DESCRITORES DE GEOGRAFIA-3ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO
1. A GEOGRAFIA COMO CONHECIMENTO CIENTÍFICO
D1 - Diferenciar, conceitualmente, paisagem e espaço geográfico. (G)
D2 - Inferir, observando paisagens, relações de trabalho e relações políticas. (G)
1.2 As ferramentas da cartografia
D3 - Medir distâncias e extrair informações a partir de mapas. (O)
D4 - Comparar perfis topográficos com mapas hipsométricos. (O)
D5 - Interpretar gráficos de barras, gráficos de setores, histogramas, cartogramas e
mapas temáticos. (O)
D6 - Comparar as formas e áreas dos continentes entre a projeção cartográfica de
Mercator e Peters. (G)
2. O ESPAÇO MUNDIAL
D7 - Associar as áreas urbanas e industriais no Brasil e no mundo, localizando-as no
planisfério. (O)
D8 - Indicar as características do modo de vida da sociedade urbano-industrial. (B)
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MATRIZES CURRICULARES DE REFERÊNCIA PARA O SAEB
D9 - Analisar as transformações provocadas no mundo do trabalho decorrentes da
inovação tecnológica e do desenvolvimento da Ciência e Tecnologia. (G)
D10 - Relacionar o processo de terciarização e terceirização das sociedades urbanoindustriais.
(G)
D11 - Explicar o desemprego estrutural como decorrência do desenvolvimento da
sociedade urbano-industrial. (G)
D12 - Analisar as origens da economia informal na sociedade urbano-industrial, com o
auxílio de textos. (G)
D13 - Analisar os impactos ambientais (lixo, inversão térmica, ilhas de calor, poluição do
ar) nos grandes centros urbanos. (G)
2.2 Dinâmica da população
D14 - Analisar e comparar as principais políticas demográficas contemporâneas. (G)
D15 - Comparar pirâmides etárias típicas de países desenvolvidos e países
subdesenvolvidos. (O)
D16 - Diferenciar o que é um país populoso e povoado. (O)
D17 - Analisar os principais deslocamentos populacionais no mundo. (G)
D18 - Analisar as principais teorias racistas (apartheid, anti-semismo e o neonazismo),
com o auxílio de textos. (G)
D19 - Avaliar a questão racial no Brasil, com o auxílio de textos e dados socioeconômicos
da população negra ou indígena. (G)
D20 - Explicar os principais conflitos étnicos e religiosos do mundo atual. (G)
2.3 Modo de produção capitalista: do capitalismo concorrencial ao monopolista
D21 - Relacionar trustes, cartéis, holdings e dumpings com a ação das corporações
transnacionais. (O)
D22 - Analisar o processo de transformação do capitalismo concorrencial para o
capitalismo monopolista, destacando o papel crescente do capital financeiro, a partir
de 1930. (G)
D23 - Associar a atuação do capital financeiro e das grandes corporações transnacionais
com o processo de internacionalização da economia. (O)
2.4 Modo de produção socialista
D24 - Identificar as principais características do modo de produção socialista, com o auxílio
de textos. (B)
D25 - Comparar as experiências socialistas da URSS com a da Iugoslávia e a da China. (O)
D26 - Relacionar a crise do modelo soviético com a situação socioeconômica de Cuba. (O)
D27 - Reconhecer as determinações históricas, territoriais, étnico-religiosas da
desintegração do Estado Iugoslavo. (O)
D28 - Reconhecer as transformações que a revolução comunista provocou na China. (B)
D29 - Explicar as recentes transformações na China que a faz um país comunista de
economia de mercado. (G)
D30 - Interpretar, através de textos de jornais ou revistas, as conseqüências da devolução
de Hong-Kong para a China. (O)
2.5 Crises do capital monopolista e do modelo americano
D31 - Explicar as crises do capitalismo Monopolista no mundo pós-guerra. (G)
D32 - Explicar os fatores responsáveis pelo colapso do Welfare State e as condições
históricas do desenvolvimento da política neoliberal. (G)
D33 - Explicar o funcionamento do Sistema Financeiro Internacional e seus principais
agentes. (G)
2.6 Os blocos econômicos e a formação dos grandes mercados
D34 - Analisar historicamente a formação dos Blocos Econômicos como a União Européia,
NAFTA, o MERCOSUL e dos Tigres Asiáticos (Nic’s). (G)
D35 - Explicar o funcionamento da União Européia, do NAFTA e do MERCOSUL. (G)
MATRIZES CURRICULARES DE REFERÊNCIA PARA O SAEB
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3. O ESPAÇO BRASILEIRO
D36 - Explicar o processo de interiorização do país através de mapas de fluxos das
expansões oficiais do período colonial (as Entradas), da expansão da pecuária, do
bandeirantismo, das missões, das expansões militares e da mineração. (G)
D37 - Analisar, através de mapas temáticos do Brasil, os fluxos resultantes da mineração,
da exploração da borracha, da expansão da cafeicultura e dos projetos agropecuários
oficiais e privados na história econômica do Brasil. (G)
D38 - Contextualizar historicamente o processo de expansão territorial e os fluxos
migratórios no Brasil. (G)
3.2 Os complexos naturais e a questão ambiental
D39 - Associar o mapa hipsométrico, o mapa das bacias hidrográficas e o potencial
energético dos rios brasileiros. (O)
D40 - Comparar as classificações do relevo brasileiro, segundo os geógrafos Aroldo de
Azevedo, Aziz Ab‘Saber e Jurandyr Ross. (O)
D41 - Correlacionar as reservas minerais do país com a estrutura geológica. (O)
D42 - Descrever um perfil de vegetação da floresta amazônica, da Mata Atlântica, do
Cerrado, Caatinga e Araucária. (O)
D43 - Localizar no mapa do Brasil a área de domínio da Floresta Amazônica, Mata
Atlântica, Cerrado, Caatinga, Pantanal, Campos e Mata dos Pinhais. (B)
D44 - Concluir, através de análises de tabelas e gráficos, como o uso indiscriminado de
agrotóxicos, fertilizantes químicos e máquinas agrícolas trazem dependências na
relação campo-cidade e degradação do meio ambiente. (G)
D45 - Relacionar o Sertão nordestino e a indústria da seca. (G)
D46 - Analisar, através de tabelas, gráficos e mapas, a expansão da agricultura moderna
no cerrado brasileiro. (G)
D47 - Analisar o impacto ambiental nos ambientes litorâneos provocado pela expansão
urbano-industrial, utilizando-se de textos da legislação atual e de artigos de jornal. (G)
3.3 O processo de industrialização e urbanização no Brasil e no mundo
D48 - Estabelecer correlações entre a monocultura (cana de açucar, soja, laranja, ou café)
as relações de trabalho e a migração campo-cidade. (G)
D49 - Relacionar a posição do Brasil na produção mundial dos principais minérios, de
acordo com tabelas e gráficos. (O)
D50 - Analisar, através de gráficos, tabelas e mapas, a evolução da balança comercial
brasileira ao longo do tempo. (G)
D51 - Relacionar dados da modernização da agropecuária nas diversas regiões brasileiras
com um mapa que represente estas áreas. (O)
D52 - Compreender a circulação de mercadorias através da rede rodoviária, ferroviária,
hidroviária ou aeroviária, utilizando-se de mapas e textos. (O)
D53 - Descrever as migrações populacionais e classificá-las em relação aos espaços e
seus deslocamentos ao longo do tempo. (O)
D54 - Analisar as migrações internacionais e internas e seus fluxos no espaço brasileiro. (G)
D55 - Analisar, através de mapas, as áreas de conflitos de terras no Brasil, da década de 70
até os dias atuais. (G)
D56 - Caracterizar o movimento dos trabalhadores rurais sem terra – MST – no contexto da
luta pela terra e reforma agrária no país. (G)
D57 - Analisar a estrutura fundiária brasileira e a violência no campo. (G)
4. GEOGRAFIA POLÍTICA
D58 - Diferenciar Nação (questão cultural) de Estado Nacional (territorial e político). (O)
D59 - Analisar a concepção de Estado a partir do surgimento do Estado alemão. (O)
D60 - Analisar, a partir de textos e mapas geopolíticos, o cenário mundial no período entre
guerras e pós-II Guerra Mundial. (G)
D61 - Analisar o fortalecimento dos Estados Unidos a partir da implementação política do
New Deal. (G)
D62 - Relacionar os principais aspectos do nazi-facismo com estabelececimento do
terceiro Reich alemão. (O)
D63 - Associar os resultados da Conferência de Yalta com fortalecimento da URSS no
contexto europeu e da Conferência de Potsdam à divisão da Alemanha. (O)
D64 - Diferenciar os sistemas político-econômicos que se estabelecem na Alemanha
dividida. (O)
D65 - Analisar a importância da ONU nas relações internacionais de poder do mundo pósguerra.
(G)
D66 - Analisar a Doutrina Truman e sua influência política através da Teoria da Contenção,
econômica, através do Plano Marshall, e militar, através da OTAN. (G)
D67 - Reconhecer os objetivos da OTAN e suas alterações ao longo do tempo. (B)
D68 - Associar a Doutrina Monroe com a atuação dos Estados Unidos na América Latina,
destacando-se Cuba. (O)
D69 - Analisar o arranjo geopolítico mundial a partir da queda do muro de Berlim. (O)
D70 - Analisar, do ponto de vista histórico e geopolítico, o conflito árabe-israelense. (G)
4.2 O processo de descolonização afro-asiática e a ideologia terceiro-mundista
D71 - Analisar, com o auxílio de um planisfério ou textos, o processo de descolonização
afro-asiático. (G)
D72 - Relacionar o enfraquecimento geopolítico das potências européias com o processo
de descolonização afro-asiático. (O)
D73 - Identificar os principais objetivos da Conferência de Bandung e o surgimento da
concepção terceiro-mundista. (B)
4.3 Redefinições da Ordem Mundial: crises do Sistema Soviético e as
transformações do Leste Europeu
D74 - Avaliar os problemas político-econômicos da URSS durante os governos de Stálin até
Gorbatchev e os principais objetivos da perestroika e da glasnost. (G)
D75 - Relacionar a desintegração da URSS com as recentes transformações sociopolíticoeconômicas
no Leste Europeu e na Alemanha unificada. (O)
5.1 Relevo e morfogênese
D76 - Compreender a Teoria das Placas Tectônicas e suas implicações, observando
esquemas gráficos e através de mapas. (O)
D77 - Relacionar a estrutura geológica e as riquezas minerais. (O)
D78 - Identificar as principais transformações ocorridas na Terra ao longo do tempo
geológico. ( B)
D79 - Compreender o processo de formação do solo e sua degradação. (B)
5.2 Circulação geral da atmosfera e classificação climática
D80 - Explicar a circulação geral da atmosfera relacionando-a com a pluviosidade, tipos
climáticos e com a movimentação das massas de ar. (G)
D81 - Relacionar as estações do ano com o movimento de translação e inclinação do eixo
da Terra. (O)
D82 - Comparar as classificações climáticas. (O)
D83 - Associar as principais correntes marítimas com seus efeitos climáticos e
econômicos. (O)
5.3 Os grandes domínios naturais e seus usos
D84 - Comparar os principais usos e formas de ocupação dos diversos domínios naturais e
suas implicações socioambientais. (O)
D85 - Comparar as principais bacias hidrográficas do mundo, do ponto de vista físico e
socioeconômico. (O)
D86 - Reconhecer o potencial de uso dos oceanos: maricultura, exploração de petróleo,
extração mineral. (B)
D87 - Analisar as conseqüências da diminuição da camada de ozônio para a vida na Terra. (G)
D88 - Analisar as razões do crescimento do movimento ambientalista no mundo, com base
em artigos de jornais e revistas. (G)
D89 - Avaliar, através de textos, gráficos e tabelas, a importância dos recursos hídricos
para a vida dos seres humanos. (G)
D90 - Compreender as transformações ambientais decorrentes do efeito estufa. (O)
D91 - Relacionar as práticas turísticas em diferentes áreas do globo com as
características ambientais dos lugares. (O)
Bom dia Professora, obrigado por essas informações sobre os Descritores, me ajudaram bastante!
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