|     DESCRITORES   DE CIÊNCIAS 9º anoE DO ENSINO FUNDAMENTAL 1.   UNIVERSO: NOÇÕES DE ASTRONOMIA 1.1   Sistema solar D1   - Discriminar estrelas, planetas e satélites. (B) D2   - Relacionar os períodos de translação dos planetas com suas distâncias ao   Sol, compreendendo que planetas mais distantes possuem período de translação maior.   (O) D3   - Comparar, a partir de dados fornecidos em tabelas, ilustrações figurativas   ou textos descritivos, as características da Terra (tamanho, temperatura,   períodos de rotação e translação, presença de atmosfera, de vida, etc.) com   as dos demais planetas. (O) D4   - Comparar movimentos dos corpos celestes: estrelas das constelações parecem   se mover conjuntamente no céu durante uma noite, enquanto os planetas parecem   se mover contra o fundo fixo de estrelas. ( O) D5   - Reconhecer o Sol como estrela de tamanho médio localizada na periferia de   uma galáxia chamada via-láctea. (B) 1.2   Movimentos da Terra, tempo, ano, calendário e estações do ano  D6   - Avaliar informações sobre a duração do período iluminado de um dia, em   diferentes lugares e épocas do ano. (G) D7   - Julgar proposições e/ou representações figurativas sobre as estações do   ano, sabendo associá-las à inclinação do eixo da Terra em relação ao plano de   sua órbita e não à maior ou menor proximidade do planeta em relação ao Sol.   (G) D8   - Relacionar conhecimentos astronômicos e calendários de povos antigos e de   outras culturas   com suas aplicações em diferentes atividades humanas (navegação, agricultura,   etc.) a partir de informações oferecidas. (O) 1.3   Universo, céu e instrumentos de observação* D9   - Aplicar, em situação-problema, a noção de que quanto mais distante da Terra   se encontra uma estrela, mais tempo sua luz demora para chegar até nós,   utilizando medidas de ano-luz. (G) D10   - Fazer antecipações para fases da Lua, considerando suas formas no   hemisfério sul e a duração de cada uma das quatro fases principais. (O) D11   - Reconhecer o eclipse lunar como resultado da projeção da sombra da Terra   sobre a Lua cheia, estando a Terra entre o Sol e a Lua. (B) D12   - Reconhecer o eclipse solar como resultado da ocultação total ou parcial do   Sol pela Lua, estando a Lua entre a Terra e o Sol. (B) D13   - Associar os principais instrumentos de observação astronômica (telescópios,   lunetas, satélites ou sondas) aos tipos de informação ou dados coletados com   seu uso. (O) D14   - Analisar descrições dos movimentos dos astros no céu vistos da Terra   segundo os modelos geocêntrico e heliocêntrico.  1.4   Gravitação D15   - Identificar a força de atração gravitacional como aquela que nos mantém   presos ao solo, faz os objetos caírem, causa as marés e mantém um astro em   órbita de outro. (B) *   Anteriormente abrangendo dois tópicos: 1.4   O céu, fases da Lua, eclipses do Sol e da Lua; 1.5   Estrelas e galáxias, telescópios, satélites de observação e sondas. D16   - Avaliar forças de atração gravitacional entre corpos conhecendo suas massas   e as distâncias entre eles em situações reais (sem a necessidade de conhecer “fórmulas”).   (G) 2.   TERRA E AMBIENTE 2.1   Planeta: história, estrutura e transformações no tempo e no espaço D17   - Discriminar elementos da estrutura da Terra (núcleo, manto, litosfera,   hidrosfera e/ou atmosfera) quanto à composição, tamanho e localização. (B) D18   - Ordenar uma lista de acontecimentos contendo fatos relacionados à origem e evolução   do planeta, tais como: em sua origem o planeta era muito quente; o resfriamento   do planeta até hoje só ocorreu em sua superfície; o aparecimento dos primeiros   seres vivos se deu provavelmente na água; a formação da atmosfera oxigenada é   condição para o surgimento dos seres vivos terrestres e/ou a extinção dos   dinossauros precede o surgimento dos seres humanos. (O) D19   - Analisar em mapas a ocorrência de maremotos, vulcões e terremotos,   associando-os aos movimentos das placas tectônicas. (G) D20   - Relacionar, em situações-problema, a ação dos agentes de intemperismo à   formação dos solos e sua erosão em ambientes naturais ou transformados pela   ação do ser humano. (O) D21   - Relacionar informações obtidas através do estudo dos fósseis a   características da Terra no passado, seus habitantes e ambientes. (O) D22   - Explicar processos de seleção natural, associando-os ao fenômeno da   evolução dos seres vivos, a partir de descrições de situações reais. (G) 2.2   Ambiente: constituição, dinâmica e equilíbrio  D23   - Nomear as mudanças de estado da água em situações reais, próximas ou   distantes no espaço ou no tempo, ou experimentais. (B) D24   - Reconhecer, em textos e representações figurativas fixas, a natureza   cíclica das transformações da água na natureza.  D25   - Identificar o ar como uma mistura de gases, contendo principalmente   nitrogênio e oxigênio em sua composição. (B) D26   - Apontar comportamentos ou estruturas adaptativas dos seres vivos aos   ambientes que habitam (aquático ou terrestre), em suas formas de locomoção   (animais) ou fixação (plantas), hábitos alimentares (tipo de boca, bico,   etc.), hábitos diurno ou noturno   ou outros. (B) D27   - Identificar alguns ambientes brasileiros (aquáticos ou terrestres) a partir   de representações figurais acompanhadas de legendas, em que estejam presentes   animais e vegetais característicos desses ambientes. (B) D28   - Relacionar aumento de altitude com diminuição da pressão atmosférica, em situações-problema.   (O) D29   - Associar, em situações-problema, a presença dos vegetais no início das   cadeias e teias alimentares, em ambientes iluminados, ao processo de produção   de matéria orgânica através da fotossíntese. (O) D30   - Reconhecer que na fotossíntese a planta usa energia solar, gás carbônico e   água para produzir açúcares que podem ser utilizados imediatamente ou   estocados. (B) D31   - Relacionar a existência de seres vivos - animais, plantas, bactérias ou   fungos – à presença de condições de vida específicas: determinadas   disponibilidade de água, de alimentos, de oxigênio, de temperaturas adequadas   e de iluminação, conforme o caso. (O) D32   - Associar alterações na composição do ar atmosférico de um determinado   ambiente com a emissão de substâncias e partículas produzidas por agentes   poluidores ou pela respiração dos seres vivos. (O) D33   - Explicar características do solo, como permeabilidade ou fertilidade, e   suas alterações em situações experimentais ou do cotidiano, em ambientes   naturais ou transformados pelo ser humano. (G) D34   - Estabelecer distinções entre diferentes tipos de solo - argiloso, arenoso   ou humoso - quanto às proporções de areia, argila, húmus, ar e água, a partir   de resultados experimentais ou relatos de observação. (O) D35   - Identificar problemas ambientais e hipóteses relacionadas às suas causas,   em descrições de situações reais. (B) D36   - Compreender, em exemplos reais, algumas relações existentes entre a ação humana   sobre os ambientes e a diminuição da diversidade da vida. (G) D37   - Interpretar situações de desequilíbrio nas teias alimentares em função das   mudanças no ambiente: introdução ou extinção de espécies, aumento ou   diminuição excessiva de água, redução do espaço disponível, presença de   poluição. (O) D38   - Explicar situações naturais ou experimentais de apodrecimento de alimentos   ou restos de seres vivos, aplicando o conceito de decomposição pela atividade   trófica de bactérias e fungos, visíveis ou invisíveis a olho nu. (G) D39   - Analisar fluxo de energia e transferência de matéria em cadeia alimentar, interpretando   pirâmide de energia. (G) 2.3   Seres vivos: organização funcional e utilização como recurso natural  D40   - Reconhecer etapas do ciclo vital de vegetais com sementes: germinação, crescimento,   florescência, polinização e frutificação. (B) D41   - Comparar características de seres humanos e animais vertebrados em   diferentes fases do desenvolvimento, tais como as formas de alimentação, a   dependência dos indivíduos jovens com relação aos adultos e as diferenças do   corpo de acordo com a idade. (O) D42   - Identificar bactérias, fungos, protozoários e/ou vírus a partir de   descrições de suas características e atividades. (B) D43   - Reconhecer as funções de raiz, caule, folha e flor dos vegetais. (B) D44   - Comparar ciclos vitais de anfíbios, insetos e mamíferos. (O) D45   - Agrupar, a partir de representações figurativas, organismos invertebrados   ou vertebrados de acordo com características dadas e que estejam denotadas   nessas representações acompanhadas de legendas. (O) D46   - Comparar exemplos de vegetais diversos, relativamente ao tipo de folha,   estruturas de reprodução ou outras características observáveis, sem   necessidade de utilização de nomenclatura específica. (O) D47   - Associar diferentes seres vivos - plantas, animais e microrganismos - com a   sua utilização pelo ser humano, como, por exemplo: ervas utilizadas em   remédios, árvores das quais se extraem madeira, carvão e fibras para o papel,   cana-de-açúcar para   a produção de álcool e diferentes fontes de alimentos, microrganismos para produção   de antibióticos e alimentos, etc. (O) D48   - Estabelecer distinções entre padrões morfológicos ou fisiológicos de   grandes reinos - animais, vegetais e fungos - a partir de representações   figurativas acompanhados de textos. (B) 2.4   Matéria, energia e recursos naturais D49   - Analisar situações-problema sobre impacto ambiental ou criticar exemplos   reais de exploração predatória do meio, tais como construção de barragens,   retirada intensiva de madeira e exploração de minérios de ferro a céu aberto.   (G) D50   - Seqüenciar algumas transformações de energia que ocorrem em equipamentos ou   máquinas, tais como nos veículos, na iluminação, em um rádio ou, ainda, em   usinas hidrelétricas, termelétricas, nucleares, etc. (O) D51   - Relacionar, em situações do cotidiano ou experimentais, mudanças de estado   físico com processos de troca de calor entre um dado sistema e o ambiente.   (O) D52   - Identificar origem dos principais combustíveis (gasolina, querosene,   diesel, álcool, carvão mineral e vegetal e gás natural). (B) D53   - Seqüenciar etapas de processos de purificação da água ou produção da água destilada.   (O) D54   - Reconhecer, na interação entre dois ímãs, que pólos de mesmo nome se   repelem e pólos de nomes diferentes se atraem. (B) D55   - Representar o som como uma onda que se propaga no ar a partir de uma fonte   e provoca a vibração do tímpano dos mamíferos. (B) D56   - Reconhecer o petróleo como fonte de várias substâncias e materiais muito   utilizados: plásticos, fibras têxteis, combustíveis (gasolina, diesel,   querosene), etc. (B) D57   - Reconhecer fórmulas de moléculas de algumas substâncias comuns no meio ambiente   e no cotidiano, tais como: água, gás carbônico, oxigênio, cloreto de sódio, glicose,   metano, ácido sulfúrico e ácido clorídrico. (B) D58   - Identificar reações químicas de combustão como as reações em que os   reagentes são sempre um combustível e oxigênio, os produtos incluem o gás   carbônico, sempre com liberação de calor para o ambiente. (B) D59   - Relacionar a influência da pressão atmosférica na determinação da   temperatura na ebulição da água. (O) D60   - Relacionar exemplos do cotidiano à utilização adequada de materiais   condutores ou isolantes de calor ou eletricidade.  D61   - Relacionar as cores do arco-íris com a decomposição da luz solar ocorrida   nas gotículas de água em suspensão na atmosfera ou por meio de um prisma. (O) D62   - Relacionar a cor dos objetos ou uso de roupas claras (no verão) e escuras   (no inverno) com fenômeno resultante da absorção e da reflexão da luz. (O) D63   - Resolver problemas simples utilizando o conceito de velocidade média (v =   distância percorrida dividida pelo intervalo de tempo transcorrido no   percurso), sem necessidade de mudanças de unidade e envolvendo situações   reais. (O) D64   - Explicar, em situações-problema, as máquinas simples (abridor de latas,   alavancas, tesoura, pinça, carrinho de mão, braços e pernas humanos) como   dispositivos mecânicos que facilitam a realização de um trabalho. (G) D65   - Reconhecer evidências de reações químicas (mudança de cor, formação de gás,   etc.) em processos do cotidiano ou experimentais, como a digestão, a queima   de combustíveis, a formação de ferrugem, a oxidação de superfícies, etc. (B) D66   - Diferenciar misturas de reações químicas em situações do cotidiano, por   exemplo: água do mar, água com açúcar e água com sal-de-fruta; preparação de   alimentos crus e de alimentos cozidos ou fritos; filtragem da água e   eletrólise da água, etc. (O) D67   - Interpretar efeitos da poluição na atmosfera, como a produção de chuva   ácida e intensificação do efeito estufa. (G) D68   - Comparar a densidade de diferentes líquidos colocados em um mesmo   recipiente. (O) 3.   SER HUMANO: DESENVOLVIMENTO E SAÚDE 3.1   Reprodução e sexualidade D69   - Seqüenciar etapas da reprodução humana: ato sexual, fecundação, gestação e parto.   (O) D70   - Distinguir características sexuais primárias das características sexuais   secundárias no homem e na mulher. (B) D71   - Localizar e nomear as partes do aparelho reprodutor feminino ou masculino a   partir de representações figurativas. (B) D72   - Caracterizar o ciclo menstrual regular, conhecendo sua duração média e os principais   eventos durante a ovulação e a menstruação. (B) D73   - Diferenciar parto normal de cesariano. (B) D74   - Associar mudanças hormonais ao amadurecimento sexual durante a puberdade, surgimento   de características sexuais secundárias e possibilidade de gravidez. (O) D75   - Comparar os principais métodos anticoncepcionais (camisinha e pílula anticoncepcional)   segundo suas formas de uso e atuações, inclusive na prevenção das DST-Aids.   (O) D76   - Interpretar fenômeno de herança genética na possibilidade de manifestação   de certos caracteres em gerações alternadas. (O) D77   - Analisar incoerência entre o conhecimento das formas de prevenção de   doenças sexualmente transmissíveis e atitudes reais, a partir de relatos   reais ou ficcionais. (G) 3.2   Organismo humano D78   - Localizar alguns sistemas ou órgãos do organismo humano em representações figurativas.   (B) D79   - Estabelecer relações de inclusão entre as estruturas do organismo humano: sistemas,   órgãos, tecidos e células. (O) D80   - Identificar as partes do tubo digestório e órgãos anexos em representações figurativas.   (B) D81   - Avaliar complementaridade entre os processos químicos e mecânicos da   digestão dos alimentos. (O) D82   - Relacionar os processo da passagem de nutrientes e água do tubo digestório para   os capilares sangüíneos, seu transporte pelo sistema circulatório e absorção   pelos tecidos na compreensão da nutrição humana. (O) D83   - Reconhecer os componentes figurados do sangue (hemácias, leucócitos e plaquetas)   e suas respectivas funções. (B) D84   - Reconhecer que o sangue é composto em grande parte por água, onde se   encontram dissolvidas substâncias nutritivas e restos do metabolismo que   serão eliminados. (B) D85   - Distinguir os papéis fisiológicos de veias, artérias e capilares com   relação à distribuição de materiais pelo corpo. (O) D86   - Estabelecer relações entre os sistema nervoso, órgãos dos sentidos e   aparelho locomotor ao interpretar situações cotidianas ou situações de risco   (acidentes, uso indevido de medicamentos ou drogas, etc.). (O) D87   - Associar a manutenção das condições internas do corpo com a eliminação de resíduos   através da urina e do suor. (O) D88   - Comparar células de diferentes tecidos do corpo humano, reconhecendo que comportam   características comuns (presença de membrana, citoplasma e núcleo - com   algumas exceções) e diferenciadas (formas e funções que desempenham no organismo),   conforme o tecido de que são parte. (O) D89   - Analisar situação-problema relativa ao cotidiano ou a situações de risco   (acidente, uso indevido de medicamentos ou drogas, exposição a agente   etiológico, etc.), considerando o sistema imune, nervoso ou endócrino como   sistema de relação entre os elementos internos do corpo e entre o corpo como   um todo e o meio ambiente. (G) D90   - Identificar as principais funções da pele humana: revestimento dos órgãos   internos, proteção contra organismos e corpos estranhos, sensibilidade à   pressão, dor, ao calor e ao frio. (B) D91   - Verificar que as diferenças de cor nos seres humanos são devidas   tão-somente a propriedades diferentes do pigmento melanina na pele das   diferentes etnias. (B) 3.3   Saúde, ambiente e convívio D92   - Distinguir os hábitos para manutenção e melhoria da saúde - alimentação,   repouso e laser (esporte e atividades culturais) adequados - daqueles que   prejudicam o indivíduo. (B) D93   - Selecionar entre diferentes alimentos um conjunto que represente   alimentação equilibrada para consumo em um dia, em que estejam presentes   fibras, vitaminas, sais minerais, proteínas e alimentos energéticos, a partir   de listas de alimentos comuns na cultura brasileira. (O) D94   - Identificar as doenças humanas comuns causadas por microrganismos - gripes,   resfriados, micoses, diarréias e outras.  D95   - Relacionar o aumento de disseminação das doenças humanas   infecto-contagiosas ao incremento da aglomeração humana e ao descuido da   higiene ambiental em situação-problema. (O) D96   - Reconhecer formas adequadas (aterro sanitário, usina de compostagem,   reutilização ou reciclagem de materiais) ou inadequadas (lixo a céu aberto)   de tratamento de lixo. (B) D97   - Interpretar dados estatísticos que mostrem a redução da incidência de   doenças comuns no passado, como a poliomielite e a varíola, devida à   vacinação de grandes contingentes populacionais. (G) D98   - Justificar benefícios econômicos, ambientais e relativos à saúde humana   devidos a tratamentos adequados do lixo. (O) D99   - Analisar causas e conseqüências de carências nutricionais protéicas ou   energéticas em situações reais de fome endêmica. (G) D100   - Avaliar a saúde como bem-estar físico, psíquico e social do indivíduo, e   não apenas como   ausência de doenças, ao analisar situações reais ou ficcionais. (G)  |   
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