só pela mídia.
9.     Por que o redator (a) empregou as Aspas no 3º parágrafo do texto? .

10.     Embora o texto circule em uma revista porque a linguagem predominante foi a informal, de uso coloquial?






































1. Leia a reportagem a seguir, publicada no site UOL.
AVATAR PODE SER PRIMEIRA FICÇÃO CIENTÍFICA A LEVAR O OSCAR
Se Avatar ganhar o Oscar amanhã, tornar-se-á o primeiro filme de ficção científica a vencer nesta categoria. Nas duas primeiras vezes que filmes de ficção científica foram indicados ao Oscar, não saíram vitoriosos.
Em 1977, Woody Allen venceu nas categorias filme e diretor com a comédia Noivo neurótico, noiva nervosa, que concorria com Star wars, de George Lucas, o filme mais moderno da época. Cinco anos depois, Gandhi, de Richard Attenborough, também venceu os prêmios de filme e diretor, deixando E.T. - O extraterrestre, de Steven Spielberg, para trás.
Avatar, de James Cameron, que já acumula uma bilheteria de mais de US$ 700 milhões, está em uma corrida similar pelo Oscar contra um competidor de bilheteria modesta, o drama Guerra ao Terror, de Kathryn Bigelow, que é também ex-mulher de Cameron. Até agora, o filme de Bigelow arrecadou apenas US$ 12.6 milhões — 60 vezes menos do que Avatar —, o que o coloca entre os filmes indicados ao Oscar com a menor bilheteria de todos os tempos.
Ainda assim, o filme compete diretamente com Avatar. Ambos têm nove indicações cada, e os dois são considerados grandes favoritos ao prêmio. Em comparação, E.T. arrecadou US$ 359 milhões no ano de seu lançamento, cerca de sete vezes mais que Gandhi, que faturou US$ 52.8 milhões. Já Star wars arrecadou US$ 221 milhões, enquanto Noivo neurótico, noiva nervosa ficou com US$ 39.2 milhões. Se Guerra ao Terror vencer, pode entrar para a história como o filme menos visto da categoria no Oscar — ao menos nos cinemas. O filme vem ganhando mais espectadores desde o seu lançamento internacional em DVD, entrando na lista dos filmes mais vistos. Esta é apenas a terceira vez que um filme de ficção científica foi indicado ao Oscar, e com a expansão de cinco para dez indicados, Avatar ganhou um concorrente do mesmo gênero:Distrito
Disponível em: http://cinema.uol.com.br/oscar/ultimas-noticias/2010/03/06/avatar-pode-ser-primeira-ficcao-cientificaa-levar-o-oscar.jhtm. Acesso em: 6 mar. 2010.
ATIVIDADES
a) Releia o título da reportagem. A forma verbal destacada está no presente do indicativo. No entanto, ela indica um fato acontecendo no presente ou que pode ocorrer no futuro?

b) Por qual tempo verbal esse verbo pode ser substituído? Escreva-o.

2. Releia estes dois trechos da notícia:
I – Se Avatar ganhar o Oscar amanhã, tornar-se-á o primeiro filme de ficção científica a vencer
nesta categoria.
II – Se Guerra ao Terror vencer, poderá entrar para a história como o filme menos visto da categoria no Oscar — ao menos nos cinemas.
a) Que idéia prevalece nesses trechos? Assinale as alternativas.
(   ) uma hipótese                     (   ) um desejo
(   ) uma possibilidade              (   ) uma incerteza

b) Que tempos e modos verbais estão presentes nesses trechos? Por quê?

3. O autor faz duas comparações entre dois filmes que, em diferentes épocas, concorreram ao Oscar.
a) Localize-as e sublinhe-as no texto.

b) O que os filmes não ganhadores tinham em comum?

c) O que os filmes ganhadores tinham em comum?

4. Pelas comparações que o autor faz quem seria o mais provável ganhador do Oscar 2010? Por quê?


5. Leia a receita de um saboroso e saudável sanduíche.
SANDUÍCHE DE ATUM - INGREDIENTES
4 colheres (sopa) de atum em conserva na água
2 colheres (sopa) de cebola, bem picadinha
1 colher (sopa) de cenoura ralada no ralo grosso
1 colher (sopa) de maionese light
1 colher (sobremesa) de salsa picada
2 azeitonas pretas ou verdes picadas
1 folha de alface
2 fatias de pão integral
Modo de preparo
1. Coloque o atum escorrido, a cebola picadinha, a cenoura ralada, a maionese, a salsa e as azeitonas num recipiente.
2. Mexa tudo muito bem com uma colher.
3. Coloque duas fatias de pão integral na torradeira ou leve-as ao forno para tostar.
4. Coloque o recheio sobre uma fatia de pão. Cubra com a folha de alface e finalize com a outra fatia de pão.
5. Sirva a seguir.

a) O que caracteriza esse texto como uma receita culinária?

b) Assinale os verbos da segunda parte da receita. O que eles expressam?
(   ) Desejo                        (   ) Ordem
(   ) Conselho                    (   ) Convite

c) Que modo verbal predomina?

d) As formas verbais estão na 3ª Pessoa do singular. Como ficaria a receita se elas estivem na 2ª Pessoa do singular? Reescreva o “modo de preparo” nessa pessoa.
6. Leia estes trechos de duas notícias publicadas em de 6 de março de 1910.
(Berlim) Os jornais continuam a comentar os resultados das eleições presidenciais, elogiando o Sr. Hermes da Fonseca, que fará uma política de aproximação com a Alemanha.
(Nova York) Noticiam os jornais que o multimilionário Rockefeller doará brevemente a soma de 300.000.000 de dólares para a fundação de novas instituições de beneficência. Disponível em: http:/blog.estadao.com.br/blog/umseculo/ Acesso em: 6 mar. 2010 (com atualização ortográfica).

Localize todos os verbos ou locuções verbais. Escreva-os e identifique os tempos e modos verbais.

Os acentos de algumas palavras do texto a seguir foram excluídos. Releia em seu livro as regras de acentuação e, em seguida, acentue as palavras que devem ser acentuadas.






OS LOBOS
Alem de ser animais muito belos, os lobos possuem um senso de hierarquia altamente desenvolvido, que lhes permite viver em sociedade organizada e cooperativa sem necessidade de recorrer a combates mortais pela liderança. Um lobo solitario tem muitas chances de perecer; sua força reside precisamente no trabalho em conjunto. Como os homens, os lobos são criaturas essencialmente sociais. Uma alcateia normalmente é uma “familia expandida” e consta de um numero muito flexivel de individuos (tipicamente oito, mas pode oscilar bastante), liderados pelo casal-alfa, a femea-alfa — lider de todas as fêmeas — e o macho-alfa— lider de todos os machos e responsavel usual pelo “cronograma” do grupo —, horario de acordar ou de repousar, momento de caçar etc. Não há ingerencia mutua nessa hierarquia bilateral; as femeas resolvem seus problemas entre elas, e os machos, entre eles. Inclusive chegam a ser cavalheirescos: uma femea pode importunar um macho, mas este nunca atacara uma femea... Normalmente (nem sempre) é o casal-alfa que se reproduz. O cuidado com os filhotes é uma responsabilidade de todo o grupo.  Disponível em: . Acesso em: 9. jan. 2007 (texto adaptado).
Preencha o quadro com as palavras do texto:
NOVA REGRA GRAMATICAL
Palavra acentuada/regra
Palavra não acentuada/regra










FURTO DE FLOR-    Carlos Drumond de Andrade
 Furtei uma flor daquele jardim. O porteiro do edifício cochilava e eu furtei a flor.
Trouxe-a para casa e coloquei-a no copo com água. Logo senti que ela não estava feliz. O copo destina-se a beber, e flor não é para ser bebida.
Passei-a para o vaso, e notei que ela me agradecia, revelando melhor sua delicada composição. Quantas novidades há numa flor, se a contemplarmos bem.
Sendo autor do furto, eu assumira a obrigação de conservá-la. Renovei a água do vaso, mas a flor empalidecia. Temi por sua vida. Não adiantava restituí-la ao jardim. Nem apelar para o médico de flores. Eu a furtara, eu a via morrer.
Já murcha, e com a cor particular da morte, peguei-a docemente e fui depositá-la no jardim onde desabrochara. O porteiro estava atento e repreendeu-me:
- Que idéia a sua, vir jogar lixo de sua casa neste jardim!

ATIVIDADES: 
1.    Dar os sinônimos de – furtar – restituir – contemplar;
2.    Quais as personagens do texto?
3.    Quando e onde o fato aconteceu?
4.    O que aconteceu?
5.    Numerar as linhas do texto e destacar equilíbrio, desequilíbrio e novamente equilíbrio;
6.    Destacar do texto: situação – complicação – clímax – desfecho;
7.    Comentar as atitudes do porteiro e de quem depositou a flor no jardim.
8.    O autor do furto arrependeu-se? Exemplifique.
9.    Qual a cor da morte?
10.  Como uma flor demonstra sua felicidade?
11.  De que forma uma flor pode agradecer?
12.  Que novidades você pode encontrar numa flor?

IDENTIFIQUE PESSOA, TEMPO E MODO VERBAL:
1- Eu a furtara.
2- O porteiro estava atento e repreendeu-me.
3- Que idéia a sua de jogar lixo de sua casa neste jardim?
4- Passei-a para o vaso.

ANALISE AS FUNÇÕES SINTÁTICAS DAS PALAVRAS DESTACADAS:
1- Notei que ela me agradecia.
2- Passei-a para o vaso.
3- Ela não estava feliz.
4- O porteiro estava atento.

IDENTIFIQUE A METONÍMIA DA FRASE:
1- O copo destina-se a beber.

PRODUÇÃO DE TEXTO:
1- Transformar o texto numa história em quadrinhos:




CRIANÇA QUE FAZ AS REFEIÇÕES COM OS PAIS SE ALIMENTA MELHOR, MOSTRA ESTUDO.
Educadores e psicólogos recomendavam, os pais sabiam disso por intuição - mas só agora há provas científicas. Estudo realizado por pesquisadores da Universidade Harvard, dos Estados Unidos, concluiu que a criança que senta à mesa com pai e mãe alimenta-se melhor em comparação aos coleguinhas que comem sozinhos. "A pesquisa confirma o que nós já sabíamos: as crianças precisam de parâmetros", diz o pediatra paulista Mauro Fisberg, especialista em nutrição juvenil. [...].
Um adolescente que se alimenta mal corre sério risco de se tomar um adulto anêmico ou obeso. A pesquisa de Harvard centrou-se no jantar porque essa é geralmente a única oportu­nidade de pais e filhos comerem juntos. No café da manhã todos estão com pressa, e o almoço é feito fora de casa. Quando o paulistano Alcino Takano chega em casa, sua filha, lndira, de 11 anos, já tomou um lanche e não tem apetite para acompanhá-lo. Valderez Takano, mãe da menina, sabe disso e já procurou orientação de um nutricionista. lndira se recusa a comer legumes e verduras. "Ela não gosta", diz. "Exigir que ela coma direito é arrumar uma briga por dia. "(Veja, 12 abr., 2000)

1. Releia a seguinte frase do texto:
"A pesquisa de Harvard centrou-se no jantar porque essa é geralmente a única oportunidade de pais e filhos comerem juntos.”
 Observando essa passagem e, principalmente, o termo nela destacado, percebe-se que, função dele aí é:
a) generalizar o fato.
b) particularizar o fato.
c) evitar generalizações.
d) restringir o caso à realidade americana.

2.  Considere esta frase:
A pesquisa confirma o que nós já sabíamos [...]
 Voltando ao texto, onde se insere tal passagem, verifica-se que o termo destacado se refere:
a) ao autor do texto e aos pediatras.
b) aos pediatras e aos pais.
c) aos adultos em geral.
d) aos médicos.

3.  Observe esta frase:
 "Valderez Takano, mãe da menina, sabe disso e já procurou orientação de um nutricionista. "O termo destacado na frase acima refere-se:
a) à briga travada com a filha para que ela coma melhor.
b) à descoberta dos pesquisadores de Harvard.
c)    à volta do pai ao lar após o trabalho.
d)  aos hábitos alimentares da filha.

4. De acordo com a norma padrão da Língua Portuguesa do Brasil, as palavras 'em que'podem ser substituídas por 'onde' na seguinte frase:

a) O estado de tensão em que estavam tirou-lhes a força.
b) Qual é o lugar em que podemos fazer nossas encomendas?
c) Não pudemos compreender o estado em que se encontravam.
d) Naquela noite, um deles teve um pesadelo em que todos morriam em acidente de carro.

5. A retirada do termo sublinhado acarretará mudança de sentido na seguinte frase:

a) Na raiva, eu me atirei contra o muro.
b) É verdade que tu te queixaste do professor?
c) Ele disse que devo cortar o meu cabelo para ir à festa.
d) Amanhã vou me levantar cedo para ir ao aeroporto buscar meu filho.

6. O par de frases abaixo que tem o mesmo sentido básico é:
 a) 1. Apenas um número reduzido de alunos compareceu à cerimônia.
      2. Um número reduzido de alunos apenas compareceu à cerimônia.

b) 1. Alguns homens entraram aqui de repente.
    2. Alguns homens entraram aqui e saíram de repente.

c) 1. O homem claro descobriu toda a verdade.
    2. O homem, claro, descobriu toda a verdade.

d) 1. Na fotografia, viam-se verdes pastagens.
     2. Na fotografia, viam-se pastagens verdes. 
 7. A frase abaixo em que a concordância verbal atende às normas da gramática padrão é:
 a) O retorno dos homens, velhos e jovens, que haviam fugido para o município vizinho,ajudaram as mulheres a manter a plantação.
 b) Depois disso, ficou acertado entre os dois a forma de pagamento das parcelas.
 c) Resolveram-se todas as pendências mais rapidamente do que se esperava.
 d) O reencontro de Bela com Rafa os tornaram prontos para o casamento.

8. Considere a seguinte frase:
Os artistas premiados que não comparecem à cerimônia de entrega do Oscar...
a) Se a frase fosse reescrita no passado como ficaria o verbo? .........................
b) O verbo grifado pertence a ................. conjugação.
c) Classifique o verbo grifado quanto ao:
        · radical ..........................
        · vogal temática................
        · desinência ....................... 
9. Abaixo você encontrará a introdução e a conclusão de um texto dissertativo. Faltam-lhe, no entanto, o desenvolvimento e o título. Crie-os. 

A língua é o mais poderoso instrumento de comunicação: a leitura e a escrita constituem condição indispensável vida do homem, ser sociável e ter qualidade de vida.



Trabalho de Língua Portuguesa Interpretação de Musica

O SILÊNCIO
antes de existir computador existia tevê
antes de existir tevê existia luz elétrica
antes de existir luz elétrica existia bicicleta
antes de existir bicicleta existia enciclopédia
antes de existir enciclopédia existia alfabeto
antes de existir alfabeto existia a voz
antes de existir a voz existia o silêncio
o silêncio
foi a primeira coisa que existiu
um silêncio que ninguém ouviu
astro pelo céu em movimento
e o som do gelo derretendo
o barulho do cabelo em crescimento
e a música do vento
e a matéria em decomposição
a barriga digerindo o pão
explosão de semente sob o chão
diamante nascendo do carvão
homem pedra planta bicho flor
luz elétrica tevê computador
batedeira, liquidificador
vamos ouvir esse silêncio meu amor
amplificado no amplificador
do estetoscópio do doutor
no lado esquerdo do peito, esse tambor  (Arnaldo Antunes)

01) O texto apresenta uma gradação de invenções humanas.
a)    Enumere-as na ordem em que teriam surgido.
b)    Releia o texto identificando a última invenção. Já houve outras após a citada? Justifique sua resposta:

02) Observe o verso "o silêncio que ninguém ouviu". Neste verso há:
(a) paradoxo                        (b) metáfora
(c) pleonasmo                     (d) antítese
(e) personificação

03) Justifique a sua resposta dada à questão anterior:

04) Cite dois pontos negativos e dois positivos em relação à tecnologia:

05) Por que às vezes o silêncio é muito importante em nossas vidas? Use bons argumentos:

06) O poeta faz uma comparação no último verso do texto. A que o termo "tambor" está sendo comparado?

07) O que, de acordo com a letra, foi a primeira coisa que existiu?

08) Qual é o processo de formação da palavra “tevê”?

09) Qual o tema dessa canção? Explique sua resposta:

10) Das coisas que já existiram qual é a que mais faz falta para você?
11) O que você entende do verso “Antes de existir a luz elétrica existia bicicleta”?

12) Que outro título você daria à canção?

13) O poeta faz uma gradação em ordem decrescente das coisas, começando pelo computador, que hoje domina o mundo, até chegar ao silêncio, o início de tudo. Na sua opinião, qual é a intenção do poeta com isso?

14) Que mensagem a letra de música nos passa?

15) O que o eu lírico critica e o que ele valoriza?

16) No texto predomina sintagmas nominais ou verbais? Por que será?

17) “Antes de existir computador existia tevê
      antes de existir tevê existia luz elétrica..."

Agora é com você: complete de forma coerente:

Antes de existir tevê existia..................
antes de existir bicicleta existia.............
antes de existir enciclopédia existia.........
antes de existir alfabeto existia..............
antes de existir a voz existia..................

Antes de existir.............existia.............
antes de existir ........... existia .............
antes de existir ............existia .............
antes de existir ............existia..............

18) Explique o que o verso “O silêncio que ninguém ouviu” significa para você:

19) No verso “E o som do gelo derretendo”, temos:
(a) metonímia;                    (b) sinestesia;
(c) comparação;                (d) pleonasmo;
(e) hipérbole;

20) Copie da canção alguns verbos no gerúndio e explique o efeito disso para o texto:




DE REPENTE

Olhei, não via ela há muito tempo
Ah! quanto tempo faz? Nem me lembro mais
Então, pensei na vida que há algum tempo eu deixei pra trás
Não me deixa em paz, se não
Por quê?
Ainda aquele tempo dentro
Entra e sai
Volta, vem e vai, sem acabar
Mas tempo passou
O tempo passou!
E agora eu sei
O que eu passei cantei
Contei, estrelas mil no firmamento
Vão brilhar, depois apagar irão
Chorei as lágrimas correndo como nos cristais
Fogo dos vitrais pagãos
Não é solidão
Amar e desejar a vida que não deu as mãos
Mas vai dentro da gente
Como explosão no ar, como um furacão no mar
De repente você voltou assim
Eu preciso mais, eu preciso?
Eu preciso mais, eu preciso?  (Skank)
01) Retire, da primeira estrofe, um desvio gramatical, desfazendo-o e explicando:

02) Transcreva da canção um exemplo de antítese:

03) Existe algum exemplo de hipérbole na letra de música? Se sim, copie e explique seu raciocínio:

04) O poeta  usou  um  recurso  muito usado para dar melodia à poesia:  repetição de consoantes...  Onde podemos encontrar este recurso  (figura de linguagem)?  E que nome é dado a ele(a)?

05) Qual a relação entre o título e o corpo do texto?  Que outro título você daria a este texto?

06) “Amar e desejar a vida que não deu as mãos”. Em sua opinião, quando a vida não está nas mãos? Explique:

07) Destaque da canção todas as comparações, dizendo  de qual você mais gostou e por quê:

08) Indique quantos fonemas e quantas letras há em: TEMPO, PASSOU, CHOREI e BRILHAR:

09) Como o eu lírico se sente na música?

10) Por que no final do texto o eu lírico se questiona  se precisa de mais?

MEUS BONS AMIGOS


Meus bons amigos, onde estão?
Notícias de todos quero saber
Cada um fez sua vida de forma diferente
Às vezes me pergunto: Malditos ou inocentes?
Nossos sonhos, realidades
Todas as vertigens, crueldades
Sobre nossos ombros aprendemos a carregar
Toda a vontade que faz vingar
No bem que fez pra mim
Assim, assim, me fez feliz, assim
O amor sem fim
Não esconde o medo
De ser completo e imperfeito
Meus bons amigos, onde estão?
Notícias de todos quero saber
Sobre nossos ombros aprendemos a carregar
Toda a vontade que faz vingar
No bem que fez pra mim
Assim, assim, me fez feliz, assim
O amor sem fim
Não esconde o medo
De ser completo e imperfeito
O amor sem fim
Não esconde o medo
De ser completo e imperfeito
(Barão Vermelho)

01) Quantas estrofes e quantos versos o texto apresenta?

02) Podemos encontrar nessa canção traços do Barroco, através de uma figura de linguagem característica dessa escola literária. Que figura é essa? Comprove com passagens do texto:

03) O texto possui uma linguagem coloquial e há uma palavra que só deve ser usada na oralidade e não na escrita. Que palavra é essa?

04) Qual é a principal indagação do poeta?

05) Em “Sobre NOSSOS OMBROS aprendemos a carregar” que figura de linguagem o termo em destaque exemplifica? Justifique seu raciocínio:

06) Reescreva o primeiro e o segundo versos na ordem direta:

07) Faça uma lista dos seus grandes amigos e ao lado de cada nome responda a primeira pergunta da letra da música:

08) Use a mesma lista da questão anterior e escreva na frente de cada nome duas características (adjetivos), evitando repeti-los:

09) Diga como você entendeu o questionamento do eu-lírico quando diz “Malditos ou inocentes?”:

10) Qual o sentido da palavra VINGAR, no oitavo verso?

11) O texto foi escrito em que pessoa? Justifique sua resposta:

12) Quem é o eu-lírico do texto? Como ele se sente? Quem são seus interlocutores?

13) Retire do texto um exemplo de antítese:

14) Qual o conceito da palavra AMIGO para você?

15) “O homem pode orgulhar-se de ter muitos amigos , mas há amigo mais chegado do que um irmão”. Você concorda ou não com essa afirmação? Explique:

16) O título está de acordo com o que diz a canção? Que outro título você daria?

17) Copie do texto um exemplo de vocativo:



                   DANDARA                                                                                
Ela tem nome de mulher guerreira
E se veste de um jeito que só ela
Ela vive entre o aqui e o alheio
As meninas não gostam muito dela

Ela tem um tribal n tornozelo
E na nuca adormece uma serpente
O que faz ela ser quase um segredo
É o ser ela assim, tão transparente

Ela é livre e ser livre a faz brilhar
Ela é filha da terra, céu e mar
Dandara

Ela faz mechas claras nos cabelos
E caminha na areia pelo raso
Eu procuro saber os seus roteiros
Pra fingir que a encontro por acaso

Ela fala num celular vermelho
Com amigos e com seu namorado
Ela tem perto dela o mundo inteiro
E à volta outro mundo, admirado

Ela é livre e ser livre a faz brilhar
Ela é filha da terra, céu e mar
Dandara
(Ivan Lins e Francisco Bosco)

01) Destaque da música o verso que mais lhe chamou a atenção,  explicando o porquê:

02) Caracterize com, no mínimo, 05 adjetivos, a Dandara:

03) Por que será que as meninas não gostam dela?

04) Interprete o verso “Ela vive entre o aqui e o alheio”:

05) Ilustre toda a música, aproveitando todos os detalhes fornecidos:

06) Retire do texto cinco palavras com dígrafo:

07) Explique o verso: “E na nuca adormece uma serpente”:

08) Seguindo a caracterização da personagem, faça um desenho que a represente:

09) Imagine um diálogo entre o eu-lírico e a personagem (Dandara) num provável encontro. Como seria?

10) Que tipo de sentimento o eu-lírico sente por Dandara? Comprove com trechos da canção:

11) Dandara é o nome da mulher do grande guerreiro Zumbi dos Palmares, descendente de ex-escravos do reino de Daomé, onde se falava a língua iorubá. Você acha que a Dandara da canção é a mesma que fora a mulher de Zumbi? Por quê?

12) Explique o que entende com os versos:"O que faz ela ser quase um segredo/ É o ser ela assim, tão transparente":

13) Identifique, na terceira estrofe, uma antítese, justificando sua resposta:
14) Na quarta estrofe, há quantas orações? Elas são coordenadas ou subordinadas? Classifique-as:

HOMEM-ARANHA

Eu adoro andar no abismo
Numa noite viril de perseguição
Saltando entre os edifícios
Vi você
Em poder de um fugitivo
Que cercado pela polícia
Te fez refém lá nos precipícios
Foi paixão à primeira vista
Me joguei de onde o céu arranha
Te salvando com a minha teia
Prazer, me chamam de Homem-aranha
Seu heroi
Hoje o heroi agüenta o peso
Das compras do mês
No telhado, ajeitando a antena da tevê
Acordado a noite inteira pra ninar bebê
Chega de bandido pra prender
De bala perdida pra deter
Eu tenho uma idéia:
Você na minha teia
Chega de assalto pra impedir,
Seja em Brasília ou aqui
Eu tive a grande idéia:
Você na minha teia
Hoje eu estou nas suas mãos
Nessa sua ingênua sedução
Que me pegou na veia
Eu to na tua teia.  (Jorge Vercilo)
01) Quem são os dois super herois citados na música?

02) Na frase "Eu tô na tua teia", o que significa o termo "tô"? Qual a que classe gramatical dessa palavra?

03) A canção de Jorge Vercilo fala de um personagem tradicional de história em quadrinhos: o Homem-Aranha. Como o personagem é visto na canção?

04) No verso "saltando entre os edifícios". O sentido da expressão grifada é delugar. Copie do texto outro verso que apresenta o mesmo sentido (advérbio de lugar):

05) No final da canção, a "voz" do herói apaixonado declara que teve "uma ideia": "Você na minha teia". Os dois pontos usados após a palavra ideia, na construção do texto, servem para:
(   ) estabelecer condição                       (   ) indicar uma dúvida
(   ) despistar a atenção                         (   ) apresentar um fato.

06) O que é um herói para você? Explique:

07) Qual a intenção do autor ao citar Brasília na última estrofe?

08) O texto se constrói com base em comparações.O que está sendo comparado?

09) Qual o tempo verbal predominante no texto em estudo? Justifique:

10) Transcreva duas ocorrências do uso da linguagem coloquial, e depois passe-as para a linguagem culta:

11) Leia atentamente o trecho:
"Em poder de um fugitivo.  Que cercado pela polícia. Te fez refém lá nos precipícios"
Subentende-se um verbo que está oculto. Que verbo é esse?
(   ) ser; (   )viver; (   ) estar; (   ) parecer ; (   ) ficar

12) A música é composta por duas estrofes, dividindo a vida do herói em antes e depois. Explicite como era antes e como é hoje:

13) A primeira estrofe (o antes) está com o verbo "adoro" no presente. Reescreva-a, colocando-o no Pretérito imperfeito do indicativo e diga que efeito de sentido surgiu:

14) Na primeira parte da música há uma afirmação: o homem-aranha é o herói. Na segunda parte, a pessoa continua afirmando ser herói, porém de uma maneira diferente. Qual a diferença (ou semelhança) desses "dois heróis"?

Atividades Roma antiga e Grécia antiga

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