ATIVIDADES DIVERSAS CLÁUDIA

25 de jul. de 2012

Avaliação de Língua Portuguesa

E.E.”Dr JOAQUIM VILELA”
AVALIAÇÂO DE NGLÊS / 2012                               
ALUNO (A):________________Nº___               SÉRIE:
 PROFESSOR: ____________                           VALOR: _____                                                                         NOTA:   _______                                                           
                                                                                                                                           BOA SORTE!!!
Leia o texto a seguir com atenção.
A FESTA NO CÉU
Espalhou-se entre as aves a notícia de que haveria uma grande festa no céu. Todas as aves compareceriam e os outros animais ficariam com inveja, pois sendo incapazes de voar, não poderiam ir.
Adivinhe quem disse que iria também à festa? O sapo! Logo ele, pesado e nem conseguindo correr, seria capaz de aparecer nas alturas! Pois o sapo disse que tinha sido convidado e ia de qualquer jeito. Os bichos quase morreram de rir. Os pássaros então, nem se fala.
O sapo tinha um plano. Na véspera, procurou o urubu e deu uma prosa, divertindo muito o dono da casa. Depois disse:
— Bom, amigo urubu, quem é manco parte cedo e vou indo, porque o caminho é comprido.
O urubu pediu confirmação:
— Você vai mesmo, né?
— Se vou? Te vejo lá!
Em vez de sair, o sapo disfarçou, deu meia-volta, entrou pela janela do quarto e vendo a viola em cima da cama, meteu-se dentro, encolhendo-se todo.
O urubu, mais tarde, pegou a viola, amarrou a tiracolo e se mandou para o céu.
Chegando no céu, o urubu arriou a viola num canto e foi procurar outras aves.
O sapo botou um olho de fora e vendo que estava sozinho, deu um pulo e
ganhou a rua, todo feliz. Não queiram saber o espanto que as aves tiveram, vendo o sapo pulando no céu. Perguntaram, perguntaram, mas o sapo fez conversa mole. A festa começou e o sapo se espalhou. Lá pela madrugada, sabendo que só podia voltar do mesmo jeito que veio, o sapo foi se esgueirando e correu para onde o urubu havia se hospedado. Procurou a viola, acomodou-se e ficou à espera.
O sol saindo, acabou a festa e os convidados foram voando, cada um pra seu destino. O urubu pegou a viola e tocou para a terra.
Ia pelo meio do caminho quando, numa curva, o sapo se mexeu e o urubu, espiando para dentro do instrumento, viu o bicho lá no escuro, todo curvado, feito uma bola.
— Ah, camarada sapo! É assim que você vai à festa do céu? Confiado você, hein?
E, daquela altura, emborcou a viola. O sapo despencou. E dizia, na queda:
Béu! Béu!
Se eu desta escapar. Nunca mais bodas ao céu!
E vendo as serras lá embaixo:
— Arreda, pedra, senão eu te arrebento!
Bateu em cima das pedras como uma abóbora, espedaçando-se todinho. Ficou em pedaços. Nossa Senhora, com pena do sapo, juntou os pedaços e o sapo viveu de novo. Por isso o sapo tem o couro cheio de remendos.      (Luís Câmara Cascudo)
Interpretação
1- A notícia de que haveria uma festa no céu provocou um sentimento de inveja em alguns animais. Por quê? Justifique essa afirmação.


2- Por que os bichos morreram de rir quando o sapo disse que iria à festa?


3- “O sapo tinha um plano.” Qual era esse plano?



4- No final do texto, o sapo recebe um prêmio. Em que consiste esse prêmio?

5- Você poderia explicar com as suas palavras as principais diferenças entre a linguagem formal e a linguagem informal? Em quais lugares podemos encontrar cada uma delas?

6- No texto “A festa no céu”, predomina a linguagem mais formal ou mais informal? Explique e dê um exemplo que confirme a sua resposta.


7- Transcreva do trecho a seguir uma expressão que representa um uso próprio da linguagem oral:
— Ah, camarada sapo! É assim que você vai à festa do céu? Confiado você, hein?


8- Quantos parágrafos o texto possui? Enumere-os no texto.

9- O que é o clímax da história? Em qual (is) parágrafo(s) encontramos o clímax desta história?


10- A história que você leu “A festa no céu” é um conto popular. Se você tivesse que explicar para alguém o que é o conto popular, o que diria?
OBSERVAÇÃO:
Todas as questões abaixo são em forma de testes e para cada uma delas só existe uma alternativa correta.
11- Leia a tirinha:
O que justifica o uso abreviado da forma verbal “estão” na fala da menina?
A)A busca por uma linguagem mais cuidada.
B)A tentativa de apresentar uma linguagem formal.
C)A representação de uma linguagem próxima da fala.
D)O grau de distanciamento emocional entre as crianças.
________________________________________________________________________________________________
12- Leia a expressão abaixo:
“Ele tem pé quente!”
Como você já sabe, a expressão destacada é um dito popular. Qual é o sentido que ela produz?
A) Ele tem um segredo guardado.
B) Ele tem desconfiança.
C) Ele é grande dançarino.
D) Ele é uma pessoa de sorte.
________________________________________________________________________________________________
13-
A linguagem informal é caracterizada por:
A) seguir as regras de uma gramática normativa eleita como variedade-padrão.
B) ser mais espontânea e descontraída.
C) geralmente não empregar gírias.
D) ser mais utilizada em palestras, reuniões científicas, documentos oficiais.
________________________________________________________________________________________________
14-
Nós estudamos que os momentos de uma narrativa tradicional podem ser organizados da seguinte maneira:
A) Situação inicial e conflito.
B) Situação inicial, conflito e final.
C) Situação inicial, conflito, clímax do conflito, desfecho.
D) Situação inicial, conflito, desfecho e clímax do desfecho.
________________________________________________________________________________________________
15-
Dizemos que um texto está em prosa quando está organizado em:
A) versos.
B) frases contínuas formando parágrafos.
C) frases formando poema.
D) frases formando estrofes.



Avaliação de Língua Portuguesa

E.E.”Dr JOAQUIM VILELA”
AVALIAÇÂO DE PORTUGUÊS / 2012                               
ALUNO (A):________________Nº___               SÉRIE:
 PROFESSOR: ____________                           VALOR: _____                                                                         NOTA:   _______                                                           
                                                                                                                                           BOA SORTE!!!
Leia o conto abaixo com muita atenção:
O MENDIGO E A RAINHA
Era uma vez, um mendigo muito sujo e desanimado, que estava deitado no meio da rua. Ele, de longe, viu passar à rainha com o sua coroa e capa, toda linda e bem vestida. Ele disse:
-Vou-lhe pedir, ela é boa, certamente me dará alguma coisa.
Quando a rainha passou perto, o mendigo disse:
- Majestade, poderia, por favor, dar-me uma moeda? - Embora no seu interior pensasse que lhe ia dar muito mais.
A rainha olhou-o e respondeu-lhe:
- Por que não me dás tu alguma coisa? Acaso não sou eu a tua rainha?
O mendigo não sabia que responder e só se arriscou a falar:
 -Mas...mas..., majestade...eu não tenho nada!
A rainha respondeu:
- Algo deves ter... procura!
Entre assombro e irritação, o mendigo procurou entre as suas coisas e viu que tinha uma laranja, um pão e uns grãos de arroz. Pensou que o pão e a laranja era muito para lhe dar, assim, em meio de sua irritação, agarrou 5 grãos de arroz e deu-os à rainha. Agradada, ela disse:
- Vês como tinhas!
A rainha então lhe deu 5 moedas de ouro: uma por cada grão de arroz que tinha recebido.
O mendigo então lhe disse:
- Majestade, é...é... eu julgo que tenho outras coisas.
Mas a rainha olhou-o fixamente nos olhos e, com doçura, comentou-lhe:
 - Somente o que tu me deste de coração, eu posso te retribuir.
01- Se você tivesse que explicar para alguém o que é o conto, o que diria?
_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
02- Por ser um texto ficcional, uma das características do conto é não relatar o dia, nem o ano em que ocorreu a história, justamente para levar o leitor a entrar no mundo da fantasia, da imaginação. Que expressão foi usada nesse conto para sugerir que o acontecimento pode ter ocorrido há meses, anos ou até mesmo décadas?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
03- Qual é a diferença entre a linguagem formal e a linguagem informal? __________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
04- No conto lido, existem alguns traços da linguagem informal. Aponte-os no texto. (Você poderá sublinhar no texto ou copiar novamente os trechos).
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
05- O texto transmite algum ensinamento ou “moral da história”. Em que parte isso acontece? Qual a moral dessa história para você?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
06- Para que serve o substantivo? Retire cinco exemplos do texto.
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
07- Escreva os adjetivos que poderiam substituir as locuções adjetivas nas expressões seguintes:
Siga o modelo: brilho da lua = brilho lunar
a) força do homem: ________________________________________________________________________________
b) água da chuva: _________________________________________________________________________________
c) corpos do céu: __________________________________________________________________________________
d) água do rio: ____________________________________________________________________________________
e) material da escola: _______________________________________________________________________________
f) amor de mãe: ___________________________________________________________________________________
g) lanche da manhã: _______________________________________________________________________________

08- Reescreva o trecho abaixo, eliminando a repetição:
Recentemente foi produzido um filme sobre Pelé. Nesse filme é feito um relato da vida pessoal e profissional de Pelé. Pelé atuou muitas vezes na seleção brasileira. Os gols de Pelé causam admiração até hoje. Embora já esteja afastados dos campos, Pelé é ainda um ídolo em várias partes do mundo.
_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
09- Leia o trecho abaixo e identifique no quadro os adjetivos e as locuções adjetivas que delimitam o significado da comida japonesa Tofu frito.
Tofu frito- bolsas finas e fritas de tofu, douradas, com uma textura áspera.”

10- Imagine que você e sua amiga fará uma viagem. Você então resolveu escrever uma carta para ela, descrevendo parte de sua bagagem para que ela possa preparar melhor a própria bagagem.
Reescreva o trecho abaixo, detalhando com adjetivos e locução adjetivas os substantivos sublinhados, para que sua amiga tenha uma ideia mais precisa do que levar.

Laura,

Trouxe na minha bagagem apenas o que considerei essencial:
2 meias, 3 calças, 2 pares de tênis, 5 camisetas, 1 par de chinelos, 1 pijama, 1 bermuda e 3 shorts.
Laura,

1- Observe o trecho extraído da canção "Pau-de-arara", de Guio Moraes e Luiz Gonzaga:
"Quando eu vim do sertão, seu moço,
Do meu Bodocó"
Assinale a alternativa que mostra uma marca da linguagem coloquial ou informal usada nesse trecho.
A) Quando eu vim
B) do sertão
C) seu moço
D) Do meu
12- Qual das frases abaixo apresenta uma linguagem formal? Assinale a alternativa correta.
A) A gente gosta mesmo é de brincar.
B) Tá faltando bolacha no pacote.
C) Nós ganharemos as eleições com vantagem.
D) Os alunos tão estudando muito pra prova.

13- Assinale a alternativa que indica o que é importante considerar quando estamos produzindo um texto oral ou escrito.
A)Quem são os interlocutores envolvidos.
B)Qual é o objetivo (finalidade) da comunicação.
C)Que linguagem é mais adequada para a circunstância.
D)Todas as anteriores estão adequadas.

14- Leia a letra da canção:
Homem-aranha
Eu adoro andar no abismo
Numa noite viril de perseguição
Saltando entre os edifícios
Vi você
Em poder de um fugitivo
Que cercado pela polícia
Te fez refém lá nos precipícios
Foi paixão à primeira vista
Me joguei de onde o céu arranha
Te salvando com a minha teia
Prazer, me chamam de Homem-aranha
Seu herói
Hoje o herói agüenta o peso
Das compras do mês
No telhado, ajeitando a antena da tevê
Acordado a noite inteira pra ninar bebê

Chega de bandido pra prender
De bala perdida pra deter
Eu tenho uma idéia:
Você na minha teia
Chega de assalto pra impedir,
Seja em Brasília ou aqui
Eu tive a grande idéia:
Você na minha teia
Hoje eu estou nas suas mãos
Nessa sua ingênua sedução
Que me pegou na veia
Eu tô na tua teia.
                                               VERCILO, Jorge. Homem-aranha. CD Perfil, faixa 5. Rio de Janeiro: Som Livre, s.d.

O que podemos entender a partir da leitura dos versos destacados? Assinale a alternativa correta.
A) O super-herói tornou-se humano, não tem mais poderes.
B) A luta diária já é prova do heroísmo de muitos homens.
C) Os heróis de verdade não devem ajudar suas esposas.
D) O amor à primeira vista pode acontecer com qualquer um.

Atividades de LP2

LÍNGUA SOLTA
Você já parou para pensar quantas fofocas ouviu hoje? Muitas, não é mesmo? É só ligar a tevê que estão lá, fofocas para todos os gostos e estilos. Se você é daquelas pessoas que não resistem a uma fofoquinha, adoram ficar sabendo da vida dos outros e, quando sabem de alguma novidade, querem logo passá-la pra frente, não se preocupe, você é supernormal.
No entanto, existem pessoas que não conseguem se controlar. É só ficarem sabendo de alguma notícia bombástica que já querem espalhar para todo mundo e isso pode acabar prejudicando muita gente ou, até mesmo, atrapalhar a própria vida.
A Karol, 18 anos, viveu isso na pele. ”Eu já namorava fazia um ano e pouco, ele estava na faculdade e eu no colégio. Uma garota que também estudava no mesmo colégio que eu espalhou para todo mundo que tinha ficado com ele. Fiquei mito nervosa, eu e meu namorado brigamos feio, quase terminamos e, após um tempo, descobri que era tudo mentira da garota e que ela havia feito isso apenas para me atingir.”                                                                     Toda Teen, abril/2005.p.31
Após a leitura do texto responda às questões.
1. O tema do texto é:
A) (  ) A via das fofoqueiras.
B) (  ) Os estilos de fofoca.
C) (  ) As fofocas da tevê.
D) (  ) Os malefícios da fofoca.
E) (  ) A linguagem da fofoca.
2.     De acordo com o contexto, (situação), escreva uma justificativa para o título.

3.     Os problemas de Karol foram provocados:
A)    (  ) pela sua faculdade.
B)    (  ) as fofocas da tevê.
C)    (  ) por ela mesma.
D)    (  ) pelo seu namorado.
E)    (  ) por outra garota.

4.     Na frase “A Karol, 18 anos, viveu isso na pele.”, a palavra “isso” se refere a um problema com:
A) (   ) a fofoca por outra pessoa.
B) (   )a própria mania de fazer fofoca.
C) (   ) as fofocas apresentadas na tevê.
D) (   ) os perigos das suas fofocas.
E) (   ) as fofocas sobre os artista.

5.     Qual é o suporte do texto?


6.     A quem principalmente se destina o texto? (público alvo).


7.     Quais são as conseqüências da fofoca apresentada no 3º parágrafo do texto?

8.     Na frase: “È só ficarem sabendo de alguma notícia “bombástica...”“. A palavra indica que é uma notícia:
A) (  ) que não será comentada por ninguém.
B) (  ) que a notícia não será surpreendente.
C) (  ) que a notícia terá grande repercussão entre as pessoas.
D) (  ) que as pessoas não têm o hábito de fazer comentários.
E) (  ) que as notícias surpreendentes são divulgadas só pela mídia.
9.     Por que o redator (a) empregou as Aspas no 3º parágrafo do texto? .

10.     Embora o texto circule em uma revista porque a linguagem predominante foi a informal, de uso coloquial?






































1. Leia a reportagem a seguir, publicada no site UOL.
AVATAR PODE SER PRIMEIRA FICÇÃO CIENTÍFICA A LEVAR O OSCAR
Se Avatar ganhar o Oscar amanhã, tornar-se-á o primeiro filme de ficção científica a vencer nesta categoria. Nas duas primeiras vezes que filmes de ficção científica foram indicados ao Oscar, não saíram vitoriosos.
Em 1977, Woody Allen venceu nas categorias filme e diretor com a comédia Noivo neurótico, noiva nervosa, que concorria com Star wars, de George Lucas, o filme mais moderno da época. Cinco anos depois, Gandhi, de Richard Attenborough, também venceu os prêmios de filme e diretor, deixando E.T. - O extraterrestre, de Steven Spielberg, para trás.
Avatar, de James Cameron, que já acumula uma bilheteria de mais de US$ 700 milhões, está em uma corrida similar pelo Oscar contra um competidor de bilheteria modesta, o drama Guerra ao Terror, de Kathryn Bigelow, que é também ex-mulher de Cameron. Até agora, o filme de Bigelow arrecadou apenas US$ 12.6 milhões — 60 vezes menos do que Avatar —, o que o coloca entre os filmes indicados ao Oscar com a menor bilheteria de todos os tempos.
Ainda assim, o filme compete diretamente com Avatar. Ambos têm nove indicações cada, e os dois são considerados grandes favoritos ao prêmio. Em comparação, E.T. arrecadou US$ 359 milhões no ano de seu lançamento, cerca de sete vezes mais que Gandhi, que faturou US$ 52.8 milhões. Já Star wars arrecadou US$ 221 milhões, enquanto Noivo neurótico, noiva nervosa ficou com US$ 39.2 milhões. Se Guerra ao Terror vencer, pode entrar para a história como o filme menos visto da categoria no Oscar — ao menos nos cinemas. O filme vem ganhando mais espectadores desde o seu lançamento internacional em DVD, entrando na lista dos filmes mais vistos. Esta é apenas a terceira vez que um filme de ficção científica foi indicado ao Oscar, e com a expansão de cinco para dez indicados, Avatar ganhou um concorrente do mesmo gênero:Distrito
Disponível em: http://cinema.uol.com.br/oscar/ultimas-noticias/2010/03/06/avatar-pode-ser-primeira-ficcao-cientificaa-levar-o-oscar.jhtm. Acesso em: 6 mar. 2010.
ATIVIDADES
a) Releia o título da reportagem. A forma verbal destacada está no presente do indicativo. No entanto, ela indica um fato acontecendo no presente ou que pode ocorrer no futuro?

b) Por qual tempo verbal esse verbo pode ser substituído? Escreva-o.

2. Releia estes dois trechos da notícia:
I – Se Avatar ganhar o Oscar amanhã, tornar-se-á o primeiro filme de ficção científica a vencer
nesta categoria.
II – Se Guerra ao Terror vencer, poderá entrar para a história como o filme menos visto da categoria no Oscar — ao menos nos cinemas.
a) Que idéia prevalece nesses trechos? Assinale as alternativas.
(   ) uma hipótese                     (   ) um desejo
(   ) uma possibilidade              (   ) uma incerteza

b) Que tempos e modos verbais estão presentes nesses trechos? Por quê?

3. O autor faz duas comparações entre dois filmes que, em diferentes épocas, concorreram ao Oscar.
a) Localize-as e sublinhe-as no texto.

b) O que os filmes não ganhadores tinham em comum?

c) O que os filmes ganhadores tinham em comum?

4. Pelas comparações que o autor faz quem seria o mais provável ganhador do Oscar 2010? Por quê?


5. Leia a receita de um saboroso e saudável sanduíche.
SANDUÍCHE DE ATUM - INGREDIENTES
4 colheres (sopa) de atum em conserva na água
2 colheres (sopa) de cebola, bem picadinha
1 colher (sopa) de cenoura ralada no ralo grosso
1 colher (sopa) de maionese light
1 colher (sobremesa) de salsa picada
2 azeitonas pretas ou verdes picadas
1 folha de alface
2 fatias de pão integral
Modo de preparo
1. Coloque o atum escorrido, a cebola picadinha, a cenoura ralada, a maionese, a salsa e as azeitonas num recipiente.
2. Mexa tudo muito bem com uma colher.
3. Coloque duas fatias de pão integral na torradeira ou leve-as ao forno para tostar.
4. Coloque o recheio sobre uma fatia de pão. Cubra com a folha de alface e finalize com a outra fatia de pão.
5. Sirva a seguir.

a) O que caracteriza esse texto como uma receita culinária?

b) Assinale os verbos da segunda parte da receita. O que eles expressam?
(   ) Desejo                        (   ) Ordem
(   ) Conselho                    (   ) Convite

c) Que modo verbal predomina?

d) As formas verbais estão na 3ª Pessoa do singular. Como ficaria a receita se elas estivem na 2ª Pessoa do singular? Reescreva o “modo de preparo” nessa pessoa.
6. Leia estes trechos de duas notícias publicadas em de 6 de março de 1910.
(Berlim) Os jornais continuam a comentar os resultados das eleições presidenciais, elogiando o Sr. Hermes da Fonseca, que fará uma política de aproximação com a Alemanha.
(Nova York) Noticiam os jornais que o multimilionário Rockefeller doará brevemente a soma de 300.000.000 de dólares para a fundação de novas instituições de beneficência. Disponível em: http:/blog.estadao.com.br/blog/umseculo/ Acesso em: 6 mar. 2010 (com atualização ortográfica).

Localize todos os verbos ou locuções verbais. Escreva-os e identifique os tempos e modos verbais.

Os acentos de algumas palavras do texto a seguir foram excluídos. Releia em seu livro as regras de acentuação e, em seguida, acentue as palavras que devem ser acentuadas.






OS LOBOS
Alem de ser animais muito belos, os lobos possuem um senso de hierarquia altamente desenvolvido, que lhes permite viver em sociedade organizada e cooperativa sem necessidade de recorrer a combates mortais pela liderança. Um lobo solitario tem muitas chances de perecer; sua força reside precisamente no trabalho em conjunto. Como os homens, os lobos são criaturas essencialmente sociais. Uma alcateia normalmente é uma “familia expandida” e consta de um numero muito flexivel de individuos (tipicamente oito, mas pode oscilar bastante), liderados pelo casal-alfa, a femea-alfa — lider de todas as fêmeas — e o macho-alfa— lider de todos os machos e responsavel usual pelo “cronograma” do grupo —, horario de acordar ou de repousar, momento de caçar etc. Não há ingerencia mutua nessa hierarquia bilateral; as femeas resolvem seus problemas entre elas, e os machos, entre eles. Inclusive chegam a ser cavalheirescos: uma femea pode importunar um macho, mas este nunca atacara uma femea... Normalmente (nem sempre) é o casal-alfa que se reproduz. O cuidado com os filhotes é uma responsabilidade de todo o grupo.  Disponível em: . Acesso em: 9. jan. 2007 (texto adaptado).
Preencha o quadro com as palavras do texto:
NOVA REGRA GRAMATICAL
Palavra acentuada/regra
Palavra não acentuada/regra










FURTO DE FLOR-    Carlos Drumond de Andrade
 Furtei uma flor daquele jardim. O porteiro do edifício cochilava e eu furtei a flor.
Trouxe-a para casa e coloquei-a no copo com água. Logo senti que ela não estava feliz. O copo destina-se a beber, e flor não é para ser bebida.
Passei-a para o vaso, e notei que ela me agradecia, revelando melhor sua delicada composição. Quantas novidades há numa flor, se a contemplarmos bem.
Sendo autor do furto, eu assumira a obrigação de conservá-la. Renovei a água do vaso, mas a flor empalidecia. Temi por sua vida. Não adiantava restituí-la ao jardim. Nem apelar para o médico de flores. Eu a furtara, eu a via morrer.
Já murcha, e com a cor particular da morte, peguei-a docemente e fui depositá-la no jardim onde desabrochara. O porteiro estava atento e repreendeu-me:
- Que idéia a sua, vir jogar lixo de sua casa neste jardim!

ATIVIDADES: 
1.    Dar os sinônimos de – furtar – restituir – contemplar;
2.    Quais as personagens do texto?
3.    Quando e onde o fato aconteceu?
4.    O que aconteceu?
5.    Numerar as linhas do texto e destacar equilíbrio, desequilíbrio e novamente equilíbrio;
6.    Destacar do texto: situação – complicação – clímax – desfecho;
7.    Comentar as atitudes do porteiro e de quem depositou a flor no jardim.
8.    O autor do furto arrependeu-se? Exemplifique.
9.    Qual a cor da morte?
10.  Como uma flor demonstra sua felicidade?
11.  De que forma uma flor pode agradecer?
12.  Que novidades você pode encontrar numa flor?

IDENTIFIQUE PESSOA, TEMPO E MODO VERBAL:
1- Eu a furtara.
2- O porteiro estava atento e repreendeu-me.
3- Que idéia a sua de jogar lixo de sua casa neste jardim?
4- Passei-a para o vaso.

ANALISE AS FUNÇÕES SINTÁTICAS DAS PALAVRAS DESTACADAS:
1- Notei que ela me agradecia.
2- Passei-a para o vaso.
3- Ela não estava feliz.
4- O porteiro estava atento.

IDENTIFIQUE A METONÍMIA DA FRASE:
1- O copo destina-se a beber.

PRODUÇÃO DE TEXTO:
1- Transformar o texto numa história em quadrinhos:




CRIANÇA QUE FAZ AS REFEIÇÕES COM OS PAIS SE ALIMENTA MELHOR, MOSTRA ESTUDO.
Educadores e psicólogos recomendavam, os pais sabiam disso por intuição - mas só agora há provas científicas. Estudo realizado por pesquisadores da Universidade Harvard, dos Estados Unidos, concluiu que a criança que senta à mesa com pai e mãe alimenta-se melhor em comparação aos coleguinhas que comem sozinhos. "A pesquisa confirma o que nós já sabíamos: as crianças precisam de parâmetros", diz o pediatra paulista Mauro Fisberg, especialista em nutrição juvenil. [...].
Um adolescente que se alimenta mal corre sério risco de se tomar um adulto anêmico ou obeso. A pesquisa de Harvard centrou-se no jantar porque essa é geralmente a única oportu­nidade de pais e filhos comerem juntos. No café da manhã todos estão com pressa, e o almoço é feito fora de casa. Quando o paulistano Alcino Takano chega em casa, sua filha, lndira, de 11 anos, já tomou um lanche e não tem apetite para acompanhá-lo. Valderez Takano, mãe da menina, sabe disso e já procurou orientação de um nutricionista. lndira se recusa a comer legumes e verduras. "Ela não gosta", diz. "Exigir que ela coma direito é arrumar uma briga por dia. "(Veja, 12 abr., 2000)

1. Releia a seguinte frase do texto:
"A pesquisa de Harvard centrou-se no jantar porque essa é geralmente a única oportunidade de pais e filhos comerem juntos.”
 Observando essa passagem e, principalmente, o termo nela destacado, percebe-se que, função dele aí é:
a) generalizar o fato.
b) particularizar o fato.
c) evitar generalizações.
d) restringir o caso à realidade americana.

2.  Considere esta frase:
A pesquisa confirma o que nós já sabíamos [...]
 Voltando ao texto, onde se insere tal passagem, verifica-se que o termo destacado se refere:
a) ao autor do texto e aos pediatras.
b) aos pediatras e aos pais.
c) aos adultos em geral.
d) aos médicos.

3.  Observe esta frase:
 "Valderez Takano, mãe da menina, sabe disso e já procurou orientação de um nutricionista. "O termo destacado na frase acima refere-se:
a) à briga travada com a filha para que ela coma melhor.
b) à descoberta dos pesquisadores de Harvard.
c)    à volta do pai ao lar após o trabalho.
d)  aos hábitos alimentares da filha.

4. De acordo com a norma padrão da Língua Portuguesa do Brasil, as palavras 'em que'podem ser substituídas por 'onde' na seguinte frase:

a) O estado de tensão em que estavam tirou-lhes a força.
b) Qual é o lugar em que podemos fazer nossas encomendas?
c) Não pudemos compreender o estado em que se encontravam.
d) Naquela noite, um deles teve um pesadelo em que todos morriam em acidente de carro.

5. A retirada do termo sublinhado acarretará mudança de sentido na seguinte frase:

a) Na raiva, eu me atirei contra o muro.
b) É verdade que tu te queixaste do professor?
c) Ele disse que devo cortar o meu cabelo para ir à festa.
d) Amanhã vou me levantar cedo para ir ao aeroporto buscar meu filho.

6. O par de frases abaixo que tem o mesmo sentido básico é:
 a) 1. Apenas um número reduzido de alunos compareceu à cerimônia.
      2. Um número reduzido de alunos apenas compareceu à cerimônia.

b) 1. Alguns homens entraram aqui de repente.
    2. Alguns homens entraram aqui e saíram de repente.

c) 1. O homem claro descobriu toda a verdade.
    2. O homem, claro, descobriu toda a verdade.

d) 1. Na fotografia, viam-se verdes pastagens.
     2. Na fotografia, viam-se pastagens verdes. 
 7. A frase abaixo em que a concordância verbal atende às normas da gramática padrão é:
 a) O retorno dos homens, velhos e jovens, que haviam fugido para o município vizinho,ajudaram as mulheres a manter a plantação.
 b) Depois disso, ficou acertado entre os dois a forma de pagamento das parcelas.
 c) Resolveram-se todas as pendências mais rapidamente do que se esperava.
 d) O reencontro de Bela com Rafa os tornaram prontos para o casamento.

8. Considere a seguinte frase:
Os artistas premiados que não comparecem à cerimônia de entrega do Oscar...
a) Se a frase fosse reescrita no passado como ficaria o verbo? .........................
b) O verbo grifado pertence a ................. conjugação.
c) Classifique o verbo grifado quanto ao:
        · radical ..........................
        · vogal temática................
        · desinência ....................... 
9. Abaixo você encontrará a introdução e a conclusão de um texto dissertativo. Faltam-lhe, no entanto, o desenvolvimento e o título. Crie-os. 

A língua é o mais poderoso instrumento de comunicação: a leitura e a escrita constituem condição indispensável vida do homem, ser sociável e ter qualidade de vida.



Fale comigo - Cláudia

Nome

E-mail *

Mensagem *