ATIVIDADES DIVERSAS CLÁUDIA

25 de jul. de 2012

Atividades Língua Portuguesa

TRABALHO DE LÍNGUA PORTUGUESA
Nome: ______________________________________     N: _______    9 ano _____ Data: ______________

Parte I – Conjunções Coordenativas

1  - Leia o texto e responda as questões a e b.
                                     “Meu sertão continua ao deus-dará
                                       Mas se existe Jesus no firmamento
                                       Cá na terra isto tem que se acabar"
                                                                                       ( Gilberto Gil)
a) Que tipo de relação é estabelecida pela conjunç ão mas?

b) Que outras conjunções poderiam ocupar o lugar do mas sem alterar o sentido do texto?

2. Nas questões que seguem, ocorrem duas frases isoladas. Estabeleça entre elas uma relação de coordenação, indicando o tipo de relação. Faça as modificações que julgar necessárias.
a) Ele prometeu um vestido para maria. Ele não cumpriu a promessa.
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b) As pessoas acompanham a procissão. As pessoas acreditam nas coisas lá do céu.
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c) Vá na frente. Irei depois.
________________________________________________________________________________________________
d) Preste atenção. Trata-se de um assunto muito importante.
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3. A seguir temos pequenos textos cujos elementos de conexão entre as orações coordenadas foram suprimidos. Sua tarefa será organizá-los, restabelecendo as relações de coordenação.
a) O trânsito estava caótico. / Ninguém chegou atrasado à reunião.
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b) Por favor, devolva-me o livro. / Estou precisando dele.
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c) " Há muitos tipos de colírios destinados ao tratamento de diferentes doenças dos olhos. Os olhos são órgãos de muita sensibilidade. O uso de qualquer tipo de colírio, sem orientação e controle médico, poderá causar mais problemas do que resultados positivos." ( Manual da boa visão)
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4- Junte as orações numa só frase, usando a ideia indicada entre parênteses.
            a)      Ele merecia um castigo. Os pais resolveram perdoá-lo. (oposição)
             ____________________________________________________________________________________________
            b)      As crianças brincavam na areia. Corriam para o mar. (alternância)
            ____________________________________________________________________________________________
            c)      Nosso time se esforçou. Não conseguiu vencer. (oposição)                 
            ____________________________________________________________________________________________
            d)     Pegue um agasalho. Está começando a esfriar. (explicação)
           _____________________________________________________________________________________________
            e)      A festa estava ótima. Nós nos divertimos bastante. (conclusão)
     _______________________________________________________________________________________________________

Avaliação língua portuguesa24

AVALIAÇÃO DE LÍNGUA PORTUGUESA

Eixo Temático:            Compreensão e produção de textos 
Tópico:                          Contexto de produção, circulação e recepção de textos 
Habilidade:                  Considerar os contextos de produção, circulação e recepção de textos, na compreensão e na produção textual, produtiva e autonomamente. 
Palavras-chave:         Gênero crônica, informação explícita e implícita, seleção lexical e efeito de sentido, produção de texto 
               

COISAS ANTIGAS

       Depois de cumprir meus afazeres voltei para casa, pendurei o guarda-chuva a um canto e me pus a contemplá-lo. Senti então uma certa simpatia por ele; meu velho rancor contra os guarda-chuvas cedeu lugar a um estranho carinho, e eu mesmo fiquei curioso de saber qual a origem desse carinho.
      Pensando bem, ele talvez derive do fato, creio que já notado por outras pessoas, de ser o guarda-chuva o objeto do mundo moderno mais infenso a mudanças. Sou apenas um quarentão, e praticamente nenhum objeto de minha infância existe mais em sua forma primitiva. De máquinas como telefone, automóvel, etc., nem é bom falar. Mil pequenos objetos de uso mudaram de forma, de cor, de material; em alguns casos, é verdade, para melhor; mas mudaram.
       O guarda-chuva tem resistido. Suas irmãs, as sombrinhas, já se entregaram aos piores desregramentos futuristas e tanto abusaram que até caíram de moda. Ele permaneceu austero, negro, com seu cabo e suas invariáveis varetas. De junco fino ou pinho vulgar, de algodão ou de seda animal, pobre ou rico, ele se tem mantido digno.
      Reparem que é um dos engenhos mais curiosos que o homem já inventou; tem ao mesmo tempo algo de ridículo e algo de fúnebre, essa pequena barraca ambulante. 
      Já na minha infância era um objeto de ares antiquados, que parecia vindo de épocas remotas, e uma de suas características era ser muito usado em enterros. Por outro lado, esse grande acompanhador de defuntos sempre teve, apesar de seu feitio grave, o costume leviano de se perder, de sumir, de mudar de dono. Ele na verdade só é fiel a seus amigos cem por cento, que com ele saem todo dia, faça chuva ou sol, apesar dos motejos alheios; a estes, respeita.  O freguês vulgar e ocasional, este o irrita, e ele se aproveita da primeira distração para sumir   
       Nada disso, entretanto, lhe tira o ar honrado. Ali está ele, meio aberto, ainda molhado, choroso; descansa com uma espécie de humildade ou paciência humana; se tivesse liberdade de movimentos não duvido que iria para cima do telhado quentar sol, como fazem os urubus.
       Entrou calmamente pela era atômica, e olha com ironia a arquitetura e os móveis chamados funcionais: ele já era funcional muito antes de se usar esse adjetivo; e tanto que a fantasia, a inquietação e a ânsia de variedade do homem não conseguiram modificá-lo em coisa alguma.
                                                  BRAGA, Rubem. Ai de ti, Copacabana. Rio de Janeiro: Record, 1993.

 1- A análise dos elementos constitutivos desse texto demonstra que ele é:
A) um artigo de opinião
B) um artigo científico
C) uma crônica
D) uma reportagem
2- Considerando as idéias desenvolvidas pelo autor, o texto tem a finalidade de :
A) vender um produto anunciado
B) informar as funções do objeto descrito
C) relatar, através de linguagem literária, o sentimento despertado por um objeto do cotidiano
D) comparar objetos antigos que subsistiram ao tempo e objetos modernos

3- O assunto principal do texto é:
A) o guarda-chuva, independente de seu material, é sempre útil.
B) a permanência de um objeto, resistindo às mudanças, devido à sua funcionalidade original.
C) a mudança de sentimento do autor pelo objeto descrito.
D) o guarda-chuva, em qualquer época, tem o costume de se perder e de se mudar de dono.

4- A mudança de sentimento do autor em relação ao guarda-chuva está contida em:
A) “... pendurei o guarda-chuva e me pus a contemplá-lo”
B) “... meu velho rancor contra os guarda-chuvas cedeu lugar a um estranho carinho...”
C) “... de ser o guarda-chuva o objeto do mundo moderno mais infenso a mudanças.”
 D)” ...  e eu fiquei curioso de saber qual a origem desse carinho”.

5- O enunciado que expressa a origem do carinho do autor pelo guarda-chuva é:
A) sua fidelidade aos amigos
B) sua humildade e paciência
C) sua resistência à mudança
D) sua funcionalidade

6- “... e olha com ironia a arquitetura e os móveis chamados funcionais...”. Por que olha com ironia?
A) porque ele já era funcional antes dos atuais chamados funcionais
B) porque ele só é fiel aos seus amigos cem por cento
C) porque é um dos engenhos mais curiosos que o homem já inventou
D) porque não importa o material de que é feito, ele se mantém digno.






7- No enunciado: “  as sombrinhas tanto abusaram das mudanças que até caíram de moda. Os termos sublinhados  expressam ideia de :
A) causa
B) consequência
C) concessão
D) tempo

8- Observe o emprego da conjunção ao final do 2º parágrafo: “... em alguns casos, é verdade, para melhor; mas mudaram. A idéia expressa é de :
A) adversidade
B) conformidade
C) concessão
D) conclusão

9- Observe o período do 2º parágrafo:  “ Pensando bem, ele talvez derive do fato... “ o recurso anafórico de substituição sublinhado refere-se a :
A) guarda-chuva
B) lugar
C) fato
D) carinho

10- “  Sou apenas um quarentão e praticamente nenhum objeto de minha infância existe mais em sua forma primitiva”. Os articuladores sublinhados contribuem para que o pensamento do autor seja melhor  explicado em:
A) quarenta anos é muito tempo para que os objetos permaneçam os mesmos
B) quarenta anos é pouco tempo para que os objetos mudem
C) na infância, os objetos parecem diferentes  do que realmente são
D) é natural que os objetos mudem muito em 40 anos

11- Marque o enumerado que expressa a opinião do autor sobre a mudança dos objetos:
A) as mudanças são sempre para melhor
B) as mudanças algumas vezes são para melhor
C) as mudanças nunca são para melhor
D) as mudanças são sempre para pior

12- O autor atribui vida ao guarda-chuva, dá-lhe características humanas ou lhe atribui ações. A alternativa que contempla ações atribuídas ao guarda-chuva que são próprias do ser humano  é:
A)” fiel aos amigos” e “ar honrado”
B) “ choroso” e  “ humildade”
C) “austero” e  “digno e grave”
D) “descrença” e “respeito”
13- O autor emprega aspectos denotativos  e conotativos para caracterizar o guarda-chuva. A alternativa que apresenta aspecto conotativo é:
A) negro
B) cabo e invisíveis varetas
C) tem algo de fúnebre
D) de algodão

14- Observe o termo sublinhado e assinale a alternativa que apresenta outro com o mesmo sentido: “... de ser o guarda-chuva o objeto do mundo moderno mais infenso a mudanças.
A) propício
B) promissor
C) contrário
D) favorável
15) No fragmento: “Mil pequenos objetos de uso mudaram de forma...”, o  emprego do numeral indica:
A)um número absoluto
B)uma quantidade qualquer
C)um número que não se pode precisar
D)uma pequena quantidade

16) Agora é a vez de expressar suas ideias. Com base no texto motivador “Coisas antigas”, e nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija um texto, em norma culta, relatando, de forma literária, um acontecimento do cotidiano que lhe tenha despertado a atenção e sensibilidade. Dê um título ao seu texto.













                                                           















Descritor
Questão
Gabarito
Identificar gêneros textuais, considerando sua função social, seu circuito comunicativo e suas características lingüístico-discursivas.                          
01
02
C
C
Compreender globalmente os textos lidos, identificando o tema central e articulando informações explícitas e implícitas pela produção de inferências.
03
04
05 
         B
         B
         D
Reconhecer as relações que organizam o conteúdo dos textos: causa, consequência, concessão, adversidade, entre outras.
06
07
08
        A
        B
        A
Estabelecer relações de continuidade temática a partir da recuperação de elementos da cadeia referencial.
09
        D
Reconhecer relações lógico-discursivas presentes no texto, marcadas por conjunções, advérbios, etc.
     10 
        B
 Distinguir uma  opinião relativa a um fato
11
        B
 Relações entre recursos expressivos e efeitos de sentido. Reconhecer o efeito de sentido decorrente da escolha de uma determinada palavra ou expressão.
12
13
14
15
        D
        C
        C
        C
Produzir textos como forma de interlocução, de acordo com as condições de produção, circulação e recepção.
16
PRODUÇÃO DE TEXTO

Atividades LP -- Preconceito

Discriminação racial

        Quando uma pessoa acredita que a sua raça é melhor do que as outras, dizemos que essa pessoa é racista e a esse tipo de crença damos o nome de racismo.
        Até o século passado, até mesmo os cientistas acreditavam que havia raças puras e que essas raças “puras” eram melhores do que as “misturadas”.
        Hoje sabemos que nada disso é verdade. Os índios, são considerados, até hoje, por muita gente, como incapazes. ou como os negros, escravizados pelos europeus durante séculos.

1.As pessoas são todas iguais. Você acredita nisso? Por que?
........................................................................................................................................................
2. Quando discriminamos uma pessoa devido à sua cor de pele ou seu tipo de cabelo, estamos sendo...............................................
3.Saiba que o racismo é um crime e quem o pratica pode ir preso.

Discriminação racial

        Quando uma pessoa acredita que a sua raça é melhor do que as outras, dizemos que essa pessoa é racista e a esse tipo de crença damos o nome de racismo.
        Até o século passado, até mesmo os cientistas acreditavam que havia raças puras e que essas raças “puras” eram melhores do que as “misturadas”.
        Hoje sabemos que nada disso é verdade. Os índios, são considerados, até hoje, por muita gente, como incapazes. ou como os negros, escravizados pelos europeus durante séculos.

1.As pessoas são todas iguais. Você acredita nisso? Por que?
........................................................................................................................................................
2. Quando discriminamos uma pessoa devido à sua cor de pele ou seu tipo de cabelo, estamos sendo...............................................
3.Saiba que o racismo é um crime e quem o pratica pode ir preso.

Atividades LP

Avaliação de Língua Portuguesa
Nome: ______________________________________________________ Data: _____/______/_____

Leia os textos abaixo e responda às questões:
 
ESSA VELHINHA
- Desculpe entrar assim sem pedir licença...
- Doença!
- Não,... quem está doente?
- Mas quem está doente?
- Não – Sorriu o homem -, a senhora entendeu errado.
- Resfriado?
- Ora... quer dizer... bem, eu estava lá fora e ...
- Xi! Catapora?
- Senhora, por favor não confunda...
- Caxumba!!! Cuidado, menino, isso é perigoso... Sabe, sei fazer um chazinho muito bom pra caxumba.
01. Os pontos de exclamação em Caxumba!!!, exprimem:
(A) Entusiasmo.
(B) Dor.
(C) Espanto.
(D) Tristeza.



DICAS PARA PREVENIR DORES NAS COSTAS
Para não agredir a coluna, é preciso evitar movimentos bruscos, ao levantar pela manhã. Espreguiçar e usar
os braços para suspender o tronco, enquanto apóiam-se os pés no chão, são atividades indicadas.

02.   Essa “dica” aconselha o leitor a evitar:
(A) Andar de tamancos ou chinelos.
(B) Engordar demais.
(C) Levantar-se da cama repentinamente.
(D) Usar colchões muito duros ou macios demais.
A GANSA DOS OVOS DE OURO
(Fábula de Esopo recontada por Ana Maria Machado)
Era uma vez um casal de camponeses que tinha uma gansa muito especial. De vez em quando, quase todo
dia, ela botava um ovo de ouro. Era uma sorte enorme, mas em pouco tempo ele começaram achar que podiam ficar muito mais ricos se ela pusesse um ovo daqueles por hora ou a todo momento que eles quisessem.
Falavam nisso sem parar, imaginando o que fariam com tanto ouro.
- Que bobagem a gente ficar esperando que todo dia saia dessa gansa um pouquinho... Ela deve ter dentro
dela um jeito especial de fabricar ouro. Isso era o que a gente precisava.
- Isso mesmo. Deve ter uma maquininha, um aparelho, alguma coisa assim. Se a gente pegar pra nós, não
precisa mais da gansa.
- E... Era melhor ter tudo de uma vez. E ficar muito rico.
E resolveram matar a gansa para pegar todo o ouro.
Mas dentro não tinha nada diferente das outras gansas que eles já tinham visto – só carne, tripa, gordura...
E eles não pegaram mais ouro. Nem mesmo ganharam um ovo de ouro, nunca mais.
03.  A palavra Isso marcada no texto se refere a:
(A) Um pouquinho de tempo de que o casal precisava para cuidar da gansa.
(B) A bobagem de achar que dentro da gansa tinha ouro.
(C) Um modo de produzir ouro.
(D) Uma maneira menos cruel de matar a gansa.

 
04.  O desespero da mãe do Menino Maluquinho se justifica pela:

(A) Pergunta do Menino Maluquinho.
(B) Ação do Menino Maluquinho.
(C) Maldade do Menino Maluquinho.
(D) Distração do Menino Maluquinho.

 PREZADO SENHOR,
A primeira coisa que me vem à cabeça para lhe dizer hoje não é muito original...
No entanto, se estas palavras pecam pela falta de originalidade, não pecam pela falta de sinceridade:
Feliz Aniversário!
 O meu sentimento mais puro é para que você possa realizar, nos anos vindouros, todos os seus projetos
mais caros e preciosos, pois isso é o mínimo que uma pessoa justa e honesta como você merece.
 Saiba que eu me sinto muito privilegiada por ser subordinada a alguém tão bom e sensível, que não se
vale de hierarquia para humilhar ou ser arrogante com os outros profissionais.
 Por tudo isso que você é, receba os meus mais sinceros votos de felicidade e o meu desejo de que o seu
dia de aniversário transcorra em paz e alegria.
Um Abraço.
Rosângela

05.   Nesse texto, os interlocutores são:
(A) Chefe e funcionária.
(B) Namorado e namorada.
(C) Pai e filho.
(D) Professor e aluno.

RECEITAS DA VOVÓ
Lembra aquela receita que só sua mãe ou sua avó sabem fazer? Pois saiba que, além de gostoso, esse
prato é parte importante da cultura brasileira. É verdade. Os cadernos de receita são registros culturais. Primeiro,
porque resgatam antigas tradições, seja familiares ou étnicas. Além disso, mostram como se fala ou se falava em
determinada região. E ainda servem como passagens de tempo, chaves para alcançarmos memórias emocionais
que a gente nem sabia que tinha (se você se lembrou do prato que sua avó ou sua mãe fazia, você sabe do que eu
estou falando).
06.   A tese defendida pelo autor do texto é de que as receitas culinárias:

(A) Fazem com que lembremos a nossa infância.
(B) Resgatam nossas tradições familiares ou étnicas.
(C) São as que só nossas mães ou avós conhecem.
(D) São uma parte importante da cultura brasileira.

  

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