ATIVIDADES DIVERSAS CLÁUDIA: Avaliação de Língua Portuguesa

11 de out. de 2011

Avaliação de Língua Portuguesa


AVALIAÇÂO DE LÍNGUA PORTUGUESA
ESCOLA:
PROFESSOR
ALUNO:


Texto I-  A FLORESTA DO CONTRÁRIO
Todas as florestas existem antes dos homens. Elas estão lá e então o homem chega, vai destruindo, derruba as árvores, começa a construir prédios, casas, tudo com muito tijolo e concreto. E poluição também. Mas esta floresta aconteceu o contrário. O que havia antes era uma cidade dos homens, dessas bem poluídas, feia, suja, meio neurótica. Então as árvores foram chegando, ocupando novamente o espaço, conseguiram expulsar toda aquela sujeira e se instalaram no lugar. É o que poderia se chamar de vingança da natureza- foi assim que terminou o seu relato o amigo beija-flor. Por isso ele estava tão feliz, beijocando todas as flores- aliás, um colibri bem assanhado, passava flor por ali, ele já sapecava um beijão. Agora o Nan havia entendido por que uma ou outra árvore tinha parede por dentro, e ele achou bem melhor assim. Algumas árvores chegaram a engolir casas inteiras. Era um lugar muito bonito, gostoso de se ficar. Só que o Nan não podia, precisava partir sem demora. Foi se despedir do colibri, mas ele já estava namorando apertado uma outra florzinha, era melhor não atrapalhar.(Fragmento do livro “Em busca do tesouro de Magritte.)
Texto II CIMENTO ARMADO

Batem estacas no terreno morto.
No terreno morto surge vida nova.
As goiabeiras do velho parque
E os roseirais, abandonados,
Serão cortados e  derrubados.
Um prédio novo de dez andares,
Frio e cinzento,
Terá seu corpo de cimento armado
Enraizado no velho parque
De goiabeiras, de roseirais.
Batem estacas no terreno morto.
Século vinte... Vida de aço...
Cimento armado! Batem estacas
No prédio novo de dez andares,
Terraços tristes
Pássaros presos,Rosas suspensas
Flores da vida.Rosas de dor
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I-INTERPRETAÇÃO DO TEXTO

1) Assinale a opção correta.

a) Apesar de abordarem o mesmo assunto, os resultados são diferentes em cada texto, porque:
(  ) no primeiro texto a natureza saiu vitoriosa ao recuperar seu espaço outrora perdido, enquanto no segundo texto os pássaros e as rosas sofrem a consequência da construção de mais um prédio de dez andares.
(  ) no segundo texto a natureza saiu vitoriosa ao recuperar seu espaço outrora perdido, enquanto no primeiro texto os pássaros e as rosas sofrem a consequência da construção de mais um prédio de dez andares.
b) Os autores dos dois textos falam sobre o mesmo assunto. O assunto abordado nos dois textos é:
(  ) A  destruição da natureza causada pelo homem.
(  ) A preservação dos recursos naturais.
(  ) Nenhuma das alternativas anteriores.
c) Para “expulsar toda aquela sujeira” e se instalarem no seu lugar, as árvores tiveram que lutar. A parte do texto que confirma o fato de certas árvores conservarem os sinais de sua luta é :
(  ) “ Todas as florestas existem antes dos homens.”
(  ) “ Algumas árvores chegaram a engolir casas inteiras, por isso uma ou outra árvore tinha parede por dentro.”
d) No texto II o poeta fala do prédio como se ele fosse uma pessoa em :
(  ) ” Um prédio de dez andares.”
(  ) “ Terá seu corpo de cimento armado.”
e) O poeta se refere a pássaros presos, terraços tristes, porque
(  ) os terraços são pintados de preto e cinza.
(  ) os terraços ocuparam o espaço da vegetação, a alegria dos animais e com o agravante de que nas cidades, as pessoas costumam prender os pássaros em gaiolas.

2) Escreva certo ou errado de acordo com os textos:

a) No texto II o autor utiliza a palavra “enraizado” como se o prédio fosse uma árvore.
b) As goiabeiras e os roseiras foram conservadas após a construção do novo prédio.
c) No texto I a história é fato real, enquanto que no texto II é imaginário, pois jamais destruiriam a natureza para construir um prédio.
d) No texto I, ao tomar a cidade e devolver a vida aos seres da floresta, as árvores consideraram uma vingança da natureza.
e)Os pássaros do Texto II eram tão felizes quanto os pássaros do texto I.

II- GRAMÁTICA

1-Em que conjunto a letra x representa o mesmo fonema?
a) tóxico – taxativo         
 b) enxame - inexaurível 
c) intoxicado – exceto          
d) têxtil – êxtase 
2.Não são paroxítonas as palavras:
a) salada - varanda - tarde                       d) amanhã - última - perdão 
b) leite - escada - senhora                        e) verdade - presença - janela
3.Assinalar a alternativa em que todas as palavras estão separadas corretamente:
a) cri-ei, as-pec-to, mi-ú-da         
b) mas-sa, i-gu-al, miú-da        
c) cons-truir, igual, cri-ei    
d) me-da-lhões, pás-sa-ros, es-ta-çõ-es
4.Devem ser acentuadas todas as palavras da opção:
a) açucar - juri - gas              
 b) ritmo - amor - lapis
c) chines - ruim – jovem       
 d) juriti - gratis - traz
5.Aponte o único conjunto onde há erro de divisão silábica:
a) flui-do, sa-guão, dig-no
b) cir-cuns-cre-ver, trans-cen-den-tal, trans-pa-ren-te
c) con-vic-ção, subma-ri-no, rit-mo             
d) ins-tru-ir, an-te-pas-sa-do, se-cre-ta-ri-a
e) co-o-pe-rar, dis-tân-cia, bi-sa-vô
6.De acordo com a separação silábica, qual o grupo de palavras abaixo está totalmente correto?
a) as-si-na-da, chei-ro, ma-de-i-ra
b) ex-ces-so, cac-to, des-cer 
c) avi-so, per-spi-caz, em-pa-pa-da, pa-i-nei-ra
d) extra-or-di-ná-rio, ve-lha, fel-ds-pa-tomi-nha, in-fân-cia
7) São sobrecomuns apenas os substantivos:
a)dentista-colega-jornalista
b)testemunha-indivíduo-vítima 
c)cliente-artista-aranha
d)estudante-indígena-professor
8.A única alternativa em que nenhuma palavra deve ser acentuada  é:
a)preto - orgão – seres                       b)atras - medo - garoa
c)item - nuvem - erro                          d)juri - governo -odio
9.Em que conjunto todas as palavras são oxítonas?
a)exame- xale- exceção            b)chapa- cachecol - próximo
c)nariz- bombom – urubu –       d)caju- caderno- lápis
10.Classificou-se, corretamente, o grupo vocálico da palavra dada em:
a) caótico - ditongo nasal                        
b) série - ditongo decrescente
c) estóico - ditongo crescente 
 d) viúva - hiato 
e) pequei - tritongo         
 11. Assinale a alternativa em que há erro de acentuação gráfica de acordo com a nova ortografia:
a)café – baú – ônibus                                   b)Coréia - idéia - enjôo 
c)relâmpago - egoísta – contêm                   d)órgão - lápis - saúva
12) Assinale o conjunto em que todas as palavras não são substantivos comuns de dois gêneros:
a)estudante, dentista, motorista            
b)cadáver, mulher, sabiá 
c)indígena, colega, pianista  
 d)jornalista, estudante, artista             
13) São todos considerados epicenos os substantivos:
a)cobra- jacaré- pernilongo       
b)leão- onça- girafa
c)gato- coelho- cachorro            
d)avestruz- cavalo- boi
e)sabiá- coruja- bode
 14) Assinale a sentença verdadeira:
a)Todas as proparoxítonas são acentuadas. 
b)As oxítonas terminadas em i ou u que não sejam acompanhadas de hiato são acentuadas.
c)As paroxítonas terminadas em a , e ou o são acentuadas.
d)As oxítonas terminadas em i,u, is, iz ou us são acentuadas
e)Nem todas as proparoxítonas são acentuadas.
15) Complete as frases com por quê, por que, porque ou porquê:
___ ____________ não foi à faculdade? Não fui à faculdade ________________ não quis. Eu queria saber o _______________de você faltar tanto às aulas.___ Você está gritando _________________? ___Eu me preocupo com você. ___________________, não posso? ___ Não se preocupe tanto, ____________________ já sou um homem capaz e responsável. 
III-ORTOGRAFIA
 Escreva no espaço a mudanças feitas em nosso vocabulário conforme o acordo ortográfico: Norma atual Acordo ortográfico
anti-religioso  ---------------------------------------
fim-de-semana ---------------------------------
Lêem----------------------------------------------
dêem---------------------------------------------
vêem---------------------------------------------
pára (verbo parar) -----------------------------
apóio ---------------------------------------------
jóia ------------------------------------------------
microondas ------------------------------------
arquiinimigo------------------------------------
2) Complete as palavras com esa ou eza :
a) chin..............              b) limp............                 c) nobr...........
3) Complete com izar ou isar :
a) civil...... b) al....... c) revi....... d)valor.........
4)Complete com ex ou es :
a)t....to b) ......cola c) .....periência d) .....plosão

5)Apenas uma entre as demais palavras de cada grupo está escrita de forma incorreta. Identifique-a e escreva da forma correta:
a)estádio- escola- estração -----------b)péssimo-vasoura- assunto---------------c)desca-cresça-aparesça------------- d)excelente-excepcional- excência-------------------

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