ATIVIDADES DIVERSAS CLÁUDIA: DESCRITORES DE LÍNGUA PORTUGUESA--9º ano DO ENSINO FUNDAMENTAL

10 de out. de 2011

DESCRITORES DE LÍNGUA PORTUGUESA--9º ano DO ENSINO FUNDAMENTAL


DESCRITORES DE LÍNGUA PORTUGUESA--8ª SÉRIE DO ENSINO FUNDAMENTAL
1. PRÁTICAS DE LEITURA DE TEXTOS
Espera-se que, ao terminar a oitava série do Ensino Fundamental, o aluno seja capaz de ler
textos:
a) ficcionais: conto, crônica, romance, poema, texto dramático, tira (história em
quadrinhos);
b) não-ficcionais: notícia, reportagem, editorial, artigo de opinião, crônica, texto
argumentativo, charge, propaganda, texto informativo, texto expositivo de outras áreas
e textos normativos, tais como estatutos, declarações de direito, etc.
Na elaboração da prova recomenda-se que sejam considerados os seguintes critérios para
seleção e apresentação dos textos:
a) critérios de seleção dos textos:
assegurar a presença dos textos ficcionais e não-ficcionais;
considerar a propriedade do tratamento temático e estilístico;
selecionar textos, ou fragmentos de texto, garantindo a unidade semântica e
estrutural;
para os textos ficcionais, considerar a representatividade dos autores;
para os textos não-ficcionais, considerar a diversidade de fontes em nível nacional,
bem como o caráter do tema (evitar temas muito perecíveis);
b) critérios de apresentação dos textos:
conservar as características do texto de origem, reproduzindo-o com a formatação
original (tipo e tamanho de letra, distribuição espacial no papel, etc.);
considerar as especificidades da reprodução gráfica da prova na elaboração das
questões;
indicar fonte e autoria de todos os textos.
1.1 Procedimentos de leitura
D1 - Localizar informações num texto. (B)
D2 - Relacionar uma informação identificada no texto com outras oferecidas no próprio
texto ou em outro(s) texto(s). (O)
D3 - Depreender de uma informação explícita outra afirmação implícita no texto. (G)
D4 - Relacionar uma informação identificada no texto com outras pressupostas pelo
contexto. (O)
D5 - Identificar o tema/tópico central de um texto. (B)
D6 - Relacionar, em um texto, assunto e finalidade com o tipo de texto. (O)
D7 - Inferir o sentido de uma palavra ou de uma expressão considerando o contexto e/ou
universo temático e/ou a estrutura morfológica da palavra (radical, afixos e flexões).(G)
D8 - Estabelecer, na construção de sentido do texto, articulações entre termos
pertencentes a uma família lexical ou de um mesmo campo semântico. (O)
D9 - Utilizar informações oferecidas por um verbete de dicionário e/ou de enciclopédia na
compreensão ou interpretação do texto. (O)
D10 - Relacionar informações oferecidas por figura, foto, gráfico e/ou tabela com as
constantes no corpo de um texto. (O)
1.2 Implicações do suporte, do gênero e/ou do enunciador na compreensão do texto
D11 - Associar as características e estratégias de um texto ao gênero (ficcional ou nãoficcional)
e/ou locutor e interlocutor. (O)
D12 - Avaliar a força argumentativa com a finalidade do texto ou em função do interlocutor. (G)
D13 - Avaliar a adequação do texto considerando sua finalidade em função do gênero
(propaganda e persuasão; notícia e informação) e veículo de divulgação (jornal,
revista, livro). (G)-22
D14 - Reconhecer, em um texto, índices que permitam identificar características do
interlocutor ou da personagem. (B)
1.3 Relação entre textos: intertextualidade
D15 - Comparar paráfrases avaliando sua maior ou menor fidelidade ao texto original. (O)
D16 - Avaliar a intenção da paródia de um texto dado. (G)
D17 - Reconhecer referências ou remissões explícitas a outros textos. (B)
D18 - Comparar textos de diferentes gêneros quanto ao tratamento temático e aos recursos
formais utilizados pelo autor. (B)
D19 - Comparar o tratamento da informação em duas notícias sobre o mesmo fato. (O).
D20 - Comparar as opiniões/pontos de vista em dois textos sobre o mesmo tema. (O)
1.4 Coerência e coesão no processamento do texto
D21 - Correlacionar, em um texto dado, termos, expressões ou idéias que tenham o
mesmo referente. (O)
D22 - Estabelecer relação entre uma tese (global ou local) e os argumentos oferecidos para
sustentá-la. (O)
D23 - Estabelecer relação, em uma narrativa ficcional, entre a estratégia narrativa e o
desenvolvimento do enredo. (O)
D24 - Estabelecer relação, em uma narrativa ficcional, entre o desenvolvimento do enredo e
a organização espacial e temporal. (O)
D25 - Estabelecer relação, em um texto poético, entre aspectos formais (verso, rima,
disposição espacial; ritmo, assonância, aliteração) e a construção de sentido. (O)
D26 - Estabelecer relações sintático-semânticas na progressão temática (temporalidade,
causalidade, oposição, comparação). (O)
D27 - Avaliar a função argumentativa de operações como seleção lexical, formas de
tratamento e relações de co-referência (hiperonímia, expressões nominais definidas,
repetição, sinonímia). (G)
1.5 Relações entre recursos expressivos e efeitos de sentido
D28 - Analisar o efeito de sentido conseqüente do uso de pontuação expressiva
(interrogação, exclamação, reticências, aspas). (G)
D29 - Analisar o efeito de sentido conseqüente do uso de recursos gráficos (diagramação,
forma, tamanho e tipo de letras, disposição espacial, etc.). (G)
D30 - Analisar o efeito de sentido conseqüente do uso de recursos prosódicos (rima,
aliteração, onomatopéia, etc.). (G)
D31 - Analisar o efeito de sentido conseqüente de uma transgressão intencional ou
involuntária aos padrões ortográficos ou morfossintáticos da modalidade escrita. (G)
D32 - Analisar o efeito de sentido conseqüente do uso de linguagem figurada (metáfora,
hipérbole, eufemismo, repetição, gradação, etc.). (G)
1.6 Variação lingüística
D33 - Reconhecer, em um texto dado, marcas típicas da modalidade oral. (B)
D34 - Reconhecer níveis de registro (formal e informal). (B)
D35 - Reconhecer, em um texto, índices que permitam identificá-lo quanto à época. (B)
D36 - Aplicar os conhecimentos relativos a variação lingüística e diferenças entre oralidade
e escrita na produção de textos (G).
2. PRÁTICAS DE PRODUÇÃO DE TEXTOS
A partir das condições de produção estabelecidas pela própria tarefa (finalidade, gênero,
interlocutor), redigir um ou alguns dos seguintes textos:
narrativa ficcional (conto curto, crônica, paródia);

8 comentários:

  1. Adorei todos esses descritores. prof jaciana

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  2. Obrigada por compartilhar!

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  3. Eu preciso de encontrar uma crónica (adequada ao 9ºano), pois tenho uma exposição oral. Se encontrar alguma, por favor responda ao comentário. :)Obrigada

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  4. Cláudia,
    gostei muito das matérias que vc postou. Tem me ajudado muito. Comecei este ano como supervisora do 6º ao 9º ano e nunca fui supervisora, sempre dei aulas no infantil e 1º ou 2º ano.
    Estou com uma dúvida: os descritores de portugues são os mesmos para o 6, 7, 8, e 9 ano??
    Percebi que Matemática tem seus descritores e as demais matérias, também têm??

    Responda-me por favor.
    Elcimar
    São Sebastião do Paraíso, Minas Gerais

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  5. Elcimar, os descritores do nono ano são para todos os anos do Ensino Fundamental II e os descritores do terceiro ano para todas as series do Ensino médio.. Existem descritores(matriz de referencia) de todas as disciplinas, esses estão desatualizados. Deixe seu email que te envio todos atualizados ou entre em contato profclaugeo@yahoo.com.br

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    Respostas
    1. olá mande para mim os atualizados do ensino médio e fundamental de língua portuguesa.... queria o conjunto completo e se vc tiver algo como comentários, exercícios, reflexões, orientações sobre esse assunto.... por favor, envie para mim.... edcarlos_sound@hotmail.com

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